Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 11/ABR/1997
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Criação carioca mostrou excelente nível no XVI Prêmio Colunistas-Rio

A Doctor foi consagrada no último fim-de-semana, a nova Agência do Ano do mercado carioca. O júri do XVI Prêmio Colunistas-Rio, presidido por este colunista e integrado ainda por Adonis Alonso (Caderno Propaganda & Marketing), Daniela Kresch (Jornal do Brasil), Dirceu Viana (O Globo), Genilson Gonzaga (Jornal do Commercio), Jomar Pereira da Silva (Intervalo), Júlio Hungria (Blue Bus) e Lúcia Leme (CNT), analisou 915 inscrições de 47 agências sediadas no Rio de Janeiro e acabou premiando 159 trabalhos, 22 dos quais daquela agência de Marcos Silveira, Sérgio de Paula e Anthony Talbot, num desempenho que arrebatou o júri e a levou a conquistar o prêmio maior do concurso.
Há muito tempo o Colunistas não tinha uma disputa tão acirrada no Rio. Se a ponta estava dividida - categoria a categoria - entre a Doctor e a Contemporânea (também num desempenho excepcional, com 21 prêmios), um grande número de agências vinha em seguida também não deixando cair em nada na qualidade do material apresentado. Não por acaso, embolaram-se a seguir as agências Giovanni, Salles, GR.3, V&S e D+W, todas levando entre 11 e 15 medalhas cada uma.
Como Publicitário do Ano, foi escolhido João Roberto Marinho, pelo trabalho que vem fazendo no comando do jornal O Globo, tanto editorialmente quanto como veículo publicitário. O título de Profissional de Propaganda do Ano foi concedido ao diretor de arte Marcelo Giannini, um dos nomes de maior ascensão na propaganda carioca, responsável em grande parte pelos bons desempenhos das agências D+W (onde ele atuou em 1996) e Salles, na qual ele dirige atualmente a criação.
O Anunciante do Ano do XVI Colunistas Rio foi a Coca-Cola, num reconhecimento à virada criativa feita na publicidade de todos os seus produtos e o prêmio de Veículo do Ano, pelo significativo crescimento no mercado carioca, foi dado à Net-Rio.
Na edição de 25 de abril, o Janelão estará publicando todos os resultados do Colunistas Rio e matérias com seus vencedores. Hoje, a Janela publica os resultados dos Grand Prix:
• GRANDE PRÊMIO DE COMERCIAL DO ANO: "Cidade Maravilhosa", da SALLES/DMB&B e Conspiração para o Rio Sul Shopping Center.
CATEGORIA: Institucional ou Corporativo
FICHA TÉCNICA: DIREÇÃO DE CRIAÇÃO: Marcelo Giannini; REDAÇÃO: Gustavo Nogueira e Marcelo Giannini; DIREÇÃO DE ARTE: Marcelo Giannini; DIREÇÃO DE COMERCIAL: Andrusha e Breno Silveira; ATENDIMENTO: Sérgio Malta; APROVAÇÃO: Cláudio Guaranis.
• GRANDE PRÊMIO DE FONOGRAMA DO ANO: "Tiririca", da GROTTERA e Chorus para os Classificados de O Globo.
CATEGORIA: Meios de Comunicação
FICHA TÉCNICA: DIREÇÃO DE CRIAÇÃO: Sérgio de Paula; REDAÇÃO: Sérgio de Paula e Fred Moreira; ATENDIMENTO: Milton Santana; APROVAÇÃO: Paulo Eboli.
• GRANDE PRÊMIO DE ANÚNCIO DO ANO: Série "Troque Seu Creme Dental...", da GIOVANNI para SmithKline Beecham/Creme Phillips.
CATEGORIA: Cosméticos e Produtos de Toalete
FICHA TÉCNICA: DIREÇÃO DE CRIAÇÃO: Adilson Xavier; REDAÇÃO: Felipe Rodrigues; DIREÇÃO DE ARTE: Cristina Amorim; ATENDIMENTO: José Land; APROVAÇÃO: Juan Pinto Ribeiro Márcia Cabral e Anysio Espíndola.
DESTAQUES DO ANO:
• GRANDE PRÊMIO DE OUTDOOR DO ANO: "Desculpem Raimundas", da DOCTOR para Bloch Editores / Revista Ele Ela.
CATEGORIA: Meios de Comunicação
FICHA TÉCNICA: DIREÇÃO DE CRIAÇÃO: Marcos Silveira e Sérgio de Paula; REDAÇÃO: Marcos Silveira e Sérgio de Paula; DIREÇÃO DE ARTE: Paulo Brandão e Humberto Fernandez; ATENDIMENTO: Sérgio de Paula, Marcos Silveira e Anthony Talbot; APROVAÇÃO: Carlos Sigelmann.
• GRANDE PRÊMIO DE CAMPANHA DO ANO: "Rock In Rio Café e Parceiros", da ARTPLAN.
CATEGORIA: Turismo, Transportes e Diversões Públicas.
FICHA TÉCNICA: DIREÇÃO DE CRIAÇÃO: Chico Abreia e Marcos Apóstolo; REDAÇÃO: Marcos Apóstolo, André Kassu, Marcus Meireles, Roberto Vilhena; DIREÇÃO DE ARTE: Guilherme Jahara, Isabela Torquato e Lelo Nahas; PRODUÇÃO: Fotos: Mauro Risch; ATENDIMENTO: Caio Valli e Angela Cordeiro; APROVAÇÃO: Vários.
DESTAQUES DO ANO:
- A campanha "Liquidação Maluca dos Shoppings do Rio", criada pela V&S.
- A campanha pela. Candidatura do Rio de Janeiro às Olimpíadas de 2004.

