Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 21/MAI/1993
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Golden Cross entra no Conar contra Amil

A Golden Cross entrou com uma representação no Conar para impedir a veiculação do novo comercial da Amil, na qual é divulgado o serviço de resgate por helicóptero. A Golden alega que o comercial não esclarece que os helicópteros não voam, por exemplo, de noite, nem pousam em qualquer lugar como pode parecer no comercial. A outra reclamação é de que o filme da Amil dá como referência preços em dólar.
Até o momento, o Conar respondeu à Golden Cross que ainda não tem decisão firmada se deve proibir ou não a utilização das moedas americanas nos anúncios e comerciais. Diz Edney Narchi, diretor executivo do Conar, que o assunto está em estudo no Processo Investigatório 125/92, iniciado pela entidade. Até agora, a opinião mais concreta que o órgão obteve foi da Associação Brasileira de Anunciantes-ABA, que apesar de não ver meios legais de proibir a utilização do dólar, recomendou a seus associados que não se valessem deste recurso.

VS pega contas enquanto Valdir concorre à ABP

Valdir Siqueira, diretor presidente da VS Escala, é o novo candidato a vice na chapa "Trabalho e Competência", encabeçada por Jairo Carneiro, para a próxima gestão da Associação Brasileira de Propaganda-ABP. Ele entra no lugar de Waltely Longo, que deixa a direção de operações da MPM/Lintas-Rio para assumir a presidência da Lintas-Chile. A eleição está marcada para o dia 5 de julho, devendo a chapa eleita tomar posse em 16 de julho.
A agência de Valdir, aliás, está passando por uma fase bastante feliz, superando o trauma por ter sido envolvida nas denúncias do jornal Folha de São Paulo - até hoje não comprovadas - de favorecimento na licitação pela campanha de combate à cólera do Ministério da Saúde.
A VS foi a agência vencedora da concorrência da Confederação Nacional do Comércio­ CNC, em disputa com a Contemporânea, a Publinews e a Adag. A campanha está em fase de produção e vai mostrar ao público o que é a CNC e a importância dos serviços prestados por ela através do Senac e do Sesc.
E afastada de contas de banco desde que se desentendeu com seu antigo cliente Citibank, a VS volta ao setor através de um acordo com a pernambucana Gravatahy para o atendimento ao Banorte, inicialmente para o lançamento do produto Conta Completa. Já neste domingo, a revista Veja publica um anúncio fruto do acordo.
A Gravatahy é uma empresa do grupo do Banorte, e não gosta de ser identificada como house. Acontece que, apesar de o Banorte, como pessoa jurídica, não ter participação acionária na agência, a família que controla o Banorte também é a dona da Gravatahy.
Voltando à VS, além de tudo isso dito aí em cima, a agência está reformulando seus escritórios em São Paulo e Brasília. Na Capital Federal, o novo diretor da agência é Antônio Galeano Braga de Aragão, vindo da Propeg, para atender, entre outras contas, a do Governo do Distrito Federal-GDF.
E em São Paulo, a VS Escala contratou o paulistano Luiz Felipe Angulo - vindo justamente da Gravatahy - para dirigir o seu escritório.

Brasil leva 192 filmes para concorrer em Cannes.

A cobertura do Festival de Cannes é um oferecimento especial das produtoras Claquete e Zohar.

O Brasil ficou em 6° lugar entre os maiores concorrentes ao 40° Festival do Filme Publicitário de Cannes, com 192 trabalhos dos 3.822 filmes que estarão disputando o Grand Prix deste ano. Este é o levantamento final oficializado pela organização do festival, representada no Brasil por Luís Antônio Ribeiro Pinto, diretor da Promocine.
Com a volta da W/Brasil ao concurso, inscrevendo 36 trabalhos, e mais o reaquecimento do mercado em 1992, o Brasil conseguiu ultrapassar em 77 filmes a quantidade enviada ano passado. Tanto empenho da W/Brasil não é de estranhar. O diretor de criação da agência, Gabriel Zellmeister, estará participando este ano do júri de comerciais.
Na verdade, não só com o Brasil Cannes conseguiu se superar em relação ao ano passado. Os jurados enfrentarão 14 filmes a mais do que em 1992. Destes, 13 vieram de países que estarão concorrendo pela primeira vez: a república Tcheca, a Índia, o Panamá e o Uruguai.
Só inscreveram mais que o Brasil os Estados Unidos (803 filmes), a Inglaterra (352), o Japão (310), a Alemanha (291) e a Espanha (240 comerciais).
A partir desta edição, a Janela Publicitária manterá uma cobertura especial para o mercado carioca do 40° Festival do Filme Publicitário de Cannes, com o apoio das produtoras Claquete e Zohar.

Zohar põe o bloco na rua para comercial inglês

A produtora Zohar conseguiu refazer o antigo carnaval carioca da Avenida Presidente Vargas para a filmagem do comercial de lançamento do novo modelo Fiesta, da Ford.
Foram quatro carros alegóricos e 1800 figurantes de quatro escolas de samba desfilando das 4 horas da manhã até as 18 do dia seguinte, especialmente para as filmagens dirigidas por Hugh Johnson, da produtora inglesa RSA. Só de cachês, foram pagos Cr$ 300 mil para cada um, num montante de Cr$ 540 milhões.
A Zohar, dirigida por Isabelle Tanuji, é hoje a produtora brasileira que mais trabalha para o mercado internacional. Foi ela a responsável pelas filmagens no Brasil do Grand Prix de Cannes de 1991, o badaladíssimo comercial do perfume "Egoiste".
Além, disso, ela também vem se especializando em superproduções. Também em 1991 ela conquistou o Grand Prix do Prêmio Produção promovida pela Abracomp, para a produção do comercial Salvamento, criado pela Denison-Rio para o Guaraná Brahma.

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• MPM/LINTAS EMPOSSA DIRETOR ­ Alcir Gomes Leite assumiu o comando da MPM/Lintas-Rio em substituição a Waltely Longo, que foi para a Lintas-Chile. Alcir é carioca e tem 37 anos. Nos últimos tempos estava como vice-presidente de unidades da MPM/Lintas em São Paulo.
• YOUNG PEGA MAIS MESBLA - Mais um pedaço da conta da Mesbla foi parar na Young, deixando a MPM/Lintas-Rio. E a parte da Mesbla Móveis, que tem 20 lojas 12 cidades brasileiras e prevê um investimento anual em propaganda da ordem de US$ 1,5 milhão. Com isso, a Young Rio passa a contar, para 1993, com um faturamento de US$ 25 milhões.
• DNA PRIVATIZA ACESITA - A agência mineira DNA, que conquistou duas vezes este ano os títulos de Agência do Ano - pelo Colunistas Centro-Leste e pela Associação Mineira de Propaganda - foi a vencedora da concorrência da Acesita ­ Companhia Aços Especiais ltabira, da qual participaram, além de seis agências mineiras, a internacional Young & Rubicam.
• ABP ESCOLHE MELHORES - A Associação Brasileira de Propaganda decidiu conceder à Souza Cruz o Prêmio Comunicação de 1992 como Anunciante, continuando a decisão do Prêmio Colunistas-Rio. Como Veiculo, o premiado foi a Rede Globo de Televisão, como Agência foi a Pubblicità & Esquire e como Personalidade do Ano, o prefeito César Maia.
• CARTAS - As correspondências para a Janela devem ser enviadas até 4ª feira para a Rua Visconde Silva, 156 cob. 701, CEP 22271-040, Rio de Janeiro - RJ. O telefone, em horário comercial, é (021) 552-4141.