Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 21/FEV/1986
Marcio Ehrlich e Marcia Brito

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Promoção terá festa em grande estilo no Rio

Desta vez, as agências cariocas terão a sua própria festa de entrega dos diplomas do Prêmio Colunistas Promoção Nacional. Será dia 6 de março próximo, a partir das 7 horas da noite no Le Buffet, com coquetel e jantar.
A realização da festa do Colunistas Promoção no Rio vem atender aos interesses das próprias agências cariocas, que poderão assim comparecer com um maior número de profissionais e representantes dos clientes ao encontro, o que se mostrava inviável quando a entrega era efetuada unicamente em São Paulo, à noite, obrigando a custos bastante altos de passagem e estadia.
São 15 as agências que estarão lá recebendo prêmios: Archi, Artplan, Assessor, Cláudio Carvalho, Contemporânea, Denison, DPZ, Diler, Estrutural, JWT/Neon, Merchand, McCann Erickson, SGB, Tandem e VS Escala. E entre os clientes estarão Texaco, Citibank, Banerj, Bolsa de Valores, Xerox, Souza Cruz, Brahma, Vale do Rio Doce, Bolsa Brasileira de Futuros, Reynolds, De Beers, Fiat Lux, IBM, Sul América, Cisper, Digital, Codimec, Coca-Cola, Ponto Frio, IBS e Warner.
Além do brilho dos representantes das empresas presentes, porém, a festa terá uma novidade bem ligada ao tema do encontro. Cada uma das agências premiadas terá direito a fazer alguma promoção, de si mesma ou de seus clientes, mas que envolva os participantes da festa durante no máximo cinco minutos. O desafio já foi passado a todas as agências, que estão colocando os seus melhores criadores para bolar algo tão marcante que consiga eclipsar as ideias das demais premiadas. As surpresas serão muitas e, como em toda boa promoção que se preze, quem estiver lá não só deverá se divertir como, quem sabe, até levar brindes e prêmios para casa.
A expectativa de sucesso é tanta que algumas agências, além de levar os clientes que receberão prêmios, também estarão convidando os demais clientes para assistirem à sua promoção.
As adesões à festa de entrega do Prêmio Colunistas Promoção já estão abertas, e o número de mesas é limitado. Quem quiser maiores informações pode conseguir com D. Patrícia, na Dinâmica de Comunicação, pelo telefone (021) 266-3131.

Jornais paulistas adotam bimestralidade de reajustes

Com uma enorme surpresa, o mercado carioca recebeu a notícia que, a partir de 1º de março próximo, os jornais paulistas ligados aos grupos do O Estado de São Paulo e da Folha de São Paulo passarão a reajustar suas tabelas de preços para publicidade a cada dois meses, mudando a política de trimestralidade adotada por aqueles veículos desde janeiro de 1981 e, posteriormente, por jornais de todo o país.
Em comunicado assinado em conjunto pelos dois grupos, a espiral inflacionária é apontada como responsável pela revisão do critério anterior, apesar de ambos os grupos afirmarem que querem "acreditar na temporariedade dessa medida, na esperança de que esforços emanados de todos os setores e, principalmente, do governo, façam recuar tais índices". No entanto, deixam claro sua opinião quanto aos rumos que o governo vêm adotando no combate à inflação quando justificam que a forma bimestral de reajuste encontrada "visa compensar as incertezas presentes em todos os ramos da atividade econômica e evitar a transferência antecipada de índices inflacionários desconhecidos".
Para o mercado de agências de propaganda, a novidade não deixa de ser preocupante, ainda mais quando se imagina que, depois disto, nada mais dificultaria a adoção de tabelas de reajuste mensal, de reflexos imprevisíveis.
Esta também é a opinião de Paulo Roberto Lavrille de Carvalho, presidente do Sindicato de Agências de Propaganda do Rio, e vice-presidente da Salles/lnterAmericana, que chegou a comparar a adoção do reajuste bimestral como "mais uma das inúmeras pedras que estão sendo colocadas este ano no negócio publicitário". Para Lavrille, a dificuldade que a medida trará aos anunciantes será imensa, pois nenhuma empresa de porte para anunciar terá condições de reajustar bimestralmente a sua verba publicitária.
- O provável, disse, é que os anunciantes tenham que realizar cortes, sejam eles através de eliminar alguns veículos de suas programações ou mesmo diminuir as inserções naqueles que adotarem a bimestralidade. Lavrille lembra que, já nos últimos anos, coincidentes com o período em que os reajustes se tornaram trimestrais, até os grandes anunciantes diminuíram o número de flights (esforços publicitários concentrados) durante o ano. Isto tudo, afirma, acaba prejudicando ainda mais as agências de propaganda cariocas, que sentirão os reflexos muito mais intensamente que as de São Paulo, pelo conhecido estreitamento no universo local de anunciantes. "As agências cariocas" - ponderou o presidente do Sindicato ­ "não têm como ampliar sua receita a partir da conquista de novos clientes do interior, que não existem aqui como em São Paulo".

