Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 10/ABR/1992
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Maior prêmio da Propaganda Brasileira será julgado sábado em São Paulo

Depois de oito julgamentos regionais realizados nos últimos dois meses, nos quais foram analisados cerca de 7 mil trabalhos de 296 agências de publicidade brasileiras, chega à sua última fase este fim-de-semana o XXV Prêmio Colunistas Nacional, a maior e mais antiga premiação brasileira de propaganda, promovida pela Associação Brasileira dos Colunistas de Marketing e Propaganda ­ ABRACOMP.
Estarão em julgamento agora apenas os 209 trabalhos que alcançaram Medalhas de Ouro nas fases regionais, entre comerciais de televisão, spots de rádio, anúncios de jornais e revistas, outdoors e campanhas de propagandas completas, divididas em 24 diferentes segmentos do mercado anunciante.
Eles estarão disputando os títulos de melhores de todo o Brasil em cada segmento, além de Grandes Prêmios como "Comercial do Ano", “Anúncio do Ano" e "Campanha do Ano" para os melhores entre os melhores destas áreas. O Prêmio Colunistas também escolherá como "Publicitário do Ano" o empresário do setor que mais tiver contribuído para a atividade em 1991, ano de referência para a premiação.
A despeito do momento recessivo por que passou a publicidade brasileira em 1991, o Prêmio Colunistas não sofreu uma queda muito significativa no volume de suas inscrições, surpreendendo os próprios organizadores. As agências inscreveram menos trabalhos individualmente que em anos anteriores, já que também produziram menos. Por outro lado, o concurso bateu o seu recorde em número de empresas participantes, refletindo o surgimento nos últimos anos de inúmeras agências de pequeno e médio porte, formada pelos profissionais afastados das grandes organizações.
O Rio de Janeiro está bem representado no julgamento do Colunistas Nacional, com 24 trabalhos concorrentes, todos ganhadores de Ouro no XI Colunistas Rio, realizado há duas semanas.
O resultado deste concurso já foi publicado aqui na Janela, semana passada. Hoje, conforme prometemos, estamos publicando o Ranking das 15 agências mais premiadas no Colunistas Rio, entre as 51 que participaram.
O Ranking indica a quantidade de Medalhas de Ouro, Prata e Bronze de cada uma, além do Certificado de Finalista. Também aparece listado o Total de Prêmios destas agências e o número de Pontos a que eles corresponderam, dentro do critério de 10 pontos para cada Grande Prêmio, 6 para Ouro, 4 para Prata, 3 para Bronze e 1 para cada Finalista.

XI PRÊMIO COLUNISTAS RIO DE JANEIRO
Tabela de Pontuação das 15 Agências Mais Premiadas

AGÊNCIAS

G.PRIX

OURO

PRATA

BRONZE

FINAL

TOTAL
DE
PRÊMIOS

TOTAL DE
PONTOS

1 - MPM Lintas-Rio

1

2

3

1

 

7

37

2 - Contemporânea

1

1

3

4

1

9

35

3 - Denison Rio

 

3

2

1

1

7

30

4 - Artplan

 

2

3

2

 

7

30

5 - Standard, O. & Mather

1

1

 

3

 

5

25

6 - J. Walter Thompson

 

2

2

1

1

6

24

7 - Giovanni

 

2

 

2

1

5

19

8 - Pubblicità & Esquire-RJ

 

2

3

2

 

7

19

9 - Urbana

 

1

1

2

1

5

17

10 - Almap/BBDO

 

1

2

 

 

3

14

11 - Free

 

 

1

3

 

4

13

12 - Salles

 

 

1

2

 

4

11

13 - Agência da Casa

 

 

1

2

 

3

10

14 - VS Escala

 

1

1

 

 

2

10

15 - Norton

 

 

1

2

 

