Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 23/OUT/1998
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Staff e CP&F voltam a atuar separadas

Cahique EquiApesar de virem tendo excelentes resultados financeiros nos últimos anos, divergências filosóficas entre os sócios estão fazendo com que a Staff e a CP&F voltem a atuar separadas no mercado.
Cahique Equi (foto) e Eduardo Moncalvo continuam no endereço atual com a Staff enquanto Sílvio Lachtermacher e Fernando Rocha estão buscando um novo endereço para a CP&F. No momento, os quatro sócios estão negociando com os clientes para definir a divisão das contas da agência. A rede de concessionárias Fiat, do Rio, estão confirmadas com a Staff, enquanto a São Fernando - responsável pelo clássico imobiliário "Agora é a sua vez!" - segue com a CP&F (veja carta de Silvio Lachtermacher mais adiante nesta coluna).

Z+G-Rio leva concorrência da SuperVia, ex-Flumitrens

A conta da SuperVia - empresa que faz o transporte urbano por trens no estado do Rio de Janeiro e que se chamava até o início deste mês de Flumitrens - foi ganha em concorrência pela Z+G Grey do Rio, a partir de disputa (comandada pela diretora de marketing Ivone Malta, ex-Terra Encantada), que envolveu Casa da Criação, Cult, Publicis Norton e V&S.
A verba de comunicação deve ficar em torno de R$ 1 milhão.
A Z+G-Rio, aliás, por influência da concorrência ou não, passou por momentos difíceis esta semana, respondendo a boatos do mercado. A sua diretora, Nádia Rebouças, teve que negar terminantemente que estaria para acontecer uma separação entre ela e seu sócio de longa data, Antônio Jorge Pinheiro, levando à sua saída da Z+G. "Nós dois continuamos apaixonados", brincou Nádia pelo telefone com este colunista, tendo o próprio Antônio Jorge ao seu lado.
Segundo ela, o comentário pode ter nascido a partir da demissão de quatro criadores da agência que ocorreram na última semana, justificados por Nádia como parte "do mesmo processo de ajuste que muitas agências estão fazendo".

ABP apresenta júri para o mercado

A ABP apresentou ontem ao mercado a lista de jurados do seu festival de publicidade. Até o momento os júris estão assim formados:
Rádio: Carlos Negreiros (RJ), Edmundo Bravo (MG), Eduardo Souto Neto (RJ), Frederico Maron (BA), Geraldo Gonçalves (MT), Henrique Meyer (RJ), Humberto Junqueira (DF), Júlio Hungria (RJ), Marcelo Prista (SP), Marcio Ehrlich (RJ), Sérgio Gonçalves (SP), Silvio Lachtennacher (RJ), Thomas Roth (SP), Vicente Nolasco (RJ), Zé Rodrix (SP).
Mídia Impressa: Armando Ferrentini (SP), Daniel de Freitas (MG), Eduardo Corrêa (RJ), Fábio Siqueira (SP), Gilberto dos Reis (SP), Gustavo Bastos (RJ), José Roberto Ramazzina (SP), Marcelo Giannini (RJ), Marcos Silveira (RJ), Pedro Feyer (RJ), Renato Cavalher (PR), Silvio Matos (SP), Sinval Itacarambi (SP), Toninho Neto (SP), Vítor Knijnik (RS).
Filme/VT: Adilson Xavier (RJ), Alexandre Gama (SP), André Bukowinsky (SP), Carlos Pedrosa (RJ, Celso Loducca (SP), Chico Abréia (RJ), Clóvis Calia (SP), Fábio Fernandes (SP), João Daniel Tikhomiroff (SP), Luís Vieira (RJ), Lula Vieira (RJ), Mauro Matos (RJ), Rodolfo Vanni (SP), Sérgio Amon (SP),

Pós Imagem expõe em SP e produz coleção Millenium

A Pós Imagem, empresa carioca de design e programação visual, foi convidada para participar do 2º Salão Design Brasil, graças ao trabalho realizado para a caixa de CDs dos 30 anos de carreira de Caetano Veloso.
O evento, que acontece de até 24 de outubro, no Expo Center Norte, em São Paulo, faz parte da programação da Semana Mercosul de Qualidade e Design e é coordenado pelo Ministério da Indústria, Comércio e Turismo.
Fundada há sete anos pelos designers Ricardo Leite e Rafael Ayres, a Pós Imagem, além da caixa comemorativa do Caetano, recebeu o último Prêmio Sharp pelo trabalho realizado com a capa do CD de Zé Ramalho. Mais recentemente, a empresa realizou toda a programação visual do projeto Millenium, a ser lançado para o público em novembro pela Polygram, incluída a criação das capas, cartazes, camisetas e os filmes promocionais. O projeto consiste em 50 CDs, cada um com 20 faixas, reunindo a parte mais significativa da MPB.

