Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 17/MAR/1989
Marcia Brito & Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Sirotsky abre sua Versatta no Rio

Nelson Sirotsky, ex-diretor da hoje extinta SGB, já está instalado em sua nova agência. O nome da empresa é Propaganda Versatta, e já conta em sua equipe com nomes como Marlene Fuchs, na direção de mídia, e Gualter Ribeiro, na produção gráfica. Ambos também vêm da SGB.
Segundo Nelson, a Versatta é ainda apenas dele, mas dentro de três meses, Sani Sirotsky, seu pai e fundador da SGB, deve ser oficializado como sócio. Até lá, inclusive, a agência terá sua estrutura mais definida, com a contratação de profissionais de criação e atendimento.
A Propaganda Versatta está funcionando na Rua 7 de Setembro, 81, cobertura, com os telefones 222-2936 e 232-6724, atendendo, como clientes, a Sedan Veículos, a Fetranspor (vale transporte), a Lotus (software) e a Modamania (varejo de roupas).

Janela da Criação

O Clube de Criação do Rio de Janeiro está convocando os publicitários cariocas para a sua Operação Cadastro, que habilitará os eleitores da próxima eleição para a presidência da associação.
A Operação Cadastro vai começar no próximo dia 22, no Zanty Bar (Rua Anibal de Mendonça, quase esquina da Barão da Torre), onde o CCRJ se reúne toda quarta-feira à noite. Ao se cadastrar, o profissional receberá uma cópia da ficha preenchida, que servirá como cédula eleitoral para a escolha do dia 28 no Centro Empresarial Rio.
Podem se cadastrar e passar a ser sócios do CCRJ os profissionais de criação, RTVC, produção gráfica e estúdio das agências; os diretores de comerciais, fotógrafos, cenógrafos e montadores de produtoras de vídeo; os jinglistas e criadores de trilhas das produtoras de áudio; os fotógrafos de estúdio; os ilustradores; e os free-lancers destas áreas.
Quem não conseguir se cadastrar no dia 22 terá a última chance no próprio dia da eleição, antes de começarem os debates e a votação. A partir do cadastramento, o CCRJ vai colocar os nomes no computador para permitir uma comunicação melhor do clube com seus associados.
A disputa eleitoral pela presidência do Clube de Criação continua acirrada e sem qualquer possibilidade de previsão. A "Chapinha", liderada por Gustavo Bastos (diretor de criação da DPZ), vem fazendo um trabalho muito forte de folhetos e cartazes, além de contatos com as bases publicitárias, lembrando que o voto é quantitativo, e não qualitativo. Ao que parece, a chapa "Se Cria, Rio", liderada por Mauro Matos (diretor de criação da Contemporânea) prepara uma investida mais forte no próprio dia das eleições, procurando convencer os eleitores pela emoção no calor da disputa.
Enquanto isto, hoje à noite, os dois candidatos estarão reunidos com estes colunistas para um provocativo ping-pong (em mesa oficial), cujo resultado será publicado na próxima edição do Jornal da Criação, órgão oficial do CCRJ.
Seja qual for o vencedor do ping-pong e da eleição, a Janela está torcendo para que o CCRJ volte à sua antiga forma, quando liderava os mais importantes debates sobre os problemas da atividade publicitária.
Como sugestão aos candidatos, algumas questões para os criadores cariocas se posicionarem:
- A nova legislação de defesa do consumidor também se refere aos textos publicitários. Qual é a opinião dos criadores?
- Os anunciantes cariocas investem pouco em qualidade (veja nota "Briga Errada", no MKTMIX). Como mudar isto?
Assuntos não faltam. Absurdo é ficar discutindo por onde começar e não começar.

