Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 08/DEZ/1989
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Estão de volta os concursos de logotipos

O Consórcio Luqui­Bandeirantes, do Luciano do Valle, está convidando os sócios dos Clubes de Criação do Rio e de São Paulo para criarem o logotipo da "Copa do Craque" um torneio de futebol que vai reunir as seleções de jogadores que já não jogam mais profissionalmente na Argentina, Polônia, Holanda, Itália e Brasil.
Os trabalhos deverão ser entregues em versão a cores e em preto & branco, montados em cartão medindo 40 cm x 40 cm, identificados apenas através de um pseudônimo em seu verso. Como em outros concursos do gênero, a identificação correta do autor deve ser colocada junto com seus dados pessoais em envelope lacrado e que tenha o pseudônimo escrito na parte externa.
O trabalho vencedor dará ao criador uma passagem de ida e volta à Itália, sem obrigação de ter que assistir à Copa do Mundo em 1990. O julgamento será feito dia 18 de dezembro em São Paulo. Participarão do júri 3 membros do CCRJ, 3 do CCSP e 1 do Consórcio Luqui-Bandeirantes. O regulamento não diz se os jogadores podem concorrer.
As inscrições estarão abertas até o dia 14 próximo. No Rio, as peças podem ser entregues na Contemporânea (Av. Pasteur, 431, CEP 22290, Urca, tel. 295 0303), onde também podem ser conseguidas cópias do regulamento do concurso na integra, com Mauro Matos, o nosso presidente.

Luiz Carlos Lopes já tem nova agência

O publicitário Luiz Carlos Lopes, que já foi diretor da Professa e da Tandem, já está com sua nova agência em plena operação.
O nome escolhido para esta nova fase de Luiz Carlos foi Unità Comunicação, e na equipe estão vários dos profissionais que atuavam na Tandem antes da cisão, como o atendimento Cássio Henrique Lopes e o redator Octávio Moreira Lima, que se tornou diretor de criação da nova agência.
A Unità está em São Cristóvão, à Rua General Argolo, 12, com os telefones 580-9326 e 580-9426. Mas Luiz Carlos Lopes está procurando um andar corrido em algum prédio comercial da zona Sul para transferir a agência no próximo ano. Em São Cristóvão faz muito calor.

Contemporânea compra passe de Evandro Barreto.

Evandro BarretoEvandro Barreto, ex-Vice-Presidente da Artplan Publicidade e um dos mais experientes profissionais da propaganda carioca, acaba de ser contratado pela Comunicação Contemporânea para, a partir do próximo dia 18, exercer a Supervisão de Planejamento e Operações da agência.
Emprestar seu talento ao melhor fluxo interno de ideias, adequar projetos técnicos, integrar objetivos e fazer fluir informações são algumas das missões do cargo que Evandro Barreto ocupará na Contemporânea, visando a manter o padrão de trabalho da agência no mais alto nível nacional.
Além da vice­presidência e da diretoria técnica da Artplan, Evandro Barreto traz na sua bagagem profissional a vivência de Diretor de Criação da Standard Ogilvy & Mather e Diretor de Comunicação do Rock in Rio Festival, evento que atraiu um público de 1 milhão e 400 mil espectadores em 10 dias, 1.283 jornalistas credenciados e cobertura na imprensa de 28 países.
Como executivo de agência, homem de planejamento e criação e consultor de marketing, Evandro Barreto conquistou 250 prêmios nacionais e internacionais, entre os quais o de Profissional de Planejamento do Ano, conferido pela Associação Brasileira de Propaganda em 1984.

Mulheres abrem a boca para Collor e Lula ouvirem

A VS Escala começa a exibir pela TV a partir da semana que vem um comercial de 30" para o Conselho Nacional dos Direitos da Mulher, procurando sensibilizar os dois candidatos à presidência - Collor e Lula ­ para os problemas que a mulher ainda enfrenta no país.
Dirigidos por Mendel e produzidos pela Teletape, os comerciais - diz o comunicado da VS Escala ­ são assinados pela equipe de criação da agência em conjunto, por eles "acreditarem que a mensagem que eles passam representa o pensamento de todos". O comunicado da agência, por outro lado, não esclarece se é a primeira vez que esta unanimidade acontece lá em relação aos trabalhos produzidos até hoje.
Um dos filmes mostra a mão de uma mulher marcando a cédula eleitoral. Em off, a mensagem diz: "Quem vai decidir entre os dois candidatos a presidente neste segundo turno serão os votos tanto de homens quanto das mulheres. Os dois têm a mesma importância. Os dois têm o poder de fazer o próximo Presidente da Republica. Nós não podemos esquecer que em tudo na Sociedade Brasileira as coisas precisam ser assim. Poderes iguais, forças iguais, direitos iguais. Responsabilidades iguais".
O segundo comercial será veiculado após o resultado do 2º turno e mostra a atriz Lúcia Abreu (a apresentadora do programa Intervalo) em um púlpito presidencial, fazendo este discurso:
"Não se esqueça que foi também graças aos votos de nós, mulheres, que V. Exa. chegou ao poder. Com promessas em relação a violências, que somos vítimas, e aos nossos direitos à educação, saúde e trabalho. Nós acreditamos nestas promessas. Por isso o elegemos. Nós não vamos nos esquecer".

