Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 03/SET/1993
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Globo cria plano de saúde próprio e Golden Cross passa a pagar mídia

A decisão da Rede Globo de criar um plano de saúde próprio para seus funcionários, o Vida Network, antecipou dentro da Golden Cross - que atendia às Organizações Globo em troca de permuta de veiculação ­ o fim do processo iniciado para se tornar apenas um anunciante pagante.
Há um ano e meio, conta Alberto Bulus, diretor da Golden Cross, a empresa vinha terminando com todas as permutas com veículos. A Globo iria ficar para o final, pelo poder de comunicação do grupo. "Não era interessante para nós a obrigação de ser um anunciante mensal, mesmo quando não queríamos", diz ele, explicando que sempre foi muito difícil quantificar a relação correta entre seus custos, que são objetivos, com os custos da mídia, que são relativos ao retorno proporcionado.
A repercussão mais imediata do rompimento da conta-permuta da Golden Cross com a Globo acabou acontecendo na Premium Propaganda, agência que há 14 anos foi a responsável pelo acordo e desde então recebia os 20% dos honorários de veiculação na emissora. Alberto Lopes, diretor da Premium, conta que a Golden Cross correspondia a 40-50% de sua receita. Com a dispensa da Premium pela Golden Cross no último dia 31 de agosto, a agência foi obrigada a demitir 21 de seus 46 funcionários, liberando também um dos dois andares que ocupava no prédio onde esta instalada.
O contrato da Globo com a Golden envolvia valores em torno de US$ 875 mil mensais, dos quais 80% eram quitados pela permuta publicitária.
Na opinião de Alberto Bulus, a Golden Cross poderá até aumentar a sua mídia na Rede Globo a partir de agora. "Com o fim das permutas com os jornais do interior, vou poder otimizar a minha verba, inclusive anunciando mais em televisão", observou.

Marketing terá uma nova associação brasileira

A insatisfação de alguns empresários e profissionais do setor de marketing com a Associação Brasileira de Marketing-ABM, criada há 25 anos, está levando ao nascimento de mais uma entidade para o setor. Com o nome de Sociedade Brasileira de Marketing-SBM, ela terá seu lançamento oficial no Rio de Janeiro e em São Paulo no final deste mês de setembro, com o apoio inclusive do presidente das Organizações Globo, Roberto Marinho.
As divergências dos fundadores da SBM com a ABM ficam claras quando seu vice-presidente executivo, Cláudio Magalhães, diretor da Editora Letter, após explicar que a nova entidade quer "promover o aprimoramento dos profissionais de marketing do Pais", alfineta que esta é "uma coisa com que a ABM nunca se preocupou". Segundo Cláudio, a Sociedade Brasileira de Marketing irá promover palestras e seminários mensalmente e publicar estudos e jornais periódicos, além de divulgar, gratuitamente, pesquisas para os associados e imprensa de um modo geral.
Magalhães criticou, por exemplo, que no último ano, a ABM promoveu apenas três palestras, um almoço e publicou dois informativos para os associados. "Nós queremos muito mais", diz ele, frisando que nem sequer o conceito de marketing está sendo bem trabalhado e divulgado no Brasil. Por sua vez, Cláudio informa que a SBM já firmou um convênio com o instituto de pesquisa norte-americano Yankelovich, de Nova York, para divulgar entre 60 e 100 pesquisas por mês.
Apesar disto, Cláudio ressalva que a SBM estará aberta a promover eventos em parceria com a ABM, "como ocorre entre as dezenas de entidades de marketing internacionais". A expectativa da diretoria é de que em seis meses a SBM já tenha cerca de 600 associados em seus quadros, que estão abertos a qualquer pessoa física, ligada direta ou indiretamente ao setor de marketing.
O presidente da nova entidade será o publicitário Cid Pacheco, hoje consultor independente de Marketing. Nas diversas vice-presidências estão nomes como Nádia Rebouças, da Oficina de Marketing, Alejandro Thissen, da Amoritá e Jeffrey Abraham, da Motorola.
Provisoriamente, a sede está instalada em um dos andares da editora Letter, na Zona Sul do Rio. Toda a divulgação da SBM ficará a cargo da Oficina de Marketing, nessa primeira fase. As inscrições para filiação ainda não foram abertas e os coquetéis de lançamento, no Rio e em São Paulo, ainda não têm data nem locais definidos. Telefone, pelo menos, a nova entidade já tem: (021) 552-0510.
(Com a colaboração de Rosana Marcis)

