Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 17/SET/1999
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Spielberg é o novo cliente da Staff

A agência carioca Staff acaba de conquistar a conta da Gameworks no Brasil, o complexo de entretenimento eletrônico do diretor americano de cinema Steven Spielberg. A inauguração da casa deve acontecer em outubro no New York City Center do Rio de Janeiro.
Em cima do crescimento da sua carteira de clientes, a Staff está ampliando a equipe. A primeira contratação é de Miguel Rio Branco, que durante anos foi o braço direito de Luiz Vieira na produção eletrônica da Standard Ogilvy no Rio.

Gorodicht confirma que Fama não fechou

Marcelo Gorodicht
Marcelo Gorodicht: Relação com o Ponto Frio continua excelente.
Marcelo Gorodicht, diretor da Fischer América-Rio, agência que detém a conta do Ponto Frio, informou à Janela que, ao contrário do que sugeriu Adonis Alonso no Caderno Propaganda & Marketing desta semana, a Fama, ex-house-agency do Ponto Frio, não poderá reabrir, "simplesmente porque ela não fechou".
Conta Gorodicht que a empresa Fama nada mais é do que a nova Fischer América-Rio, comprada pelo grupo dirigido por Eduardo Fischer e transformada em agência aberta. É com a razão social da Fama que a agência carioca está operando e atendendo outros clientes como Telefônica e BrasilSeguridade. "Na verdade", diz Marcelo, "foi com a razão social de Fama que ganhamos parte da conta do Governo do Estado do Rio".
O diretor da Fischer América Rio também diz desconhecer totalmente a existência de motivos para justificar uma possível volta da conta do Ponto Frio para uma house-agency. "Nossa relação com o cliente continua excelente", garante ele.

Thompson-Rio contrata Trigueiro para Planejamento

Fred Trigueiro é o novo Diretor de Planejamento da J.Walter Thompson no Rio de Janeiro, atendendo especialmente a Tele Centro Sul, Shell e Alitalia.
Trigueiro começou sua carreira na área de marketing da L"Oréal e nos últimos três anos esteve na Giovanni, FCB, dirigindo o grupo de contas que incluía Ceras Johnson, SmithKline e Bon Marché.
Na Thompson-Rio, também, Sílvia Machado, que está há 12 anos na agência, passa a Diretora de Planejamento de Mídia, ficando seu ex-cargo de Supervisora ocupado por Ana Paula Dib, ex-DPZ.

V&S volta a combater a Aids

Primeira agência brasileira a criar uma campanha publicitária contra a AIDS (há mais de 10 anos), a V&S volta a trabalhar para o Ministério da Saúde, filmando 3 comerciais pela prevenção da doença.
Com o slogan "Camisinha. Eu vivo com ela." e logomarca também criados pela agência, a campanha conta com a presença de artistas como Chico Buarque, Ivete Sangalo, Sandra de Sá, Marco Nanini, entre outros. Em um cenário repleto de camisinhas de diversos tamanhos, os artistas vão esclarecendo as formas mais comuns de contaminação pelo HIV. A idéia é, através da credibilidade deles, motivar a classe C e D a se prevenir.
Os filmes são assinados pelo redator Adriano Matos e pelo diretor de arte Tico Moraes, sob direção de criação de Paulo Castro e produzidos pela produtora Mr. Magoo, sob direção de Lúcia Novaes. A logomarca da campanha, que estará nas camisetas usadas pelos artistas durante os filmes, mostra uma camisinha de braços abertos estilizada. Ela é de autoria da diretora de arte Fabiana Pomposelli.

DM9 lança para UOL o ICQ nacional

Começa dia 13, segunda, a campanha de lançamento do Comvc, o serviço do Uol-Universo On Line que, tal como o conhecido ICQ (leia-se "I Seek You") permite comunicação instantânea entre usuários conectados na Internet.
Criada pela DM9DDB, a campanha, de veiculação nacional, terá filme de 30 segundos e peças de mídia impressa, focadas na velocidade do novo produto. No comercial, dirigido por Guilherme Ramalho (Trattoria di Frame), dois rapazes jogam ping-pong. Inicialmente o jogo é lento e um dos jogadores explica que, antes do Comvc, era assim que acontecia a troca de mensagens eletrônicas na Internet. Com a chegada do novo produto, explica ele, tudo muda - os dois jogadores aceleram mais e mais o ritmo do jogo.
Apenas em São Paulo, trabalhando o conceito de interlocutores que se aproximam velozmente com o Comvc, também haverá peças aplicadas nas portas corrediças do metrô e de shoppings (os interlocutores se aproximam quando as portas se fecham).

Abap-Rio explica o Cenp

O capítulo carioca da Abap reúne o mercado publicitário no próximo dia 21 de setembro, pela manhã, no auditório da Firjan para explicar "o que muda na propaganda brasileira depois do Cenp".
Como já foi divulgado, o Conselho Executivo das Normas Padrão estará emitindo certificados para as agências que atenderem determinados padrões de exigência do órgão e também forem signatárias da nova regulamentação do setor.
Segundo o Cenp, agência que não tiver o certificado perderá uma série de direitos no mercado brasileiro, como receber os honorários de veiculação dos principais veículos do país.
Quem quiser maiores informações sobre o encontro do dia 21 pode conseguir na Abap-Rio, pelo telefone (21) 551-7849.

