Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 26/OUT/1990
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Unità completa 1 ano apostando na sua proposta

Qual o melhor formato para uma agência de propaganda num mercado como o do Rio de Janeiro?
Essa é a pergunta que se fazem com muita frequência todos os dirigentes e administradores de agências cariocas, principalmente com as mudanças que o próprio país não para de ter.
Um publicitário que garante que encontrou o seu caminho é Luiz Carlos Lopes, que já dirigiu as agências Professa e Tandem e está completando esta semana 1 ano com sua nova agência Unità.
Diz o Luís Carlos que para as agências pequenas não adianta ficar sonhando com os grandes anunciantes como forma de crescerem, porque elas não têm estrutura de operação e mesmo de bancar o investimento em prospecção para disputar essas contas com as agências grandes, com quem estes clientes já trabalham.
Por outro lado, lembrou Luiz Carlos Lopes, o Rio tem muitas empresas fortes e profissionais que não têm necessidade de serem grandes anunciantes e acabam insatisfeitas nas agências grandes porque lá elas não vão passar de clientes pequenos e não receberão toda a atenção que gostariam.
Por isso, quando saiu da Tandem, Luís Carlos decidiu montar uma estrutura na Unità com condições de prestar assessoria full-service aos seus clientes, mas dimensionada para o anunciante médio e pequeno.
Tanto que, ao contrário da forma tradicional de se remunerar, em que a agência praticamente só tem receita com os custos de criação e os honorários sobre as produções e veiculações dos clientes, ele tem proposto atender estas empresas através de fees mensais que obrigam a agência a dar uma consultoria de marketing e de propaganda para eles.
Dos 15 clientes da Unità, 8 trabalham desta forma, e Luís Carlos garante que, com esta filosofia de administração da agência, ao contrário do que se tem visto por aí no mercado, ele se sente bastante tranquilo com as perspectivas da Unità neste seu segundo ano.
Entre os clientes mais ativos da agência estão Fischer, De Plá, Conpart, Sirius, Concentrados Nacionais, Movie, Carpark, Zappin, Zuhause, Adia, Golden Metais e Native. Com cerca de 20 funcionários, a Unità deve encerrar 1990 com um faturamento em torno de 1,5 milhão de dólares.

Vitalon sai com nova campanha impressa

VitalonO composto vitamínico Vitalon, lançado em setembro do ano passado pela Vepê, terá em outubro nova campanha publicitária se posicionando agora como uma vitamina para beber para toda a família.
O novo conceito - "saúde em família" - estará sendo veiculado a nível nacional em mídia impressa (Veja em SP, Veja Interior SP, Veja Minas, Veja Rio, Cláudia, Máxima, Criativa e Corpo a Corpo), outdoor, painéis de metrô e de estrada, numa campanha produzida pela agência CSK, de S. Paulo.
O Vitalon foi posicionado originalmente para os segmentos de executivos, donas-de-casa e estudantes em fase pré-Vestibular, pessoas que apresentam um ritmo de vida intenso e estressante. A partir de pesquisas realizadas pela empresa este ano verificou­se que as pessoas vem consumindo o Vitalon com um apelo mais emocional do que racional (vitaminas = reposição de energia = saúde), a exemplo do que acontece no Japão e em países europeus, onde similares deste produto são muito consumidos. "As mulheres são as responsáveis pela aquisição da vitamina, comprando o Vitalon a pedido das crianças e dos maridos, completando o círculo da família moderna preocupada com a saúde", segundo Ricardo Guerra, gerente de produto da Vepê.

