Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 18/AGO/1989
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Valdir Siqueira é eleito presidente da ABAP-Rio

Roberto Bahiense, Valdir Siqueira e Alvair Teixeira
Roberto Bahiense, Valdir Siqueira e Alvair Teixeira, os novos diretores da Abap-Rio

O capítulo carioca da Abap - Associação Brasileira de Agência de Propaganda ­ elegeu na última terça-feira o empresário Valdir Siqueira, da VS Escala, para presidir a sua nova diretoria para o biênio 89/90.
Ainda na chapa de Valdir ­ que não teve concorrente -, foram eleitos Roberto Bahiense, da Pubblicità/Esquire, como diretor-secretário, e Alvair de Souza Teixeira, da Denison, como diretor-tesoureiro.
A nova diretoria da Abap-Rio, que sucede à liderada por Paulo Giovanni, da agência Giovanni-Módulo, ainda não tem projetos definidos para a entidade nos próximos dois anos. Durante as próximas semanas, nos explicou Valdir Siqueira, é que serão mantidos contatos com as demais agências associadas da Abap-Rio para conhecer melhor as suas prioridades.
De qualquer modo, Valdir adianta que pretende dedicar esforços para resgatar a importância do Rio de Janeiro como segundo mercado de publicidade no país, inclusive dando continuidade à campanha publicitária em defesa do Rio iniciada por Giovanni. Além disto, disse, vai procurar criar condições para que o Rio tenha tantas oportunidades de receber eventos importantes da área de propaganda como São Paulo tem tido.
Valdir ainda não sabe o destino a ser dado ao VT Búzios ­ Festival do VT Publicitário, que a associação criou na época da presidência de Jomar Pereira da Silva e foi realizado apenas até o primeiro ano da gestão de Paulo Giovanni.
O novo presidente da Abap-Rio lembrou que o VT Búzios passou a desinteressar as agências cariocas no momento em que teve seus objetivos desvirtuados de um festival publicitário para uma festa turística em Búzios. A Abap-Rio vai estudar agora se interessaria - como foi sugerido ainda na gestão de Giovanni - realizar o Festival do VT Publicitário aqui mesmo no Rio de Janeiro, para não perder o caráter de estímulo que ele tinha nas produções de vídeos nacionais.
De qualquer modo, Valdir Siqueira já garantiu que a Abap-Rio vai dar apoio total à realização da premiação Clio in Rio e do festival de rádio Radiação, que serão realizados no próximo ano.

Agência anônima ataca Collor

Pillantra - CollorNo meio das correspondências desta semana para a coluna, chegou um adesivo com a palavra "Pillantra" imitando a marca do candidato Collor de Mello e um release informando ter sido esta "uma criação bem oportuna do ilustrador Maurício Veneza".
O papel do release veio sem timbre ou assinatura, assim como o envelope, sem timbre nem remetente. Apenas o carimbo do correio foi do Largo do Machado, deixando a sugestão de que seria alguma agência da região de Laranjeiras.
Só que, sinceramente, acho que a atitude da agência, de não se identificar, não foi das mais dignas. A covardia permite supor que, se Collor ganhar as eleições, os diretores da agência não vão abrir mão de tentar dar alguma bicadinha nas contas de Governo em Brasília, protegida pelo anonimato desta sua ação.
Agora, isso só pode ter sido coisa de brizolista. Publicitário eleitor do Freire, do Lula ou do Covas não se esconderia assim.

CBBA/Propeg vem com novas contas

A CBBA/Propeg-Rio lança ainda este mês uma nova campanha para a Tap Air Portugal, que recentemente entrou na agência. A campanha terá anúncios de revista e 4 spots de rádio, que foram produzidos pela Lyra, do Naire Siqueira.
Outra campanha da CBBA/Propeg que está por estourar é para a Fleischmann & Royal, que terá basicamente comerciais de televisão, que já estão sendo produzidos pela Claquete, T&S e Chroma.
A agência, dirigida por Viviano Caldas, está fazendo todo o esforço para retomar seus tempos de glória no Rio. No final de julho, mais um cliente entrou para a agência: o curso de informática Data Center, que conta com 33 unidades com 45 mil alunos e 1.500 funcionários, espalhadas por 17 cidades brasileiras.

Sage e ESPM vão premiar estudantes

Até o dia 31 de agosto, os estudantes universitários dos cursos oficiais de comunicação de todo o país podem inscrever-se no Prêmio ESPM/Sage 89 de Comunicação Dirigida, que este ano tem como tema "Uma Mensagem Dirigida ao Novo Presidente Eleito do Brasil".
Os trabalhos podem concorrer nas categorias Impressa (por apresentação de layouts para cartazes) Audiovisual (a apresentação deve ser de story-boards com roteiros até 60 segundos) e Fonograma (através de textos para serem gravados). Cada vencedor receberá 1000 BTNs, além de estágio remunerado em diversas empresas.
Quem estiver interessado em maiores informações deve telefonar para (011) 251-0299, com Andréa Alves ou Mário Kempenich.

VT Center investe por mais mercado

A VT Center - empresa do Grupo Mesbla que há 10 anos atua na área de produção de cine-vt - está investindo US$ 500 mil na importação de equipamentos de vídeo e áudio e na reforma de suas instalações para duplicar a sua capacidade de produção.
A produtora pretende disputar mais agressivamente o mercado de publicidade junto às demais agências cariocas, e também mudou a sua equipe aproveitando profissionais que já atuavam no Grupo Mesbla. Márcia Soares, que já estava na Mesbla há 11 anos, assumiu a direção da empresa e para a gerência de Produção Comercial, a VT Center foi buscar Chico Jorge, que era diretor de RTV da Provarejo, agência que também pertence ao Grupo.

Vulcan tem novo gerente de Marketing

A Vulcan está com novo gerente nacional de marketing e vendas para a sua Divisão de Tubos e Conexões. É o economista Sami Boulos Filho, que substitui a Eduardo Roquete, transferido para a gerencial nacional de marketings e vendas da Divisão Química da Vulcan, que fica em São Paulo. Boulos Filho vem da Universidade Mackenzie, de São Paulo, onde fez pós-graduação de marketing. É grande a sua responsabilidade de ficar no lugar de Roquete, com quem tive a ótima oportunidade de trabalhar, quando a Dinâmica fez a assessoria de imprensa do lançamento da linha Visão 2000 da Vulcan, de janelas e portas de plástico.

Os Trapalhões atacam em RP

Uma jornalista chamada Celeste A. Vasconcellos, que deve ser assessora de imprensa de Renato Aragão, mandou-me esta semana um release acompanhado de um bilhete dizendo: "Marcio, espero que a nota sobre o lançamento do Drops dos Trapalhões interesse ao Meio e Mensagem".
Os Trapalhões devem ter deixado a Celeste tonta, coitada, porque eu nunca tive nada a ver com o Meio e Mensagem, a não ser como leitor assíduo. De qualquer forma, vou atender à sugestão dela, e guardar o release aqui comigo, à disposição do Meio e Mensagem, para quando o Luís Sérgio Borgneth ou o Salles Neto quiserem vir pegar.