Janela Publicitária    
 
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Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 05/MAR/1993
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Eleição na ABP abre nova era nas entidades publicitárias

Cinco meses antes das eleições, a ABP já desencadeou o seu processo sucessório, revertendo uma situação histórica de marasmo que nas muitas últimas eleições praticamente exigiam que candidatos fossem convocados à força, em vez de se oferecerem.
Desta vez, porém, Jairo Carneiro - que já presidiu uma vez a ABP - saiu na frente de todos e costurou com grande habilidade política uma chapa que pode se considerar imbatível pela entidade. Afinal, tem nela nomes das principais agências cariocas, como Waltely Longo, da MPM/Lintas e Roberto Bahiense, da Pubblicità & Esquire, que nas últimas eleições chegou a ser sondado para a presidência.
A notícia da candidatura de Jairo Carneiro (que atualmente é representante comercial independente da Editora Globo no Rio), correndo pelo meio publicitário carioca, imediatamente estimulou o surgimento de outra chapa, liderada por João Pecegueiro do Amaral, publicitário de longa história no Rio, com passagens desde sua própria agência J&PS, O Globo e, atualmente, no marketing da Interamericana de Seguros. Pecegueiro fez convites a nomes como Ney Cantinho, José Roberto Penteado e Maria Alice Langoni, entre outros.
Mas toda este efervescência esconde uma história que pouca gente no Rio sabe.
Talvez involuntariamente, por trás destas candidaturas atropelou-se uma negociação politica feita há dois anos por Luís Macedo, quando este, ainda presidente da maior agência brasileira, a MPM Propaganda, exercia uma liderança inconteste no mercado carioca.
Vale citar que esta influência, hoje, não mais existe, pelo afastamento voluntário de Macedo da área publicitária, desde a venda da agência para a Lintas e sua nova dedicação ao Jockey Club Brasileiro, onde é diretor.
Mas, naquela ocasião, a partir da ausência de candidaturas à ABP, Jomar Pereira da Silva ­ então diretor da Expressão Brasileira de Propaganda no Rio - decidiu montar a sua chapa.
Chegou a convidar vários nomes, até ser convocado por Luís Macedo para uma reunião na MPM. Neste encontro, estariam todos os grandes empresários da publicidade no Rio. Não faltava praticamente ninguém na sala de reuniões da agência de Macedo.
Lá, Jomar tomou conhecimento de que a sua candidatura não era vista com bons olhos pelas lideranças cariocas. Nada pessoal. Só que não cabia na presidência de uma entidade que representasse a classe publicitária -- formada em sua maioria por empresários independentes ou instituições privadas internacionais -- um dirigente de uma house-agency, como a Expressão é da Varig.
Foi feita, então, a Jomar Pereira, uma proposta de conciliação: ele abriria mão de sua candidatura naquele momento, cederia a presidência para Euler Matheus -- então diretor executivo da MPM Propaganda. Em troca, ele ficaria com a vice-presidência da entidade e teria o compromisso de, nas eleições seguintes (estas agora), ser o candidato nato e preferencial das lideranças para a presidência.
Jomar abriu mão da candidatura e uma salva de palmas animada selou todos os acordos. Não por outra razão, Jomar ainda é hoje o vice-presidente da ABP.
SUSTO
Ao que parece, porém, o tempo apagou as lembranças de todos os que viveram aquele momento festivo na sala de reuniões da MPM.
Menos, é claro, de Jomar Pereira da Silva, que não entendeu nada quando tomou conhecimento da situação já estabelecida de uma chapa que teria inclusive a aprovação de seu presidente Euler Matheus. Mas na qual ele sequer constava.
Por seu lado, Euler - que nem mais da MPM é - se confessa felicíssimo pela disputa na ABP. "E prova de que a entidade voltou a ser importante", diz ele.
Mas Euler não considera a chapa de Jairo uma "chapa de situação", apoiada oficialmente por ele. E explica: "Meu nome consta do Conselho porque, como presidente atual, sou membro nato. Por isso assinei a composição da chapa". Euler diz ainda que, como terá mesmo que participar de todos os Conselhos das outras chapas que se candidatarem, não poderá se recusar a assinar os manifestos de registros de todas as que lhe solicitarem.
Por enquanto, nenhuma das chapas ainda se apresentou oficialmente à ABP. Antes de mais nada porque faltam as confirmações de vários convites em ambas. E principalmente porque as eleições ainda não foram convocadas.
Muita coisa, é claro, ainda pode acontecer.
E não deixará de ser extremamente saudável acompanhar este processo de sucessão. O primeiro que ocorre na publicidade brasileira sem a presença das fortes lideranças político-empresariais que tanto atuaram nos anos passados.

