Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 16/DEZ/1988
Marcia Brito

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Peças de final de ano se revelam no meio

Neste final de ano quem está mesmo botando pra quebrar na comunicação dos lançamentos de produtos para o natal e ano novo são as indústrias de brinquedos. Basta assistir televisão nos intervalos das programações infantis e ficar de boca aberta com as super-produções realizadas para a Estrela, Grow, Glasslite e uma tal de Tec Toy, que lança seus brinquedos eletrônicos com material criativo e de produção de altíssima qualidade. São comerciais que, meu Deus, enchem os olhos do público alvo (as crianças) e esvaziam os nossos bolsos, pobres pais.
De resto, nada de absolutamente novo marcou presença na telinha até agora. Pra não ser injusta, a MPM Rio conseguiu surpreender com a brilhante ideia da campanha para a Loteria de Natal da CEF utilizando a "Maria de Fátima", oportunamente, ou seja, bem em cima do andamento da novela Vale Tudo. Este trabalho, que foi criação de Adeir Rampazzo (Diretor de Arte) e Wanderley Dóro (redator), com Direção de Criação do inusitado Fabinho Siqueira, contando ainda com Clarice Pernidji (diretora de RTVC) e Luiz Fernando no RTVC foi a grande novidade criativa deste Natal.
A Caloi reaproveitou sua antiga boa ideia "Não esqueça a minha Caloi" e voltou com comerciais em novas versões, muito interessantes por sinal, em campanha criada pela Denison São Paulo.
Os pinguins passaram o ano todo presentes na comunicação do Ponto Frio. Na vinheta de abertura dos comerciais de tevê, na tarja da assinatura dos anúncios de ofertas e na decoração das lojas. Durante esse período, percebeu-se que a imagem que o pinguim traz para a empresa é extremamente positiva, por sua simpatia, por sua alegria e pelo carinho que inspira. Aí, nos explicou Carlos Martins, diretor de criação da Fama, surgiu a ideia de utilizá-lo também na campanha de Natal, ampliando a sua participação e a sua importância na comunicação do Ponto Frio, fazendo com que, mais do que um simples elemento gráfico, ele fosse trabalhado como o centro da estratégia de fim-de-ano da empresa, dentro do objetivo de transferir para ela toda a carga de simpatia, de alegria e de carinho transmitida pelo personagem. Na parte verbal da campanha, essa estratégia é apoiada pelo seguinte tema: "Natal no Ponto Frio. A alegria de poder comprar". E por trás dessa frase de fácil lembrança, um racional forte e convincente. Afinal, numa época de dificuldades para todos, o Ponto Frio se preocupa em facilitar as compras e garantir a alegria do Natal, que é, sem dúvida alguma, poder comprar.
Nas lojas, os pinguins estão com gorrinhos de Papai Noel e cheios de embrulhos de presentes, em ilustrações extremamente alegres. Na tevê, foi criada uma nova vinheta eletrônica. E dentro da estratégia de explorar ao máximo a imagem do pinguim, ele aparece no vídeo através de uma concepção gráfica ainda mais moderna do que a anterior e passa a ser, indiscutivelmente, o principal elemento da abertura e do encerramento dos comerciais do Ponto Frio. A coordenação dos comerciais é da Mary Help, diretora de RTVC da agência.
A Contemporânea resgatou a imagem do "bom velhinho" através da primorosa ilustração de Nilton Ramalho, a partir da criação de Márcio Pereira e Álvaro Magalhães, para a extração de Natal da Loterj.Fama para Ponto Frio

O colunista Marcio Ehrlich passa, a partir de hoje, a colaborar com a JANELA PUBLICITÁRIA. Marcio, que assinou durante 10 anos junto comigo esta Janela volta a exercer seu colunismo transparente, consciente e sempre muito bem informado neste MONITOR MERCANTIL, que graças à dignidade e coerência de seu diretor-presidente Acurcio Oliveira, é um dos poucos veículos de comunicação do País que respeita e assume a verdade da informação reportada por quem, por competência e vivência do mercado conhece verdadeiramente seus meandros. (Marcia Brito)

Denison para JureiaDenison Paulista ajuda a preservar a Juréia e lança cartões ecológicos

