Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 01/DEZ/1989
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Marketing Best faz em SP sua festa aos vencedores

Na próxima segunda-feira, 4 de dezembro, no Maksoud Plaza, em São Paulo, a Editora Referência e a Madia & Associados estarão realizando a festa de entrega dos troféus "Roberto Simões" às 20 empresas que mais se destacaram na premiação "Marketing Best", que reconhece publicamente os melhores desempenhos de marketing de quem atua no Brasil.
Criada por Francisco Alberto Madia de Souza, a premiação "Marketing Best" é julgada por 5 profissionais de marketing, a partir de cases - que Madia prefere chamar de "MP-Marketing Performances" inscritos pelas empresas que tenham passado por uma pré-indicação de 500 jurados, os "Marketing Men". Este ano, das empresas pré­indicadas, 62 se inscreveram, das quais 20 terminaram premiadas.
O júri final foi presidido por Madia e composto ainda por Zilla Bendit, professora da Fundação Getúlio Vargas; Francisco Gracioso, diretor da Escola Superior de Propaganda e Marketing; Eloy Simões, editor da revista Propaganda e Jomar Pereira da Silva, diretor da agência Expressão.
Na noite do dia 4, serão exibidos vídeos contando as 20 melhores "Marketing Performances" dos vencedores do Marketing Best, que de acordo com o marketing adotado (mais uma vez, segundo a terminologia da Madia) foram as seguintes:
1 - Marketing de Implantação: Fiat, Andima, Brazilian Food e Parthenon.
2 - Marketing de Superação: Bamerindus e Banestado.
3 - Marketing de Consolidação: Bradesco.
4 - Marketing de Recuperação: Santista Têxtil, Braspérola e Celite.
5 - Marketing de Especialização: Chase.
6 - Marketing de Expansão: Credicard.
7 - Marketing de Sintonização: Citibank.
8 - Marketing de Reposicionamento: DVT-Diana Vídeo Tape.
9 - Marketing de Ocupação: Júlio Bogoricin.
10 - Marketing de Guerrilha: Saldiva.
11 - Marketing de Extensão: Globotec.
12 - Marketing de Micro-Segmentação: Listel.
13 - Marketing de Releitura: Sexto Sentido.
14 - Marketing de Organização: Rede Globo.
Entre os premiados, está a carioca Brazilian Food, que apesar do nome é 100% nacional e que em seu case afirmou ter alcançado o segundo lugar no ranking de empresas de vale-refeição (abaixo apenas da Ticket), passando de 10 clientes em 1981 a 4.400 este ano. Segundo Roberto Julião Pereira de Baére, presidente da empresa, ela atende a 305 mil usuários por dia.
Já a Santista Têxtil: Divisão Fibras Longas foi premiada por seu lançamento de duas coleções de fios: Pierre Cardin, mais seletiva, e Xuxa, mais popular. Com isto, ela aumentou a sua participação no mercado, passando de 22% a 36%.
Enquanto isso, a Fiat conquistava o destaque pelo conjunto de esforços de marketing sintetizados no seu slogan "Mudando para você mudar", e que levaram a empresa a alcançar 1 milhão de carros vendidos no mercado interno, até agosto último.
Francisco Alberto Madia promete que, a partir de janeiro de 1990, a Editora Referência estará comercializando as fitas de vídeo destes e dos demais Marketing Performances, ou seja, cases dos vencedores.