Pedroso convoca criadores para definir futuro do CCRJ

O presidente em exercício do Clube de Criação do Rio de Janeiro, André Pedroso, está convocando uma assembleia da entidade para dentro de no máximo 15 dias - provavelmente no auditório da Artplan - com o objetivo de os associados analisarem o pedido de renuncia do presidente do CCRJ, Álvaro Gabriel de Almeida, e deliberarem quais os caminhos do Clube a partir de agora.
As repercussões do pedido de renúncia de Alvinho continuaram fortes nas últimas semanas entre os criadores. E, apesar de estarem no estatuto do Clube as eleições convocadas pelo presidente demissionário para abril, André Pedroso achou que será muito mais democrático e produtivo para a classe debater o que ela própria prefere para o CCRJ neste momento em que a entidade vive uma crise pela qual jamais passou em sua história.
Extra oficialmente, já há algumas propostas se delineando para o CCRJ. Uma delas sugeriria a continuação de André Pedroso como presidente, até pelo menos terminar o mandato no final deste ano. Desta forma, ele poderia dar prosseguimento aos projetos já iniciados pela gestão dele com Alvinho.
A maior restrição que alguns criadores fazem a esta proposta é que, não sendo o diretor de criação de sua agência - a BR-3 - André não teria, por exemplo, a disponibilidade e os acessos necessários à presidência do Clube de Criação.
Esta "deficiência" se responderia com a provável candidatura de Ronaldo Conde - diretor geral da Almap/BBDO-Rio - para as eleições de abril, convocadas por Alvinho. Ronaldo, que já foi presidente do CCRJ, teria o apoio nesta candidatura de outros diretores de criação do Rio, alguns, inclusive fundadores do Clube.
E nos últimos dias surgiu também um grupo apoiando a indicação de Ricardo Galletti, diretor de criação da Grottera, para a cabeça de uma outra chapa.

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• TROCAS NA COCA - Celso Schwartz é o novo gerente de promoções da Coca-Cola Indústrias. Ele entra no lugar de Alexis Pagliarini, que passou a gerente de produto de Diet Coke.
• ULTRALAR DE VOLTA - Depois de sete meses afastada da mídia eletrônica, a Ultralar e Lazer está entrando no ar com uma campanha de liquidação com dois filmes de 15" criados por Delano D'Avila e Arnaldo Rozencwaig, da Salles-Rio, agência que, através de sua porção Interamericana, cuida da conta da Ultralar. Os filmes - "Bicicleta" e "Jornal" ­ foram dirigidos por Clemente Portela, numa produção da Richers. O investimento de marketing total da liquidação foi de US$ 100.000.
• TV A CABO ANUNCIA - A Grottera, Langoni colocou no ar esta semana a primeira campanha da GloboSat, a TV por assinatura da Rede Globo. São três comerciais de televisão inteiramente finalizados em equipamento digital, além de 6 anúncios de jornal e de revista que deverão ser veiculados em mídia nacional durante seis meses. O tema da campanha é "Mais televisão na sua televisão", que Ricardo Galletti, diretor de criação da agência, justifica como sendo um aproveitamento da duplicidade com que normalmente consideramos a palavra "televisão" tanto para o aparelho quanto para a programação que passa nele. Os comerciais, dirigidos por Sérgio Mastrocolla, foram produzidos pela Richers.
• GIOVANNI ACELERA - A Giovanni conquistou a conta da maior revenda Suzuki do Rio, a Graffite Automóveis. A partir deste final de semana já tem campanha no ar em mídia impressa. E na agência, assumiu a área de desenvolvimento José Carlos Muller Chaves, ex-DPZ.
• EMPRESA DE PAPEL NOVO - O grupo de indústrias gráficas Uniperson - leia-se papéis especiais Filiperson, embalagens Cisapel, importadora de tintas Unicort e outros -, presidido por Ricardo Tannuri, promove este fim-de-semana sua primeira convenção desde que Luiz Paulo Couto assumiu a superintendência das áreas comerciais e de marketing.
• CARTAS - As correspondências para a Janela devem ser enviadas até 4ª feira para a Rua Visconde Silva, 156 cob. 701, CEP 22271-040, Rio de Janeiro - RJ. O telefone, em horário comercial, é (021) 552-4141.