Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 09/FEV/2001
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Prêmio Colunistas 2001 abre inscrições com muitas novidades
Prêmio ColunistasCom a responsabilidade de ser o Grande Prêmio da Publicidade Brasileira — mantendo uma média de 9500 peças inscritas por 250 agências de todo o país nos últimos três anos —, o Prêmio Colunistas está dando a largada para a corrida por sua 34º premiação. Este ano, mais uma vez o concurso terá 9 regionais, com a participação, como jurados, de cerca de 50 jornalistas especializados em marketing, economia e comunicação dos principais veículos brasileiros.
A nova versão do Prêmio, que continua sob a coordenação nacional deste colunista, traz diversas novidades em relação ao último ano. A principal delas é a criação do Grande Prêmio de Desempenho Criativo para a agência que obtiver a maior pontuação em cada regional do concurso. Como já é tradicional no Colunistas, o título de Agência do Ano continuará sendo concedido à agência que, além do excelente desempenho de criação tenha demonstrado boa performance de negócios ou realizado destacados investimentos técnicos e profissionais. Enfim, a agência que, na opinião dos Colunistas e do mercado, tenha "acontecido" no período julgado pelo concurso. No entanto, este ano, a agência que no dia da festa de premiação, após a revelação dos Grandes Prêmios de Trabalhos, tiver somado o maior número de pontos em medalhas conquistadas, receberá o diploma por seu desempenho em criatividade.
Esta soma de pontos, aliás, valerá também para a escolha dos Grandes Prêmios de Produção de Áudio e de Produção de Vídeo, entregues às produtoras locais mais premiadas no concurso.
Na área técnica, a maior novidade é a incorporação da Internet como mídia, além de TV, Rádio e Mídia Impressa. O Colunistas 2001 vai analisar banners de qualquer formato e tecnologia, como direito a escolha do Grande Prêmio de Banner do Ano, como já ocorrem com as demais áreas de julgamento.
Participação popular
Além disso, o Prêmio Colunistas começa a buscar o formato de festival, abrindo-se à participação do público. As regionais do Paraná e Brasília terão todas as peças impressas expostas à visitação popular, com direito a voto para a concessão de diplomas especiais. No Colunistas Rio, os comerciais que concorrerem à área de Televisão e Cinema serão exibidos durante a Semana Internacional de Criação, também dando direito a voto para a escolha do preferido do público.
Outra modernização no regulamento foi a transformação da área "Outdoor" em "Mídia Exterior", permitindo a inscrição de peças como busdoor, adesivos e luminosos em pontos de mobiliário urbano. O critério de aceitação, já que este é um prêmio de publicidade e não de materiais promocionais, será o de a peça ter tido veiculação temporária, como ocorre nas demais mídias.
Para participar do Prêmio Colunistas 2001basta retirar o regulamento e o software de inscrição (para Windows) no site da Abracomp, em www.colunistas.com. No Rio, maiores informações podem ser obtidas com Priscila Franco, na Dinâmica Promoções, pelo telefone (21) 537-8180.

Semana de Criação terá palestra do criador do sucesso "Whassup"
O diretor de criação da DDB Chicago, Don Pogany, um dos criadores (com Bob Scarpelli), da campanha "Whassup", para Budweiser, que ganhou o Grand Prix de filmes em Cannes no ano passado, acaba de ser confirmado como um dos palestrantes da 15ª Semana Internacional da Criação Publicitária, que acontece no Rio, São Paulo e Porto Alegre entre os próximos dias 2 e 6 de abril. Pogany será o convidado trazido pela DM9DDB, uma das patrocinadoras do evento.
Além dela, estarão trazendo convidados as agências Talent, J.W.Thompson, Lowe Lintas e Carillo,Pastore. Esta última trará George Gallate, Global Brand Manager da Intel e Global Director da Euro RSCG International, criador especializado em mídia interativa, enquanto a Thompson trará o criativo Patrício Bonta, presidente da agência na Argentina.
A 15ª Semana Internacional de Criação será organizada no Rio pela Dinâmica Promoções, com o apoio do jornal O Globo. Este ano, as palestras realizadas à noite serão exclusivas para os profissionais de publicidade, enquanto os estudantes terão palestras próprias realizadas à tarde. As inscrições para profissionais e estudantes estarão abertas a partir do mês de março.

Abril expõe peças concorrentes ao seu prêmio de publicidade
De 12 a 16 de fevereiro, com entrada franca, a Editora Abril estará realizando as exposições regionais do seu Prêmio Abril de Publicidade 2000. No Rio, a exposição ficará aberta das 10h às 17:30h no Museu Histórico Nacional (Pça. Marechal Âncora, s/n.º, Centro).
A agência responsável pela campanha vencedora de cada regional será premiada com espaço publicitário de uma página nos cadernos regionais de VEJA e EXAME para anunciar a vitória, além de prêmio em dinheiro para os criadores.

