Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 20/JUL/2001
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Norton-Rio troca comando da criação
Depois de 7 anos no escritório carioca da Publicis.Norton, o redator Cillas Amaral pediu demissão da agência -- onde era diretor de criação -- para estudar novas propostas que está recebendo do mercado. Quem fica no cargo é o redator Gustavo Tirre, que fazia parte da equipe de Amaral.

Bancos de imagem guerreiam no Brasil
Nem Jean Claude Louzuet nem o fotógrafo Hamdan estão mais com a representação da marca Image Bank no Brasil e no Rio, onde estavam respectivamente. A multinacional Getty Images, que adquiriu a marca para juntá-la ao grupo que conta também com TonyStone, AllSport e PhotoDisc, passou a concentrar suas operações tanto no escritório de São Paulo quanto do Rio.
Para contratacar, a brasileira Stock Photos anunciou esta semana que firmou acordo com a americana Corbis — que tem o megaempresário Bill Gates como proprietário — para oferecer 70 milhões de novas imagens ao mercado brasileiro, das quais 2,1 milhões acessíveis pela Internet, já digitalizadas. Em função do acordo, a Stock Photos espera um crescimento de 30% na sua participação do mercado a partir do segundo semestre. A empresa distribui entre 18 e 20 novos catálogos de fotos por ano, com tiragem média de 3 mil exemplares cada.

Recurso emperra licitação da CEF
Agnelo Pacheco e McCann-Erickson entraram com recurso na Caixa Econômica Federal contra a escolha da Fischer América e da DenisonBrasil como as novas responsáveis pela conta. Nas alegações, estão tecnicalidades como a Denison pertencer ao mesmo grupo multinacional que a J.Walter Thompson, a Young & Rubicam e a ST, que também participaram da disputa, assim como a Fischer ter inscrito na documentação o CGC da filial de Brasília mas ter vencido pelo escritório de São Paulo.

Strozenberg toma posse em agosto
Será com um café da manhã no Copacabana Palace, dia 7 de agosto, a posse da diretoria comandada por Armando Strozenberg, diretor-técnico da agência Contemporânea, na ABP-Associação Brasileira de Propaganda.
Na ocasião, oficializa-se também a presença do publicitário Jairo Carneiro como vice presidente executivo da entidade, contratado nos mesmos formatos já adotados pela Abap, ou seja, para dar dedicação integral aos seus assuntos práticos, liberando o presidente eleito para funções mais políticas.

F/Nazca se divulga com outdoor no Rio
A F/Nazca Saatchi & Saatchi, que a Janela já havia noticiado em março que estava abrindo seu escritório no Rio, oficializa finalmente a sua instalação no mercado esta semana, com 30 placas de outdoor espalhadas pela cidade divulgando sua vitória como agência do ano em Cannes.
A agência atende no Rio clientes como inaugurará a nova sede em breve, visando a princípio melhorar o atendimento aos clientes Telemar, Nathan Jóias e Jornal do Brasil.

Coca cresce 5% no Brasil
A Coca-Cola está comemorando sua recuperação no mercado brasileiro. A marca subiu sua participação de 49,3%, em junho do ano passado, para 49,7%, em junho deste ano. Além disso, suas vendas cresceram 5% no primeiro semestre do ano, acima do resultado geral da América Latina, de 4%.
No mesmo período, a Ambev caiu de 17,5% para 16,8% e as tubaínas cresceram de 33,3% para 33,5%.

Ambev passa Guaraná para Carillo Pastore
A AmBev comunicou ao mercado que a Carillo Pastore -- que já cuida de sua conta institucional, da cerveja Caracu, de Marathon e de Sukita -- passa a atender provisoriamente a comunicação do Guaraná Antarctica.
A verba de marketing da Ambev para este ano, envolvendo todos os seus produtos, será de R$330 milhões, segundo o comunicado da empresa.

Pesquisa de Mídia terá curso no Rio
O Grupo de Mídia promove a partir de 30 de julho um Curso Básico de Pesquisa de Mídia na ESPM, com duração de 4 dias. O curso custará R$150,00 para profissionais de mídia e R$180,00 para os demais, e as inscrições devem ser feitas com Fátima Mendes, secretaria do Grupo, pelo telefone 3342-0142. Entre os professores estão Sandra Sartie (Diretora de Mídia da FCB/Giovanni), Edi Lasserre (Ibope Rio), Lissandro Cordeiro (Marplan SP) e Fátima Rendeiro (Diretora de Mídia da Propeg).
Antes disso, no próximo dia 24, o Grupo realiza seu Mix de Mídia com a palestra "Terceira Onda da TV por Assinatura", dada por Cláudio Santos, Diretor Comercial da Globosat. Será às 8:30h no auditório do Centro Empresarial Rio (Praia de Botafogo, 228).

Marketing Social reúne executivos
O Clube de Executivos de Marketing promove, nesta segunda-feira, 23 de julho, um evento para debater as funções do Marketing Social, com palestras de Luiz Carlos Campos (presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos), Denise Bergier Cardoso (diretora Geral do Mercado Infantil) e Ênio Figueiredo (Fundador do Instituto Rumo Certo). Será no Rio Othon Palace a partir das 19 horas, com entrada gratuita para os associados do Clube. Mais informações podem ser obtidas com Joseanne Reis, pelos telefones (21) 2570-1350 ou 2570-0959.

