Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 19/JUL/1985
Marcio Ehrlich e Marcia Brito

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

A Volta ao Rio

Uma coluna sobre propaganda. Por quê?
Primeiro, porque a indústria publicitária no Brasil está de tal modo desenvolvida, comparando-se em qualidade e profissionalismo à das nações mais economicamente ativas em todo o mundo, que já merece um espaço próprio para noticiar as suas atividades e conquistas.
Segundo, porque o Monitor Mercantil, como um jornal dedicado às notícias econômicas, não poderia deixar de atender os anseios do mercado publicitário de que também aqui este espaço estivesse presente.
Para nós, ocupar este espaço no tradicional Monitor Mercantil é motivo de muito orgulho, ainda mais agora que o vemos renovado e participando intensamente do dia-a-dia da vida econômica brasileira.
Ao mercado publicitário, que nos acompanha há oito anos em nossa Janela Publicitária, e que nos foi tão solidário durante a curta interrupção da publicação da coluna no Rio de Janeiro (em São Paulo ela continuou ativa no caderno Propaganda & Marketing, de Armando Ferrentini, na Gazeta Esportiva), só podemos prometer que continuaremos autênticos como sempre o fomos, isentos e imparciais como nos tornamos conhecidos, e defensores do engrandecimento do mercado e da atividade publicitária como acreditamos que todos os profissionais da área deveriam sê-lo.
A Janela está aberta novamente.

VS cuida dos 20 anos da Xerox

VS Escala para Xerox - O Milagre da MultiplicaçãoEste ano, a Xerox está comemorando 20 anos de atuação no Brasil. E a agência escolhida pela Xerox para cuidar da parte publicitária deste acontecimento foi a VS Escala, que desde o início deste ano já vinha atendendo as áreas de Treinamento e de Serviços Técnicos daquele anunciante.
A VS Escala, então, criou para a Xerox três peças que evidenciassem a ligação da empresa com a cultura, o dia-a-dia e a tecnologia nacionais: dois anúncios institucionais, veiculados em jornais e revistas nacionalmente, e mais um disco especialmente produzido para a ocasião, reunindo canções consagradas nos últimos 20 anos em festivais nacionais de música popular, e que está sendo distribuído a fornecedores, clientes, imprensa e amigos da Xerox.
A criação dos trabalhos foi dos redatores Hayle Gadelha e Paulo Cesar Costa e do diretor de arte Milton Sobreiro, com direção de criação de Lula Vieira. O atendimento foi de Vitor Hugo Peres e a aprovação, pelo cliente, de Luiz Octavio do Espírito Santo e Sandra Damasceno.

GENTE

A agência Assessor acaba de contratar o redator Nei Leandro de Castro para a sua criação. Nei, um dos mais conceituados profissionais da área, está voltando ao Rio após uma temporada de quatro anos em Natal ­ RN. ••• Mário Vilhena Filho (ex-Antena Um) assumiu a representação no Rio das revistas editadas pela Sigla ou seja, Vídeo News e Duas Rodas. ••• Leonardo Goldvag (ex-Caio) é o novo contato da Assessor, cuidando da conta da Bradesco Seguradora. ••• Marçal Barcelos (ex-Souza Cruz) tornou-se o novo diretor da empresa de promoções ligadas à agência Standard Ogilvy & Mather, e Flávio Salgado (ex-Merchand e VS Escala) vai cuidar, como gerente, deste setor no Rio. ••• Sérgio Cahen (ex-Publitec) assumiu, na Link Publicidade, de São Paulo, a supervisão de um grupo de contas, formado por Motorádio, Celite, Cooper Tools, entre outras.••• A Meta-Promoção e Merchandising, empresa do grupo CBBA-Propeg tem novo gerente de criação: Benedito Ferrari. ••• A partir da próxima segunda-feira, Flávio Bastos assume a Direção de RTVC da Denison Propaganda no Rio, trabalhando junto com Walter Pereira, diretor de criação.

