Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 27/JUL/1990
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Prêmio Produção-90 divulga regulamento

A Abracomp–Associação Brasileira dos Colunistas de Marketing e Propaganda já está considerando abertas as inscrições para o IV Prêmio Colunistas-Produção, o concurso que a entidade criou para estimular o aperfeiçoamento da produção publicitária brasileira, independente da criação entregue pela agência.
A partir da próxima semana, as produtoras e estúdios de todo o Brasil estarão recebendo cópias das Fichas de Inscrição e da Orientação para Participação. Para facilitar o trabalho de organização dos interessados. a Janela está reproduzindo hoje esta Orientação.

IV PRÊMIO COLUNISTAS-PRODUÇÃO

Orientação Geral para a Participação.
I – PRAZO DAS INSCRIÇÕES
Todos os trabalhos, com os documentos de inscrição, preenchidos e taxas de inscrição devem ser entreguem em qualquer das Secretarias da Abracomp, impreterivelmente até 30 de Agosto de 1990.
II – CONDIÇÕES PARA INSCRIÇÕES
Só poderão concorrer ao IV Prêmio Colunistas-Produção as peças publicitárias ou promocionais.
1 – Produzidas por profissionais ou empresas sediadas no Brasil.
2 – Finalizadas até 30 de junho de 1990, independente de já haverem ou não sido veiculadas comercialmente.
3 – Que não tenham sido inscritas em qualquer julgamento anterior do Prêmio Colunistas Produção.
III - COMO FAZER AS INSCRIÇÕES
As inscrições podem ser feitas por qualquer pessoa física ou jurídica ligada às peças em questão.
No ato da inscrição, o concorrente deverá apresentar, numa das Secretarias da Abracomp, junto com os trabalhos, os seguintes documentos, preenchidos à máquina e assinados:
1 - Carta de Inscrição.
2 - Formulário de Inscrição.
3 - Uma Ficha Técnica para cada trabalho concorrente.
Observações:
a) A Ficha Técnica não deve ser colada no verso nem na embalagem do trabalho. Ela será entregue solta, junto com os demais documentos no ato da inscrição.
b) Para vias adicionais da Ficha Técnica, faça xerocópias da original enviada no kit, ou solicite à Secretaria da Abracomp da sua Região.
IV - COMO IDENTIFICAR OS TRABALHOS
Todos os trabalhos inscritos devem ter em seu verso, ou em sua embalagem, uma Etiqueta com a identificação do nome da produtora, o estúdio, do título do trabalho, da Grande Área e do Segmento de Mercado a que concorre.
No caso de cassetes de VT que contenham mais de um comercial inscrito no mesmo Segmento de Mercado, deverá ser afixada, na embalagem, uma Etiqueta para cada comercial.
V - COMO PREPARAR OS TRABALHOS
1 - COMERCIAIS: em 16 mm, com som ótico, sem "start" e fora de carreteis; ou em cassete no formato U-matic e sistema de cor Pal-M.
Obs: No caso de a produtora ou o profissional inscrever mais de um COMERCIAL em um determinado Segmento de Mercado, eles poderão ser apresentados em um mesmo cassete, separados entre si por 3 segundos de "fade" e ordenados alfabeticamente pelos nomes das respectivas agências.
2 - FONOGRAMAS: para spots, jingles e trilhas destinadas a utilização em rádio, as peças deverão ser apresentadas em carretel, gravadas na velocidade de 7,5 pol/seg.
Para a inscrição de trilhas destinadas a utilização em comerciais de TV ou cinema, a produtora ou profissional deve, OBRIGATORIAMENTE, apresentar a peça final, em filme 16 mm ou cassete U-Matic, que, por sua vez, deverá ser entregue de acordo com as suas próprias especificações (ver acima).
3 - FOTOGRAFIAS, através de recortes ou provas do anúncio, folheto, relatório, material promocional ou outro trabalho no qual foram utilizadas, e que serão montados em cartão rígido com margem mínima de 5 cm de cada lado.
Obs.: É permitido à produtora ou profissional responsável pela inscrição anexar uma prova fotográfica do trabalho original em papel esmaltado, em dimensões que não excedam 30 cm X 40 cm.
4 - ILUSTRAÇÕES: através de recortes ou provas do anúncio, folheto, relatório, material promocional ou outro trabalho no qual foram utilizadas, e que serão montados em cartão rígido com margem mínima de 5 cm de cada lado.
