Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 09/MAI/1986
Marcio Ehrlich e Marcia Brito

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Profissionais de atendimento tentam nova associação no Rio

Mais uma vez o Rio de Janeiro vê renascer a esperança de ter uma associação que reúna os seus profissionais de atendimento e planejamento publicitário. A iniciativa agora é de quatro dos mais destacados profissionais do mercado carioca - Carlos Campana (Almap), Angelo Magliari (DPZ), Nádia Rebouças (J.W.Thompson) e Vicente de Vicq (SGB) -, que já começaram a se reunir para definir as estratégias básicas de atuação da nova entidade (cujo nome também está ainda em fase de estudos) e marcar o início da campanha pela adesão de associados.
A necessidade urgente de criação de uma associação do setor ficou muito clara nas últimas semanas a partir da inciativa da ABAP-Rio de realizar um Seminário de Planejamento e Atendimento. A procura de inscrições foi tão grande que Jomar Pereira da Silva, presidente da ABAP-Rio, decidiu realizar uma segunda versão do Seminário, que se encerrou quarta-feira com o auditório do Centro Empresarial Rio igualmente lotado em sua plena capacidade de 190 lugares. Ou seja, em apenas uma oportunidade, verificou-se a existência de pelo menos 380 pessoas no Rio interessadas no aprimoramento profissional nas áreas de atendimento e planejamento. A primeira reunião dos coordenadores iniciais da nova entidade aconteceu esta última quinta-feira, na sala de reunião da Almap, e contou com o apoio da nossa Janela, que se comprometeu a colaborar dando toda a divulgação possível às iniciativas da bem-vinda associação.

Infarto prematuro nos leva Ignácio Machado

"Deus lhe deu glórias cedo porque sabia que também o iria levar cedo". Somente a sensibilidade de um pai poderia definir de forma tão pungente a perda absurdamente prematura de seu filho Ignácio Machado, vítima de um infarto aos 27 anos de idade, que não lhe permitiu acordar na manhã do último domingo.
Com a morte de Ignácio, o mercado brasileiro de publicidade - e em particular o de pesquisas - perde um de seus mais brilhantes profissionais, com um número de realizações pouco comum em seu tempo de vida. Nos últimos 5 anos, Ignácio foi diretor de marketing do Ibope, onde pôde ser um dos principais responsáveis pela modernização e ampliação de atividades do instituto, sendo decisivo inclusive na recente aquisição do Audi-Market e na implantação do Painel. Sua intensa atividade levou-o a receber, recentemente, o prêmio de Profissional de Pesquisa do Ano, pela ABP, e a ser convidado para dar aulas no curso de pós-graduação da ESPM.
Mas Ignácio Machado também deixou suas marcas na área cultural. Foi ele, com sua firma Vinyl, o produtor do primeiro LP do Lobão e do primeiro compacto de Ritchie, com estrondoso sucesso "Menina Veneno". E foi, junto com Marcio Ehrlich, o idealizador da revista de informática Micro & Vídeo, da Fonte Editora (da qual Marcio se desligaria logo depois), e que chegou este mês à sua edição nº 25. A Fonte ainda lançou dois outros projetos de Ignácio: as revistas: MSX Micro e Programação.
Ignácio Machado com certeza deixará saudades em seus amigos e companheiros. Para homenageá-lo, todos se reunirão em sua Missa de 7º dia, esta sexta-feira, às 11, na Igreja da Candelária.

Nova campanha da Mesbla mantém alta qualidade.

Provarejo para Mesbla: Outono-InvernoAno passado, a Mesbla surpreendeu o mercado publicitário com uma excepcional virada criativa, demonstrada através da campanha de Primavera-Verão, merecidamente premiada nos últimos Colunistas Rio e Nacional. Reafirmando que aquela campanha não fora iniciativa isolada e sim fruto de uma assumida mudança de imagem, a Mesbla Magazine vem agora com uma campanha de moda Outono-Inverno que mantém em alto nível a qualidade de criação e produção.
Os anúncios têm características notáveis, que os destacam da média dos congêneres de moda e de varejo. À parte da exibição fotográfica dos produtos anunciados, há bons textos que não só ajudam a criar o clima para o visual como servem de recurso didático para explicar as tendências apresentadas, além de valorizarem os preços dos produtos, inevitavelmente presentes.
Mas como é nos cuidados dos detalhes que evidenciam o grande trabalho do mediano, não podemos deixar de dizer que gostamos do gimmick de apresentar os nomes das linhas/estilos como carimbos de tipologia muito adequada aplicados sobre o "cartão rasgado" que serve de link entre as peças.
A Mesbla no Rio, assim como a C & A, de São Paulo, merecem o elogio da imprensa especializada, pois estão ajudando sem dúvida a melhorar a qualidade da propaganda de varejo no Brasil, pelo exemplo de seus trabalhos.

N.R.2015: O criativo Delano D'Avila nos escreveu falando deste trabalho.
"Esta é uma das páginas duplas da Campanha Outono/Inverno de 86. A série de layouts (isso lembro bem) foi concebida pelo Carlos Garcia que fazia dupla com Maria Lobo dirigidos pelo Carlos Martins. Foi bem no iniciozinho da minha entrada na Pro, também como diretor de arte. Excluo minha participação criativa na campanha embora me lembre com um baita prazer ter acompanhado esta foto de colorido explosivo -praticamente um arco-íris- feita com a habilidade escultural do Duran em Campos do Jordão. Mais ainda, me recordo do mico que paguei na foto seguinte ao me afligir com a pouca luz aparente e com o céu encoberto das 5 e meia da tarde. Reclamei com a demora na arrumação dos modelos dizendo ao fotógrafo que imagem ficaria pardacenta, etc. etc. Então ele pediu ao assistente que se postasse em frente 'a câmera e que eu desse uma olhadinha na lente. Parecia meio-dia… Guardei durante muitos anos muito material daquela época em diante. Mas alguém que não lembro me pediu emprestado. Já era.

