Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 29/OUT/1993
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Promoção carioca se consagra em julgamento nacional

O Rio de Janeiro conquistou 32 dos 89 diplomas concedidos pelo XII Prêmio Promoção Brasil 1993, julgado no último fim-de-semana, em São Paulo. A premiação se confirmou como a maior do setor no Brasil, com a participação de 74 agências com 386 inscrições.
O júri mais uma vez respeitou a solicitação do mercado de manter um julgamento rigoroso, evitando a concessão indiscriminada de medalhas. Foram premiadas apenas 48 empresas de todo o país, numa média de 2 prêmios por agência.
Como vem ocorrendo desde a criação do Prêmio Promoção, o Rio obteve um bom resultado, inclusive entre os Grandes Prêmios. A Shell conquistou tanto o titulo de Cliente de Promoção do Ano, como o Grande Prêmio de Campanha Promocional do Ano para a sua campanha interna "Viva", na qual a empresa incentivava o nível de qualidade de vida de seus funcionários.
Também veio para o Rio a Ação Promocional do Ano, criada pela Hartmann para a Brahma. Nela, durante um jogo internacional do Brasil no Maracanã, uma gigantesca bandeira foi aberta, ganhando exposição para o nome da Brahma em transmissões de futebol e na mídia impressa.
O aproveitamento promocional (ou seja, com planejamento estratégico) de uma ideia já utilizada pelas torcidas, a um custo relativamente baixo, foi reconhecido pelo júri do Prêmio Promoção, presidido por Jomar Pereira da Silva e integrado ainda por Adonis Alonso, Antoninho Pereira Rossini, Armando Ferrentini, Dorinho, Eloy Simões, Francisco Alberto Madia de Souza, Marcia Brito, Marcio Ehrlich, Nélson Cadena e Sílvia Dias de Souza.
A festa de entrega dos diplomas aos vencedores nacionais do Prêmio Promoção está marcada para o dia 2 de dezembro, com um almoço no Gallery, em São Paulo.
Está em estudo, porém, a solicitação de várias agências cariocas para a realização de uma festa paralela no Rio de Janeiro, exclusiva para os vencedores deste mercado, como já foi feito durante muitos anos pela Abracomp.
Estes foram os resultados dos Grandes Prêmios do XII Promoção Brasil e dos diplomas das empresas sediadas no Rio de Janeiro.

GRANDES PRÊMIOS

AGÊNCIA OU EMPRESA DE PROMOÇÃO DO ANO: Salles
EMPRESÁRIO DE PROMOÇÃO DO ANO: José Victor Oliva
PROFISSIONAL DE PROMOÇÃO DO ANO: Gilmar Pinto Caldeira
CLIENTE DE PROMOÇÃO DO ANO: Shell Brasil
GRANDE PRÊMIO DE CAMPANHA PROMOCIONAL DO ANO: "Viva - Movimento pela Qualidade...", da SHELL BRASIL para Shell Brasil.
CRIAÇÃO: José Ricardo Cardoso / PRODUÇAO: Carlos Luiz Koehler Filho / ATENDIMENTO: José Ricardo Cardoso / APROVAÇÃO: Shell Brasil
GRANDE PRÊMIO DE AÇÃO OU EVENTO PROMOCIONAL DO ANO: "Bandeirão Brahma", da HARTMANN para Brahma/ Brahma Chopp.
CRIAÇÃO: Ari Hartmann / PRODUÇÃO: P&G, Abel Gomes / ATENDIMENTO: Ari Hartmann / APROVAÇÃO: Marcus Porto e Cláudia Augusto.
GRANDE PRÊMIO DE PEÇA PROMOCIONAL DO ANO: "Geladeira Bliss", da ROCHA AZEVEDO / HARDSELL para Nestlé/Bliss
GRANDE PRÊMIO DE DESIGN DO ANO: "Condomínio Place des Vosges", do BANCO DE EVENTOS para Belgravia, Fischer, Justus.
.GRANDE PRÊMIO DE EMBALAGEM DO ANO: "Linha OURO Fino", da CASTANHARI para OURO Fino/Produtos Veterinários

