Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 24/OUT/1986
Marcio Ehrlich e Marcia Brito

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Contas de Governo ainda agitam a publicidade

Mais duas concorrências publicitárias estão para acontecer em Brasília: a do Mirad - Ministério da Reforma Agrária e a do GDF­Governo do Distrito Federal. As duas vêm cheias de inovações.
A do Mirad terá duas fases, eliminando a apresentação da pasta de Proposta ao mesmo tempo em que a de documentação. Ou seja, só quem passar pela fase de pré-qualificação é que terá o direito de retirar o questionário com as indicações do que será avaliado na fase de estudos das propostas das licitantes. Um processo sem dúvida louvável, e que mereceria servir de exemplo para todas as concorrências de órgãos públicos. A fase de pré-qualificação terá seu grande dia na entrega de documentos, dia 30 próximo, às 10 horas, em Brasília. E a segunda fase, de apresentação de propostas, ocorrerá dia 18 de novembro próximo, igualmente às 10 horas.
Aliás, este dia 18 de novembro estará agitado para os publicitários em Brasília. No mesmo dia, só que às 15 horas, o GDF marcou a entrega dos documentos para a sua Concorrência nº 01/86, que selecionará sete agências de propaganda, uma para cada um dos grupos de contas criados pelo Governo do Distrito Federal. Esta é provavelmente a mais trabalhosa concorrência publicitária já realizada no Brasil para a administração pública. À parte do enorme número de documentos e materiais solicitados -- até a comprovação de quanto a agência recolheu de ISS em Brasília no último ano --, ainda haverá a obrigatoriedade de uma apresentação oral de uma hora para cada licitante pré-qualificado.
No roteiro das concorrências, as agências brasileiras ainda vivem a expectativa dos resultados do Ministério da Saúde, do BNDES e da conturbada concorrência do DNER. A última informação que tivemos deste órgão é que não haverá mais hoje, conforme comunicação inicial do órgão, a divulgação dos resultados dos recursos apresentados pelas agências desclassificadas na fase de habilitação.

Contemporânea para Mister PizzaContemporânea lança para Mister Pizza sanduíches

Um comercial agitado e muito colorido - como promete ser o verão - foi a solução encontrada pela Contemporânea para lançar para a cadeia de lojas Mister Pizza a nova linha de produtos Mister Sanduiche nos mercados do Rio e Salvador. O tema da campanha, muito bem produzida pela Choque, é "Mister Sanduiche dá Pepsi grátis. Vai nessa, Mister", e tem como ponto alto a presença da conhecida discjockey Adriana Riemer.
Instalada nos estúdios da "Mister Rádio", em trajes de pizzaiola, ela é "flagrada", falando pelo microfone com forma de um copo de Pepsi, enquanto põe o "toca-pizzas" para tocar ao mesmo tempo em que transa olhares e adjetivos com o "sandwichotecário" que tira da fitoteca e come sem parar os sanduíches ali armazenados sob seus nomes: Imperial, Continental, Las Vegas, Caribe e Natura.
A campanha, que entra no ar no inicio de novembro, tem material de ponto de venda completo, um spot de 15" para rádio FM e um filme de 30" com duas versões para cinema e TV. A criação da campanha é de Mauro Matos, Luiz Pessanha e Jorge Barros. O comercial foi dirigido por Ricardo Miranda e teve Mario Carneiro como diretor de Fotografia. A cenografia é de Cláudia Vieira de Andrade.

Almap e VT Um colocam soutien em Monique Evans

Almap para DuLoren: Monique EvansA modelo Monique Evans, que sempre fotografou sem soutien, foi a escolhida pela Almap­Rio para surpreender o espectador ao aparecer com blusa no vídeo, mas com o novo lançamento da Du Loren, um soutien com ombreira, para seguir a nova moda do vestuário feminino de ombros altos e largos.
No comercial, dirigido por Fredy Nabhan e produzido pela VT UM, Monique reforça o efeito do soutien ao chamar à cena o seu "namorado", vestido de jogador de futebol americano, também com as características ombreiras. "Meu namorado adora", diz ela.
A criação do comercial foi da redatora Renata Giese e do diretor de arte Wilson Nóbrega, com direção de criação de Ronaldo Conde. No RTVC esteve Ricardo Meyer, uma equipe que merece elogios por ter conseguido, em apenas 15 segundos, passar a mensagem do cliente com talento e objetividade.

Talento nº 3 tem capa holográfica

Talentos 3Começou a ser distribuído esta semana o anuário Talento, que reúne mostras de trabalhos dos melhores fornecedores do meio publicitário brasileiro. Nesta sua edição nº 3, Talento vem com 500 páginas e uma tiragem de 15 mil exemplares, sendo 450 a cores, das quais 165 dedicadas a fotógrafos e 103 a ilustradores brasileiros.
Criado pelos publicitários Robert Seadon e Maria Thereza Sandoval, o Talento nº 3 foi enriquecido por uma capa com desenho holográfico e as divisões em alto relevo. O preço de capa do exemplar será de 860 cruzados, sendo vendido nas livrarias.