MKTMIX

• NOVO CLIENTE DEIXA CBBA VAIDOSA - A CBBA-Rio ganhou a concorrência da Amazon do Brasil, para a qual cuidará da linha de maquiagem e tratamento de beleza Clinance. O lançamento está previsto para março próximo.
• BOM TEMPO FICA MELHOR EM SÃO PAULO - A agência paulista Bom Tempo, que vinha sendo dirigida por Luiz Antônio Borges, tem novos sócios: Mário Maciel Filho, diretor de criação; Alfredo Gomes França, diretor de arte; e Valter Duarte Rodrigues (ex­Johnson & Johnson), diretor de atendimento. A agência está agora na Rua Francisco Cruz, 244, Vila Mariana, com clientes como Cia. Ancora de Seguros, Laticínios Cristalino, Byk Química e Roche Diagnóstica.
Chico Madia: Causos de Marketim• MESBLA DÁ A MAIOR FORÇA PRA PEIXE - A Mesbla adotou o Arpoador e vai remodelar aquele belo recanto carioca a tempo de entregá-lo à cidade ainda este verão. A empresa vai investir no projeto cerca de 200 mil BTNs (NCz$ a 1.264 mil, em valores de dezembro) e construirá, entre novidades como aparelhos de malhação, pistas de skate e luz para esportes noturnos, um anfiteatro de 200 lugares no Parque Garota de Ipanema. O projeto só tem um enorme porém: o serviço de segurança por 24 horas ininterruptas, tanto no parque como no morro, não vai caber à Mesbla, mas à Prefeitura do Rio. E é aí que mora o perigo...
• O INSPETOR SE DESPEDE - Este domingo, às 18:30min, a fantástica comédia "Variações em Torno de Um Inspetor Geral", de Domingos Oliveira, despede-se da temporada carioca no Teatro Benjamin Constant (Av. Pasteur, 350, Urca). A peça foi elogiada pelos críticos Lionel Fischer, do Globo; Macksen Luis, do JB; e Armindo Blanco, do Dia. E quem assistiu - inclusive muitos publicitários já foram - gostou. Vale lembrar que a peça está com ingressos a preços reduzidos nas kombis. E na bilheteria do teatro, quem for sócio da ABP, do CCRJ ou do Grupo de Mídia ganha desconto de 20%.
• TIO CHICO CONTA SEUS CAUSOS - Francisco Alberto Madia de Souza, assinando-se Chico Madia, está lançando pela McGraw-Hill o primeiro de uma coleção de livros intitulada "Causos de Marquetim". Neste volume, são 30 "causos" mostrando coisas como a loucura que é fazer marketing no Brasil. O livro tem 98 páginas e já sai custando NCz$ 75,00.
• IDEIAS DE JORNALISTAS VIRAM LIVRO - Com o apoio da Souza Cruz, o Centro Cultural Cândido Mendes e a Editora Rocco juntaram os depoimentos de 21 jornalistas que este ano participaram do seminário "A Imprensa Brasileira" para sair com o livro "Imprensa ao Vivo". Entre os autores estão Marcos Sá Correa, George Vidor, Zuenir Ventura, Roberto Pompeu de Toledo, Ancelmo Gois e Bussunda.
• GAFE OU BIRUTICE? ­ Imagina você mandar uma carta pra um amigo seu dizendo que você vai dar uma tremenda festa em casa e que vai convidar muita gente importante e só os seus melhores amigos. Aí você não diz na carta nem o dia, nem a hora da festa, e muito menos que ele vai ser um dos convidados. Como é que o sujeito vai se sentir?
Pois é mais ou menos assim que fazem algumas agências de propaganda e de relações públicas. Elas mandam releases pra gente comunicando que criaram brindes fantásticos para seus clientes. Aí não mandam nem um deles. Outras escrevem contando que promoveram ou vão promover eventos espetaculares. E não convidam a gente. Dá para entender isso como RP?
• CHICO BUARQUE DE MACEDO, PETRÔNIO E MAFUZ - Genial a MPM incluir na sua coletânea de livros de Natal a obra de Chico Buarque. O livro é uma preciosidade a ser lida e guardada com o maior carinho na biblioteca de casa ou ao lado da aparelhagem de som.
• CORRESPONDÊNCIAS PARA A JANELA - Mande suas cartas e notícias para a Rua Visconde Silva 156/701, CEP 22271, Rio-RJ. Se o texto estiver em telex, ligue 213-6482 DMNA. Mas se quiser falar diretamente, telefone para (021) 552-4141, no horário comercial.