Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 27/ABR/2001
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Cardoso Pires deixa Fischer e Cult pode voltar a operar
Pouco mais de quatro meses depois de a agência carioca Cult ter sido absorvida pela Fischer América Rio, chega ao fim o relacionamento entre seus dirigentes. Em reunião realizada na agência esta semana, foi formalizada a decisão de que Arnaldo Cardoso Pires, ex-presidente da Cult e atual diretor geral da Fischer-Rio, deixará a empresa nas próximas semanas, por divergências incontornáveis nas mútuas filosofias de trabalho.
Segundo informações circulantes no mercado, Cardoso Pires já estaria articulando a volta da agência Cult à atividade, seja através de uma nova negociação com agências estabelecidas -- ele chegou a propor a Marcos Silveira, da Doctor, o retorno das conversas anteriores ao negócio com a Fischer --, seja por conta própria, em novo imóvel -- há um em negociação na Rua Dona Mariana. Não só clientes que acompanharam Cardoso Pires na ida para a Fischer teriam sido contatados, como também os profissionais que pertenciam aos antigos quadros da Cult, como o atual supervisor de criação da agência, Fábio Seidl.
Tanto a Fischer América quanto Arnaldo chegaram a se comprometer em emitir alguma declaração oficial conjunta nesta quinta-feira, para esclarecer as notícias publicadas na imprensa, mas, pelo que a Janela conseguiu apurar, a falta de uma decisão sobre como ocorrerá o distrato levou ao adiamento do comunicado.
As pendências em relação ao distrato envolvem, entre outros itens, os resultados da nova concorrência do Governo Garotinho, onde apenas a Fischer América se habilitou, tendo o próprio Arnaldo Cardoso Pires como seu representante. Antes da junção, tanto a Cult quanto a Fischer estavam entre as agências que compunham o grupo responsável pelo atendimento Governo do Estado.
Com a saída de Arnaldo do comando do escritório carioca da Fischer, está praticamente certa a volta de Marcelo Gorodicht ao cargo, licenciando-se da diretoria nacional da agência.


Governo do Rio define cinco agências dia 8
A Comissão de Licitação que vai escolher as novas agências do Governo Garotinho marcou para o próximo dia 8 de maio a divulgação da pontuação obtida pelas concorrentes a cada um dos cinco grupos colocados em disputa.
Na última segunda-feira, foram abertos os envelopes com as propostas técnicas das 17 agências que se inscreveram na concorrência, já que todas foram habilitadas na parte de documentação.

Artplan conquista New York City Center
Agência que já atende a conta do Barrashopping, a Artplan acaba de conquistar o New York City Center, do mesmo Grupo Renasce, preparando campanha envolvendo publicidade e promoções para ser lançada em maio.
A Staff, que cuidava do NYCC desde o seu lançamento, continua atendendo ao Gameworks e à rede de cinemas multiplex UCI, duas das suas âncoras.

Abras garante Rio por mais 2 anos
O presidente da Associação Brasileira de Supermercados, José Humberto Pires de Araújo, informou à Janela que a entidade renovou seu contrato com o Riocentro para realizar, pelo menos por mais 2 anos, a sua Feira, um dos maiores eventos comerciais da América Latina. O contrato havia terminado e chegou-se a cogitar no mercado que a Feira da Abras poderia ser transferida para São Paulo.

Empresa de ônibus veta busdoor da Ronson para o Metrô do Rio
Desde a última segunda-feira, 25 linhas de ônibus do Rio de Janeiro estão trafegando pela cidade com busdoor criado pela Ronson para a divulgar a promoção "Desconto Múltiplo" do Metrô Rio, que pela primeira vez decidiu utilizar a mídia ônibus em seu mix de comunicação.
O que o anunciante jamais poderia imaginar é que a decisão criaria polêmica entre as empresas de ônibus. Uma delas vetou a exibição do busdoor em seus veículos, já que as linhas escolhidas para a campanha cobrem os bairros da zonas Sul, Norte e Centro, onde está concentrada a malha do Metrô Rio.
A promoção, assinada por Andreia Moniz e Vitor Borges, com direção de Fábio Barreto, está sendo divulgada ainda na Veja Rio, em encarte em jornal (O Dia, O Globo e Extra) e spot de rádio. O conceito é "A promoção Desconto Múltiplo tem a sua cara", sendo veiculada ainda por um mês.

