Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 04/ABR/1997
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Rio aumenta a sua presença na diretoria da Abap nacional

O candidato à presidência da Abap-Associação Brasileira de Agências de Propaganda, Flávio Corrêa, almoçou no Rio esta semana a convite da Abap-Rio, para apresentar às lideranças das agências cariocas seu projeto para os próximos dois anos na entidade.
Faveco também veio confirmar os nomes que a regional carioca da Abap estaria indicando para participar da sua chapa, que deverá ser eleita sem concorrentes. Conforme a expectativa do mercado, como vice-presidente foi indicado, o nome de Celso Japiassu, diretor presidente da Denison-Rio. Além dele, outros três cariocas participarão da diretoria da Abap nacional, como membros do conselho consultivo: Jonas Suassuna, presidente da Abap-Rio, Armando Strozenberg, diretor da Contemporânea, e um terceiro nome que deverá ser oficializado na próxima semana.
Suassuna elogiou bastante a postura de Flávio Corrêa de valorizar as reivindicações dos publicitários cariocas. Como outro exemplo desta disponibilidade, o presidente da Abap-Rio citou que, na reunião, Faveco também confirmou que na sua plataforma está a criação de um "capítulo São Paulo" da Abap, passo decisivo para a federalização da entidade, pleiteada pela regional carioca e apoiada por diversas outras regionais da Abap.

Blue Bus terá jurado no Colunistas-Rio

O jornalista Júlio Hungria, diretor do BBS Blue Bus, confirmou sua presença como o nono jurado do XVI Prêmio Colunistas Rio, cujo julgamento começa amanhã no hotel Copa D'Or.
O júri enfrentará durante todo o sábado um volume de trabalhos jamais inscrito no Colunistas-Rio. No fechamento das inscrições foram contabilizadas 48 empresas de propaganda com 915 trabalhos.
Na segunda-feira, 7 de abril, das 10hs ao meio dia, a Abracomp estará divulgando os resultados do concurso no Salão Sabiá do hotel Copa D'Or.

Cresce no mercado paulista a prática de dar participação para criadores

Como muita gente sabe, o Francisco Alberto Madia, de São Paulo, trabalha com realocação de profissionais de propaganda.
Segundo ele, está crescendo em São Paulo uma nova tendência no sistema de contratação de profissionais de alto nível pelas agências e que já foi adotado pela Fischer, Justus, quando levou Silvio Matos para lá.
Diz o Madia que, somente agências como DPZ e Talent ainda contratam criadores colocando na carteira o salário real. As demais negociam um piso mínimo e complementam o restante com uma participação nos resultados da agência, a partir de uma avaliação bimestral ou trimestral
As grandes agências paulistas, para atrair um criador, mostram os números que elas vêm obtendo nos últimos anos e tornam o profissional praticamente um sócio. Se ele ajudar a agência a continuar faturando daquele jeito, terá seu alto salário garantido.
Por isso é fundamental o criador vestir a camisa da agência. Se ele não acreditar no projeto como um sócio, a coisa não funciona.
O Silvio, segundo o Madia, terá na carteira um salário de R$ 10 mil, mas poderá realmente chegar à média dos R$ 40 mil mensais - que foi aventada nos boatos do mercado - com a participação na receita da Fischer, se ela mantiver seu nível atual de faturamento. E se esse crescer, poderá ganhar até mais.

MKTMIX MKTMIX

• PARABÉNS PRA VOCÊ - A Janela se abre para comemorar os próximos aniversários do mercado: Dia 04: Ana Paula Fragoso (Atendimento da Década); Dia 05: Álvaro Ceciliano (Diretor do Sindicato das Agências do Rio); Dia 06: Fernando Rocha (Diretor de Arte da Staff/CP&F); Dia 08: Alex Periscinoto (Fundador da Almap/BBDO), Carla Sá (Diretora de Atendimento da Standard).
• GLOBO OFF - A bomba da semana foi a oficialização da saída da conta do Globo da Contemporânea, que há mais de 15 dias já se comentava até mesmo dentro da empresa. Os motivos até agora não foram revelados nem pela agência nem pelo cliente, que - segundo os boatos que surgiram na época - estaria indo inteiro para a Giovanni, que já detém uma parte da conta.
• PRESIDENCIÁVEL - Sérgio de Paula confirmou esta semana que será candidato ao Clube de Criação do Rio, conforme esta coluna adiantou há 15 dias. Com a confirmação da candidatura, a expectativa do mercado é sobre os rumos que serão tomados por Ronaldo Conde, que havia se lançado candidato desde que o fosse por consenso. Ronaldo ainda não se manifestou se se manterá ou não no páreo.
• É PRA QUANDO? - Falando nisso, o presidente do CCRJ, Silvio Matos, também está devendo uma decisão sobre a data da eleição.
• FILMS, PLEASE - A Promocine está prorrogando o prazo para as inscrições de filmes para o Festival de Cannes. Luís Antônio Ribeiro Pinto teve que tomar esta decisão porque, até o encerramento do prazo, no último dia 3, o Brasil só havia apresentado 40 comerciais, contra os quase 300 do ano passado. Agora, as agências brasileiras terão até 10/04 (quinta-feira) para inscrever seus comerciais, o mesmo prazo de encerramento das inscrições para o Press & Poster.
• NOVA DUPLA - Fernando Campos (ex-diretor de criação da Casa da Criação) é o novo redator da Giovanni, no Rio, depois de passar um tempo na agência como free-lancer. Vai com ele para a agência o seu dupla, Carlos André Eyer.
• AMARELANDO - A JVA lançou esta semana a nova campanha da Riolistas Amarelas, com uma verba que deve ficar em torno de R$ 4 milhões. Serão 6 comerciais de TV e diversas peças promocionais, cujo personagem principal estará claramente inspirado no náufrago clássico dos cartoons, perdido numa ilha deserta apenas com um coqueiro. A criação foi dirigida por Delano D'Avila e os filmes dirigidos por Tito Teijido.
• VAREJO EM DEBATE - A agência Unità promove na quinta-feira, 10/04, a partir das 18:30h, no Centro Empresarial Rio (Praia de Botafogo, 228) o workshop "Varejo - a oportunidade de crescer na crise", uma excelente oportunidade para se falar sobre este importante setor da propaganda do Rio de Janeiro. Estarão na mesa José Luiz Bartolo (Gerente de Marketing do Shopping Nova América), José Padilha (Diretor de Mercado do Jornal O Globo) e Cássio Lopes (Diretor da Unità). A entrada é gratuita, mas é preciso confirmar a presença pelo telefone 539-0424.
• SEXO A VENDA - O Shop Time, canal 22 da Net, fará no próximo dia 9, na boite Cabaré Kalesa, na Praça Mauá, um coquetel para lançar o primeiro sex shop da TV brasileira, que será apresentado pela atriz e stripper paulista Malu Bailo. O programa estreia na sexta-feira seguinte, dia 11, a 1 hora da madrugada.
• JANELA ANO 20 - Correspondências para a Janela devem ser enviadas até 4ª feira para a Praia de Botafogo, 340 grupo 210, CEP 22250-040, Rio­RJ. Ou por e-mail para ehrlich@pobox.com. A Janela também tem a sua versão on-line, encontrada em web.cip.com.br/ehrlich/janela.htm.