Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 21/NOV/1986
Marcio Ehrlich e Marcia Brito

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Distrito Federal tem 22 agências em sua disputa

São 22 as agências de propaganda que concorrerão aos 7 Grupos de contas definidos em Brasília para o atendimento publicitário ao GDF-Governo do Distrito Federal. A entrega dos documentos e propostas - em envelopes lacrados - foi feita na última terça feira, quando se iniciou a fase de pré-qualificação das licitantes pelo estudo da documentação apresentada.
A concorrência do GDF foi a mais burocratizada dos últimos anos no País, exigindo a apresentação de detalhes como fichas técnicas dos trabalhos apresentados, atestados de idoneidade financeira diferenciados por tipo de mídia e uma série de certidões que nenhuma outra concorrência jamais havia inc1uido em suas exigências. Se o objetivo era criar fatores de dificuldade para já pré-selecionar as licitantes, a Comissão de Licitação conseguiu. Tanto que a expectativa de presença de mais de 40 agências na disputa se frustrou.
Os 7 Grupos de Contas formados pelo GDF são compostos de 57 órgãos da administração direta ou indireta daquele Governo, agrupados de certo modo a partir do volume esperado de comunicação, em ordem decrescente. Atualmente, todas as 57 contas do GDF estão com a MPM. Na concorrência, aliás, um dos filés mignons ficou sendo o Grupo "A", que inclui o gabinete do Governador. Por prudência das demais agências brasileiras - ou sorte da MPM - só ela entrou na disputa deste Grupo. O outro é o Grupo "B", com o Banco de Brasília e todas as suas instituições.
Assim ficou a composição da licitação:
Grupo "A": MPM
Grupo "B": GBP, JMM e Pubblicità
Grupo "C": AdAg, Atual, Módulo e SGB
Grupo "D": Escala, Know How, Propeg e Scalla
Grupo "E": Asa, Grupo Jovem, Oficina e R&C
Grupo "F": DQV, DPZ e Inácio Carneiro
Grupo "G": Almap, CBP e MM


DNER deve suspender pela 2° vez sua concorrência

Todas as 33 agências pré-qualificadas para a concorrência do Mirad-Ministério da Reforma e do Desenvolvimento Agrário apresentaram as suas propostas na última terça-feira em Brasília. A partir de agora, a Comissão de Licitação tem cinco dias para analisar o material apresentado e definir uma ou mais agências para cuidar da divulgação do Plano Nacional de Reforma Agrária.
Em Brasília, o principal bochicho entre as agências presentes na reunião do Mirad era a estranheza da demora nas decisões das concorrências do Ministério da Saúde e do DNER. Segundo os comentários - aliás referidos por diversos publicitários - a concorrência do DNER já estaria "melada", inclusive por decisões do Ministro dos Transportes, que teria compreendido a incongruência de a Comissão de Licitação do DNER se fixar em detalhes formais da apresentação dos documentos das agências (como os leitores devem se lembrar, o DNER desclassificou várias agências por não terem apresentado seus documentos encadernados com lombada costurada e capa dura, além de outras curiosidades).
Ainda de acordo com os comentários, das 13 agências que apresentaram recurso ao DNER, apenas a Norton teria sido reclassificada, ficando assim somente seis agências com condições de apresentar estratégias de comunicação para a Campanha de Educação e Segurança de Trânsito. Este será o segundo ano seguido em que o DNER não realiza sua campanha por ter a concorrência suspensa.


Sapasso faz passeata de pés em nova campanha.

Contemporânea para Sapasso: Desfile de PésEntra no ar dia 23 próximo o novo comercial da rede de lojas de calçados Sapasso, criado pela Contemporânea, como parte de uma campanha de tema "Queremos Sapasso" que incluirá ainda anúncio para jornal, spot e jingle para rádio, e material de ponto de venda.
A ideia de Mauro Matos e Cristóvão Martins, criadores da campanha, foi surpreender o espectador ao apresentar um desfile - ou uma passeata - de plantas de pés para cima e para baixo no vídeo, enquanto um jingle criado por Fernando Moura apresenta o tema "Queremos Sapasso". Ao final, os dois últimos pés se abrem e desfraldam uma faixa em que está escrito o nome do cliente.
A Sapasso tem hoje 23 lojas no Rio de Janeiro, o que lhe garante o posto de maior cadeia de varejo de calçados do Brasil. Desde que a conta estava na agência Estrutural, a empresa sempre teve a coragem de aceitar uma propaganda criativa e inusitada, raras, mesmo, no setor de varejo. A aprovação destes trabalhos é de Maria Cristina Pereira, responsável pela propaganda na Sapasso. Na Contemporânea, o atendimento foi de Marcio Ortman.

Homenagem a Herculano no Rio reuniu dezenas de publicitários.

Em reconhecimento à competência e grandiosidade de Herculano Siqueira, muitos de seus companheiros do mercado, clientes e "crias" estiveram reunidos terça feira passada, 18/11, no Rio Palace para um almoço de comemoração aos seus 40 anos de profissão.
Resumindo em um discurso de pouco mais de cinco minutos toda a sua vivência lado a lado com as transformações do mercado de comunicação no País, Herculano mais uma vez brindou seus amigos presentes com uma lição de vida que se tornou ao longo desses anos sua marca registrada: a simplicidade.

Renato Jardim Moreira, Celso Japiassu, Herculano Siqueira e José Carlos Rodrigues
  Renato Jardim Moreira, da Shell, Celso Japiassu, da Denison, Herculano Siqueira, o homenageado, e José Carlos Rodrigues, do Jornal do Brasil.
Caio Domingues, Gualter Leão, Herculano Siqueira e Jairo Carneiro ?, Herculano Siqueira, Antônio Torres e Paulo Maldonado
Caio Domingues, da Caio, Gualter Leão, da Assessor, Herculano Siqueira e Jairo Carneiro, da MPM e presidente da ABP ?, Herculano Siqueira, Antonio Torres e Paulo Maldonado.

Curtas

• Será no próximo dia 24, às 19:00 h, na livraria Xanan, o lançamento do livro "As pelejas de Ojuara", do publicitário Nei Leandro de Castro, cujo pseudônimo literário é Neil de Castro. Este já é o quarto livro de Neil.
• Paulo Maldonado, supervisar de atendimento da Salles, estreia na literatura com o livro "Vai", uma coletânea de 40 poemas, talvez uma homenagem aos 40 anos do autor. Maldonado compôs poemas que "vão", facilmente. Uma deliciosa leitura com linguagem informal, embora formalmente construída.
• A Brahma entregou ontem, durante solenidade no hotel Sheraton, o prêmio de 60 mil cruzados a Luiz Eduardo Carvarneira de Mendonça, vencedor do Prêmio Brahma de Administração com o trabalho "Participação na Organização: uma introdução a seus fundamentos, conceitos e formas".
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