Acordo entre agências e fornecedores gráficos agita o mercado carioca

As agências de propaganda cariocas e os fornecedores de serviços gráficos deste mercado finalmente conseguiram chegar a um acordo para encerrar o impasse que vinha acontecendo entre os dois setores a partir da reclamação das agências de que os custos de serviços gráficos no Rio vinham crescendo a um ritmo quase que insuportável para serem acompanhados pelos clientes, e a resposta dos fornecedores de que a situação era, em muito, gerada pela existência de "bolas" que eram obrigadas a pagar para muitos produtores gráficos das agências cariocas.
Ultrapassada a fase "escandalosa" das acusações, a Associação Brasileira de Agências de Propaganda ­ Capítulo Rio e o Sindicato das Agências de Propaganda do Município do Rio de Janeiro puderam sentar-se calmamente com os representantes das gráficas para emitir um documento que procurará normalizar o relacionamento das partes de agora em diante. A tempestade passou, mas não sem que deixasse, no trajeto, diversos feridos. Não foram poucas as agências que, na justificativa de adequar a sua operação ao novo esquema, dispensaram toda a sua equipe de produção gráfica, substituindo-a por novos profissionais na atividade.
A mais sensível e notada modificação definida pelo acordo é que os produtores gráficos em geral perderam poder dentro da agência e do seu universo profissional. Segundo o item 4 do acordo, ficam estimulados os contatos diretos entre os diretores das agências e dos fornecedores, para efeitos de esclarecimento eventuais das suas operações comerciais. Além disto, várias agências estão passando para outros setores, como o tráfego, a responsabilidade pelas negociações de custos e prazos de pagamentos aos fornecedores, restringindo a produção gráfica a parte técnica do serviço.
Estes foram os outros itens do acordo:
"Os fornecedores estabelecerão uma política de preços rigorosamente igual para as agências de propaganda a que prestem serviços regularmente e a seus respectivos clientes anunciantes". Assim, vai se procurar evitar um fato corriqueiro: a existência de uma tabela para cálculos de serviços às agências e outra mais barata (muitas vezes até impressa!) para anunciantes que solicitassem o serviço diretamente, o que gerava com frequência situações muito desagradáveis para as agências no relacionamento com seus clientes.
"O prazo de pagamento será de 30 dias fora o mês, sendo que qualquer antecipação ou dilatação deverá ser regulada-pelos juros do mercado". O que, sem dúvida, facilitará a comparação de preços entre fornecedores.
"Os descontos comerciais eventualmente obtidos pelas agências serão repassados aos clientes anunciantes, devendo constar nas referidas notas fiscais". A partir desta decisão, as agências deixam de utilizar o dinheiro do cliente, recebido a 30 dias fora o mês, para movimentação econômica, enquanto não pagam os fornecedores com quem negociaram prazos de, às vezes, mais de 60 dias fora o mês.
"As agências devem incentivar a participação do pessoal de criação e de produção gráfica, em Seminários Técnicos, visando um aprimoramento e valorização profissional". Sem falar que, é só conhecendo bem as técnicas de produção gráfica que os profissionais de propaganda poderão solicitar aos fornecedores trabalhos em que se consiga um rendimento de máquina melhor, além de evitar repetições por indicação errada, que, onerando os custos do fornecedor, acabam sendo repassados nos preços dos serviços seguintes.
A iniciativa louvável, foi tomada. Só a consciência dos empresários cariocas de propaganda fará com que ela efetivamente deixe os limites do papel e se transformem em realidade.

Professa marca um gol com filme do Pelezinho

Pelezinho da NutríciaA Nutrícia, fabricante do conhecido adoçante Dietil, está lançando no Rio, para o público infantil, o achocolatado Pelezinho, vendido em embalagem individual em caixinhas Tetrabrick.
A campanha, que está alcançando um grande sucesso e resposta entre as crianças, foi criada pela Propaganda Professa, contando a história de um bombom que não queria ser mordido e tornou-se uma bebidinha.
O desenho animado foi de Maurício de Souza, em cima de uma criação do redator Renato Pereira dos Santos e do diretor de arte Eduardo Martins. Jean Michel Arlin foi o atendimento e a aprovação de Nicomedes Pereira Filho, gerente de produtos e Onésio Azara Pereira, diretor de marketing da Nutrícia.

CURTAS

• A APP - Associação Paulista de Propaganda já está divulgando o regulamento do Festival Ibero-Americano de Publicidade (FIAP-85), que acontecerá em São Paulo de 9 a 11 de setembro próximo. A APP fica na Rua Hungria, 664/12º andar, em São Paulo, com os telefones: 210-2725 e 813-0275. /// O CIEE - Centro de Integração Empresa-Escola, do Rio de Janeiro, presidido por José Roberto Penteado Filho, inaugurou ontem, em Nova Friburgo, mais um Escritório Regional. /// Daniel Bastos (ex­Manchete) é o novo contato-rádio da Rede Bandeirantes de Rádio do Rio, que passou a representar as rádios Educadora/AM e Paranaíba/FM de Uberlândia­MG e a Rádio Vanguarda FM de Sorocaba-SP. /// Será dia 6 de agosto, às 19h, no Pregão da Bolsa de Valores do Rio, o coquetel em homenagem aos "Bem Sucedidos" eleitos pela Revista Bolsa.
• Dia 29 próximo, o Globo promove missa em ação de graças na Candelária, às 11h, pelo 60º aniversário do jornal. Na véspera, a comemoração será no Teatro Municipal, com uma pré-estreia da ópera Tosca. /// Francisco Araujo, conhecido representante da revista Interview, passou a representar também a revista Mar Vela e Motor (do Grupo I Editora, de Curitiba), a única revista mensal brasileira dedicada a assuntos náuticos. /// A VS Escala acaba de conquistar a conta da Divisão de Objetos de Mesa da Cisper, uma das maiores empresas internacionais fabricantes de embalagens de vidro e copos. No Brasil, a Cisper pertence aos Grupos Owens-Illinois e Monteiro Aranha.