Luz inaugura ISO 9002 no Rio

A Luz Publicidade acaba de receber o certificado ISO 9002 para o produto Publicidade Legal, concedido pela DNV (Det Norske Veritas). Com sede no Rio de Janeiro e escritórios em São Paulo e Brasília, a empresa, fundada há 28 anos, atua em todo o Brasil e conta com cerca de 130 funcionários.
A agência, maior do país no segmento de Publicidade Legal, é a primeira do estado do Rio de Janeiro a receber essa certificação.

MKTMIX

* PARABÉNS PRA VOCÊ - A Janela se abre para comemorar os próximos aniversários do mercado:
17/09, Sexta-feira: Yara Militão;
18/09, Sábado: Suzane Veloso;
19/09, Domingo: Isabelle Tanugi (Diretora da Zohar), Suely Caetano (Diretora de Mídia da Professa);
21/09, Terça-feira: André Kassú (Redator da Artplan), Cecília Velozo (Mídia), Eda Hungria (Diretora da Rádio Atividade), Oswaldo Gomes (Gerente de Mídia da Fischer América), Luciane Mesquita (Diretora de Conta da Contemporânea);
22/09, Quarta-feira: Alex Albuquerque;
23/09, Quinta-feira: Mônica Morel (Diretora de Novos Negócios da Eco), Roberto Amarante (Diretor Administrativo da Unlike);
* MARKETING DA TELEFÔNICA - Com a promoção de Jose Julian Pascual à Direção Geral da Telefônica Celular do Rio de Janeiro, a empresa trouxe da Nabisco Eduardo Fornazzari para ser o seu novo Diretor de Marketing.
* MIAMI HERALD - O jornal americano The Miami Herald voltará a circular no Brasil, passando a ser distribuído nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília a partir do dia 20 de setembro. A comercialização é da NS&A e a tiragem inicial será de 10 mil exemplares.

OPINIÃO

O publicitário brasileiro é ético na profissão?

Numa pesquisa realizada pela revista Meio & Mensagem em seu site com o tema acima, a resposta "Não" está vencendo a resposta "Sim" de 77,1% a 22,8%.
Isto gerou a seguinte opinião do publicitário Hayle Gadelha, diretor da InternAd!, em mensagem enviada para o grupo de discussões Janela-Net e publicada aqui numa versão adaptada pelo próprio autor.

Não quero exatamente discutir essa pesquisa. Mas quero pegar carona para discutir sobre papéis da propaganda. Isso a partir da reunião que o Garotinho teve com os representantes das 7 agências (InternAd, Standard, Fischer, Cult, Giovanni, V&S e Artplan) vencedoras da licitação do Governo. Eram cerca de 14 representantes, dos quais talvez apenas 4 já tinham tido contato direto com o Garotinho. Ele cumprimentou todos e começou a falar:
"Não gosto de propaganda. (Pausa: imagino o que terá se passado na cabeça de todos os presentes nesses segundos...) Gosto de marketing."
Garotinho desenvolveu seu raciocínio e agradou todo mundo. Na essência, ele quis dizer (pelo que entendi) que fazer propaganda simplesmente por fazer (principalmente em contas governamentais) pode ser irresponsável, a população não gosta e vê a maior parte do trabalho como desperdício.
A propaganda dever ser resultado de um bom trabalho de marketing. É a propaganda que substancializa o marketing. Ou — em termos opostos, mas dizendo a mesma coisa — a propaganda concretiza o marketing. Ou — como certamente diz o Al Ries — marketing é estratégia e propaganda é tática. Um não vive sem o outro, apesar de serem diferentes.
Falo essas coisas óbvias porque raras vezes, em meus 30 anos de propaganda, vi marketing e propaganda caminharem juntos, de forma pensada, planejada. Vou dar um exemplo: certa vez, estava na minha sala na MPM, eu e o Bob Gueiros, meu dupla, quando caiu um pedido de trabalho: "criar um spot de rádio para a mídia política da Caderneta da Caixa Econômica Federal". Eu e o Bob decidimos não fazer nada disso. Começamos a pensar sobre o problema da Caderneta da Caixa (que já conhecíamos um pouco), pensar no público, na concorrência, etc., e criamos uma campanha. Essa campanha foi apresentada através de um texto de 3 laudas, onde analisei o "produto", propus um comercial e indiquei a forma de produção. Foi aprovada na íntegra (apenas houve a exigência de determinada modelo no comercial...) e acabou se transformando em mais um sucesso dos musicais da Caixa. Isso aconteceu inúmeras vezes em uma agência do porte da MPM! Era época de "um marketing nas coxas e algumas idéias na cabeça".
É claro que não é assim sempre nem em todo lugar. Mas acho que as agências têm que aprofundar essa relação "marketing/propaganda" para continuarem faturando bem. Acho inclusive que os criadores devem exigir isso, para não terem suas idéias responsabilizadas por possíveis fracassos.

Hayle Gadelha