Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 08/JUN/2001
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Luiz Vieira deixa Ogilvy, que
quer comprar agência no Rio

De uma só penada, o escritório carioca da Ogilvy fica sem diretor geral e sem diretor de criação, com a saída da empresa, depois de 25 anos, de Luiz Vieira (foto). "Meu ciclo na Ogilvy terminou", explicou Luiz, que dentro da agência foi o grande guardião da marca Free, da Souza Cruz, cuja publicidade acompanhou desde o nascimento.
O criativo ainda não definiu seu novo destino a partir do próximo dia 10, quando se desliga oficialmente da agência. "Minha prioridade é ficar no Rio e me dedicar exclusivamente à criação", garantiu, tendo inclusive recusado o convite de Sérgio Amado, presidente da Ogilvy, de ir para São Paulo. Entre as conversas de Vieira, comenta-se no mercado, está o reencontro com a diretora de arte Ana Laet, sua ex-dupla, que há cerca de 5 meses deixou a agência para montar seu próprio estúdio de criação.
Investimentos
Amado informou à Janela que pretende anunciar muito em breve a aquisição de uma agência de publicidade no Rio de Janeiro. O presidente da Ogilvy, cujas recentes negociações com a agência V&S não prosperaram, continua mantendo reuniões com outras empresas do Rio, com o objetivo, segundo ele, de aumentar os investimentos do grupo neste mercado, que responde por uma parcela de aproximadamente R$ 100 milhões de reais no faturamento do grupo no Brasil. No início da próxima semana, ele anuncia a aquisição de uma empresa de interatividade, cujas negociações já estão definidas.
Em relação à saída de Luiz Vieira, Sérgio Amado diz que vai aproveitar as mudanças para aumentar a integração do escritório do Rio com a estrutura de São Paulo. Todos os diretores da Ogilvy-Rio passarão a se reportar diretamente a ele, que garantirá experiente nesta cidade dois dias por semana, tanto para cuidar da área administrativa quanto de novos negócios. "Não vamos demitir ninguém e ainda vamos contratar mais profissionais", afirmou, esclarecendo, no entanto, que o novo diretor de criação será escolhido entre os atuais criadores da agência, dentro de um processo já iniciado pelo Vice-Presidente nacional de criação, Zuza Tupinambá.

Dois Sérgios — Horovitz e Cardoso —
abrem no Rio a Armazém de Filmes
O diretor e produtor Sérgio Horovitz, que já atua no mercado carioca com a produtora Proview, está abrindo uma segunda produtora de comerciais no Rio, voltada a trabalhos que demandem soluções de realização diferenciadas. Para desenvolver o novo negócio, Horovitz trouxe para a sociedade o produtor Sérgio Cardoso, que carrega tanto a experiência de agências como Standard e MPM quanto de produtoras como Mr.Magoo, Cardim e Lux. A nova produtora, batizada de Armazém de Filmes, já estréia com a produção de dois comerciais para cinema, dirigidos por Jean "JB" Benoit, para o cliente UCI, da agência Staff. JB, aliás, informa Cardoso, será um dos principais diretores oferecidos pela Armazém

ABP segue exemplo da ABAP e contrata executivo exclusivo
A ABP-Associação Brasileira de Propaganda deve aprovar, em assembléia marcada para o próximo dia 11 de junho, a mudança nos seus estatutos que permitirá a contratação de um executivo dedicado a cuidar da entidade em tempo integral. Este profissional, que terá o status de Vice-Presidente, será contratado em julho, assim que tomar posse a diretoria da entidade que vier a suceder a atual, presidida por Caio César Valli. A partir da aprovação dos estatutos, as eleições para a sucessão serão convocadas, mas Valli adiantou para a Janela que até a próxima semana terá definida a composição da chapa que ele apoiará.
O modelo de contratação de um executivo foi inaugurado na propaganda brasileira pela ABAP-Associação Brasileira de Agências de Propaganda, no início deste ano. O objetivo é permitir que o presidente eleito se dedique principalmente às funções institucionais do cargo, sem prejudicar os seus compromissos como empresário ou profissional de uma agência de propaganda para cuidar das obrigações do dia-a-dia que a entidade normalmente exige.

Carioca é a nova agência da CERJ
Em tempos de racionalização de energia, a Carioca recarrega as baterias com a conquista da conta da CERJ-Companhia de Eletricidade do Rio de Janeiro, responsável pelo abastecimento de todo o interior do Estado do Rio e que vinha sendo atendida pela Artplan. A primeira campanha, de orientação à racionalização, deve ir para o ar em duas semanas. A agência também comemora outras duas contas: do varejo de bolsas e malas Bagaggio (que estava na Script) e da empresa de transportes de marítimos de carga Croley, de São Paulo. No total, as contas devem acrescentar R$ 7 milhões ao faturamento da empresa nos próximos 12 meses.

