Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 03/OUT/1992
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Golden Cross estreia campanha da W/Brasil

Começa a ser veiculada este domingo a nova campanha publicitária da Golden Cross, a primeira criada pela nova agência da empresa, a W/Brasil, de Washington Olivetto.
A grande novidade da campanha é que nunca uma empresa de seguro de saúde abordou tão ostensivamente a alternativa que o produto é para os altos preços do atendimento médico hospitalar. A ideia é mostrar que é mais barato pagar o seguro do que qualquer tratamento. Como, aliás, sempre fizeram os seguros de incêndio e automóveis. E como (se não me engano) o Bradesco Saúde fez uma vez, timidamente, com o comercial "Dor no Bolso", da Artplan, Leão em Cannes, no qual o ator contava que a dor, surgida na cabeça, doeu mesmo foi no bolso.
W/Brasil para Golden CrossJogando também com o duplo sentido, a W/Brasil vem com o tema "Quebradeira". Em síntese, a agência lembra que um acidente pode deixar não só o acidentado "quebrado" como toda a sua família.
O comercial, dirigido por Julinho Xavier da Silveira, mostra uma ante sala de hospital. Todos aflitos. De dentro sai um parente do acidentado e todos o cercam.
- Como ele está! (pergunta a tia)
- Quebrou o Policarpo...
- Coitado...
- E também quebrou o Ilídio?
- E mais: quebrou o Petrônio...
- Até o Petrónio?
- É..., e o Petrônio ele quebrou em dois lugares: no cheque especial e no cartão de crédito.
Nisto surge o fulano com cara de sonso, alegre e com um braço e uma perna enfaixados, sendo logo cercado pelos familiares, furiosos. O locutor então diz: "Faça um plano de saúde Golden Cross. Assim você não quebra toda a família quando precisar de atendimento médico".
Além do comercial de TV - que tem versão para rádio -, a campanha vem com anúncios de jornais e revistas e uma série de 13 pequenos anúncios muito interessantes para os cadernos de classificados dos jornais. Neles, sempre junto à foto de um bem de valor é oferecida a troca por um tratamento médico. Os textos, com o humor adequado ao bem, mostram que não vale a pena perder o património por um problema de saúde.
Alberto Bulus, diretor de seguros da Golden Cross, coloca uma enorme expectativa nesta campanha, por conta de sua abordagem humorada e por deixar a linha institucional melosa dos filmes do passado. "Agora viramos de vez a propaganda da Golden Cross, na linha que começamos com o filme de homenagem aos comerciais conhecidos da TV", explicou ele. "Naquela época, obtivemos o maior recall da história da Golden Cross e agora temos a certeza que vamos conseguir o mesmo resultado", completou.

Contas de Governo ainda agitam o mercado

A Contemporânea conquistou a última conta publicitária do Governo Collor. Foi ela a vencedora da segunda licitação da safra recente do BNDES, correspondente a algo como US$ 3 milhões das campanhas de privatização da Acesita e Açominas.
Na última segunda-feira, a quinta e até agora final concorrência da tal safra teve a sua entrega de documentos e propostas. Dezessete agências disputarão a conta da campanha da Petroquímica União: AdAg, Adex, Almap/BBDO, Artplan, Contemporânea, Denison-Rio, Denison-SP, DPZ, Expressão, Giovanni, HCA, MPM:Lintas, Pubblicità & Esquire, Ratto, Salles, Setembro e VS Escala.
Mas as contas do Governo Federal continuam agitando as agências, mesmo sem que se saiba o que acontecerá no setor com a entrada de Itamar Franco na presidência.
No próximo dia 16, as grandes agências em peso devem se apresentar na Petrobrás Distribuidora, para disputar a verba de Cr$ 30 bilhões (em valores de julho) dos postos e produtos BR. A entrega será entre 10 e 10:30 da manhã, na Rua General Canabarro, 500/13º andar.

