Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 17/NOV/1989
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Almap lança sua primeira campanha para o Bradesco

Com doses de humor e irreverência, a Almap/BBDO assina sua primeira campanha para o Bradesco Seguros.
Para lançar um novo produto, o plano de capitalização Vidanova, a Almap optou por partir de um comercial teaser, que cria o clima e mantém o suspense, e desenvolver três filmes diferentes, que mostram maneiras bem complicadas e insólitas para ganhar dinheiro, como entrar num baú para ser serrado ao meio, pular de um prédio de 35 andares, ou ser lançado de um canhão a 9 mil metros de altura.
Através do humor, os comerciais sugerem que não é preciso correr tanto perigo para se ganhar dinheiro. E bem mais simples comprar um Vidanova, propõem os filmes.
Além deles, que entraram no ar em horário nobre, desde 5 de novembro, foram criados anúncios para jornais e revistas, spots para rádio; cartazes, volante e display informativo.

Novidades nas Prateleiras

A preocupação crescente do consumidor brasileiro com produtos dietéticos - que tanto mobilizou inclusive a opinião pública recentemente para a aprovação dos refrigerantes diet ­ sensibilizou também a Fleischmann & Royal, que resolveu entrar na disputa das gelatinas e pudins dietéticos, que vinham sendo domínio das fabricantes especializados em adoçantes, como a Nutrícia e a Vepê.
A Royal entregou o lançamento da linha Diet Royal (que, no entanto, na embalagem aparece como "Royal diet") para a Thompson, que vai usar o conceito de eles serem produtos "para quem quer manter a boa forma mas não abre mão do prazer".


Os tradicionais doces em lata da Cica estão chegando aos supermercados agora em nova embalagem, buscando atrair mais o consumidor, não só através de uma melhor identificação do produto que está sendo oferecido (o nome do produto ficou mais legível) como pela reprodução de pedaços das frutas dos doces, que dão mais credibilidade na sua pureza e estimulam o apetite no ponto de venda.
Como se vê, é só o governo deixar de se meter em coisas como "quantas cores uma embalagem pode ter", que o marketing encontra boas soluções para ajudar as vendas.

Na luta para fazer as crianças terem prazer em escovar os dentes, uma das últimas grandes invenções foi a colocação do gosto de chiclete de bola nas pastas de dentes. Uma das primeiras marcas a adotar este sabor foi a Pasta da Mônica.
Agora, é a vez de a Anakol entrar neste segmento, com sua pasta (chamada de "gel dental") de marca Tandy Kolynos.
O produto está sendo lançado inicialmente em São Paulo, nos sabores morango e tutti­frutti, completando um investimento de 2 milhões de dólares. Para a Anakol, o mercado de Tandy compreende entre 15 e 17 milhões de pessoas, que incluem desde crianças até adolescentes de até 14 anos, nas classes A e B.


Certa vez, ouvi de um anunciante a reclamação de que os supermercados pareciam mais empresas imobiliárias - loteando a preço de ouro os seus espaços - do que locais de varejo.
Provavelmente por conta de uma melhor utilização no ponto de venda é que a Ceras Johnson está relançando a sua linha de inseticidas Protector com uma nova embalagem, de formato mais fino e alongado.
Com ela, a Ceras Johnson vai rentabilizar a sua presença nas gôndolas dos supermercados, ocupando o mesmo espaço de antes com 40% a mais de embalagens.


Outro produto diet a chegar aos supermercados neste verão é o iogurte - ou, melhor falando, a linha de iogurtes - Corpus, da Danone.
São iogurtes sólidos e líquidos, nos sabores naturais e com polpas de frutas, mas adoçados com NutraSweet, o mesmo adoçante que a Royal está usando nas suas sobremesas.
Os iogurtes por enquanto só estão sendo comercializados no estado de São Paulo, na cidade do Rio de Janeiro e no Sul do país.

O inimigo número 1 do sorriso agora se chama tártaro. Mas também está disputando o segundo turno a placa bacteriana. Contra eles começam a surgir uma enorme gama de produtos. Um dos mais recentes é a linha Signal, composta de uma pasta Antitártaro que já vem no novo tipo de tubo, o flexível, acompanhada de um Fio Dental Antiplaca - o único com cera natural de abelha - e a escova dental Signal Antiplaca, que combina cerdas retas e inclinadas para combater os vilões dentais.
A pasta Signal Antitártaro vai disputar o mercado com a Colgate, que foi a pioneira no setor no Brasil.