Dando continuidade à campanha para a preservação da Estação Ecológica da Juréia-Itatins, a DENISON-SP criou um anúncio de final de ano, destinado exclusivamente ao empresariado da grande São Paulo, objetivando sensibilizá-lo a contribuir com a Estação.
Sob o tema "Em vez de dar dinheiro pro leão, dê pros nossos bichinhos que são mais simpáticos", o anúncio explica, através de uma linguagem ágil e objetiva, como e por que é possível viabilizar alguns projetos que, a curto prazo, são de grande importância para a preservação do parque.
O novo anúncio traz como personagem central a onça-pintada, um dos bichos da região, seguindo a mesma linha de criação da campanha anterior: a reprodução em Origami, técnica japonesa de dobradura de papel. A agência está lançando lindos cartões ecológicos para serem vendidos no mercado, e enviados como cartões de ano novo ou para qualquer outra finalidade. São verdadeiramente muito criativos.
FICHA TÉCNICAM
Agência: DENISON - São Paulo
Cliente: Associação em Defesa da Juréia
Produto: Estação Ecológica da Juréia-Itatins
Direção de Criação: Raul Cruz Lima
Criação: Raul Cruz Lima, José Ferreira Caetano e Simone Azevedo Fonseca
Foto: Norberto Isnenghi
Criação dos bichos em Origami: Eduardo Amos

Coisas que eu sei e que eu acho
Marcio Ehrlich
A Artplan está feliz da vida porque deu uma entrada no Chase Manhattan. O banco fez uma concorrência e entregou para a equipe do incansável Paulo Rolf a conta do lançamento de um cartão para os seus clientes. Os detalhes da campanha estão guardados a sete vezes sete chaves. Mas quem aguardar, verá.
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Será que todas as empresas brasileiras, quando fazem suas promoções, explicam os objetivos e a sistemática aos balconistas, vendedores, enfim, e outros do gênero, que farão o verdadeiro contato com o público da empresa?
Semana passada, um caso que eu vivi me relembrou que, em promoção, é no detalhe que às vezes se prejudicam projetos geniais. E o caso aconteceu com a Esso, que diga-se de passagem, tem demonstrado a maior competência na sua comunicação e merece o maior respeito pela mudança de sua imagem nos últimos tempos.
Depois de abastecer em um posto Esso, pedi o cupom desta promoção do Papai Noel, tão anunciada e tão presente nos próprios postos. Poderia até dizer, para fazer um charme, que era por mero interesse de informação profissional. Mas no fundo eu queria arriscar uma fezinha, mesmo porque, presente sorteado não faz mal a ninguém.
Só que o frentista que me atendeu olhou em volta, descobriu que não tinha mais nenhum, me disse isso, e, gentilíssimo, completou com esta pérola, provavelmente para me consolar já que eu ia ficar fora da festa:
- lh, doutor, não liga não, que isso é coisa para pobre. Os brindes é tudo bola. Parece que o maior é só uma bicicleta. Aliás, o pessoal do morro é que vinha em peso pegar esses cupons aqui. A gente até já dava logo pra eles de montão.
Dito assim, é claro que eu saí mesmo consolado. Mas pensando comigo que, se bobear, os vencedores da promoção só vão voltar aos postos para encher as bolas e os pneus da bicicleta na bomba de ar. Terá sido pra fazer RP com as comunidades pobres das vizinhanças de seus postos que a Esso investiu tanto na promoção?
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O caderno Propaganda e Marketing, de São Paulo, onde Márcia e eu fazemos a coluna Janela do Rio, está de cara nova. É que José Cláudio Maluf deixou sua editoria, já que assumiu como diretor de criação da agência paulista Momento. No lugar de Maluf (que fica só com sua coluna Tlec & Slep), passou a editar o caderno Carlos Pucci, que estava escrevendo sobre propaganda no DCI e no Shopping News.
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A Copa Cia de Papéis, fabricante dos famosos Neve, Finesse e Scottys (entre muitos outros), está também com novidades no seu marketing, e que são mais do que bem-vindas. Quem assumiu a Gerência Geral do Departamento foi Ronaldo Amorim, que traz uma bagagem cheia de sucessos conquistados nas suas últimas passagens por empresas de marketing forte de produto, como Gillette e Fleischmann & Royal. Mas também entrou na Copa, como gerente de produtos, Ted Teitelroit, que acompanhou na Teacher's todo o crescimento que aquele whisky teve no mercado brasileiro.
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O Ministério da Saúde adiou para hoje a reunião de recebimento de propostas para a sua Licitação, que escolherá 5 agências para fazerem as suas campanhas. É claro que não dá para garantir, mas em Brasília isto normalmente significa que algum concorrente de interesse do ministro não conseguiu preparar o material a tempo do prazo original.
Quero ver se alguém tem coragem de desmentir que não costuma ser assim.
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A Embratur está de novo com uma concorrência na praça, mesmo ainda tendo um monte de trabalhos feitos pelas atuais agências. Mas, como em órgão do Governo, mudou o presidente muda toda a "atualidade", vem concorrência de novo. A entrega de documentos é dia 9 de janeiro, às 10 horas.
Justiça seja feita, porém. Durante a gestão de Dória, agências como Almap, DPZ e Standard conseguiram fazer trabalhos excelentes para a Embratur.