Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 02/NOV/1990
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Segundo turno adia lançamento do Lada

A dificuldade de Paulo Maluf em vencer o primeiro turno das eleições em São Paulo acabou atrasando o projeto da empresa russa Lada de lançar os seus carros no Brasil ainda no começo deste mês.
A publicitária Christina Carvalho Pinto, presidente da agência Young & Rubicam, que está cuidando da campanha publicitária dos carros Lada, comentou comigo em São Paulo que eles querem chamar a maior atenção possível quando a campanha de venda entrar no ar. Só que, entre os paulistas, que fazem o maior mercado brasileiro, o assunto do momento é só Maluf versus Fleury e a Lada então resolveu esperar mais um pouco.
Como vai ser a campanha, a agência guarda o mais rigoroso segredo.
Mas imagina-se que seja muito pouco provável que os russos aprovem uma campanha caindo na mesmice de vender carro mostrando homens e mulheres bonitos rodando em alta velocidade pelas estradas brasileiras.
Pelo contrário, segurança e alta tecnologia são itens dos quais a indústria soviética se orgulha muito e deverão dominar esta misteriosa campanha.
De qualquer maneira, neste Brasil mal saído de uma ditadura militar e que ainda tem muita gente procurando comunista debaixo da cama, não deixa de ser bastante curioso a gente ver uma empresa russa vendendo seus carros por aqui sem qualquer problema, e usando o mesmo esquema das multinacionais americanas, ou seja, contratando executivos que trabalhavam nos seus concorrentes, e entregando sua campanha publicitária para uma das maiores multinacionais americanas de propaganda, que é a Young & Rubicam.
Como se vê, o marketing tem a sua própria ideologia.

MTV é uma novidade para se levar a sério

A entrada da MTV no ar, que já ultrapassou a primeira semana de existência, pode ser considerada tranquilamente uma história bem sucedida.
Quer dizer, não estou garantindo que ela vá modificar toda a divisão de mercado de televisão no Brasil e desbancar a Globo do primeiro lugar de popularidade e investimento publicitário. Nem ela pretende isso.
Mas para quem conhecia como estava a TV Corcovado no Rio, e até acompanha a programação publicitária de emissoras como a TV Rio, canal 13, que também é nova na praça, não deixa de ser impressionante a segurança com que a nova programação da MTV apareceu, apoiada maciçamente por anunciantes como Nestlé, Jeaneration, Skol, TV Stéreo Philips e Bamerindus.
Este grupo pesadíssimo, que bem poderia receber o título de "Heavy Metal" - apesar de o metal aqui ser outro -, ganhou da MTV o nome de anunciantes fundadores, funcionando exatamente como as lojas âncora que shopping center nenhum dispensa de ter antes de começar a vender espaço para o pequeno e médio varejo.
A programação publicitária da MTV - bastante farta em comerciais de alta qualidade criativa e de produção, ou seja, trabalhos de grandes agências e grandes anunciantes - dá mais duas mostras para o mercado publicitário: primeiro, comprova a força comercial e a inteligência de marketing que se esperava do grupo Abril quando viesse com sua tão almejada televisão.
Segundo, registra em altíssimo e muito bom som que a TV segmentada já é uma realidade no Brasil.
A MTV, com sua programação, traz uma estética nova para a televisão, juntando imagens fortes e atualíssimas a um som que ninguém discute que já domina uma parcela enorme do rádio e da vida noturna das capitais brasileiras.
Portanto, não só os mídias de agências, como os criadores e o próprio pessoal das outras emissoras, têm que repensar urgentemente o que se sabia da relação da TV com o espectador brasileiro até hoje.
Vamos aguardar o que os dados do Ibope vão contar.

MKTMIX

• LÚCIA VOLTA AO GLOBO - Lúcia Leme, que já colaborou com o Globo diversas vezes com matérias sobre televisão, assumiu com toda a força e vontade a página de matérias e notícias sobre TV, no lugar de Tetê Nahaz.
Membro do Prêmio Colunistas e colega nossa como apresentadora do programa Intervalo, na TV Educativa, Lúcia Leme é uma das pessoas sérias e corretas a atuar nesse meio.
• FOX COMEMORA 11 ANOS - Quem não lembra da campanha "Tire a roupa para quem você gosta", dirigida por Roni Gotthilf para a Ellus? Foi ela que marcou o início da Fox Propaganda, dirigida por Roni. E este mês ela completa 11 anos, com 12 funcionários e contas como Mitsubishi, Gradiente Informática e Relógios Champion. A expectativa da agência é fechar o ano com um faturamento bruto de Cr$ 120 milhões.
• PHILCO MUDA MARKETING - A Philco passou Laerte Ferraz, que vinha respondendo pela chefia dos Serviços de Marketing, para o comando da recém-criada Gerência de Departamento de Marketing, que agrupa as áreas de Planejamento e Serviços de Marketing. A parte de Planejamento fica sob os cuidados de Mário T. Kudo, até então gerente de propaganda da Philco.
• ZIRALDO CRESCE EM LICENSING - Parece que Ziraldo está novamente voltando a moda entre as crianças, ele que já foi responsável por diversos "cults" dos quadrinhos e cartuns nacionais, como Pererê e Jeremias o Bom. Quem destaca o crescimento de Ziraldo é Laert da Costa Lima Filho, gerente de planejamento e marketing da Petrograph, que comercializa produtos em PVC com o Menino Maluquinho, Super Mãe, Tarzan e, além de começar a produzi-los em produtos de papéis, passou a incorporar o "Bichinho da Maçã", que já foi peça e livro do Ziraldo. Diz ele que de maio até agora, Ziraldo representava 10% do total de vendas de "expressão social" da Petrograph, mas deve crescer a ponto de chegar a 15%.
• BRASIL MELHOR REPRESENTADO NO PLANALTO - Quando noticiei aqui - em primeira mão nacional - a relação das agências pré-qualificadas para atenderem as contas da administração direta do Governo Federal, destaquei minha surpresa pela ausência da carioca Contemporânea e de representantes de mercados tradicionalmente criativos, como Goiás e Belém. A situação, porém, acabou mudando, com o julgamento de recursos dos desqualificados. Não só a Contemporânea entrou como a Mendes, de Belém, e a Cannes, de Goiás.
• MPM FUNDE GREEN COM DECK - Depois que a conta das Casas Pernambucanas (região sul) saiu da Deck acompanhando parte dos seus diretores para a Up Propaganda, a agência ficou bastante esvaziada. O processo terminou afinal esta última semana, quando a agência foi comprada pela MPM para fundir com a Green, que a MPM mantém para atender contas conflitantes.