Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 21/MAR/1986
Marcio Ehrlich e Marcia Brito

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Colunistas escolhem amanhã os melhores da propaganda carioca

A partir das 9 horas da manhã deste sábado, no Hotel Marina Palace, no Leblon, os jurados do 5º Prêmio Colunistas-Rio estarão reunidos julgando as quase mil peças inscritas na premiação, entre campanhas, anúncios, comerciais, fonogramas e outdoors. Serão pelo menos 15 horas de julgamento, após o que teremos novos "reis" da propaganda carioca: os premiados com os Grand Prix de Agência do Ano, Publicitário do Ano, Profissional de Propaganda do Ano, Veículo do Ano, Anunciante do Ano, Produtora de Comerciais do Ano e Produtora de Fonogramas do Ano.
Fazem parte do júri do Colunistas-Rio, além dos signatários desta coluna, os colunistas Genilson Gonzaga, Armando Ferrentini, José Roberto Penteado, Lúcia Leme e Rafael Sampaio.
Os resultados do prêmio estarão à disposição das agências participantes, para consulta, a partir das 9 horas de segunda-feira, 24 de março, no próprio Hotel Marina Palace. Os trabalhos premiados ainda seguirão para São Paulo, onde concorrerão, em abril, ao 19º Prêmio Colunistas-Nacional. Os organizadores do Colunistas-Rio pedem para lembrar as agências que os trabalhos não premiados deverão ser retirados do Hotel Marina Palace até às 12 horas do dia 24 de março.

Júri define os finalistas do Profissionais do Ano

Mozart dos Santos Melo e Marcio Ehrlich
Mozart dos Santos Melo, da MPM, e Marcio Ehrlich, durante o julgamento do Profissionais do Ano

Apenas dois comerciais cariocas foram selecionados como finalistas no júri da Regional Sudeste do Prêmio Profissionais do Ano, promovido pela Rede Globo de Televisão. Ambos, não por coincidência, na categoria "Serviço Público Comunitário" (ou seja, não de produto) e inscritos pela Contemporânea, uma das pouquíssimas agências do Rio que enviaram trabalhos para o concurso.
Foram cerca de 200 comerciais participantes, e o júri, que contou com a presença de Marcio Ehrlich, representando esta coluna, ficou reunido por quase sete horas até chegar aos resultados finais. A destacar, analisando-se os resultados, a exclusividade de agências multinacionais na categoria Campanha, a predominância de agências brasileiras de porte médio na categoria Serviços Públicos Comunitários e, à exceção de apenas uma agência pequena - a Agnelo -, na categoria Mercado Regional. Deixamos aos leitores as ilações dos porquês. Estes, a seguir, foram os trabalhos indicados. No dia 17 de abril, quando houver a entrega dos diplomas, serão anunciados os grandes premiados de cada categoria.
Campanha Regional Sudeste:
- "Goleiro/ Cabeçada/ Bicicleta", da J.W. Thompson para a Kodak;
- "Face"/"Olho"/"Boca"/, da GGK para Blue Line, da Max Factor;
- "Prato Francês"/"Prato Italiano", da McCann para a Etti;
- "Navio"/"Natal"/ "Rádio", da Standard para English Lavander, da Atkinson.
Serviços Públicos/Comunitários:
- "Drogstop", da Contemporânea para a Obra Social dos Jovens;
- "Capacete", de Adag para o Denatran;
- "Caneta", da SGB para o Hospital Albert Einstein;
- "Miele", da Contemporânea para a ESPM.
Mercado Regional:
- "Trincheira", da Almap para Véo, da Orniex;
- "Rock dos Cachorros", da Lintas para Bonzo, da Purina;
- "Maracas", da Lintas para Cotonetes da Johnson & Johnson;
- "Outdoor", da GGK para Nívea Milk, da Nívea;
- "Asa Delta", da J.W. Thompson para a Pepsi;
- "Reagan", da Agnelo para o Playcenter;
- "Jingle Bell", da MPM para papel Camélia;
- "Foca", da Almap para a Panam;
- "Night and Day", da DPZ para o Banco Itaú;
- e "Mingau", da MPM para Arrosina Quaker.

SGB contrata Martins só para criar varejo

O diretor de arte Carlos Martins, ex-Caio, Oliveira Murgel, Pubblicità e Provarejo, é o mais novo contratado da SGB-Rio. Martins foi admitido como diretor de criação exclusivo do Grupo Ponto Frio, tanto no Rio de Janeiro quanto em São Paulo.
Segundo a SGB, Carlos Martins foi contratado por ter sido responsável pela criação "de uma nova linguagem no varejo, que foi além da simples propaganda, envolvendo também o estudo e criação de uma nova imagem e postura, incluindo até o comportamento dos vendedores".
Martins, aliás, é um dos candidatos à sucessão de Roberto Duarte na presidência do Clube de Criação do Rio, disputando com Liber Matteucci.

Pacote faz Unepro adiar encontro de suas agências

A Unepro - União Nacional das Empresas de Propaganda, a nova entidade patronal de oposição à ABAP do setor publicitário, informa que "em vista da profunda repercussão do pacote econômico do Presidente Sarney em todos os setores da economia nacional" ficará adiado, ainda sem prazo definitivo, o I Enempro - Encontro Nacional das Empresas de Propaganda, que a entidade promoveria no próximo mês de abril em São Paulo.
A Unepro, cuja primeira Assembleia Geral Extraordinária deu-se a 29 de janeiro último, já conta com 77 associados, principalmente entre agências de pequeno e médio porte. Segundo seus dirigentes, o adiamento do I Enempro também se deve à "enorme ressonância, a nível nacional, alcançada pela simples divulgação do evento", levando a que a entidade sentisse a necessidade de deixar um espaço mais dilatado de tempo para que lhe chegasse um número maior de sugestões ao temário do Encontro.

Esquire usa gênios para vender calculadoras HP

Esquire para HP: A Volta dos GêniosTodo estudante adora gênios. E todo estudante adora andar vestido bem à vontade, com uma camiseta bem transada. A partir destes dois conceitos é que a Esquire estruturou a sua atual campanha das calculadoras HP, da Hewlett Packard, seu novo cliente. Toda campanha se baseia na promoção da entrega de uma camiseta com a ilustração de um gênio - Leonardo Da Vinci, Isaac Newton e Albert Einstein - a quem comprar uma calculadora HP, aproveitando o período de volta às aulas.
Além da campanha publicitária composta de três anúncios em Veja - um para cada gênio e para cada um dos três principais produtos do cliente - foram produzidos cartazes para serem afixados nas lojas e em universidades e cursos pré-vestibular, aumentando o impacto da promoção. O planejamento da campanha foi de Clementino Fraga Neto e a criação de Classir Scorsato e Alberto Garcia.