Turistas ajudam hotéis a aumentar a sua verba

A Indústria Turística poderá se tornar uma conta publicitária mais atraente a partir do próximo ano no Rio de Janeiro, caso se transforme em realidade o aporte de cerca de US$ 900 mil que deverão ser gerados pela nova taxa que os hotéis do Estado do Rio de Janeiro passaram a cobrar, a partir deste mês, de cada um de seus hóspedes.
O propósito da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis-ABIH, responsável pela iniciativa, é formar um fundo de promoção e divulgação do produto turístico fluminense. O "room tax", como a taxa foi batizada, já existe em dezenas de outros centros turísticos do mundo e será recolhido para uma conta especifica sob responsabilidade do Rio Convention & Visitors Bureau, entidade criada em 1984 inicialmente para dar suporte a convenções no Rio mas que se ampliou recentemente para toda a área turística.
Segundo o presidente do RC&VB e da ABIH, Alfredo Lopes, os profissionais do setor no Rio de Janeiro estão cansados de esperar por iniciativas do poder público no marketing do Rio, enquanto veem a média de ocupação de seus leitos cair até chegar hoje em torno de apenas 50%.
A expectativa de arrecadação corresponde a um volume de cerca de 700 mil turistas que se hospedarão nos 220 hotéis do Estado do Rio em 1994. De setembro a dezembro deste ano o volume total arrecadado pelo "room tax" não deve ultrapassar US$ 100 mil, pois boa parte das agências de turismo e operadoras já negociaram os preços no exterior para esse período e não incluíram a nova taxa. O valor acrescido às diárias dos hospedes corresponde a US$ 1 para hotéis de 4 e 5 estrelas e a US$ 0,50 para os demais hotéis.
Ainda não foi definido, no entanto, como esses recursos iniciais serão aplicados e para que mercado o Rio Convention se voltará inicialmente. Uma das prioridades, segundo Alfredo Lopes, é o mercado norte-americano.
(Com a colaboração de Rosana Marcis)

McCann troca no Rio Guinsburg por Studart

Depois de diversas divergências profissionais com o vice-presidente de criação da McCann no Rio, Ricardo Guinsburg, o diretor geral deste escritório, George Teichholz, decidiu contratar o diretor de arte Carlos Eduardo Studart (ex-Salles, ex-Esquire) como novo responsável pela criação da agência, assumindo já no próximo dia 8 de setembro.
Ricardo se afastou do cargo no último dia 31 de agosto. Seu destino na agência, diz ele, será resolvido no dia 7 de setembro diretamente com o presidente da McCann para a América Latina, Jens Olesen.

Maria Helena garante posse no Sindicato dos Publicitários

A presidente do Sindicato dos Publicitários do Rio, Maria Helena Fuzér, reeleita nas últimas eleições da entidade, teve a sua posse confirmada pelo juiz da 5ª Vara Cível para o próximo dia 17 de setembro. A posse havia sido questionada pelo grupo liderado por Murilo Coutinho, ex-presidente do Sindicato, e é parte de uma sequência de batalhas entre as duas facções, que incluíram a fundação por Murilo de um "Sindicato dos Contatos de Veículos", cuja anulação está sendo solicitada pelo Sindicato dos Publicitários em processo na 20ª Vara Cível.
Para exemplificar o caráter duvidoso deste Sindicato dos Contatos, ele não tem o apoio sequer do presidente da tradicional Associação de Contatos de Veículos do Rio, Adhemar Gonçalves. E o que é mais curioso: ele acaba de eleger como seu presidente um publicitário que não é um contato de veículo, mas há vários anos está na área de atendimento de agência, sendo hoje na Artplan Publicidade.
O que não deixa de abrir margem para se questionar também o caráter deste próprio profissional, que aceitou o cargo.

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Multinational para Kaiser: 6pack• MULTINACIONAL PREMIADA - Uma prova de que o Rio muitas vezes não trata seus filhos pródigos como merecem está na empresa de promoção carioca Multinacional, que Marcus Borges abriu quando deixou a Thompson. Todos os seus clientes são de São Paulo! E para um deles, a Kaiser, a agência acaba de ganhar uma medalha na categoria Embalagem Promocional do V Festival Brasileiro de Promoção, realizado pela revista About. Esta embalagem six-pack foi criada como mensagem do Natal de 1992 para a Kaiser.
• FOI DO CARIBE - Fábio Siqueira, VP de criação da MPM/Lintas-Rio, voltou encantado com a organização e o nível de qualidade dos trabalhos inscritos no 2° Festival Internacional de Publicidade do Caribe, realizado no Panamá e onde ele esteve como jurado junto com Ricardo Freire, da W/Brasil. Segundo Fabinho, o país mais criativo da língua hispânica - e que inclusive ganhou o GP do Festival - é a Venezuela. Será que é porque eles não perdem tempo com futebol?
CARTAS - As correspondências para a Janela devem ser enviadas até 4ª feira para a Rua Visconde Silva, 156 cob. 701, CEP 22271-090, Rio de Janeiro-RJ. O telefone da coluna é (021) 552-4141.