Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 28/SET/1990
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

ABP abre inscrições para seu 12º Festival de Filmes

Está aberta a temporada de caça a prêmios da publicidade brasileira em 1990.
A ABP - Associação Brasileira de Propaganda está lançando esta semana o seu 12º Festival Brasileiro do Filme do VT Publicitário, o primeiro concurso que vai colocar em julgamento no Brasil os trabalhos deste ano confuso que está sendo 1990.
Um ano de recessão prometida e que atingiu em cheio alguns setores da economia - como o da construção civil, que trabalha com produtos caros e teve que praticamente parar de anunciar. Mas deixou outros excitadíssimos, ou, no mínimo, inalterados, como os de varejo e de produtos de consumo de massa, que continuaram anunciando muito bem, obrigado, e fazendo vários lançamentos.
Mas eu disse lá em cima que o festival da ABP é o primeiro a analisar os trabalhos deste ano porque ainda virão muitas outras premiações de propaganda por aí.
O prêmio parece ser a cenoura psicológica que se coloca na frente do criador publicitário, que tem no diploma a melhor forma de tornar conhecido o seu talento, já que ele não assina a propaganda que cria, nem leva para casa os lucros dos produtos que ajudou a vender.
Quer dizer, um comercial pode até fazer mais sucesso que o capítulo da novela do Sílvio de Abreu ou do Benedito Ruy Barbosa, só que ninguém vai saber quem fez.
E o prêmio da ABP este ano vem com toda a força. A presidência do festival entregue a Alex Periscinotto, diretor de uma das maiores agências brasileiras, a Almap, e que ganhou uma experiência enorme em eventos culturais no ano passado, quando foi o presidente da Bienal de São Paulo.
A escolha do paulista Alex Periscinotto para presidir um festival no Rio foi uma jogada muito inteligente da ABP, que é sediada aqui. Primeiro, porque vai ser mais fácil conseguir assim o apoio aas agências paulistas, aumentando a representatividade do concurso. E segundo porque Alex está planejando transformar o festival, que vai acontecer em novembro, que ainda é baixa temporada hoteleira, em um grande evento de interesse turístico, para trazer ao Rio também os publicitários e não só seus filmes.
Entre outras coisas, Alex promete trazer o rolo de vencedores de Cannes 1990, os rolos internacionais da BBDO, da Ogilvy & Mather e da Young & Rubicam, além de algumas personalidades da propaganda internacional, para dar palestras aqui no Rio, o que há muito tempo não acontece.
Quem sabe estamos próximos do grande passo para o Rio de Janeiro ter seu tão sonhado festival internacional de propaganda com a importância que tem hoje festivais publicitários como o de Cannes e o de Nova York.
Se acontecer, o Brasil e propaganda brasileira só vão ter a lucrar.
Para conseguir maiores informações sobre o Festival da ABP, ligue para a entidade, pelos telefones (011) 233-1197 e 233-1492.
HOLLYWOOD
Do lado internacional, o festival que abre inscrições agora é o de Hollywood, que leva o nome de 31st International Broadcasting Awards.
As inscrições vão até o dia 7 de Dezembro próximo, e a festa de entrega dos prêmios - os troféus "Spike"­ será dia 21 de Março de 1991, no Beverly Hilton Hotel.
Os organizadores do 31º IBA distribuíram 25 mil kits de inscrição para seu festival (organização internacional é isso!), alcançando cerca de 100 países. Mas se a agência ou a produtora do leitor não tiver recebido o seu e estiver interessado pode solicitar para o IBA, que fica na 5115 Laurel Canyon Boulevard, Suite 202; North Hollywood, CA 91607. O telefone é (818) 769-4313 e o FAX 818) 509-1262.

João Bosco agita Minas com sua nova agência

Zarabatana para ArezzoUma nova agência de propaganda começa a agitar o mercado mineiro de propaganda. É a Zarabatana, criada há dois meses por um profissional de criação conhecido do mercado carioca - João Bosco Franco - em sociedade com a diretora de arte Silvana Machado Coelho (que fez dupla com o Nizan Guanaes na DM-9) e Olga Guimarães Moreira, uma produtora gráfica que veio da SMP&B, agência que foi por três anos seguidos Agência do Ano do mercado mineiro, com um nível de qualidade de produção impecável.
João Bosco tem definido a Zarabatana como "uma agência a menos no mercado", pois não se comporta como as agências tradicionais, já que realiza trabalhos não só para seus clientes como para outras agências que a contratem. Neste caso, como bureau de propaganda, a agência já fez duas campanhas para o Bamerindus, através da Umuarama de Curitiba, alguns projetos para agências de Minas e de Brasília e já começa a receber pedidos de agências cariocas.
O principal cliente fixo da Zarabatana é a Arezzo, em Belo Horizonte e em suas franquias através do país. Este mês, para este cliente, a Zarabatana está lançando uma campanha de apresentação dos tênis importados Arezzo, com uma página dupla em Veja (que ilustra esta matéria) e anúncios de 1 página em jornal.