VI - PREÇO DAS INSCRIÇÕES.
1 -Comerciais: 70 (Setenta) BTNFs por peça.
2 - Fonogramas: 30 (Trinta) BTNFs por peça.
3 - Fotografias: 10 (Dez) BTNFs por peça.
4 - Ilustrações: 10 (Dez) BTNFs por peça.
Obs: Não há inscrição de "séries" ou "campanhas". Cada trabalho concorre isoladamente.
VII - LOCAIS DE INSCRIÇÕES E INFORMAÇÕES NO RIO
Na Dinâmica de Comunicação, à Praia de Botafogo, 340 grupo 210, no Rio de Janeiro, com o telefone (021) 552-4141.
VIII - OS PRÊMIOS DOS COLUNISTAS.
1 - Em cada um dos segmentos de Mercado de cada Grande Área relacionada no item IX, o Júri poderá conceder um Diploma de Ouro, e um ou mais Diplomas de Prata e de Bronze.
1.1 - Na grande área de "Fonogramas" haverá a subdivisão em "Jingle", "Spot" e "Trilha", para efeito de premiações dos Segmentos de Mercado.
2 - Entre os trabalhos merecedores de Ouro nos diversos Segmentos de Mercado, o Júri escolherá as peças que receberão o Grande Prêmio de cada Grande Área.
3 - Poderão ainda ser concedidos, em cada Grande Área, os seguintes Destaques Especiais aos trabalhos dos profissionais envolvidos com o processo de produção:
3.1 - Comerciais: Direção, Produção, Direção de Arte, Montagem/Edição, Fotografia, Cenografia, Figurinos, Maquiagem, Casting, Interpretação, Efeitos Especiais, Trucagens, Animação e Computação Gráfica.
3.2 - Fonogramas: Música, Letra, Arranjo, Solo Vocal, Solo Instrumental, Locução/Interpretação e Efeitos Especiais.
3.3 - Fotografia: Fotografia, Produção de Cena, Figurinos, Maquiagem/Penteado, e Efeitos Especiais.
3.4 - Ilustração: Original em Cores e Original em P&B.
4 - Entre os trabalhos merecedores de Destaques Especiais em cada Grande Área, o Júri escolherá as peças que receberão os Grandes Prêmios de cada atividade especifica.
5 - O júri poderá conceder os Grandes Prêmios de Produtora ou Estúdio do Ano àquelas empresas que mais tiverem se destacado ou contribuído para o aprimoramento e a valorização da produção publicitária brasileira em cada uma das quatro Grandes Áreas.
IX - CATEGORIAS PARA INSCRIÇÕES:
IX.I - Grandes Áreas
1 - Comerciais
2 - Fonogramas
3 - Fotografia
4 - Ilustração
IX.II - Segmentos de Mercado:
01 - de Alimentos.
02 - de Bebidas Alcoólicas.
03 - de Bebidas não Alcoólica - refrigerantes, café, leite, chá e afins.
04 - de Beleza - cosméticos, perfumes. toucador e afins.
05 - de Bens, Serviços e Produtos para a Agropecuária.
06 - de Bens, Serviços e Produtos para o Escritório.
07 - de Bens, Serviços e Produtos para a Indústria.
08 - de Brinquedos, Jogos e Instrumentos musicais.
09 - de Cama, Mesa e Banho - produtos e serviços.
10 - de Cigarros e Tabaco.
11 - Comunitário
12 - de Comunicação, Cultura e Educação - produtos e serviços.
13 - de Eletrodomésticos.
14 - de Esporte - material, roupa e equipamento esportivo.
15 - Farmacêutico e de Saúde - produtos e serviços.
16 - Financeiro e de Seguros - produtos e serviços.
17 - de Foto, Cine e Ótica - produtos e serviços.
18 - Imobiliário.
19 - de Informática - produtos e serviços.
20 - Institucional e Corporativo,
21 - de Limpeza e Manutenção do Lar - produtos e serviços.
22 - de Moda e Vestuário - produtos, comércio e serviços.
23 - de Móveis, Decoração e Utensílios Domésticos - produtos e serviços.
24 - de Política e/ou Eleições.
25 - de Produtos, Comércio e Serviços Automotivos.
26 - de Produtos de uso pessoal - relógios, canetas e afins.
27 - de Serviços Públicos e Comunicação do Governo.
28 - de Trade (públicos intermediários e revendedores).
29 - de Transportes, Viagens, Lazer e Turismo.
30 - de Varejo de Grande Porte ­ Lojas de Departamentos, Redes de Lojas, Shopping Centers e Supermercados.
31 - de Varejo de Pequeno e Médio Porte - apenas os não relacionados nos demais Segmentos de Mercado.
32 - de Veículos de Uso Pessoal - automóveis, motos e afins.
33 - de Veículos de Uso Profissional - caminhões, utilitários, ônibus e afins.
34 - de Vídeo e Som - produtos, serviços e suprimentos.
35 - de Mercado Diversos - apenas produtos e serviços que não se encaixem em nenhum dos segmentos de mercado anteriores.