J.W. Thompson estuda o torcedor de Fórmula I

O telespectador carioca torce por Nelson Piquet nas transmissões da Fórmula I, enquanto o paulista prefere Ayrton Senna. Estas conclusões estão no estudo que o setor de Pesquisa do Departamento de Mídia da J. Walter Thompson no Rio de Janeiro realizou a partir do comportamento das audiências das transmissões deste esporte nos últimos dois anos.
De acordo com a pesquisa, confirmando o bom senso, aliás, ficou nítido que as audiências aumentavam ou diminuíram dependendo das chances dos pilotos brasileiros nas duas temporadas, e do seu comportamento em particular em cada corrida. Mas os pesquisadores notaram que em São Paulo, estado de origem de Ayrton Senna, campeão da temporada de 1988, os resultados de audiência neste ano foram superiores e com mais constância que no Rio. Por sua vez, os melhores índices do mercado carioca estiveram ligados aos bons resultados de Nelson Piquet.
A proposta da Thompson-Rio, diz seu diretor de mídia Orlando Lopes, é conhecer melhor as tendências do comportamento do consumidor para formar um banco de dados que permitirá uma visualização mais completa e ampla do evento "Fórmula I". Entre os cinco patrocinadores da transmissão do esporte no Brasil estão dois clientes da Thompson: a Esso (patrocinadora desde 1984) e a Brahma, que entrou no pool em 1988.
Outra curiosidade da pesquisa é que o brasileiro tem um interesse mínimo pelas imagens do podium. No GP de San Marino, por exemplo, mesmo tendo Senna e Piquet juntos no podium, a audiência caiu de um pique de 25 pontos para 11, no Rio, e de 33 para 9, em São Paulo. O que também não é de estranhar, pois tirando as raras guerrinhas de champanhe entre os vencedores ­ que deve divertir mais quem está lá perto, agitando bandeiras e levando as sobras -, este momento é de uma pobreza de imagem inconcebível para um espetáculo tão detalhadarganizado. É um caso para os promotores do "circo" e as emissoras que o transmitem pensarem um pouco.
Ainda na opinião do departamento de mídia da Thompson-Rio, o campeonato deste ano, que começa dia 26 próximo, deverá obter maior interesse dos telespectadores, principalmente pela entrada de Roberto Puppo Moreno entre os competidores, elevando para quatro o número de pilotos brasileiros.

PT faz concurso para a campanha de Lula

O PT - Partido dos Trabalhadores - surpreendeu muita gente com seu crescimento nas últimas eleições. Mas já deu para notar que o PT não quer parar naquele resultado, e está buscando soluções de marketing eleitoral para disputar as próximas eleições presidenciais.
O partido está promovendo - com entrega de material até o dia 20 de março - a sua 1ª Mostra Nacional do PT, para selecionar as peças publicitárias e promocionais que farão a campanha presidencial de Luiz Inácio Lula da Silva.
O tema da Mostra será a candidatura de Lula e as lutas do PT (Dívida Externa, Meio Ambiente, Reforma Agrária etc) e as categorias da premiação são Slogans, Jingles e Materiais Promocionais.
Os Slogans devem ser frases com até 10 palavras para bordões e palavras de ordens sobre a candidatura Lula. Os Jingles poderão ter de 30 segundos a 1 minuto, e falar de Lula presidente. E os Materiais Promocionais devem apresentar a aplicação do logotipo da campanha presidencial nos vários tipos de objetos e brindes utilizados em campanhas políticas.
O prêmio do concurso é a utilização do material na campanha de Lula. Tanto que a inscrição já implica em cessão dos direitos autorais, a título gratuito. Mas as peças pré-selecionadas serão apresentadas ao público dia 19 de abril, numa festa popular em São Paulo. E a partir do dia 9 de abril, os jingles mais votados serão apresentados em shows que começarão em São Paulo e percorrerão outras cidades do País.
As inscrições devem ser enviadas para a Rua Aurora, 817 - 10º andar, CEP 01209, em São Paulo - SP, no comitê da campanha Lula 89.