MEDALHAS

ÁREA: CAMPANHAS
CATEGORIA: Campanha de Promoção de Vendas de Varejo
OURO: "Verão Pepsi", da ALMAP/BBDO para PepsiCo e Cia
PRATA: "Money Mesbla", da YOUNG & RUBICAM para Mesbla.
BRONZE: "Promoção Ano da Sorte - 1992", da FAMA para Globex/Ponto Frio.
CATEGORIA: Campanha de Promoção de Vendas de Produtos e Serviços
PRATA: "Maré de Sorte", da STANDARD, OGILVY & MATHER para Shell.
CATEGORIA: Campanha de Marketing Direto.
BRONZE: "Modernização da Administração Pública" da CASA DA CRIAÇÃO PARA Andersen Consulting.
CATEGORIA: Campanha Dirigida a Públicos Internos
PRATA: Souza Cruz - Campanha de Segurança, da CHRIS COLOMBO para Souza Cruz.
ÁREA: AÇÕES OU EVENTOS
CATEGORIA: Ação ou Evento de Promoção de Vendas
OURO: "Carreta Skol", da HARTMANN para Skol-Caracu/Skol.
BRONZE: "SOS Fígado", da GIOVANNI para The Sydney Ross Co.
CATEGORIA: Ação ou Evento Promocional Comunitário
OURO: "Gincana do Livro", da VS ESCALA para Sec. de Est. do Gov. Dist. Federal
CATEGORIA: Ação ou Evento Dirigido a Públicos Internos
OURO: "Criatividade", da NEWBUSINESS para Brazilian Food/Encontro 1993.
ÁREA: PEÇAS PROMOCIONAIS
CATEGORIA: Peça de Promoção de Vendas de Produtos ou Serviços em Mídia Eletrônica
OURO: "Mitos do Trânsito", da STANDARD, OGILVY & MATHER para Shell.
PRATA: "Filme Fanta Alladin – Dunas" da MCCANN ERICKSON para Coca-Cola/Fanta
BRONZE: "Copo - 25 Anos Big Mac", da DPZ para McDonald's/Big Mac.
CATEGORIA: Cartaz ou Poster
PRATA: "Free Jazz", da STANDARD, OGILVY & MATHER para Souza Cruz/Free.
BRONZE: "Se Você Está Vendo Duas...", da GIOVANNI para The Sydney Ross Co.
CATEGORIA: Display
PRATA: "Sistema de Suportes Para Merchandising", da DIA DESIGN para Banco Nacional! Merchandising
BRONZE: "Take One Hollywood", da DIA DESIGN para Souza Cruz.
CATEGORIA: Material de Merchandising em Ponto de Venda
BRONZE: "Sempre Coca-Cola", da McCANN ERICKSON para Coca-Cola.
CATEGORIA: Decoração de Ponto de Venda
OURO: "Stand", da GIOVANNI para Embratel.
CATEGORIA: Brinde ou Peça Promocional Relativa a Datas Comemorativas
PRATA: "Árvore de Natal", da MULTINACIONAL para e Kaiser/Cerveja.
BRONZE: "Álbum de Família", da CONTEMPORÂNEA a para Contemporânea.
CATEGORIA: Brinde ou Peça Promocional de Agência ou Empresa de Promoção
OURO: "A Contemporânea Vista Por...", da CONTEMPORÂNEA para Contemporânea.
CATEGORIA: Publicação Técnica ou Informativa
OURO: "Kit de Ferramentas", da GROTTERA & CIA para O Globo/Jornal.
PRATA: "Catálogo de Produtos Ray-Ban", da VS ESCALA para BL Inds. Óticas/Bausch & Lomb
CATEGORIA: Publicação Periódica
OURO: "RH Informação - Remuneração", da SHELL BRASIL para Shell Brasil.
CATEGORIA: Relatório de Diretoria
BRONZE: "Banco Boavista", da CONTEMPORÂNEA para Banco Boavista.
ÁREA: DESIGN
CATEGORIA: Papelaria
PRATA: "Papelaria Net", da WORKSTATION para Net.
CATEGORIA: Marca, Símbolo Gráfico ou Logotipo
BRONZE: "Rio Street Carnival", da MPM/LINTAS para Banco Nacional
BRONZE: "GP Brasil 1993", da MPM/LlNTAS para Jockey Club Brasileiro
ÁREA: EMBALAGENS
CATEGORIA: Capa
PRATA: "Revista Jockey Brasileiro", da MPM/LlNTAS para Jockey Club Brasileiro
CATEGORIA: Embalagem em Papel, Papelão ou Similar.
BRONZE: "Embalagem para Brinde", da MPM/LINTAS para Banco Nacional