MKTMIX
* PARABÉNS PRA VOCÊ -
A Janela se abre para comemorar os próximos aniversários do mercado:
09/02, sexta-feira: César Porto dos Reis (Diretor de Arte da Agência3);
10/02, sábado: Alcir Gomes Leite (VP de Operações da Dm9ddb), Francisco A.Madia de Souza (Diretor de Marketing da Madia), Polika Teixeira (Gerente de Publicidade da Telefônica Celular), Andréa Afonso (Gerente de Mídia da Fischer América Rio), Juçara Carvalho (Mídia da Senior);
12/02, segunda-feira: Alexandre Uzeda (Diretor da Tec Cine), Alexandre Monteiro (Diretor de Arte da Millenn);
13/02, terça-feira: Álvaro Esteves (Diretor de Planejamento da Giovanni FCB);
14/02, quarta-feira: Ronald Assumpção (diretor da Calia Assumpção), Carlos Araújo (Atendimento da ID&A), Rodrigo Romano (Diretor de Arte da Professa);
15/02, quinta-feira: Paulo Lopes de Azevedo Filho (Diretor da Dilema), Cristina Simões (Diretora de Produção da Tec Cine), José Christão (diretor de merchandising da FischerAmerica-Rio);
* MARKETING DO CARNAVAL - A Ambev anunciou que a verba de marketing para todas as suas marcas este ano será de R$ 330 milhões, que começam a ser aplicados, como sempre, no Camarote da Brahma, ex-Camarote nº 1, na Sapucaí, divulgando a marca que tem 22,7% de market share, segundo leitura ACNielsen de dezembro. A cenografia já está sendo feita, com 2.500 m2 retratando as principais praias do Rio de Janeiro. Uma das novidades deste ano, será a confecção de uma onda de 25m de comprimento, imitando um túnel, que dará acesso aos janelões que dão para o Sambódromo.
* W LEVA TALAVERA - O diretor de arte Javier Talavera, que já passou por agências como FischerAmerica, Lowe Loducca, DM9 e Young & Rubicam, deixa a DPZ como diretor de criação para, a partir de março, integrar a equipe da W/Brasil como diretor de arte sob o comando de Ruy Lindenberg, diretor de criação.
* SOM NA CAIXA - A produtora RádioAtividade é que assinou o primeiro jingle, "Carnaval", da nova campanha da Sendas, agora sob a responsabilidade da V&S.
* NA ATIVA DE NOVO - O diretor de arte Wilsinho Nóbrega já está com destino definido, depois da saída da DPZ-Rio, onde ficou oito anos. Ele entra para a Ad Hoc, contratado pelo diretor de criação André Pedroso.
* NOVA PRODUTORA - O Rio ganha uma nova produtora de comerciais em março: a F4, uma associação de Francis Figueiredo, ex-Carioca e Made For TV, com o empresário Fred Ferreira. Entre os diretores que já confirmaram que trabalharão com a F4 estão Beto Macedo e Ricardo Guinsburg.
* ENDEREÇO TEMPORÁRIO - O produtor Sérgio Cardoso, ex-Mr.Magoo, começa a operar o escritório carioca da Lux Filmes a partir da próxima semana, ocupando provisoriamente a sala 622 do edifício Quartier Ipanema, à Rua Visconde de Pirajá, 414. Enquanto monta o escritório definitivo da produtora, Sérgio vai atender pelos telefones 3813-9268 e 523-7711.

CARTAS
De Marcio Mascarenhas
"Meu caro Marcio
Inicio agradecendo a hospedagem de meu Currículo em sua "Janela...". Esse foi o diferencial positivo para minha contratação pela TYOCOI Comunicação e Marketing, desde o último dia 29.
Em seguida, alerto nossos colegas publicitários cariocas para o "modus operandi " que a Branco Comunicação Total , uma agência de São Paulo, com escritórios no Downtown, Barra da Tijuca, vem adotando.
Compareci a um seminário sobre desenvolvimento social em Belo Horizonte no final do mês de Janeiro, após acerto referentes a despesas de viagem que seriam pagas, em forma de reembolso, pela Branco Comunicação Total.
Tento receber o mencionado reembolso até hoje, 07/02, sem sucesso. Não me retornam as ligações, nem me pagam.
Faço esse alerta pois essa não é a forma que estamos acostumados a trabalhar aqui no Rio de Janeiro. A confiança e o profissionalismo sempre adotado nas relações entre pares aqui no Rio não pode ser deturpada por entidades estranhas ao nosso querido balneário.
Um grande abraço, e... apareça.
Marcio Mascarenhas