MKT MIX

Vigor - Leco• LECO QUER VOAR ALTO - A Leco, empresa do Grupo Vigor, também está se valendo do licensing para buscar o público infantil para seus produtos. Agora ela está lançando uma linha de iogurtes de polpa e iogurtes líquidos baseada no Superman, personagem que conseguiu manter uma forte atração até nas crianças de hoje.
• GLOBOTEC AGITA - A Produtora Globotec está investindo de novo. No Rio, contratou Jaime Monjardim, com exclusividade, como diretor, e em São Paulo, fez acordo com Isaias Almada para promover todos os seus VTs e cine-VT.
• MUTIRÃO - Abra a Janela para mais leitores. Depois de você ler, faça uma boa ação: pregue a Janela no quadro de avisos mais próximo ou circule a coluna entre seus amigos da agência. Não jogue a Janela fora. Lembre-se que egoísmo é uma coisa muito feia.
• SPERONI NÃO ESPERA - O redator Cláudio Ortman, que era diretor de criação da Assessor, saiu da agência junto com seu diretor de arte Carlos Negreiros e foram para a Speroni. O resultado foi rápido e já se pôde sentir semana passada, com um bom e oportuno anúncio para a Nasajon, publicado nos jornais cariocas.
• E TEM MAIS TROCAS - Toni Lourenço já tem destino: será o Diretor de Criação da Futura-Scali, McCabe no Rio. E acompanhando a mudança da conta da Brahma da Salles para a Standard foi Maurício Schmidt, do atendimento.
• MPM TENTOU E DEU - O comercial "Extração de Reis", da Caixa Econômica Federal (aquele com o ator parecido com Woody Allen dizendo "Tenta que dá"), criado por Wanderley D'Oro e Adeir Rampazzo, da MPM­Rio, e produzido pela VT-Um, foi esco1hido, junto com outros 3 trabalhos brasileiros, pelo programa Clyde James Show, da BBC de Londres, entre os melhores comerciais de TV deste ano no Brasil. Os comerciais foram exibidos na Inglaterra esta quarta-feira, 14.
• GÊNESIS DE NOVO ­ O Plaza Shopping decidiu deixar com a Gênesis a sua conta publicitária, após uma concorrência da qual participaram ainda a Oficina, a Esquire e a CBBA/Propeg.
• JINGLE LAVADO - A agência Chris Colombo deu uma mexida no tradicional jingle do sabão Platino ("É Platino que lava de fato...") para utilizá-lo na nova campanha do produto, que pretende aumentar sua venda atual de 2 mil toneladas mensais em 50%. O sabão Platino representa 70% da produção de sabões da Carlos Pereira, sendo ainda responsável por 56% do faturamento bruto da empresa, hoje na ordem de US$ 25 milhões anuais.
• COMERCIAL AFINADO - Entrou um grande filme no ar esta semana para o Café Pilão, mostrando uma moça servindo café para uma orquestra em pleno ensaio. O comercial demonstra claramente que o cafezinho do cliente é bastante desejado (pelo interesse dos músicos), com um grande casting e excelente direção. Se alguém souber a ficha técnica, conta pra gente. Aliás, porque será que no Rio, onde temos tantos anunciantes de café, não se consegue fazer um comercial com nível semelhante?
• BRIGA ERRADA - O pessoal das agências cariocas - principalmente de criação e RTVC -, antes de ficar reclamando que o Rio não tem bons diretores de comerciais, nem produtoras (o que não é verdade), devia estar brigando é pela melhoria na mentalidade do anunciante carioca, para que ele invista mais na qualidade criativa e de produção de sua publicidade.
• CASA NOVA - A agência paulista Morbim & Associados, dirigida por Gildo Morbim e Alice Zambrini, está em novo endereço: Rua Alves Guimarães, 951, em Pinheiros, São Paulo - SP. O telefone é 811-2342.
• DENISON PLASTIFICADA - Mais uma conta importante na Denison. Só que na de São Paulo: A Hevea S/A, empresa de produtos plásticos do Grupo Polyutil, e conhecida pelos produtos de cozinha "Eva".
• ESCREVAM - O endereço de correspondência desta coluna é Praia de Botafogo, 340 - grupo 210, CEP 22250, Rio - RJ. Para falar com Marcio Ehrlich, o telefone é 552-4141 e com Márcia Brito, 205-3477.