Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 11/AGO/2000
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Garotinho renova verba de R$ 14 milhões

O Diário Oficial do Rio de Janeiro desta quinta-feira, 10 de agosto, publicou o cancelamento da concorrência que havia sido aberta para a escolha de 5 agências de publicidade para atender o Governo Garotinho, cuja entrega de documentos estava marcada para a próxima segunda feira, 14 de agosto.
A licitação perdeu o sentido de existir, já que as sete agências de publicidade que atendiam o Governo Garotinho – e tiveram seus contratos considerados como encerrados pelo fim da verba licitada inicialmente -, conseguiram ter os seus contratos prorrogados por mais um ano, com uma verba suplementar autorizada pelo Tribunal de Contas do Estado de R$ 2 milhões para cada uma.
Com a prorrogação, continuam com a conta do Governo do Estado do Rio as agências Artplan, Cult, Fischer, Giovanni FCB, Internad, Standard e V&S.

Deputados aprovam proibição da propaganda de fumo

A despeito de todo o lobby feito pelas entidades publicitárias, a Câmara Federal, em sessão plenária na quarta-feira, ratificou – ao aprovar por votação simbólica o substitutivo do deputado Jutahy Júnior (PSDB-BA), - de forma praticamente integral o projeto do Ministério da Saúde de proibir a propaganda de cigarros e tabaco em mídia, permitindo apenas cartazes ou ações em locais fechados como pontos de vendas.
Além do baque para as agências de propaganda e para os veículos de comunicação, vão sentir os efeitos da proibição as empresas promotoras de eventos, já que o patrocínio de ações culturais e esportivas também deverão ser banidos do país a partir de 2002. Este setor só não deverá entrar em vigor imediatamente já que foi aceita pelo relator a emenda do deputado Aécio Neves (PSDB-MG) garantindo os direitos de quem já fechou contrato de patrocínio e publicidade às provas brasileiras da Fórmula 1 e Indy em 2001.
O próximo passo do projeto é ser submetido ao Senado, indo à sanção do presidente da República no caso de mais uma vez haver a aprovação.

Ampro-Rio empossa Kika e apoia Prêmio Promoção
A nova presidente da Ampro-Associação de Marketing Promocional, Kika Leitão (diretora da Dia Design), tomou posse na noite de terça-feira com coquetel no Centro Empresarial Rio, prometendo revigorar a entidade que, no mercado carioca, conta hoje com apenas 13 associados. Entre os membros de sua chapa estão Thomaz Newton (ISL), Maurício Marquez (Millenn) e Sérgio Lastres (AV Studio).
Logo após a posse, aproveitando a presença de outros diretores da Ampro-Rio, Kika deu início às ações de sua gestão firmando a volta do apoio da entidade à realização do Prêmio Promoção Rio, cuja 6ª versão foi lançada na última semana pela Abracomp. A Ampro-Rio terá um representante entre os jurados da premiação, cujo julgamento acontece em setembro.

Doctor fatura R$ 6 milhões com conquistas desta semana

Pelo menos 6 milhões de reais a mais no seu faturamento para este ano é o que espera Marcos Silveira, diretor da agência carioca Doctor, com as suas conquistas nos últimos dias. Esta segunda-feira a agência foi comunicada de que venceu a concorrência da empresa de informática Inteligens, para a qual já deve lançar campanha no mês de setembro. Além dela, entraram na Doctor a conta publicitária da Sul América Capitalização e, para a Divisão de Design e Merchandising, a conta da linha Biotherm, de L’Oréal.

GAP não tem candidatos e deve acabar no Rio

Nenhum profissional de atendimento ou planejamento se apresentou para disputar a presidência do Grupo de Atendimento e Planejamento do Rio, cujas eleições foram convocadas pelo atual presidente da entidade, Marcelo Gorodicht, com prazo de inscrição de chapas até ontem, às 18:00h.
Como Gorodicht se afasta a partir de agora da entidade por ter assumido compromissos profissionais que o impedem de ficar no Rio de Janeiro durante a semana, e a falta de candidatos permite a interpretação de que os profissionais cariocas de atendimento e planejamento não têm interesse na continuidade da entidade, o que deve acontecer na prática é o encerramento das atividades do GAP-Rio, criado há mais de 10 anos por um grupo de profissionais que incluía Carlos Campana, seu primeiro presidente, e esse colunista.
Durante sua existência, o GAP ainda teve como presidentes Gláucio Binder (hoje na FischerAmerica-Rio), e Cahique Equi (diretor da Staff).