 

Treze do Rio querem a conta da Embratur

Vinte e uma agências se apresentaram na última quarta-feira para a concorrência da Embratur, beneficiando-se da prorrogação do prazo - que inicialmente era dia 2 último - e da eliminação da exigência de que a agência deveria ter realizado alguma campanha de turismo nos últimos 24 meses, admitida agora para qualquer período.
As agências que se propuseram a atender a conta através de seus escritórios cariocas foram, por ordem alfabética: Almap, Archi, CBBA, Contemporânea, Denison, DPZ, Ellis, Esquire, Estrutural, MPM, Salles, SGB e Norton.

Promoção será tema de seminário da ABAP-Rio

Promoção, cuponagem, merchandising e licenciamento são temas que estarão em debate no próximo seminário a ser promovido pela ABAP-Rio, dentro do programa de atualização profissional dos publicitários, anunciantes e estudantes do mercado carioca.
O seminário, cujas inscrições estarão abertas na ABAP­Rio a partir da próxima semana, será realizado de 27 a 29 de maio no Centro Empresarial Rio, com apresentações das 19 às 22 horas. No primeiro dia, João de Simone, da De Simoni Associados, falará sobre "A cruzada da promoção ganha com o cruzado?". No segundo dia será a vez de Fabio Vallim, gerente da Nielsen/Promopack falar sobre "Cupom de Desconto/Rebate de Caixa: Instrumento de Promoção numa Economia Estável". E finalmente, no último dia, o diretor da Apoio de Comunicação, Jorge Adib, apresentará o tema "O merchandising na televisão como apoio de vendas" e o diretor da Redibra, Elcan Diesendruck, abordará a questão "Licenciamento, sim ou não?".
Maiores informações poderão ser conseguidas com a diretora da ABAP, Áurea Helena Silveira, pelos telefones 551-7849 ou 552-0496.

Curtas

• Cristina Lobo (ex-DPZ) é a nova gerente do escritório carioca da Scali, McCabe, Sloves, agência do grupo Ogilvy & Mather. Ela sucede a Mônica Loeb, que assumiu uma Direção de contas na McCann. Aliás, na Scali, Ênio Basilio foi promovido esta última quarta-feira à presidência nacional, substituindo a Carlos Zigelmeyer, que se transferiu para a Denison paulista.
Galvão: Merda para a censura• Pedro Galvão ataca outra vez: sua agência Galvão Propaganda, lá no longínquo Belém do Pará, foi bastante rápida para veicular no dia seguinte à notícia que a censura proibira a veiculação da música "Merda", de Caetano Veloso, o bom anúncio "Merda para a censura", explicando o verdadeiro sentido do termo para a classe teatral -­ "sorte" desejada antes de uma atuação -- e protestando pela pobreza da atitude dos censores brasileiros. Como a censura precisa de um pouco mais de sorte nas suas ações, nada melhor que o anúncio do Pedro.
• Atrair nada menos que 1,5 milhão de consumidores é a expectativa da Contemporânea e do BarraShopping com a sua nova promoção "James Bond leva você a Londres". O planejamento da campanha foi de Armando Strozenberg e a aprovação de Haroldo Meirim.
• Jorge Luís dos Santos e Paulo Lauand deixaram respectivamente a Direção de marketing e Técnica da Microdigital para criar a Connection Tecnologia Informática, que também lançará produtos para o setor.
• A Kellogg's está completando 25 anos de atuação no Brasil, já com uma linha de 11 produtos derivados de cereais do tipo "café da manhã" e 11 salgadinhos.
• João Renha, redator da SGB, lançou o seu primeiro livro de contos, batizando-o de "Depois Te Conto". Como não pudemos ir ao lançamento, não sabemos se o autor vomitou no livro, conforme prometido no convite.
• Correspondências para a Janela: Praia de Botafogo 340 grupo 210, tel.: 552-4141, CEP 22250, Rio- RJ.
• A Basf quer provar que seu patrocínio é bom até debaixo d'água. Por isso a empresa decidiu fechar um contrato de patrocínio inédito no país: o da inclusão da marca da fita Hot Tape nos trajes de mergulho de uma equipe que fará explorações submarinas na ilha paulista de São Sebastião, a procura de navios naufragados. O homem de marketing que aprovou o patrocínio está torcendo para que os mergulhadores achem alguma coisa e virem notícia, porque, se não, é a Basf que ficará a ver navios...
• Paulo de Tarso deixou a direção de criação da DPZ-Rio e está interinamente na Caio, cobrindo as férias de Antonio Baptista, o titular do cargo. Efetivo na Caio quem está é Zianno Grigoli, o diretor de arte que também saiu da DPZ. Aliás, outro que se desligou da mesma agência foi Roberto Abramson, que estava como diretor de contas.
• A Abaeté tem novo diretor de criação. É Eduardo Câmara, que ocupa o posto recém-deixado por Hayle Gadelha.