Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 13/JUN/1986
Marcio Ehrlich e Marcia Brito

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

ABRA A BOCA
A nova palavra de ordem da MPM-Rio

MPM: Abra a bocaA MPM Propaganda lançou, no Rio de Janeiro, uma campanha interna para ampliar os canais 'de comunicação entre seus funcionários e a diretoria.
O programa, que se chama "Abra a Boca", foi ideia dos próprios funcionários e prevê prêmios de até 30 mil cruzados em troca de uma ideia que facilite a redução dos custos, tempo ou material; melhoria da qualidade dos serviços prestados; criação de novos métodos de trabalho ou qualquer outra sugestão para benefício geral da Empresa.
O lançamento da campanha
Segunda-feira, dia 26, a agência amanheceu com adesivos "Abra a Boca" espalhados por toda a parte. Durante duas semanas não houve qualquer explicação, o que, naturalmente, gerou os mais diversos comentários. A expectativa foi desfeita, 15 dias depois do lançamento, quando Elysio Pires, Diretor-Executivo da agência, explicou a todos o objetivo e o funcionamento da campanha.
Funcionamento da campanha
As sugestões são depositadas, em formulário especial, num orelhão instalado no pátio interno da agência, e nas unidades de Brasília, Fortaleza e Recife. De lá as sugestões são encaminhadas à Comissão Organizadora do Abra a Boca para uma primeira análise. Em seguida, as sugestões são enviadas para a Diretoria e, por fim, respondidas individualmente.
Todos os funcionários da MPM poderão concorrer ao prêmio, exceto os diretores, prestadores de serviços, funcionários temporários, estagiários e membros da Comissão Organizadora.

Ponto Frio faz grande promoção especial para público feminino

SGB para Ponto Frio: Love StoriesCom base em pesquisas e discussões de grupo com consumidores, a SGB criou, para o Ponto Frio, uma campanha de promoções voltadas para. o público feminino: ELA, cujo slogan-é "A Promoção que Mexe com o Coração das Mulheres".
Comprando no Ponto Frio durante a campanha ELA, as clientes têm crédito imediato, e, dependendo do produto adquirido, cursos de culinária, congelamento, decoração de interiores e corte e costura. A partir de certo volume de compras, ganha um estojo com a linha do Boticário como brinde e, na compra de móveis, 60 dias para pagar a primeira prestação. Outro item importante da campanha é o Concurso "Love Stories'', que vai premiar a melhor história de amor escrita por clientes com quatro dias no Club Mediterranée da Ilha de Itaparica, na Bahia.
Criação: Carlos Martins, Márcio Pereira, Luís Fernando Favilla e Jorge Murtinho.
Atendimento: Eduardo Jardim, Vitor Hugo D. Peres, Mauro Silveira e Monica Hime
Produção Gráfica: Gualter M. Ribeiro
RTVC: Clarisse Pernidji
Aprovação: Cláudio Cohen
Produtora: Dual

 

