Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 24/JUL/1998
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Abap-Rio dá apoio para Rio Cine premiar produção

Parece que, desta vez, o Rio Cine Festival conseguirá realizar a sua 1ª Mostra de Filmes Publicitários com o objetivo estimular a qualidade da produção de comerciais na Publicidade brasileira, lançada há dois anos por Sílvio Matos quando este presidia o CCRJ e que ainda não conseguiu sair do papel, mesmo tendo o novo presidente do Clube, Sérgio de Paula, aparecido na festa do Rio Cine do ano passado como apoiador da ideia. Desta vez, porém, a demonstração de prestígio vem de uma entidade mais forte: a Abap-Rio, que reúne os empresários da publicidade carioca, resolveu dar apoio à iniciativa, para que o Rio Cine Festival promova a Mostra a partir de sua edição de 1999.
Segundo correspondência do presidente da entidade, Jonas Suassuna, para seus associados, "estar próxima de atividades que, como esta, trazem a atenção de tantos segmentos importantes da sociedade brasileira para o Rio de Janeiro, é motivo de muito orgulho para a Abap-Rio". Tanto que a Abap está co-patrocinando a festa de lançamento da Mostra - integrante da programação do 14° Rio Cine Festival -, que acontecerá no próximo dia 29/07, quarta-feira, no Terraço Rio Sul. O evento começa às 23:00h e terá ainda show do cantor Ed Motta.
A Mostra de Filmes Publicitários pretende destacar os profissionais de produção dos comerciais brasileiros, como forma de estimular a qualidade de seus trabalhos. Deverão ser premiados técnicos como cenógrafos, figurinistas, diretores, fotógrafos e tantos outros que participam da produção em mídia eletrônica.

Marketing errado das gravadoras prejudica vantagens da CD Expo

A CD Expo, que está acontecendo no Riocentro, pode se considerar um sucesso de organização ou ser de alguma utilidade para os profissionais do mercado fonográfico que foram lá discutir o futuro do setor.
Entre o público que for buscar economia na ampliação de sua CDteca, porém, não vão faltar sensações de desapontamento. A feira não está apresentando, nem de longe, as vantagens de preços apregoadas por sua comunicação publicitária. Os CDs vendidos em promoção são os mesmos de qualidade duvidosa ou coleções ultrapassadas que já se encontram nos balcões de ofertas de redes de varejos como Gabriella (que não está na CD Expo). Os demais ­ lançamentos e gravações de grupos ou cantores internacionais ­ dificilmente serão encontrados mais baratos que, por exemplo, nas Lojas Americanas (que também não estão na feira). Na Gramophone, por exemplo, os vendedores não hesitam de informar que os preços dos CDs que estão nos balcões comuns são os mesmos praticados na loja do Shopping da Gávea.
Segundo o gerente de uma das lojas presentes na CD Expo, as responsáveis pelos preços altos são as próprias gravadoras. "Elas não nos dão, para as vendas aqui, descontos maiores do que conseguimos normalmente para nossas lojas", explicou, justificando que só puderam baixar os preços de alguns CDs em no máximo 15%. Considerando que isto não significa uma economia de mais de R$ 2,00 em cada CD, só mesmo comprando muito é que o público terá compensados os R$ 15 pagos para estacionar o carro e entrar na feira.
Que marketing é esse das gravadoras é o que este colunista gostaria de saber.

Salles/DMB&B faz campanha dos shoppings por um Rio mais bonito

Sai a comunicação hard-sell da Artplan para entrar o estilo fashion da Salles/DMB&B na campanha publicitária conjunta dos shoppings cariocas. Depois do “Melhor que beijo na boca”, que a Artplan - agência do Barrashopping - criou para a última Liquidação de Verão no Rio de Janeiro, é a vez da Salles ­ agência do Rio Sul - entrar com a proposta "Liquidação dos Shoppings para um Rio Mais Bonito", como vencedora da concorrência promovida pelos 13 dos maiores shopping centers da cidade.
A campanha entra no ar a partir de 7 de agosto e proporá que os cariocas comprem suas novas roupas e doem as usadas para comunidades carentes. Cada shopping da promoção terá um quiosque para receber as doações.
Ainda por motivos não totalmente esclarecidos, dois shoppings resolveram não adotar a campanha e fazer suas comunicações separadamente: o Tijuca e o Iguaçu Top Shopping. Por seu perfil, provavelmente preferirão adotar estratégias de venda mais agressivas para atingir seus públicos.

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* Parabéns pra você – a Janela se abre para comemorar os próximos aniversários do mercado:
Dia 24, sexta: Andrea Maggessi (Gerente de Promoções da Ponto Frio), Renato Pereira (Atendimento da TV Zero), Renato Pereira dos Santos (Diretor de Operações da Professa);
Dia 27, segunda: Valdir Siqueira (Diretor de Operações da V&S);
Dia 28, terça: Fernando Barcellos (Redator da Giovanni), Fábio Barreto (Diretor de Criação da Ronson);
Dia 29, quarta: Emílio Medina Lopes (Diretor de Criação da Altermark);
Dia 30, quinta: Marcia Brito (Diretora de Message), Nilton Ramalho (Ilustrador).
* TUDO COMO DANTES - A semana inteira não foi suficiente para definir as mudanças nos comandos da criação carioca das agências DPZ e Fischer. Os resultados, porém, estão se fazendo sentir no administrativo das agências. O diretor geral de uma das maiores agências cariocas confidenciou à Janela que foi obrigado a aumentar o salário de quase toda a sua equipe, para fazer frente às sucessivas propostas que os profissionais vinham recebendo de outras empresas. "Quero ver agora alguém tirar meu pessoal daqui", exultou ele!
* RESGATE - A redatora Alda Corrêa da Costa e o diretor de arte Guilherme Torres, que estavam trabalhando em São Paulo, voltaram para o Rio de Janeiro. Ambos foram aquisições da Thompson-Rio, no seu processo de reorganização para receber a conta da Shell.
* DESTAQUE - A ABMN-Associação Brasileira de Marketing & Negócios realiza no próximo dia 28, no Chiko's Bar, o lançamento da versão 1998 do seu prêmio Destaque de Marketing. No mesmo dia, a entidade – presidida pelo ativo Mário Divo – apresenta a sua nova página na internet.
* CARTAS – Correspondências para a Janela devem ser enviadas para a Rua Eurico Cruz, 15/2º andar, CEP 22461-200. Rio-RJ. Ou para o e-mail ehrlich@pobox.com.