Nova York premia campanha carioca inédita no Rio

Giovanni para Homesat: Copa do MundoUm dos prêmios que o Brasil trouxe recentemente do 7th International Advertising Festival of New York, apesar de ter sido de uma agência carioca, a Giovani, não chegou a ser visto no Rio.
Foi a campanha criada para o fabricante de antenas parabólicas Homesat, e que teve veiculação apenas em São Paulo, durante a Copa do Mundo, o que motivou os títulos dos pequenos anúncios de 2 colunas por 13 centímetros: "Na trave", "Pênalti" e "Gol do Brasil". Este último, obviamente, um anúncio mentiroso, porque nem com antena parabólica Homesat alguém conseguiu ver.
A criação da Campanha foi de Marcos Silveira, diretor de criação da Giovanni, e do diretor de arte Wilson Nóbrega.

MKTMIX

• COLUNA BRAZILlENSE - O Correio Braziliense, jornal líder de tiragem na capital federal, voltou a ter uma coluna de propaganda, agora chamada "Correio Publicitário", saindo todas as segundas-feiras e assinada em conjunto pelo seu antigo redator, Maurício Dinepi, e por Fernando Vasconcelos, que por muitos anos escreveu uma coluna no concorrente Jornal de Brasília. Quem quiser mandar notícias para o Fernando Vasconcelos deve escrever para a Meio & Mídia Consultoria, ao SCS-Ed. Venâncio 2000 BI. B·nº 50 salas 602-4. CEP 70333 - Brasília-DF. Fones (061) 226-0963.e 226-1041 e FAX (061) 225-9380. E para Maurício Dinepi, o endereço é o do Correio Brasiliense, ao SIG-Qd. 02 - Lotes 300/350 – Ed. Edilson Cid Varela, CEP 70610 - Brasília - DF fone (061) 321-1314 e FAX (061) 321-3864.
• CHICLETE MALUQUINHO - A Zappin, empresa responsável pelo licenciamento das criações do cartunista Ziraldo, licenciou a utilização do personagem para a Concentrados Nacionais S.A./RJ para a fabricação e distribuição do chicle Maluquinho com o conhecido personagem que hoje tem até sua revistinha em quadrinhos. A agência responsável pela campanha, que entrará no ar em outubro, inclusive com televisão, é a Unità Comunicação, que estima alcançar uma venda do produto na casa de 60 milhões de unidades por mês.
• MÔNICA E CEBOLINHA ENTRAM NA DANÇA - O lançamento da Dancing Flower, pela Estrela no Brasil deu à Tectoy, outra fabricante de brinquedos, a ideia de adaptar a estrutura a bonecos que dancem e este é o lançamento da empresa para o dia da criança, sob a forma de mais um licenciamento de personagem infantil: o Dancing Cebolinha e a Dancing Mônica. A campanha foi criada pela Fox Propaganda e já está em veiculação pelas TVs. Cada boneco dançante custa a bagatela de Cr$ 5 mil.
• COLLOR AJUDA BTICINO - Jean Luc Jadou, gerente de marketing da BTicino, empresa multinacional italiana do setor de material elétrico de instalação, conta que, após o Plano Collor, a empresa já alcançou 30%, do seu faturamento anual, de cerca de US$ 25 milhões. Acreditando no mercado a BTicino está investindo US$ 1 milhão no programa de comunicação do lançamento de sua nova linha "forma", para o segmento de interruptores de luxo. Acreditem ou não, o mercado nacional é da ordem de 95 milhões de interruptores vendidos por ano.
• CLIPPING PAULISTA - Surgiu em São Paulo mais uma empresa de seleção de notícias e clipping, a Central de Notícias, que promete um resultado "que foge ao padrão amadorístico que impera no setor", nas palavras corajosas do seu diretor de atendimento Dr. Ramos. Mas vai ser fácil saber se ele tem razão ou não. Vamos testar o serviço, dando ao Dr. Ramos uma semana para escrever para esta coluna comprovando que leu esta nota. Se a Central de Noticias passar no teste, eu publico aqui o endereço dela, com o maior prazer.
• APROVEITANDO A DEIXA - O endereço de correspondências da coluna é Rua Visconde Silva. 156 Cob. 701. CEP 22271. Rio de Janeiro, RJ. E o telefone para falar comigo é o (021) 552-4141, em horário comercial.
• BRASIL ASSUME A NIELSEN LATINA - Após cinco anos à frente das operações da Nielsen Serviços de Marketing no Brasil, o italiano Andrea Buscaglia, 42 anos, foi indicado para ocupar o cargo de diretor da América Latina. Buscaglia conseguiu fazer a Nielsen brasileira crescer 200% em cinco anos mais do que todos os 26 escritórios internacionais da empresa.