ABP faz festa para Destaques no dia 5

Armando Strozenberg
Armando Strozenberg, publicitário do ano pela ABP

No Rio, o Dia Mundial da Propaganda - 4 de dezembro - será comemorado pela classe no dia seguinte, quando a ABP - Associação Brasileira de Propaganda - realiza a sua tradicional festa em homenagem aos Destaques do Ano. Completando a tradição, mais uma vez a festa será no Asa Branca, às 20 horas, e contando com o apoio da Rede Manchete de Televisão.
Os convites já estão à venda na ABP, com a D. Leila ou com a Maria Lúcia. Quem quiser informações ou fazer reservas, ligue para 233-1947.
Estes foram os premiados com o Destaque do Ano da ABP em 1989:
Cliente: Nuham Szprinc - Banco Nacional
Executivo de Agência: John Hoyle - Standard, Ogilvy and Mather
Atendimento de Agência: Maurício Magalhães Carvalho - MPM
Redação: Carlos Frederico Prestes Coutinho ­ Provarejo
Direção de Arte: Ari Fidélis - MPM
Planejamento: Nádia Rebouças - Oficina de Marketing
Pesquisa: Carlos Augusto Montenegro - IBOPE
Produção Gráfica: Pedro Aurélio Guedes de Matos - McCann-Erickson
RTVC de Agência: Veronica B. Machado (Coca) - Salles Interamericana
Studio: Paulo Hiroshi - Salles Interamericana
Tráfego: Alice Imamura - Artplan Publicidade
Atendimento de Veículo: Paulo Regis Vieira Barbosa - Rede Globo de Televisão.
Fornecedor/Artes Gráficas: Sergio Peluzzo ­ Ultra Set
Fotografia: Ernani D'Almeida
Direção de Comerciais: Roberto Cardim
Comunicação Social: Leonardo Laginestra ­ Palácio Guanabara
Produção de Comerciais: Franklin Pereira ­ Blow-Up
Publicitário do Ano: Armando Strozenberg ­ Comunicação Contemporânea
Homenagem Especial: Armando de Moraes Sarmento - In Memoriam
Media: Paulo Penteado - MPM

Masson refilma no Natal seu sucesso de 1977

Entra no ar este domingo, no Fantástico, o comercial de Natal da Casa Masson, cujo roteiro e trilha foram criados em 1977 por Reginaldo Bessa e alcançaram um enorme sucesso na época, tendo o ator Ferrugem como personagem principal.
Produzido pela Atlântida Vídeo e dirigido por Fredy Nabhan, o comercial mostra uma família na tradicional Ceia de Natal, com todo mundo recebendo de presente relógios, anéis, pulseiras, óculos e outros produtos que a rede comercializa.
Eugênio Velasques, diretor comercial da Masson, explica que a conta publicitária da empresa está agora com a Flori, que inclusive vem veiculando os novos anúncios de jornais. Mas, para retornar à mídia de Natal na TV, depois de tantos anos, a Masson preferiu relembrar, no público, a sua boa imagem tradicional. A refilmagem do comercial de Natal, em vez de sua reutilização, disse ele, foi necessária principalmente para atualizar o seu visual.
A nova campanha da Masson será veiculada nos jornais, rádios e TVs do Rio, Brasília e Porto Alegre. Paralelamente, os comerciais serão exibidos nos sistemas de vídeo dos aeroportos brasileiros, dentro da procura de mídias alternativas a que a empresa está se dedicando.
Aliás, a Masson está até se declarando aberta a receber propostas de mídias alternativas. Para quem se interessar, o telefone da empresa no Rio é 222-7726.

MKTMIX

• Para se somar ao FestRio, que foi para Fortaleza, à Fórmula 1 que foi para Interlagos e ao Fla-Flu que foi para Juiz de Fora, o Rio Palace foi para São Paulo buscar uma agência de propaganda, depois de ficar 2 anos sem anunciar. Encontrou a DLS-Dória, Lara e Stalimir, que já está veiculando uma campanha de três anúncios de página dupla em revistas nacionais.
• A DLS, aliás, está completando um ano de existência, chegando ao final de 1989 com 15 clientes e um faturamento de mais de US$ 9 milhões.
• A Luz Publicidade está precisando contratar imediatamente um redator. Os interessados devem procurar o Ubirajara Lins, pelo telefone 263-1130.
• Private joke da Caio no novo comercial do Banerj, para os espectadores que gostam de música. A trilha, mais adequada impossível, é tirada da obra "Quadros de uma Exposição", do russo Moussorgski.
• Falando em trilha, a Contemporânea e a Jodaf botaram 120 vozes no coral que canta o tema dos shoppings da Renasce (no Rio, o BarraShopping) na sua campanha de fim de ano.
• Natal lembra árvore de Natal. E árvore de Natal lembra as bolinhas coloridas da decoração. E as bolinhas coloridas lembram que todo mundo já quebrou as suas na hora de montar a árvore. Quer dizer, fica sendo inevitável que uns e outros comerciais de Natal acabem apresentando um montão de bolinhas se espatifando no chão. Este ano, no Rio, o Fashion Mail assina seu comercial com uma delas quebrando sobre o logo, enquanto o BarraShopping mostra a bolinha escapando das mãos das crianças que estão montando a árvore. José Guilherme Vereza e Cristóvão Martins, no entanto, deram um toque final de fantasia spilberguiana, "desquebrando" a bolinha para a alegria da criançada, para reforçar a mensagem de que "A felicidade acontece. É só você querer".
• Vamos torcer para que ano que vem o pessoal trate as suas bolinhas com mais carinho.