Thompson esvazia operação do seu escritório carioca

Fosse uma agência brasileira, com certeza a Thompson já estaria mandando fazer um descarrego no seu escritório carioca. Neste começo de ano, a agência recebeu a notícia da perda de suas três principais contas, praticamente inviabilizando a sua operação neste mercado. Por questões de alinhamento internacional, a Thompson-Rio foi obrigada a abrir mão em fevereiro da conta da Esso (na Europa a agência conquistou a Shell) e neste início de abril chega a informação da Nabisco, de Nova lorque, de que as contas da Fleischmann Royal e da Nabisco - estimadas em cerca de US$ 8 milhões e que a Thompson atendia no Rio há 50 anos - terão que deixar a agência.
As informações sobre o destino das contas ainda estão muito vagas, mas referem-se a um atendimento em pool entre a McCann, que cuidaria de planejamento e mídia, e a FCB, responsável então pela criação.
O resultado desta série de perdas está sendo o praticamente total esvaziamento do escritório da agência, que chegou a propor a ida para São Paulo a diversos de seus profissionais. Nem todos, porém, estão aceitando a transferência. Esta semana, por exemplo, confirmou-se que Antonino Brandão, diretor de atendimento da conta da Esso, decidiu ficar no Rio, acompanhando o cliente na sua ida para a McCann.

Rio terá nova eleição entre Conde e Sérgio

Parece deja-vu, mas não é. Os cariocas (ao menos os de criação) vão ter que decidir de novo entre Conde e Sérgio, desta vez para a presidência do Clube de Criação do Rio. Os dois candidatos ­ Ronaldo Conde e Sérgio de Paula - têm praticamente prontas as suas chapas e já começaram suas campanhas, buscando conquistar o eleitorado.
Na chapa de Ronaldo Conde estão Ayrton Camargo (Ayrton Studios), Gisela Campos (V&S), Gustavo Nogueira (Propeg), Igor Broseghini (Cult), Laís Chama (Cardim), Mário Nakamura (Intervalo) e Sílvio Lachtermacher (Staff/CP&F). Na de Sérgio de Paula, confirmaram Alícia Osborne (Chris Colombo), André Cláudio Ortman (redator), Edson Campos (Chorus), Jair de Souza (J. W. Thompson) e João Galhardo (Standard). Mas Sérgio diz que ainda deve incluir um fotógrafo e outro criador ligado à produção de comerciais.
A eleição finalmente está marcada para a quinta-feira, 22 de abril. Na última quarta-feira, Silvio Matos enviou fax aos criadores cariocas convocando as eleições para esta segunda-feira próxima, 14, praticamente não dando prazo para que as chapas de Conde e Sérgio divulgassem suas plataformas para os eleitores. Ante o protesto de ambos, a eleição foi adiada e acontecerá no USA Today (Rio Sul), das 11h até às 20 horas, quando haverá a contagem dos votos e posse imediata do vencedor.