Cartas

De Silvio Lachtermacher e Fernando Rocha, da CP&F

Querido Marcio,
Como você sabe estamos nos separando. Caiu na rotina, sei lá. De uns tempos pra cá começou a dar aquela vontade de criar de porta aberta, trabalhar até tarde da noite sem dar satisfação para a esposa, voltar aquela vida que a gente tinha antes do casamento. É aquele velho papo de quem está se separando: eu preciso do meu espaço, sabe? O relacionamento está me sufocando!!! Quero encontrar o meu "eu", entende? A gente é muito diferente. Eu não tô feliz assim!
Mas o casamento não é uma coisa tão ruim como falam por aí. Foram bons 3 anos. Fizemos grandes amigos, ajudamos muitos clientes a vender mais e fizemos da STAFF/CP&F uma das agências mais criativas do Rio. Foi muito bom enquanto durou. A separação foi das mais amigáveis. Só rolou uma briguinha para ver quem iria ficar com o disco do Elvis, mas de resto, somos bons amigos. É lógico que a gente vai sofrer com a separação. Mas vamos seguir o conselho dos amigos que dizem que a melhor maneira de esquecer um relacionamento é se dedicar mais ao trabalho. É o que a gente vai fazer e muito.
Como todo marido que sai de casa estamos indo para um "apart", até o escritório novo ficar pronto.
Voltamos a usar também o nosso nome de solteiro: CP&F Comunicação. Agora é voltar para a velha e boa vida de solteiro. Em outras palavras, a partir de novembro, a CP&F vai cair de pau no mercado, dar em cima de todo o mundo, comer a conta que passar pela frente.
CP&F comunicação. Uma agência solteira e muito mais livre, leve e solta.
Um grande abraço,
Silvio Lachtermacher e Fernando Rocha.
Diretores da CP&F Comunicação

MKTMIX MKTMIX

• PARABÉNS PRA VOCÊ - A Janela se abre para comemorar os próximos aniversários do mercado:
Dia 25, domingo: Alba Garattoni (Supervisora de Mídia da Comunicação e Arte), Euler Matheus (Vice-Presidente da Salles DMB&B), Jorge Ventura (Diretor de Criação da CM), Zeca Damaso (Diretor de Criação da Escaleno);
Dia 26, segunda: Anthony Talbot (Diretor de Operações da Doctor), Cláudia Andrade (Diretora de Criação da Arteplus), Expedito Grossi, Luiz Vieira (Diretor de Criação da Standard, Ogilvy & Mather), Marcelo Gorodicht (Dir. Presidente da Fischer América-Rio);
Dia 28, quarta: Ivan Muniz (diretor da Assessor), Leila Cardoso (Supervisora de Mídia da Doctor);
• CATÁLOGO - A Hermes - uma das maiores empresas internacionais de vendas por catálogo e que já foi cliente da Denison - definiu hoje a sua concorrência, escolhendo a V&S como sua nova agência de propaganda.
• CONSENSO - A Giovanni distribuiu comunicado à imprensa informando que "considerando os interesses de ambas as partes, a Giovanni, FCB e o Sistema Globo de Rádio estão encerrando seu relacionamento agencia/cliente". A agência, porém, continuará dando apoio de comunicação ao Sistema Globo nos próximos 60 dias, enquanto o anunciante planeja os novos rumos de suas emissoras. O que corre no mercado, além disso, é que o Sistema Globo deve promover uma grande reformulação na sua estrutura, inclusive com mudanças em cargos de comando, para tentar reverter as perdas sofridas na audiência de algumas de suas emissoras.
• NOVOS RUMOS - Marcia Woolf Loffler e Felícia Brafman estão encerrando as atividades da Makers Promoções e partindo para carreiras separadas. Felícia passa a ter a New Makers, no mesmo endereço da empresa anterior e Marcia abre sua nova empresa: Promoffice Produções e Eventos, que funcionará por enquanto na Av. Copacabana, 1394/501, no Rio, com os telefones 523-4624 e 522-7090.
• NIVER - Nico Rezende dará um show em comemoração de seu aniversário e da Angela Salles (Stock Photos), ocorrido dia 13 último. A festa será no Fun Clube, no Rio Sul, dia 26, a partir das 21:30h e o cantor conta com todo mundo lá. Falando em Nico, ele está desenvolvendo parceria com os redatores Marcos Silveira e Sérgio de Paula, diretores da Doctor, para o lançamento de músicas voltadas para tocar nas rádios e disputar as paradas de sucesso.
• CHEIO DE CARTAZ - O publicitário Eduardo Refkalefsky, comandou a divulgação do concurso para Policial Rodoviário Federal, que teve mais de 260 mil inscrições para as 400 vagas nas duas semanas de prazo - um recorde neste tipo de concurso. O trabalho de divulgação envolveu contatos com jornais, rádios e TVs de todo o país, conseguindo considerável espaço editorial na mídia e ainda a feitura de um cartaz no formato A2 para caber os endereços de mais de 200 agências dos correios credenciadas para o concurso.

Janela do Tempo

EsquireEssa semana ficamos tristes em saber a resposta de nossa pergunta de semana passada de onde andava Cecília Dutra, uma das mais queridas profissionais de atendimento do mercado carioca. Para nossa surpresa - e de outras pessoas com quem comentamos a notícia -, Cecília, que estava trabalhando na McCann, faleceu ano passado. A nota da Janela, ao menos, serviu para reavivar o carinho que muita gente tinha por essa doce profissional.
Hoje, para compensar, colocamos na Janela do Tempo um momento de alegria do mercado: a equipe da Esquire, do tempo em que a agência de Clementino Fraga Neto e Roberto Bahiense estava na Praça Pio X, no Jardim Botânico. Na foto, à esquerda, as presenças marcantes da redatora Alda Corrêa da Costa e da RTV Paola Ballousier.