Curtas

CAIO CHEIA DE GÁS
Vicente de Vicq é o novo diretor de Atendimento da Caio, voltando para a agência depois de três anos na SGB, onde também chegou a diretor de Atendimento. Na Caio, que está surpreendendo pelos investimentos recentes em pessoal de alto nível (como o diretor de arte Zianno Grigoli e até o redator Paulo de Tarso para o cargo inédito de diretor-free-lancer de criação), Eduardo Domingues passa a diretor de Operações.
NA CONTA DO AMADOR
A Salles absorveu a parte da conta do Bradesco que estava com a Assessor. E na SGB, o Bradesco Saúde agora está no grupo supervisionado por Cândido, pois Letícia Zakhia deixou a agência para trabalhar com a Maçã Verde.
SINDICATOS ALARMISTAS
Assustadora a estratégia usada pelos Sindicatos do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Rio, de São Paulo e do Distrito Federal, de ataque à iniciativa absolutamente legal dos Postos Itaipava de abrir 24 horas por dia. O anúncio "Marketing não se faz com vidas, mas com ideias", veiculado nas três capitais-base dos sindicatos não condiz com a imagem que tínhamos da AdAg, agência do paulista Luís Carlos de Piratininga, o Pira. O argumento é retrógrado e até covarde ao tentar prejudicar a Itaipava incutindo medo na população ao uso dos postos à noite e ­ principalmente - ao trabalho no local (a empresa já havia noticiado pelos jornais que estava com dificuldades na contratação de pessoal para trabalhar à noite).
Risco de assalto existe durante o dia e à noite em qualquer cidade do País. E nem por isto deixam de funcionar em horário noturno diversos serviços de utilidade à população, como restaurantes, farmácias etc.
O País não pode parar à noite, e o acerto da Itaipava está sendo comprovado pela enorme procura que seus postos vêm tendo. Além do mais, qualquer empresa que tome atitudes em benefício do consumidor só pode ser elogiada, e falácias como as levantadas pelos sindicatos não impedirão que o futuro siga o caminho reaberto pela Itaipava. E será mais vergonhoso ainda os sindicatos terem que voltar atrás.
E A PETROBRÁS, HEIN?
Falando em gasolina, está sendo enorme a expectativa. do mercado de como ficará o atendimento publicitário da conta da Petrobrás agora que mudou a presidência do órgão. Nada como uma conta de governo para ouriçar esperanças publicitárias. Oziris manterá as agências escolhidas por Beltrão?
VÍDEO SUPERA SLIDES
A Denison contratou o repórter global Sérgio Mota Mello para ser o anchor-man de sua nova "presentation" em vídeo-tape. A agência, seguindo recomendações de Sepp Baendereck, que quer criar uma nova e moderna imagem para a empresa agora que reassumiu a sua presidência, procurou evitar o velho estilo de apresentação em slides, considerada muito estática. Sérgio Mota Mello aparece no vídeo usando um microfone como os das emissoras de TV, só que com a letra D, de Denison é claro, no cubo.
Esta ideia de fazer apresentação da agência em vídeo está se tornando tendência em nossas agências. Antes da Denison, a Fischer, Justus, Young & Rubicam havia produzido um VT de estilo jornalístico para apresentar o resultado da fusão da F&J com a Y&R. No caso, todo o roteiro foi baseado no Jornal da Manchete, dando ao espectador a impressão de que a emissora havia feito um verdadeiro programa especialmente com a agência para colocar no ar.
NOVA CASA PARA O VELHO COPA
O Copacabana Palace Hotel entregou a sua conta para a Giovanni e Associados. A conta do Copa estava na Casa Propaganda, agência que fechou mas teve grande quantidade dos funcionários absorvida pela Giovanni, o que deve ter pesado substancialmente na decisão (independente da capacidade que a agência naturalmente teria para atender a conta). Não sabemos é se José Eduardo Guinle, diretor do Copacabana Palace, que também era apresentado como diretor de Expansão da Casa Propaganda, foi aproveitado na função dentro da Giovanni ou voltou a se dedicar integralmente a seus inúmeros afazeres turísticos.
De qualquer modo, a Giovanni lembra que, devido ao seu grande prestígio internacional, o Copa veicula 70% de sua verba publicitária em países da Europa e também da América do Norte, o que demonstra como a conta pode ser interessante. Para o atendimento do Copa, foi contratada Laís Helena Malluta Gonçalves, que já tinha experiência no campo.
A BASF TAMBÉM PLANTA
A Basf Brasileira acaba de entregar a conta de sua Divisão Agrícola à Grad, Dammann, agência que tem entre seus sócios o criador Hans Dammann e constituiu-se em setembro de 1984, sucedendo a Spot Propaganda. Segundo a Basf, a decisão da empresa considerou o fato de esta agência estar voltada ao marketing e oferecer dimensões adequadas para os produtos da empresa .
Agora, o Grupo Basf passa a contar com três agências de propaganda. Além da Grad Dammann, lá estão a Talent, com a conta dos produtos de Áudio e Vídeo, e a lvonne Pacheco & Associados, com a divisão Glassurit (Suvinil etc.).
ALÔ, ALÔ, ASSESSOR
A partir de 14 de junho próximo, a agência Assessor, no Rio, muda o número de seu telefone PABX para 210-2487.
A Assessor, aliás, está ativíssima em seu departamento de editoração. A agência nos enviou, para conhecimento, a Revista de Seguros, que edita como órgão oficial de divulgação da Fenaseg - Federação Nacional das Empresas de Seguros Privados. A publicação tem nada menos que 52 páginas, editada bimestralmente .
PEGANDO PELA PALAVRA
O jornal Ultima Hora, de Brasília, representado comercialmente pela Sima, mudou de nome, já que também mudou a composição acionária. O veículo agora se chama Correio do Brasil.
Em uma praça cujo principal jornal chama-se Correio Braziliense e que, correntemente, é chamado apenas de Correio, soa um pouco como forçação de barra o novo nome da Ultima Hora da capital. Mantendo o estilo, inclusive, damos aqui duas sugestões de novos nomes, caso o Correio do Brasil ache que ainda dá para mudar: Jornal Braziliense e Correio de Brasília.
MAURO AINDA NÃO FALOU
Um pequeno equívoco na coluna do colega Rafael Sampaio da última segunda-feira. Mauro Salles não proferiu nenhuma palestra dia 3 último no mercado carioca, a convite do Grupo de Atendimento e Planejamento do Rio. A palestra de Mauro Salles, sobre o tema "Perspectivas da Propaganda no Brasil da Constituinte", que marcará o primeiro almoço do GAP para o mercado publicitário carioca, acontecerá no próximo dia 3 de julho, no Clube Comercial. Quem quiser maiores informações pode procurar a D. Cláudia Engelke, assistente do GAP, pelo telefone 552-4141.
NÃO GASTE SELO A TOA
Correspondências para a Janela devem ser enviadas preferencialmente para a Praia de Botafogo, 340, grupo 210, CEP 22250, Rio - RJ. E lembrem-se que as notícias devem chegar até 4ª feira para serem bem analisadas para eventual aproveitamento.
PROMOÇÃO DO JB AGITA FENIT
Uma grande sacação do pessoal da Revista do Domingo do JB para se promover na Fenit, em curso em São Paulo: centenas de anunciantes de moda receberam, semana passada, um envelope contendo uma chave. Com esta chave, ele poderia tentar ligar, no estande da Revista na Fenit uma Vespa 200. O primeiro que conseguisse levaria a Vespa. A agitação no estande estava tremenda, mas até quarta-feira ninguém havia conseguido virar o motor.