Brasil tem 600 trabalhos concorrentes em Londres

Os jurados brasileiros do Festival de Londres, Fábio Fernandes (F/Nazca), Tomas Lorente (age.), André Pedroso (Fischer América) e Marcus Sulzbacher (On Media) já estão recebendo suas instruções para o julgamento dos trabalhos inscritos no concurso.
O Brasil está presente com 47 agências e profissionais que se inscreveram, num volume de 600 trabalhos: 72 campanhas impressas, 12 campanhas de TV, 325 peças impressas isoladas, 107 comerciais de TV isolados, 2 fonogramas isolados, 26 embalagens e 56 peças interativas. A maior inscrição foi da F/Nazca, com 145 trabalhos, seguida da Almap BBDO com 74 inscrições. A DM9DDB inscreveu-se apenas com peças interativas e a W/Brasil não participou do festival.
Estes são os brasileiros inscritos no Festival de Londres: A10 Design, Almap BBDO, Artplan, Benchmark, Com.Farm, Comunicação Carioca, Contexto BH, Degoes, Denison, Dil Consultants, DM9DDB, Doctor (Daniel/Marcelo), DPTO, DPZ-SP, Eco, Eugênio MFL, F/Nazca, FischerRJ, FischerSP, Frila Comunicação, Full Jazz, Giovanni,FCB, Grey Brasil, Grid Design, J.W.Thompson, Komatsu, Lew Lara, Marcus Meireles, Master, Maurício Oliveira, McCann Erickson, NeoGama, Oficina d’Design, OWL, Paim Lautert, Perfil, Promolider, Propeg, Publicis Norton, Ricardinho Rio, Salatini Filmes, Salles D’Arcy, Servant, Standard Ogilvy, Upgrade, V&S e Young&Rubicam.

Editora Globo lança "Quem"

Conforme antecipado pela Janela, a Editora globo vai lançar a revista Quem para disputar o mercado de publicações sobre caras chiques e famosas. No Rio, a apresentação oficial da publicação está marcada para esta sexta-feira, com café da manhã no Hotel Copacabana Palace

Justiça libera "Faz um 12" e Brizola parodia Sukita

O candidato pedetista à Prefeitura do Rio de Janeiro, Leonel Brizola, vai poder continuar usando o tema "Faz um 12", criado pela agência carioca Doctor, em sua campanha publicitária. Um juiz do Rio de Janeiro deu ganho de causa ao partido contra a liminar que obrigava ao cancelamento da campanha e que havia sido concedida a pedido da agência paulista Carillo Pastore, responsável pela campanha "Faz um 21",da Embratel.
De acordo com Marcos Silveira, diretor da Doctor, a agência já tem novas peças produzidas utilizando o slogan. Além disso, a campanha vai aproveitar o recall de outros comerciais de sucesso para tentar alavancar a campanha brizolista. Na próxima semana entra no ar um comercial em que uma menina entra no elevador e pede para um sujeito bem mais velho : "Tio, aperta o 12?"...
Qualquer semelhança com a campanha de Sukita – curiosamente criada pela mesma Carillo Pastore – não será mera coincidência.

Ronson conquista Metrô e lança campanha e eventos

A Ronson, agência de Paulo Rolf, já está colocando na rua trabalhos para o seu mais novo cliente, o Metrô-Rio, que era atendido pela Contemporânea. A agência já veiculou encartes do Metrô no Jornal O Globo, está preparando o lançamento de uma nova campanha e, através da sua empresa de eventos, Projeto 1, organiza a exposição comemorativa do aniversário de Chacrinha na estação carioca do Metrô, que acontece de 7 a 26 de agosto.

TROCA TROCA

iG - Oscar de Oliveira Jr., ex-gerente de publicidade da revista Caras, assumiu a gerência comercial do iG no Rio de Janeiro.
100% - Na 100%, para reforçar sua criação após a conquista do Hotel Inter-Continental e da Seven Informática, entra a Diretora de Arte Renata Birman, ex-Publicis Norton, Salles e Script.
DM9DDB - E na DM9DDB, foi contratada a paulistana Suzana Poli, 31 anos, ex-DPZ e Grottera, como supervisora de contas para os clientes America OnLine (AOL), Microsoft e Parmalat, no grupo de contas dirigido por Patrícia Weiss.
Lowe Lintas - Já na Lowe Lintas entra o diretor de arte Carlos Nunes, ex-Salles e Upgrade e autor do Leão de Bronze "Bocas" da Haagen Dazs, para fazer dupla com a redatora Andréia Barion.
Ronson - O redator Leandro Euzébio (ex-Perspectiva) é o novo contratado da Ronson Publicidade, do Rio de Janeiro.

MKTMIX

* PARABÉNS PRA VOCÊ - A Janela se abre para comemorar os próximos aniversários do mercado:
11/08, sexta-feira: José Luis Vaz (Diretor de Arte da Fischer América), Vicente Nolasco (Diretor de Arte da Propeg Rio) ;
12/08, sábado: Adriana Cotrim (Assistente de Atendimento da Propeg Rio) ;
13/08, domingo: Marlene Fuchs;
14/08, segunda-feira: Gabriela Valverde, Janaina Pereira (Redatora da Zapt);
15/08, terça-feira: Claudete Lima, Glória Leal Pinto (Mídia da Prime);
16/08, quarta-feira: Lywall Salles Filho, Neper Dimas de Oliveira (Consultor de Marketing da Sima), Raul Fernandes (Diretor de Arte-Merchandising da J.Walter Thompson);
17/08, quinta-feira: Luzia Canepa;
* CASA NOVA – A Publinews se mudou para a Barra. A agência está agora na Av. das Américas, 700 – Shopping Cittá América – sala 104.
* COLUNISTAS BRASIL – Acontece no próximo dia 21, em São Paulo, a festa de entrega do Prêmio Colunistas Brasil. As reservas podem ser feitas com Sebastião Vitor, pelo telefone (11) 259-4489.

RioKa para Prêmio Colunistas Promoção Rio 2000 - Prêmio à Vista RioKa para Prêmio Colunistas Promoção Rio 2000 - Navegar é Preciso
Anúncios criados pela RioKa para o Prêmio Colunistas Promoção 2000 e veiculados na versão impressa da Janela.