Seleção da Janela

Zip.Net marca ponto com campanha genial da F/Nazca

F/Nazca Zip.Net Strip-Tease
F/Nazca Zip.Net Espermatozóides

Quando ninguém mais imaginava que uma empresa de Internet pudesse voltar à mídia de massa o portal Zip.Net aparece na televisão com uma das mais brilhantes campanhas publicitárias que este colunista tem tido a oportunidade de ver nos últimos tempos. A ponto de me estimular a voltar a destacar, espontaneamente, na Janela os bons trabalhos que eu passar a encontrar por aí.
Acho que todo mundo já viu os três comerciais de que estou falando. Em um deles, um juiz e um jogador não terminam nunca a fase de cumprimentos do início do jogo. Em outro, o strip-tease de uma mulher perante adolescentes jamais acaba, com roupas surgindo indefinidamente debaixo de roupas. E no último, em uma divertidíssima animação, espermatozóides ficam dançando funk em torno de um óvulo, sem que nenhum decida entrar.
A campanha, que, soube, foi criada por Fábio Fernandes, Eduardo Lima e Sidney Araujo, da F/Nazca, tem tudo o que distingue a grande publicidade do mar de mesmice que inunda a mídia: idéia, pertinência e boa realização. Ela utiliza o simbolismo, uma das armas mais preciosas que a publicidade pode ter em suas mãos, brincando com situações tão simples e corriqueiras que qualquer espectador saberá identificar e, a partir daí, perceber, por antagonismo, a proposta de venda do cliente: que no Zip.Net você consegue ir rapidamente ao que interessa, sem enrolação.
A destacar, ainda, a direção de Zé Pedro Goulart, da gaúcha Zeppelin, nos filmes do juiz e do strip-tease, com os toques do supremo absurdo nas cenas finais, quando o espectador imagina que já não haveria mais para onde ir: a striper aparecer vestida de gorila e o juiz sair rolando com o capitão do time pelo chão.

MKTMIX
* PARABÉNS PARA VOCÊ –
A Janela se abre para comemorar o próximos aniversários do mercado:
27/04, sexta-feira: André Silveira (Diretor de Planejamento da J.Walter Thompson), Mauro Vilarde, Rozane Braga, Felipe Joffily (Assistente de Direção da Tec Cine), Daniel Duarte (Redator da Doctor);
28/04, sábado: Alberto Luz (Diretor Presidente da Luz), Gustavo Tirre (Redator da Publicis.Norton), Luiz Felix (Coordenador de Mídia da V&S), Rosa Fernandes (Produtora de Elenco da Tec Cine), Pedro Utzeri (Diretor de Arte da Fischer América Rio);
29/04, domingo: Flávio Henrique Medeiros (Redator da Propeg Rio);
30/04, segunda-feira: Francisco José "Franzé" Martins (Diretor de Operações da Artplan);
01/05, terça-feira: Alícia Osborne (Diretora de Arte da Contemporânea), Jorge Barros, Jorge Murtinho, Fabiana Floret;
03/05, quinta-feira: Rafael Sampaio (Editor da About), Ronaldo Vidigal Limeira (Diretor de mídia da Fischer América), Fernanda Araujo;
* VAREJO FORD - A Ronson Varejo conquistou a conta da Concessionária Alvorada Veículos, representante Ford, que será atendida diretamente por Toni Lourenço, diretor da agência.
* SEM RODÍZIO - O diretor da agência Comunicação Carioca, Sílvio Lachtermacher, garantiu à Janela que não só não têm fundamento os recentes boatos sobre a perda da conta da Churrascaria Porcão como a agência já está preparando a campanha de lançamento do restaurante em Brasília. "Não houve concorrência para o Porcão", afirmou Sílvio, que assegurou desconhecer a informação de que a agência Giovanni FCB teria feito uma apresentação para o diretor do Porcão, Neodi Mocelin, como circula no mercado.
* COM RODÍZIO - A Churrascaria Estrela do Sul promete desconto aos publicitários no seu almoço de hoje, quando haverá a comemoração pela seleção dos Young Creatives cariocas que irão a Cannes este ano.
* DOMANNI PROCURA DUPLA - A agência de publicidade Domanni está procurando uma nova dupla de criação. Recentemente a agência carioca conquistou as contas do restaurante Spoletto, das lojas de calçados Paquetá e da griffe de moda praia Salinas. Carlos Alexandre Guimarães, sócio da Domanni, diz que é preciso profissionais com experiência para atender à demanda de trabalho, que vem aumentando consideravelmente. Os interessados devem enviar seu currículos para o e-mail domanni@domanni.com.br.

CARTAS
De Flávio Henrique Medeiros, redator da Propeg:
"Me sinto agência do ano. E não é para me sentir? Telemar, cliente do ano. Ercílio, profissional do ano. Propeg, segunda agência mais criativa do ano. Meu dupla, Vicente, ente os dez diretores de arte mais criativos do ano. Havt e Chiquinho, uma dupla que eu amo, entre os dez mais criativos do ano. E, eu mesmo, entre eles. Fico feliz. Muito. Pela agência, pelos prêmios e por fazer parte de tudo isso. A gente conversou. A gente profetizou - eu, você e os amigos: a Propeg iria acontecer. Esse prêmio não é seu. Não é do mercado. É do reconhecimento pelo Ercílio, pelo Ronaldo, pelo Cyd, pela Telemar, pela nova Propeg.
Uma agência que eles e a gente construímos."