N.R.(2015) : O título desta nota, em 1997, fazia sentido: os cariocas haviam acabado de sair de uma eleição para a Prefeitura do Rio, sendo os principais candidatos Luiz Paulo Conde (eleito) e Sérgio Cabral.

MKTMIX MKTMIX

• PARABÉNS PRA VOCÊ - A Janela se abre para comemorar os próximos aniversários do mercado: Dia 11: Diler Trindade (diretor da Diler); Dia 14: Cyd Álvares (diretor de Operações da Chris Colombo); Dia 15: Murilo Continentino (diretor de Atendimento da Ícone); Dia 16: Eduardo Domingues (diretor presidente da Caio), Luís Macedo (ex-presidente da MPM); Dia 17: Wilson Loureiro (vice-presidente de Criação da Zapt).
• LEILÃO PRA BAIXO - A agência The Group, finalista na disputa pela conta de R$ 20 milhões do Banespa, surpreendeu o mercado na abertura das pastas de preço abertas nesta sexta-feira em São Paulo. Ela colocou uma taxa de 7% para os trabalhos de produção, abaixo dos 15 % normalmente praticados pelo mercado. Com isso, ou a Giovanni - vencedora da disputa técnica ­ aceita trabalhar também pelos 7% ou perderá a conta.
• VALE QUANTO PESA - A pesada conta da Vale do Rio Doce foi confirmada, em concorrência, na Contemporânea, que venceu uma disputa da qual participam oito agências.
• PONTE DE VOLTA - O Shopping Iguatemi desistiu de ficar sendo atendido via São Paulo pela DM9. O empreendimento decidiu convocar algumas agências cariocas para disputar sua conta, através da apresentação de uma proposta para a campanha do Dia dos Namorados. Estima-se a verba anual do Iguatemi no Rio em cerca de R$ 1 milhão, dos quais não mais que R$ 100 mil estarão sendo investidos nesta oportunidade. As agências confirmadas na disputa serão Caio, Doctor e Giovanni.
• PLASTIFICAÇÃO CARIOCA - A Vulcan está convocando a imprensa para uma coletiva na próxima segunda, quando oficializará a compra da fábrica paulista de plásticos Plavinil. Diz a empresa que, na ocasião, o presidente da Vulcan, Sérgio Alves, também anunciará os novos investimentos na cidade do Rio de Janeiro. A Vulcan já foi um dos grandes anunciantes cariocas.
• MAIS CONCORRÊNCIAS - Continuam em concorrência duas contas da Pubblicità. A Cyanamid não ficou satisfeita com o material apresentado pelas primeiras concorrentes que chamou para a disputa - Bozell, V&S e a própria Pubblicità - e convocou novas agências. Consta que ficaram agora FCB e Rino. Outra conta é a da regional Rio e Espírito Santo dos revendedores Volkswagen.
• MUITO MAIS CONCORRÊNCIAS - As contas mercadológica e institucional da Embratel, que devem gerar uma verba de R$ 27 milhões, está sendo disputada pela Artplan, Denison Rio, DPZ, Fischer Justus, Giovanni, Martins Andrade, Standard, Salles, DMB&B, V&S e Y&R, como agências isoladas e ainda por quatro consórcios: JWT/Colucci, McCann/HCA, Casablanca/Asa e RC/Quality.
• JANELA ANO 20 - Correspondências para a Janela devem ser enviadas até 4ª feira para a Praia de Botafogo, 340 grupo 210, CEP 22250-040, Rio - RJ. Ou por e-mail para ehrlich@pobox.com. A Janela também tem a sua versão on-line, encontrada em web.cip.com.br/ehrlich/janela.htm.