Salles segura Golden Vida e volta a sorrir no Rio

Esse domingo, com uma veiculação nacional no Fantástico, começou pra valer a campanha publicitária da seguradora Golden Vida, a empresa que surgiu da associação da Golden Cross com o grupo Roma, do empresário Roberto Marinho.
A agência que está assinando a campanha é Salles-Rio, que pertence à família Salles - dos publicitários Mauro Salles e Luís Sales e ao grupo internacional Vendex.
Segundo o diretor geral da agência no Rio, Edeson Coelho, a campanha da Golden Vida vai contar com um investimento beirando uns 2 milhões de dólares. Um valor bastante razoável quando nós falamos de publicidade no Brasil.
Pela expectativa de Edeson, a Golden Vida tem tudo pra virar rapidamente a 3ª maior seguradora de vida do Brasil. Principalmente porque ela conta com todo o gigantesco esquema de vendas que a Golden Cross conseguiu montar em todos os cantos do país. E quem faz marketing nesta terra sabe muito bem que é na distribuição que muita empresa bem intencionada quebra a cara nessa terra.
Mas é bom deixar claro que toda aquela verba estimada de 2 milhões de dólares não passa integralmente pela Salles. A Golden Cross é conhecida no mercado publicitário mais como compradora de serviços de criação e planejamento do que de compra de mídia. Isso porque praticamente não há veículo de comunicação no Brasil que não queira fazer seguro de saúde para os seus funcionários, e daí a uma permuta com a Golden Cross, o passo é curto.
De qualquer maneira, o trabalho da Salles para a Golden Vida, mais a entrada da conta do Bob's do Rio na Salles - depois que fechou a agência GTM&C -, e ainda a expansão do hotel Intercontinental como anunciante, já estão sendo suficientes pra Edeson Coelho voltar a ver a agência com muito otimismo, e a esperança de que este ano ela já tenha um resultado positivo sobre o faturamento de 1989, e até 1991 volte a ser tão grande no Rio quanto era antes de perder as contas da Brahma e do Bradesco.

Abbott lança três tipos de gelatinas para o verão 91

SucarylA divisão de consumo da Abbott está lançando no final deste mês em todo o país três sabores exclusivos de gelatinas da linha de sobremesas Sucaryl, à base de ciclamato e sacarina.
O objetivo destes lançamentos, segundo Laís Helena Favaro, gerente de produtos da divisão de consumo da Abbott, é "complementar a linha de sobremesas Sucaryl, líder de mercado neste segmento, com sabores adequados ao verão brasileiro, como frutas tropicais, maracujá e maçã verde".
A linha Sucaryl liderou no último ano o segmento de gelatinas dietéticas, com 28% de participação (as gelatinas dietéticas representaram 70%, do mercado de sobremesas diet em 89, segundo a Abiad - Associação Brasileira da Indústria de Alimentos Dietéticos).

MKTMIX

• P&E VOANDO ALTO - A Pubblicità & Esquire se adiantou e, numa operação conjunta de suas unidades São Paulo, Rio e Brasília, conquistou a conta da nova Vasp, agora pertencente ao Grupo Canhedo e aos funcionários da companhia aérea. A campanha de comunicação da nova estrutura, recém veiculada, já foi faturada pela P&E, que está preparando, para antes do fim do ano, uma campanha de serviços com mídia bastante ampla. A verba da Vasp deve estar em torno de 4 milhões de dólares ao ano.
• CONDE DECIDE AGITAR PEPSI ­ Ronaldo Conde, que de diretor de criação da Almap/BBDO no Rio tornou-se agora o comandante máximo da conta da Pepsi na agência, decidiu dar uma sacudida na estrutura do atendimento, trocando seu pessoal. Quem passa, então, a cuidar de dia-a-dia da Pepsi na Almap/BBDO é Lia Mônica (ex-JWT) e Eliana Gouveia (ex-Pubblicità), ambas reportando-se a Ronaldo.
• FREE SE REFORMA - De volta de sua experiência no marketing político mato-grossense, Paulo de Tarso alterou toda a sua agência Free Propaganda. Na criação, por exemplo, saiu Alcides Fidalgo e entrou Classir Scorzato, que voltou de São Paulo.
• PÉ DE PATO, MANGALO TRÊS VEZES - Que as bruxas estão soltas, ninguém duvida. E o Clube de Criação do Rio vai assumir esta realidade abertamente na próxima terça-feira, no bar Paba's, quando acontecerá o Halloween da Criação. num agito que a promoter do CCRJ, Patrícia, já está tratando de cuidar, mesmo sem sair da cama onde convalesce de uma apendicectomia. Ela promete várias surpresas, inclusive a possibilidade de que alguns criadores apareçam vestidos de bruxos.
Marcello Silva, por exemplo, garante que não vai deixar por pouco.
• ELEIÇÃO ENTERRA OS MARKETEIROS POLÍTICOS - Muita gente vai ter que rever seus conceitos do que é marketing político depois desta massacrante eleição para deputados. Os resultados foram assustadores, inclusive para a turma da área. lvan Portugal, da Assessor, ficou com 4903 votos. Mas impressionante mesmo foi Nahum Sirotsky, irmão de Sani e tio de Nélson Sirotsky, que levou só 52 votos. Cinquenta e dois mesmo!
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