Curtas

• A Faculdade da Cidade promoverá, a partir de 18 de novembro, por quatro semanas, todas as 3as e 5as, o curso "Dupla de Criação: teoria, técnica e prática de um casamento perfeito". Os professores serão o redator Carlos Pedrosa e o diretor de arte Antônio Pacot, que formam dupla na Pubblicità. As inscrições estão abertas na Faculdade, à Av. Epitácio Pessoa 1664 sala 504, e a taxa de inscrição é de Cz$ 900,00.
• Falando em Pubblicità, conta Edison Zenóbio, o colunista publicitário do jornal Estado de Minas, que a agência começa a atender a conta da construtora Encol em Belo Horizonte, sendo representada naquele mercado por acordo operacional com a R&C, agência de Álvaro Resende.
• Diz também o Zenóbio que outro acordo operacional feito com agência carioca é o da DPZ com a mineira DNA, para o atendimento da conta de cerveja Kaiser nas Gerais.
• Aroldo Araujo comemorou os 22 anos de sua agência enviando caixas de 22 fósforos a seus prospects e jornalistas. É que o tema de sua campanha de aniversário foi "Propaganda é Fogo", e que não é qualquer agência de propaganda que pode brincar com fogo.
• A DPZ resolveu mudar o nome de sua divisão de promoções e serviços de Factotum para Setor. Sob a direção geral de Ronald Persichetti, a Setor passa a atuar em promoções sob contrato com terceiros, segundo a especialidade de cada um, e em serviços que não caibam genericamente no esquema de propaganda, como relatórios anuais, catálogos, embalagens etc.
• "Fácil, né? Então faz", produzida pela agência Livre, de Belo Horizonte, para a Camig; "Êxodo", da Raf, de Vitória, para a Irmãos Pianna e "Procuramos o avô deste trator" da MPM, de São Paulo, para a Massey Ferguson, foram os vencedores da Mostra Brasileira de Propaganda Rural, nas categorias de Melhor Campanha, Melhor Comercial Isolado e Mídia Impressa. A Mostra aconteceu durante o III° Congresso Brasileiro de Marketing Rural, realizado no inicio deste mês em Belo Horizonte.
• Jorge Maranhão, diretor-técnico da Propaganda Professa, assumiu, neste semestre. a disciplina de Linguagem Publicitária, na faculdade Hélio Alonso.
• A reportagem que a revista Exame de julho publicou sobre Malcolm Forbes, o excêntrico empresário americano, proprietário da revista de negócios que leva o seu nome, deixa claro a supremacia de Forbes sobre seus principais concorrentes Fortune e Business Week. Forbes superou Fortune em número de páginas de anúncios e ultrapassa em 700 mil o número de leitores.
• A Sequência acaba de ser convidada para fazer parte. com o filme "Dança do Passarinho", da próxima edição do BCN·Broadcast Commercial News, que reúne as campanhas de maior sucesso exibidas em Festivais Publicitários em todo o mundo, além de apresentar os seus realizadores, através de entrevistas e comentários. O BCN é gravado em videocassete e distribuído na Europa, Estados Unidos. Japão e Austrália.
Brahma - Trade • Na SGB, Carla Magalhães foi promovida de secretária a assistente de atendimento do grupo comandado por Antônio Cândido, e que cuida de Codimec, Saúde Bradesco, Avianca e Schering.
• A Zapt conquistou parte da conta da imobiliária Consultan.
• Muito bom o anúncio da Brahma publicado na revista SuperHiper deste mês, com o título "Oito, Oitenta ou Oitocentos", dizendo no texto "Os Produtos Brahma você vende na quantidade que quiser. Basta colocar na prateleira". O anúncio se destacou na edição e o reproduzimos aqui. Passar a imagem do produto e a mensagem típica para trade merece elogios quando consegue ser original.
• Parece que o Globo resolveu mesmo acabar com a sua coluna publicitária. É uma pena.
• Com o bom do mercado de brinquedos - que tem sido muito apoiado pelas séries de televisão - a Glasslite lança agora a linha de brinquedos Miami Vice, aproveitando o sucesso dos filmes exibidos pela TVS. A campanha é da Scali, McCabe, Sloves de São Paulo, numa criação de Enio Basílio, André Guimarães e Pierre Rousselet.
• Francisco Cintra deixou a Globotec e assumiu o cargo de contato no departamento de Atendimento do Studio B Cinema e Vídeo.
• Alexandre Machado já está marcando a sua volta à Agência da Casa, com este excelente comercial para a Constituinte, da Rede Globo, em que a Constituição é mostrada como o que verdadeiramente fica após passar o papelório das eleições. E, ao estilo de Hitchcock, Alexandre assina o comercial, deixando aparecer uma foto sua na tomada em que aparece a lombada.do livro da Constituição. Ótima sacada, aliás.