Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 18/MAR/1988
Marcia Brito

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Rio sem finalista nos Profissionais do Ano

Rede Globo: Profissionais do Ano 1987O júri do Prêmio Profissionais do Ano na região Sudeste, que teve Jairo Pereira Júnior, da Rede Globo, como presidente, apontou os melhores trabalhos que disputarão a finalíssima no próximo mês. Na categoria Campanha, a Norton entrou com "Casal Yoplight" que apresenta o produto em situações descontraídas do jovem casal de namorados. Como é uma campanha de fôlego, com 13 comerciais, é óbvio que o brilho criativo nem sempre é permanente. Se a agência tivesse selecionado uns cinco melhores aí sim, esta campanha, a meu ver, teria uma força muito grande. A Deck, house das Casas Pernambucanas emplacou a campanha de quatro comerciais "Inverno". Um primor sob todos os aspectos. Ótima produção, ótima criação, cenografia, figurinos e atores impecáveis. Pena que não veiculou no Rio. A agência Núcleo Sul colocou seus comerciais da campanha "Conexão Misteriosa", que também são excelentes. E, é claro que a já campeã Kaiser não poderia ficar de fora desta, deixando para a DPZ a expectativa do prêmio no mês que vem. Já na categoria Serviço Público, os comerciais selecionados foram "Mensagem de Natal", inscrito pela produtora Jodaf, "Menina Constituinte", da MPM, "Direitos Humanos", da GTM&C e "Berçário", da CBB&A Propeg. Já deu para notar que naquelas duas categorias só deu São Paulo. E o mesmo aconteceu na categoria Mercado, cujos indicados foram: "Sedução", da Almap; Chokant também da Almap; "Rita Kawasaki", ''Carneiro, "Paulão e Marina", todos da McCann e da sensacional campanha "Sou Louco por Lee" que foram inscritos independentes, faturando, cada um deles, a oportunidade da premiação final. A W/GGK teve o "Feia". "Fundo ao Portador", "Sentado à beira do caminho" e "Exercícios" finalistas e a DPZ com um belo comercial "Dublagem", para Charm, também está na torcida final.
A reivindicação do júri para que se exclua os nomes das agências e produtores das planilhas de votação foi aceita, após a alegação de que o fato induz a indicações emocionais etctera e tal, e lembrou o coordenador do Prêmio, Wanderley Pereira, que acrescentasse no regulamento, a fim de não surgirem dúvidas nos próximos anos, de que o júri é soberano, mesmo entre monstros.

BBF lança novo produto que alivia da inflação

Entrou no ar o comercial de lançamento do novo produto da Bolsa Brasileira de Futuros: o Mercado Futuro de OTN a Preço Fixo.
No comercial produzido pela VT Um, destaca­se a imagem forte com que está representado o empresário de hoje. através da silhueta de uma figura humana tentando respirar atrás de um enorme plástico que a envolve! Enquanto isso, o locutor lembra que "ser empresário nos dias de hoje é sufocante, porque é quase impossível conviver com a nossa inflação".
A situação só se tranquiliza com a informação do lançamento do Mercado Futuro de OTN a Preço Fixo, uma proteção contra a inflação que o empresário, diz o comercial, "não pode perder. Nem deve".
O vídeo-teipe foi dirigido por Fredy Nabhan e teve como diretor de criação João Ferrari, da agência Scali, McCabe, Sloves. responsável pela campanha.

Dupla vence e vai às Olimpíadas

A MPM-São Paulo acaba de vencer um dos mais disputados prêmios da propaganda mundial este ano: o "Desafio Olímpico", instituído pela revista norte-americana "Time", semanário de maior circulação em todo o mundo.
A "Time", patrocinadora oficial dos Jogos Olímpicos de Seul, instituiu o concurso para escolher os quatro melhores anúncios do mundo sobre os Jogos Olímpicos.
Concorreram 119 agências de todo o mundo (menos Estados Unidos).
O anúncio, criado pelo redator José Eduardo Borgonovi ("Castor") e diretor de arte Alexander Walter, da MPM-SP, foi escolhido um dos quatro melhores do mundo pelo júri da "Time", que se reuniu em Nova York no mês passado.
O concurso foi criado pela "Time", patrocinadora mundial dos Jogos Olímpicos de 1988, com o apoio do ideal olímpico.
O título do anúncio vencedor, criado pela MPM-SP, diz que "Um mundo melhor se constrói pela base". Essa mensagem é simbolizada no visual por fotos de sapatos de vários esportes (tênis, atletismo, futebol, patinação, esgrima, etc) com os laços amarrados uns aos outros.
Como prêmio pela vitória, a dupla criadora do anúncio assistirá aos Jogos Olímpicos como convidados da "Time", ao lado das outras três duplas vencedoras do resto do mundo: Canadá, Europa e Ásia.
Além disso, o anúncio vencedor será publicado gratuitamente pela "Time" até o início dos jogos, em setembro.
Os anúncios criados por mais duas agências brasileiras - Deck e SGB - também serão publicados pela "Time", embora não tenham sido premiados.