Resultado do Rio no CCSP revolta criativos cariocas
A decepção e a revolta do mercado carioca com o Anuário do CCSP-Clube de Criação de São Paulo chegou ao seu máximo esta semana com a divulgação dos resultados da seleção deste ano, em que o Rio teve um de seus piores desempenhos. Apenas as agências Salles D’Arcy, Giovanni FCB e Propeg-Rio pontuaram, ainda assim com nada mais que 3 medalhas de bronze e 14 finalistas — o chamado prêmio "Anuário" — com direito a inserção (naturalmente, se as agências pagarem) na publicação. Em muitas agências, criativos comentaram que a partir do próximo ano não se inscreverão mais no concurso, que estaria "privilegiando apenas as agências paulistas".
Estes foram os resultados nas demais áreas:
Televisão
Anuário: "Saudade", da Salles D'Arcy para os Correios.
Anuário: "Celebração / Gratidão / Ficha de Chamada", da Giovanni FCB para a Nike.
Revista
Bronze: "Cada selo é um pedacinho..." (7 anúncios), da Salles D'Arcy para os Correios.
Jornal
Bronze: "Concurso de Poesia", da Giovanni FCB para O Globo
Anuário: "Isso é o que acontece...", da Propeg-Rio para a Telemar
Anuário: "Bienal", da Salles D'Arcy para a Varig
Promocional
Bronze: "O Brasil voa com as asas da Varig", da Salles D'Arcy para a Varig
Anuário: "O Brasil voa com as asas da Varig" (3 peças), da Salles D'Arcy para a Varig
Nas áreas de Radio, Outdoor e Internet, as agências do Rio sequer conseguiram incluir algum trabalho.

Mórbida semelhança ataca de novo na publicidade
Depois da foto da Gap no catálogo da Arezzo e do ato falho da Ampla com anúncio da agência 100%, publicados nesta Janela, nasce mais um irmão que não é gêmeo mas é idêntico.
A Folic está enviando uma mala direta para o Dia dos Namorados exatamente como foi feito, pela DiretaCom, o cartão de Natal para o Botafogo Praia Shopping, em dezembro de 2000. Além da cor e da ilustração da peça da Folic serem exatamente iguais às do Botafogo Praia Shopping, o cartão da griffe diz "No Dia dos Namorados, faça o coração do seu amor bater mais forte", enquanto o criado pela DiretaCom no Natal propunha: "O Natal faz o nosso coração bater mais forte".
A Folic que me desculpe, mas aqui, nem querendo dá pra engolir que a coincidência foi por acaso.

Sitral firma parceria para Nexpo 2001
A Sitral, empresa que há 38 anos atua na área de representação de veículos de comunicação, em parceria com a Travelling Viagens e Turismo e a United Airlines desenvolveu um projeto especial que permitirá aos executivos brasileiros de empresas da área de comunicação participarem da Nexpo 2001, a maior exposição e conferência técnica atual sobre jornais do mundo.
A Nexpo 2001 acontece entre 16 e 19 de junho em New Orleans, nos Estados Unidos e reúne cerca de 400 expositores de provedores da indústria de jornais e profissionais de mídia jornalística de todas as partes do mundo. Serão cerca de 10 mil participantes, tomadores de decisões que geram uma receita superior a US$ 1 bilhão em compras de capital.
"Anualmente, a Nexpo apresenta os mais recentes lançamentos do setor, bem como tecnologias e tendências do mercado", diz o diretor da Sitral, Marcelo Freitas, cuja expectativa é de que cerca de 40 empresários brasileiros visitem a feira.

MKTMIX
PARABÉNS PARA VOCÊ – A Janela se abre para comemorar o próximos aniversários do mercado:
08/06, sexta-feira: Marcos Oliveira (Diretor de Redação da Monitor Mercantil);
09/06, sábado: Hugo Liberalli (Diretor de Operações da Senior), Marcos Apóstolo (Diretor de Criação da Artplan), Mílvio Piacesi, Sheila Roza (Diretora da Sr Produções), Alexandre Motta (Redator da Ad Hoc Young & Rubicam), Marco Martins (Diretor de Arte da Doctor);
11/06, segunda-feira: José Antônio Cajazeira (Diretor de Criação da Elan Garden), Claudia Lima (Diretora de Contas da Artplan);
12/06, terça-feira: Gustavo Oliveira (Diretor de Atendimento da Giovanni FCB);
13/06, quarta-feira: Sônia Tavares (Mídia), Elizabeth Rocha (Diretora de Atendimento da DiretaCom), Antônio Vianna (Diretor de Arte da Senior);
14/06, quinta-feira: Guto Graça (Diretor da Commente), Luiz Henrique Londres (Diretor de Arte da McCann Erickson);
* DIGITAIS - Esta semana estará entrando no ar o site da Proview/Zuêra, em www.proviewnet.com.br. Além disso, a Zuêra, que semana que vem lança seu primeiro portfólio em CD-Rom, fechou com a diretora de dublagens e atriz Míriam Ficher para ser a sua produtora de elenco. Míriam, que trabalha desde 1976, aos 12 anos, dirigiu e escalou vários CDs de histórias infantis e inúmeros CD-Rom.
* CCRJ COMERCIALIZA ANUÁRIO - Começa esta semana a comercialização do Anuário do Clube de Criação do Rio de Janeiro. O trabalho foi entregue a Neuza Silveira, que informa que a meta é alcançar no máximo 6 anúncios.
* FESTA - A Casa da Criação está comemorando que 2001 será o melhor ano da sua história. Nos primeiros quatro meses do ano a agência conquistou importantes contas: Casa & Vídeo, CVRD (conta de endomarketing), Planeta Brasil Turismo e Flights.com (site internacional de vendas de passagens aéreas) que se somam a conquista da conta do Pão de Açúcar Rio no final de ano. A agência hoje conta com 50 funcionários, 28 contas e um faturamento previsto de R$ 18 milhões.