Abril Vídeo dubla para ganhar mercado

A Abril Vídeo está lançando este mês uma versão do filme "Uma Cilada para Roger Rabbit" dublada em português, numa demonstração de atenção a um problema de marketing que o filme vinha tendo nas locadoras.
Como excepcional trabalho de animação, Roger Rabbit tem um enorme potencial de interesse para as crianças que, no entanto, estavam impedidas de assisti-lo pois nem no cinema o filme foi exibido dublado.
O trabalho de dublagem do Roger Rabbit foi um dos mais precisos e delicados já realizados no Brasil. Para se ter uma ideia, demorou mais de 6 meses para ficar pronto. Isto porque todas as vozes do filme tiveram que ser aprovadas por Steven Spielberg, dono da Amblin Entertainment.

Novidade na Alpha

A Alpha Publicidade está ampliando seus recursos, tanto técnicos quanto humanos, para se transformar em um meio de comunicação completo, direto e criativo entre o produto e o mercado, como afirma seu diretor executivo, Climério de Lima.
Além de equipamentos que garantem um perfeito afinamento com as últimas novidades do mercado, a Alpha contratou os serviços de Afonso Fernandes para ocupar a cadeira de diretor do Departamento de Criação. Segundo o diretor financeiro, Paulo Roberto Maia, isso capacitou a empresa a oferecer todos os serviços de comunicação que uma empresa precisa, com sofisticação.

MKTMIX

• NESSA WASHINGTON NÃO INOVOU - Vamos restaurar uma verdade histórica: não foi a W/Brasil, do Washington Olivetto, a primeira agência a assinar um comercial de televisão neste país. O privilégio desta ousadia foi da baiana GFM/Propeg, do Rodrigo Sá Menezes, há quase 10 anos, em comerciais que chegaram a ganhar diversos prêmios, e que incluíam, no canto do vídeo, o "P" estilizado da agência.
• QUEM DECIDE É O CLIENTE - De qualquer maneira, é ridícula e vergonhosa a maneira como o assunto vem sendo tratado pelos publicitários concorrentes de Washington, como se a decisão afetasse a estrutura do mercado publicitário. Convenhamos que este é um problema que só deveria dizer respeito aos clientes da W/Brasil ou de qualquer outra agência. Se o cliente aceita a inclusão da assinatura, o problema é dele. Que mania que certas pessoas ainda têm de querer "regular o mercado", como se fossem donas da verdade.
• JODAF MUDA TUDO - O diretor de comerciais João Daniel Tikhomiroff está de mudança para a Espanha, onde, em Barcelona, abrirá uma nova produtora de filmes publicitários. O escritório da Jodaf no Brasil ficará sendo presidido por seu irmão Hugo, tendo como diretores Rodolfo Vanni (ex-DPZ) Renato Rossi (ex-Fame) e Mara Mourão (ex-assistente de João). E, no Rio, fica rompido o acordo com Chico Abreia, que volta a assinar como Yes-Rio, sem o nome Jodaf.
• TAPETE DA RONARI VOOU - E pousou na Casa da Criação, que já está veiculando a nova campanha do anunciante, na qual é oferecido um Certificado de Garantia de colocação por um ano.
• VIZEU MOSTRA QUE É BOM PARTIDO - Carlos Alberto Vizeu está orgulhosíssimo porque sua produtora TeleTape conseguiu o feito inédito de ser a responsável pela campanha publicitária de dois partidos ao mesmo tempo no Rio: o PL e o PFL. A TeleTape está trabalhando em tudo, dos textos à finalização.