Especular não ofende

As recentes modificações na DPZ ainda estão gerando um ti-ti-ti enorme no mercado. Fala-se que o redator Neil Ferreira afastou-se da agência, não por licença, mas para abrir sua própria agência. Especulações, meras especulações que podem ter seu fundo de verdade. Quando um profissional do quilate de um Washington Olivetto, de um Jarbas José de Souza e de um Neil Ferreira deixa uma agência como a DPZ, é para enfrentar desafios pessoais, com o seu próprio negócio, é claro. Mas, por que só agora Neil, que foi há 20 anos um dos profissionais mais polêmicos e inusitados do mercado publicitário sairia da DPZ para criar uma agência? Segundo confidências de muitos criadores, de repente o profissional acorda e vê que em suas mãos estão muitas responsabilidades, muitos clientes e apenas uma pequena parcela do montão de dinheiro que ele gerou para a agência. Não faltam exemplos por aí e um deles é o caso do Agnelo Pacheco, segundo me confidenciou um colega dos tempos de Norton, que sempre viveu super pressionado, segurando mil pepinos do Geraldo Alonso e, por uma questão de momento, ou amadurecimento, ou auto confiança, largou a Norton e foi criar sua agencia, hoje uma das mais criativas e agressivas do mercado. Além do mais, alguns criadores me confessaram que sonhar em ter sua própria agência excita a criatividade. Por aí já dá para ter uma ideia daqueles que brevemente estarão do outro lado da mesa.

Brainstorming • Brainstorming • Brainstorming

• Promocine, o Clube de Criação e a produtora Sir estão promovendo a mostra dos filmes premiados em Cannes em 87. Será às 20:00h, na próxima segunda-feira, no Copacabana Palace.
• Helena Lopes deixou a redação da Pubblicità para ser a primeira mulher diretora de criação no Rio de Janeiro e na Denison.
• Para fazer dupla com Marcelo Serpa, a DPZ­Rio acaba de contratar Pedro Feyer, ex-MPM.
• E quem deixou o atendimento da DPZ-Rio para ser cliente foi Ricardo Ladvocat, que acaba de assumir uma gerência de comunicação na Coca-Cola.
Aroldo Araujo: Jornal da Bússola• Aroldo Araújo reativou o seu tradicional Jornal da Bússola que, agora, segundo nos conta Aroldo, será trimestral, mas podendo aparecer a qualquer instante em edição especial.
• A Fundação pró-Memória desenvolveu, junto com a Assessoria de Marketing da SPHAN e Coluna Brinquedos, um quebra-cabeças com reproduções de quadros de grandes pintores brasileiros. Trata-se da série "Galeria de Arte", que reproduz obras pertencentes ao acervo do Museu Nacional de Belas Artes, dando continuidade aos quebra-cabeças com paisagens e aos jogos "Dominó", lançados no ano passado.
• A Diretoria da Scali, McCabe Sloves está convidando para a recepção que fará a Marvin Sloves, chairman e a Sam Scali, presidente e diretor de criação mundial da agência.
• No mesmo dia, a Thompson também estará recepcionando e apresentando ao mercado suas novas instalações.
• Luis Enrique Bobadilla, que foi da Globo, onde trabalhou na direção e edição do programa "Armação Ilimitada", acaba de ser contratado pelo Sir de Curitiba.
• Gente, não esqueçam: O endereço de correspondência da Janela é Praia de Botafogo, 340 grupo 210. Rio-RJ.