1

10

7Up volta ao Brasil pelas mãos da Pepsi

7UP: Fido DidoA Pepsi-Cola Brasil está trazendo de volta para o país um dos refrigerantes mais conhecidos em todo o mundo, mas que jamais conseguiu emplacar no país: 7Up, o "seven up" que só os paulistas de mais de 30 anos chegaram a conhecer.
O novo refrigerante sabor limão chega inicialmente nos mercados de Brasília e Goiânia, tanto na embalagem de consumo em restaurantes (284 ml) como em outros formatos que vão desde o descartável de 250 ml a uma garrafona de 2 litros.
Outro sucesso internacional que chega ao Brasil com o 7Up é o personagem Fido Dido (pronuncia-se Faido Dido), com seus cabelos espetados descontraídos. Ele estará em dois comerciais de 30 segundos criados pela BBDO internacional e adaptados pela Almap/BBDO para o mercado brasileiro. Em um deles, "Lápis", o Fido Dido declara sua preferência pelo 7Up apagando com a ponta emborrachada do lápis os outros refrigerantes concorrentes da tela.
Há 6 anos a Pepsi adquiriu os direitos sobre a marca 7Up para o mundo inteiro exceto os Estados Unidos. O produto significou, imediatamente, um aumento nas vendas anuais da Pepsi-Cola Internacional da ordem de 250 milhões de caixas, além de ter ampliado a presença da empresa em 95 mercados.
A decisão de trazer o 7Up também para o Brasil foi reforçada pelo fato de o Brasil ser o terceiro maior mercado mundial de refrigerantes, com uma produção total de 2,8 bilhões de litros. Fora dos Estados Unidos o Brasil só perde para o México, onde se produzem anualmente 3,7 bilhões de litros de refrigerantes.
A meta da Pepsi Brasil é conquistar aproximadamente 15% do mercado brasileiro de refrigerantes com o 7Up, que no prazo máximo de 2 anos estará disponível em todo o mercado brasileiro. Estrategicamente, a empresa não divulga o projeto desta expansão, assim como não revela como driblará a concorrência que o 7Up fará diretamente com o refrigerante Limão Brahma, fabricado pela principal distribuidora da Pepsi-Cola no Brasil.

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• MPM DE MUDANÇA - Já está em nova sede a MPM/Lintas de São Paulo. Fica na Rua Gomes de Carvalho, 1195, com o telefone 820-3600.
• NOVA AGÊNCIA - Estão juntos agora com sua própria agência Domingos Logullo (ex-Salles e DM-9) e Carlos Cavalcanti (ex-GTM&C e Salles). O nome da agência, cuja sede é em São Paulo, é Logullo/Cavalcanti.
• SETEMBRO SE SACODE - Não deu certo a união da mineira Setembro com Raul Pinto, que havia levado para a agência a conta da Parmalat para dirigir o escritório paulista da agência. Saiu Raul Pinto da Setembro e, com ele, a Parmalat.
• PREMIUM COM BOM BALANÇO - A Premium Propaganda divulgou o seu balanço anual de 1991. A receita de serviços foi de Cr$ 623 milhões, 589% (não deflacionados) sobre o total de 1990, de Cr$ 102 milhões. Este ano, o lucro líquido do exercício foi de Cr$ 120,7 milhões.
• ARTE NA PROVAREJO - Marcílio Carmo (ex-Pubblicità e Thompson) é o mais novo diretor de arte da Provarejo, agência do Grupo Mesbla. Ele substitui Joaquim Pecego, que foi para a DPZ, e fará dupla com José Guaracy Fraga na criação dos anúncios da Divisão de Veículos Mesbla, Mesbla Náutica e Mesbla Aviação e Equipamentos.
• SANTOS NUMA NOVA - O redator Luiz Santos deixou a sua sociedade na Troupe e foi ser sócio na Arte & Imagem. A agência fica na Av. Graça Aranha, 81 sala 1205, com o telefone 22-6034. Entre os clientes da agência está o Hotel Copa D'Or.
Por sua vez, na Troupe, entraram Jô Gomes (ex­Cia. Publicitária) como mídia e Aglaia Sarcinelli (ex­Presença) como supervisora de atendimento.
• ESQUECERAM DE MIM - A mesma turma maravilhosa que fez aquele belo comercial do Prêmio Colunistas, ou seja a produtora Claquete e o diretor José Alvarenga, é quem está assinando o ótimo comercial da Garoto que está no ar vendendo os ovos de Páscoa da empresa. Criado pela dupla Fernando e Marcos, da Denison, o comercial tem como referência o filme "Esqueceram de mim". Outros destaques no filme são a fotografia de Marcelo Ourst e a trilha sonora de Rick Ferreira, ambos ajudando a dar com precisão o clima do filme.
• ABRIL FAZ FESTA EM ABRIL - Está marcado para o dia 22 deste mês o almoço de entrega do Prêmio Abril de Publicidade 91 e dos troféus às campanhas finalistas. Será no Palladium, em São Paulo.
• CARTAS PARA A JANELA - Devem ser enviadas até 4ª feira para a Rua Visconde Silva, 156 cob. 701, CEP 22271, Rio de Janeiro - RJ.