Globo leva também comercial da rádio para São Paulo

O Sistema Globo de Rádio está seguindo os passos de sua co-irmã, a Rede Globo de Televisão, transferindo para São Paulo a sede de sua área comercial.
Na prática, o esquema começa a funcionar em novembro, quando Plínio Marchini, novo diretor comercial da Rede, voltar das férias iniciadas logo que deixou a direção comercial do Jornal do Brasil.
Antes de viajar, porém, Plínio informou à Janela que para apoiá-lo na área comercial terá diretores regionais para o Rio e para São Paulo. O do Rio já está contratado. Será Carlos Sigelmann, que deixa a direção da Rede Manchete de Rádio para assumir o novo posto já no próximo dia 15, mesmo durante as férias de Marchini.
Em São Paulo, o nome mais cotado pelo próprio Marchini para cuidar da área comercial do Sistema Globo de Rádio é o de Geraldo Leite, que deixou recentemente à direção do Sistema de Rádio do Jornal do Brasil. A confirmação só depende de Geraldo, garantiu Marchini.

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• A HISTÓRIA SE REPETE - Confirmando as expectativas do mercado, mais uma vez o executivo Euler Matheus e o criador Álvaro Gabriel bateram de frente profissionalmente. Assim como aconteceu na MPM, a entrada de Euler na direção executiva da Salles não permitiu que ambos convivessem na mesma diretoria. Esta semana, Alvinho desligou-se da direção de criação da agência. Na Salles-Rio ficam os criadores Carlos Felipe Rodrigues e Eduardo Guszman e há a expectativa da contratação de outra dupla. Por enquanto, nada de diretor carioca de criação. As duas duplas, em princípio, se reportariam a Carlos Chiesa, vice-presidente nacional de criação da Salles.
• PRA ADOÇAR A BOCA - A Nutrícia escolheu seis agências como finalistas em sua concorrência, após visitar 12 do mercado carioca: Artplan, Casa da Criação, Denison Rio, Grottera Langoni, Oficina e Unità. André Luiz Barros, gerente de produtos da Nutrícia, selecionou tanto agências grandes como médias para analisar com mais opções qual o perfil de agência que melhor lhe atenderá, de cuja conta em dólares, este ano, esteve na casa dos 6 dígitos.
Estas seis agências agora terão que apresentar um case de sucesso para algum de seus clientes pequenos e ainda um planejamento para a linha dietética da Nutrícia, a partir de um briefing de 13 páginas entregue a elas na última quinta-feira. Quem ganhar fica com toda a conta da empresa.
• CONTA DO PRIMEIRO MUNDO - A marca padrão de eficiência em microcomputadores do mundo - a Compaq - é conta agora da Pubblicità & Esquire. A agência venceu a Thompson, a McCann e a Contemporânea em concorrência, e cuidará da verba de US$ 3 milhões da comunicação da entrada da Compaq no Brasil.
• MÃE É MÃE? - Descobriu-se finalmente porque D. Leda precisou internar-se num hospital. Ela foi é ligar as trompas.
• CONTA TEMPORÁRIA - Durante o mês de outubro, a conta da Assim Assistência Médica vai estar na Ratto, agência de Brasília que no Rio é dirigida por Rosália Amendoeira. Marcos Casanova, responsável pelo marketing da Assim -- e até então pela criação e interpretação de sua propaganda -- diz que dentro de um mês avalia se a conta continua na Ratto, se volta à house agency ou se tenta outra agência "que aceite a pequena verba da Assim". A qual, aliás, ele não quis revelar.
• DÚVIDA DOLOROSA - Este colunista está começando a desconfiar seriamente da autenticidade do "scotch whisky" servido no Grill One. Já fui a dois eventos publicitários naquele local. Em ambos, as garrafas que circulavam já vinham sem o dosador plástico. E em ambos, com marcas diferentes da bebida, mesmo bebendo pouco, a dor de cabeça bateu violentamente poucas horas depois da festa. Na próxima, juro que recolho uma amostra pra levar pra análise.
• CARTAS - As correspondências para a Janela devem ser enviadas até 4ª feira para a Rua Visconde Silva, 156 cob. 701, CEP 22271-040, Rio de Janeiro - RJ. O telefone, em horário comercial, é (021) 552-4141.