Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 31/AGO/1990
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Colunistas-Produção tem inscrições prorrogadas

A Abracomp-Associação Brasileira dos Colunistas de Marketing e Propaganda decidiu ontem, ao final da tarde, prorrogar o prazo de inscrições do IV Prêmio Colunistas-Produção para até 13 de setembro próximo, com o fim de compensar o atraso na distribuição dos Kits de Inscrição em algumas regiões do país.
O Colunistas-Produção é a mais importante premiação nacional da área de produção publicitária, e sua característica é destacar a qualidade de realização dos trabalhos, independente do nível de sua criação. Além disto, o concurso identifica e homenageia os profissionais da área de produção que normalmente são anônimos nas fichas técnicas dos press-releases e dos concursos publicitários, como atores, montadores, cenógrafos, figurinistas e tantos outros.
Podem concorrer ao IV Prêmio Colunistas-Produção comerciais, fonogramas, fotografias e ilustrações produzidas por profissionais ou empresas sediadas no Brasil, e finalizadas até 30 de junho de 1990, independente de já haverem ou não sido veiculadas comercialmente.
As produtoras e estúdios que não tenham recebido no Rio de Janeiro o Kit de Inscrição podem solicitar a este colunista, pelos telefones 552-4141 ou 286-2515.

Propaganda ganha espaço em rádio no Panorama Brasil

O programa jornalístico Panorama Brasil, que Sidney Resende e Ricardo Bueno comandam com sucesso cada vez maior todas as manhãs, das 7 às 10 horas, na Rádio Panorama FM, ganha a partir da próxima terça-feira um espaço sobre propaganda e marketing, assinado por este colunista.
Serão duas inserções semanais - às terças e às sextas - que ampliam esta pequena contribuição à divulgação da boa propaganda e do bom marketing, que já tenho procurado levar adiante em jornal aqui no Monitor Mercantil e em TV no programa Intervalo, aos domingos pela TV Educativa, sob a claquete do nosso diretor Carlos Alberto Vizeu.
Aproveitando a deixa, lembro que estou às ordens para receber notícias e sugestões de pautas dos leitores/ouvintes/espectadores, desde que as enviem para o endereço correto: Rua Visconde Silva. 156 cob. 701, CEP 22271. Rio ­ RJ. Ou que falem comigo pelo telefone (021) 552-4141, em horário comercial.

Standard para Technos: Ataque SubmarinoStandard faz comercial em russo para a Technos

Até há bem pouco tempo, ninguém poderia imaginar ver na televisão brasileira um militar russo cantando o hino da Internacional Socialista.
Mas isto é o que está acontecendo no novo comercial "Ataque Submarino", criado pela Standard Ogilvy & Mather para a Technos Relógios, e no qual os tripulantes de um submarino russo surpreendem-se ao captar no sonar o relógio Technos Diver funcionando perfeitamente a 150 metros de profundidade. Sem saber que ele está apenas no pulso de um mergulhador profissional, um marinheiro apavora-se com a possibilidade de estar sendo atacado, e canta o hino antes de morrer pela pátria.
O filme, criado por Luiz Vieira e dirigido por Flávia de Moraes, é repleto de elementos que o fazem parecer retirado de um longa-metragem: o cenário reproduz aos detalhes o interior da cabine de operações do submarino; os atores parecem autênticos militares soviéticos saídos dos filmes de Eisenstein ou do recente "Caçada ao Outubro Vermelho"; o russo que eles falam foi trabalhado exaustivamente por um intérprete soviético para eliminar o sotaque brasileiro; e o uso de legendas em português acaba por reforçar esta sensação de uma obra cinematográfica.

Propaganda coincidente: culpa ou fatalidade?

Existe um conceito muito difundido em dramaturgia que diz que não existem histórias novas.
O que ainda pretendo descobrir é se em propaganda a coisa funciona da mesma maneira.
Isso porque volta e meia aparece uma "denúncia" ou "reclamação" (depende do ângulo que se quiser ver) de coincidência enviada aos colunistas publicitários. Só esta semana chegaram duas aqui para a coluna.

"Em julho deste ano, a Umuarama criou um anúncio para um novo produto do Bamerindus, dirigido a empresas: "Vendor Bamerindus, O toma lá dá cá que a sua empresa precisa para vender a prazo e receber à vista".
"Um mês depois, o Bradesco veiculou outro anúncio, para o seu produto cobrança, também destinado a pessoas jurídicas":
"Cobrança Bradesco, Toma lá, dá cá".
"Mais uma coincidência, destas que acontecem em propaganda".

A outra veio mais de perto. Da carioca Premium Propaganda, através de seu diretor Gabriel Botafogo, cuja carta reproduzo a seguir.

"Não somos daqueles que julgam como plágio as coincidências que ocorrem na propaganda"
"Assim é que ao tomarmos conhecimento da nova campanha da Rede Bob's, de título BIG BOOM, nos lembramos, de imediato, da campanha que nós da Premium fizemos em outubro/89 para o nosso cliente Lojas Arapuã": "BIG BOOM Brastemp/Arapuã - um estouro de promoção que dá Vale-Compra de até 90%".
"Devemos dizer que a campanha, na época, foi sucesso de venda e que agora estamos verificando que deixou também um excelente recall".
"Registrado o fato, queremos desejar à Rede Bob's um excelente resultado em sua nova campanha, tão bom quanto o que obtivemos para o nosso cliente Lojas Arapuã".
Premium para Arapuã: Big Boom
Premium para Arapuã: Big Boom

MKTMIX

• SE A MARCA É CICA... - ...a propaganda é do Olivetto, que pegou toda a conta da empresa esta semana, como resultado da aquisição da Cica pela Bombril, cliente da W /Brasil desde que Washington Olivetto era pequeninho.
• ACABOU-SE A GTM&C - Foi house da Lorenzetti durante anos, com o nome de Grupo de Trabalho em Marketing e Comunicação. Abriu-se para o merca do. Ganhou prêmios para clientes como a própria Lorenzetti, para Valisére, para Rhodia e muitos outros. Deixou de ser house. Deixou de ter a conta da Lorenzetti.
Teve briga e separação dos principais diretores. Foi vendida em parte para a Salles. Virou "segunda-agência" da Salles. Foi piorando na comunicação. Foi absorvida no que restava pela estrutura da Salles esta semana. E acabou.
• DE VOLTA PARA O DINHEIRO - A Globotec desiste de novo de investir no Rio de Janeiro, e muda-se de novo para a sempre endinheirada praça de São Paulo. Com isso fecha a sua tradicional simpática e de tão boas lembranças (só eu gravei uns três comerciais lá...) casa da Rua Pacheco Leão e Nélson Gomes passa a atender na Rua ltapiru, 1209, onde as empresas Globo já mantêm a sua editoria (ex-Rio Gráfica).
Com a redução da equipe carioca, muita gente boa da Globotec fica disponível no mercado. Quem for esperto corre lá e arremata antes do concorrente.
• ETA GENTE INTERESSEIRA- - Na festa do Profissionais do Ano, quarta-feira, o Arlérico Jacome, atual vice-presidente da Setembro, comentava divertido comigo que agora, muita gente que nem olhava pra ele enquanto ele era colunista, fica sorrindo quando encontra e ainda mandando currículos. Coisa feia, gente.