Povo bota cariocas para jogar pelada
O jornal carioca O POVO está promovendo uma competição de peladas exclusiva para agências de publicidade e veículos de comunicação, começando este sábado, 21/07, no campo do Albertão (rua Comendador Martinelli, 248-Grajau). Só podem participar atletas com mais de 21 anos e que comprovem ser funcionários das respectivas empresas.
As informações podem ser conseguidas com Márcia Rosário, na Gerência de Marketing do jornal, pelo telefone 2509-2772 r.232, ou com Fred Cardoso, no Depto Comercial.

Clear Channel compra outdoors da Klimes
A norte-americana Clear Channel, cujo nome já tinha sido anunciado como substituto da AdShel na área de mobiliário urbano, agora fechou a compra da exibidora de outdoor Klimes, que passa a se chamar Clear Channel Outdoor. Como o grupo já havia comprado em São Paulo a L&C, a Clear Channel Outdoor passa a oferecer 3.445 placas de outdoor em São Paulo, o que lhe garante cerca de 25% do mercado.

MKTMIX
PARABÉNS PARA VOCÊ –
A Janela se abre para comemorar o próximos aniversários do mercado:
20/07, sexta-feira: Maria Helena Diniz (Diretora de Operações da Diniz), Rogério Ehrlich (Diretor da Momentos), Eduardo Candeias (Diretor de Mídia da Casa da Criação);
21/07, sábado: Paulo Ivan Révész (Diretor da Griffe Vídeo), Paulo Saad Jafet (TV Bandeirantes), Cristiana Cartier (Diretora Comercial da Scope);
22/07, domingo: Mário Castelar (Diretor da Publicis.Norton), Fernanda Cozac (Executiva de Conta da J.Walter Thompson);
23/07, segunda-feira: Antônio Frota (Diretor de Criação da Unlike), Darlene Pereira Lofare (Diretora da Gauche);
24/07, terça-feira: Andrea Maggessi (Gerente de Promoções da Ponto Frio), Renato Pereira (Atendimento da TV Zero), Anna Milliet (Gerente Comercial da Scope);
25/07, quarta-feira: Roberto Garofalo Faria (Diretor de Operações da D'accord), Cinthya Peçanha (Atendimento da Millenn);
26/07, quinta-feira: Aderi Costa (Fotógrafo), Beatriz Kossmann (Diretora de Atendimento da Animus), Tila Gribel (Executiva de Contas da Carioca);
* CHEIA DE PIQUE - Cristiano Duvivier, diretor da Ultra comunicação, do Rio, está comemorando que a agência, aberta em janeiro deste ano, já conquistou 9 novas contas em 7 meses de vida: Gastal veículos, Superdeck ( Fábrica de decks de PVC ), Sack´s Perfumes e Cosméticos, Covering Tecidos, Gastroservice (alimentação industrial ), Restaurantes Rancho Inn e Pato com Laranja, Prestogás ( convertedora de gás veicular ), Boy Brasil (Serviços de entrega) e Security Cars Blindagens.
* ESCRITÓRIO PAULISTA – A V&S está voltando a investir em São Paulo, abrindo escritório na Rua Diogo Moreira, 132, em Pinheiros, com 11 funcionários para atender as contas da Accor e da Net.
* TROCA-TROCA –
O diretor de arte Guilherme Jahara deixou a F/Nazca para entrar na Almap, fazendo dupla com Wilson Mateos. // O gaúcho Rodrigo Corbari, 28 anos, é o novo diretor de arte da W/Brasil, vindo da DM9DDB onde trabalhou por 2 anos. // O executivo carioca André Frota, 29 anos, é o novo diretor de Marketing da PSN Brasil – junção das operações locais da PSN TV e do portal PSN.com, depois de ser Gerente de Marketing da Pepsi para o Caribe e Gerente de Marketing Brasil do portal PSN.com. // O redator Fábio Seidl, que estava como frila na Script, foi oficializado esta semana na equipe de criação da agência.
* CONTA NOVA - A conta nacional da Bosch Eletrodomésticos acaba de ser entregue à agência paulista TBWA\Capsula. A TBWA é uma das 10 maiores redes do mundo, presente em 69 países. No Brasil, a agência pertence a Átila Francucci, vice-presidente de criação, e Ricardo Sodré, vice-presidente de operações, tendo contas como Nivea, vodca Absolut e computadores Apple.
* PROMOÇÃO - A campanha criada por Fábio Victoria e Marcelo Kertsz na DM9DDB, que mostra o jovem deixando o tênis como parte do pagamento na compra da moto Titan, da Honda, gerou um resultado inesperado. Os gerentes das redes de concessionárias autorizadas gostaram tanto que adotaram a proposta como promoção. A rede decidiu pagar até R$ 50,00 por tênis usado na compra de uma moto.

A Janela Publicitária entrou on-line em 17/07/96.
A edição impressa da Janela é publicada semanalmente no jornal Monitor Mercantil, no Rio de Janeiro, às sextas-feiras.
As atualizações desta versão na web são realizadas diariamente.