Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 04/DEZ/1992
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

IBM-Brasil pode terceirizar seu departamento de marketing

A exemplo do que já faz com outras áreas, entre as quais a de venda de campo, a IBM-Brasil poderá transferir seu marketing para uma empresa da qual ela mesma seja acionista, num processo ao qual ela denomina de "vendorização".
A novidade - segundo fontes ligadas à empresa ­ andou em conversas de sua diretoria, interrompidas apenas por conta das mudanças na distribuição da conta publicitária da empresa, que vieram a púbico na última semana.
O diretor de Assuntos Externos da lBM, Roberto Castro Neves, não confirma a informação. Ele só oficializa as mexidas na conta publicitária. E explica que a MPM-Lintas passou a atender à empresa devido a um "alinhamento internacional" da sua comunicação. A razão óbvia é o fim da reserva de mercado, que trará ao país produtos da IBM que até então ela estava impedida de comercializar. Entre eles, a linha chamada internamente de "GBS-General Business System", composta de sistemas como o AS-400 e as Workstations RISC. Ficam também com a MPM/Lintas toda a comunicação de Sistemas Pessoais ­ os micros PS/2, o sistema OS/2 e os portáteis - e a área de Serviços. Como quase tudo isto é novo no Brasil, Castro Neves garante que o valor da verba nem ele nem a agência ainda tem.
A VS Escala responsável até então pela comunicação interna da IBM, e a Direct - que fez trabalhos para o PS-2 - tiveram que deixar o atendimento da conta. Por outro lado, toda a parte corporativa e institucional da empresa, mais os equipamentos de grande porte (mainframes), passam para a Denison-Rio, que era a agência principal da IBM no Brasil.
Com a estabilização do novo sistema, é provável que a IBM-Brasil retome aos estudos de terceirizar seu marketing, transferindo os profissionais de seu departamento interno, com todas as suas atividades, para uma empresa externa. Como parceira neste empreendimento - de acordo com as conversas que vinham sendo levadas - ela teria a própria Denison-Rio ou alguns de seus diretores, que há mais de 10 anos cuidam da sua comunicação.
Se a ideia vingar, tanto a Denison-Rio quanto a MPM/Lintas passariam a se reportar a esta nova empresa para desenvolverem as próximas campanhas publicitárias da IBM no Brasil.

O Dia só muda comercial em 93

Até janeiro, o vice-presidente de O Dia, Walter de Mattos Jr., vai acumular a direção comercial do jornal. Célia Menezes, gerente de propaganda da publicação, conta que continuam também sem alterações sua função e a de Nélson Souto Maior como gerente comercial. Começado o ano, então, Mattos Jr. fará a escolha do profissional que substituirá a Carlos Eduardo Jardim como diretor comercial de O Dia.
Aliás, se depender do número de pessoas que têm procurado o jornal se auto-oferecendo, ele não terá nenhuma dificuldade em se decidir.

RP comemora 25 anos com jantar no Rio

Será dia 11 de dezembro, no Hotel Copa D'Or, em Copacabana, o jantar comemorativo dos 25 anos da regulamentação profissional de relações públicas, no Brasil promovido pelo Conselho Regional de RP do Rio.
Durante o jantar, o presidente do Conrerp, Sérgio Gramático, fará uma homenagem os pioneiros da atividade - como Walter Poyares, Ney Peixoto do Vale e Evaldo Simas Pereira - e fará a entrega do Prêmio Ideias em Relações Públicas aos profissionais e empresas que se destacaram no concurso instituído pela entidade.
Os convites de adesão ao jantar podem ser reservados no Conrerp, pelo telefone 220-5519 ou pelo fax 220-2460.

Os publicitários vão mostrar quem ainda está no páreo

Sábado, dia 12 de dezembro os publicitários cariocas vão poder fazer uma fezinha no Jockey sem qualquer sentimento de culpa.
É que, a partir das 17 horas, vai acontecer lá a "Tarde da Propaganda", uma iniciativa pessoal de Luís Macedo, da MPM/Lintas, em homenagem às maiores entidades do setor: a ABA, a ABAP e a ABP. Cada uma delas terá direito a um páreo corrido em seu nome, e dará aos vencedores placas registrando a vitória, das mãos de seus respectivos presidentes.

Agências do Rio estão com a lata na cabeça

Está em disputa no Rio a conta da Latasa, fabricante das latas de alumínio que hoje estão presentes em praticamente todos os refrigerantes brasileiros. Nna disputa, as agências Chris Colombo, Grottera e Oficina.
Semana que vem ainda há apresentações, que se referirão a um projeto específico proposto pela Latasa.

SignExpressSignExpress, o design de balcão chega ao Rio.

A informática na programação visual saiu dos limites da agência. Abriu esta semana no Rio de Janeiro uma loja da rede americana SignExpress, especializada em fornecer toda uma comunicação visual - assim como sinalização interna, e externa de uma empresa - a partir de serviço de balcão. Todo o trabalho é computadorizado, até o corte do vinil adesivo, e substitui métodos convencionais como o do silkscreen.
A SignExpress entrou no Brasil através de franquia. Ela ainda pretende abrir mais uma loja além desta inaugurada na Barra da Tijuca (foto), chegando a um total de 10 lojas antes do final do ano no Brasil. O suficiente para a SignExpress se tornar inclusive uma anunciante razoável. O custo da franquia brasileira, segundo a vice-presidente da empresa, Susan Lou Berger, é de 80 mil dólares.

Cartas

As correspondências para a Janela devem ser enviadas até 4ª feira para a Rua Visconde Silva, 156 cob. 701, CEP 22271-040, Rio de Janeiro - RJ. O telefone, em horário comercial, é (021) 552-4141.