London lança guias turísticos do Rio e do Brasil este ano

A London, que está editando há três anos o Guia Turístico de São Paulo, lançará em setembro o Guia do Rio de Janeiro e do Brasil, e em novembro, o Guia Nacional de Compras e Serviços, com apoio do Credicard.
Todos eles apresentarão textos com linguagem leve e agradável, em português e inglês, fotos coloridas, ilustrações personalizadas e uma expressiva tiragem para atender o mercado.
O diretor da London, José Zetune, explica que os guias segmentados são novos tipos de veículos de comunicação, voltados exclusivamente a um público diferenciado, de alto nível intelectual, preocupado em obter informações detalhadas sobre determinado "assunto".
Sua importância reside no fato da universalidade da mídia, pois não há perda de informação, o segmento que se pretende alcançar é atingido em sua totalidade. Com isso, os resultados são maiores, assim como é maior o retorno e a concentração de informação dentro de um mesmo segmento mercadológico.
"É uma maneira de mostrar o que existe de melhor nas cidades, onde a London edita os Guias, as informações são atualizadas, assim como são checadas todas as sugestões", explica José Zetune, com a experiência de 25 anos da Lista Telefônica Brasileira, além de Diretor­Superintendente da London Editora e London Publicidade, e Presidente da ADVB-Associação dos Dirigentes de Vendas do Brasil e da Fundação Brasileira de Marketing.
Outro trabalho que está sendo desenvolvido pela London é o Guia de Integração de Mercados, o primeiro será o Anuário da Câmara Italiana de Comércio de São Paulo, que reunirá informações sobre o Brasil e Itália, nos idiomas português e italiano, apresentando em sua matéria editorial informações sobre a Câmara, dados gerais econômicos do Brasil e da Itália, legislações, acordos comerciais e jurídicos, com vista ao desenvolvimento comercial entre os dois países. Nos planos da London está a edição de outros Guias de Integração de Mercados, com outros países como Alemanha, França, Estados Unidos, Japão, China e Canadá.

Curtas

• Paulo Perez, ex-Denison, é o novo RTV da DPZ-Rio.
• Impressionante os resultados da Saldiva & Associados, de São Paulo, em 1985. A agência conquistou 11 novas contas, tendo registrado um crescimento real de 60,3% e uma receita de nada menos que Cr$ 15,2 bilhões. A Saldiva tem 10 anos e está entre as 30 maiores do ranking nacional.
• O Clube de Criação de São Paulo está lançando o seu 10º Anuário, com os trabalhos que os criadores paulistas consideram como os melhores criadas no país em 1985. Os anuários do CCSP realmente são muito bonitos e servem como excelente fonte de consulta da propaganda brasileira. Quem estiver interessado deve procurar o clube, em São Paulo, pelo telefone (011) 212-7772.
• A Salles está distribuindo para clientes, imprensa e amigos uma tabela de bolso com os custos de "Mídia no Brasil", válidos para o primeiro trimestre de 1986. A tabelinha inclui os preços dos principais programas de televisão, dos principais jornais, cinemas e outdoors das capitais, das rádios do Rio e São Paulo e das revistas de circulação nacional. A iniciativa é excelente. Mas será que vai continuar agora que os veículos estão lançando a bimestralidade nas tabelas de preços?
• Eid Walesco, conhecido por seus trabalhos de direção de video-clips para o Fantástico, está agora na equipe da Mikson Vídeo como diretor de comerciais e projetos especiais.
• Boa jogada a da Casa Moysés, rede de lojas especializadas na comercialização exclusiva de roupas de cama, mesa e banho, de lançar uma linha de produtos para um segmento de consumidores tradicionalmente esquecido pelo setor: o de faixa de idade entre 13 e 25 anos. O primeiro produto da série traz um grande sanduíche colorido estampado sobre o fundo branco de cada peça, acompanhado do dizer "have a burger". Sérgio Laporta, diretor da empresa, lembra que o consumidor do setor sempre foi considerado como sendo a mulher acima de 40 anos. Hoje, porém, o adolescente tem mais liberdade de escolher o que usa. Além disto, não são poucos os jovens que saem mais cedo da casa dos pais para montar a sua própria, onde provavelmente quererá produtos que se identifiquem com o seu modo de viver.
• A partir da próxima semana já estarão abertas as inscrições para o 5º Prêmio Colunistas-Rio, que escolherá os melhores trabalhos cariocas de 1985. Durante a semana as agências e anunciantes do setor receberão os seus regulamentos e fichas de inscrição.
• Correspondência para esta coluna: Praia de Botafogo 340 grupo 210 - CEP 22250 - Rio de Janeiro - RJ.
• Em São Paulo, o grande ti-ti-ti da semana foi a decisão da Sharp, que sempre trabalhou com sua house­agency, de dividir a sua conta para agências do mercado.

Jeca Tatu já tem inscrições

Até 28 de março próximo as agências brasileiras podem se inscrever no Prêmio Jeca Tatu 1985, a tradicional premiação instituída pela agência CBBA para estimular a utilização da linguagem e dos valores culturais brasileiros na propaganda em todo o País. Este ano, os profissionais de criação responsáveis pela peça vencedora receberão um prêmio em dinheiro no valor de Cr$ 3 milhões.
Podem ser inscritos no Jeca Tatu praticamente todas as modalidades de produção publicitária, desde calendários a campanhas de varejo, passando por comerciais isolados, fonogramas e mensagens de Natal.
No Rio, as informações e regulamentos podem ser obtidos na CBBA-Propeg, que fica na Avenida Rio Branco, 131/20º andar, ou pelo telefone. 224-2840.