Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 16/FEV/1985
Marcia Brito & Marcio Ehrlich

 

Janela Publicitária
Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Tribuna da Imprensa.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

LINTAS ABSORVE OPERAÇÃO DA PROEME NO BRASIL

A Proeme Campbell-Ewall está encerrando as suas atividades no Brasil, sendo a sua operação absorvida pela Lintas, agência que também pertence, como a Proeme, ao grupo internacional de publicidade Interpublic. A informação, apesar de conhecida desde a ultima semana, só foi admitida oficialmente pelas agências na última quarta-feira. Com a decisão, a Lintas passa a ter como seu presidente Ivan Pinto, que estava na Proeme, voltando Rolando para o exterior.
Para o mercado do Rio de Janeiro, a união das duas agências não terá maiores repercussões, já que ambas estão praticamente afastadas dos clientes locais. A Lintas, que fechou o seu escritório carioca em 1984, vinha atendendo a seus clientes Bacardi e Alitalia através da ponte aérea. Com a nova estrutura, porém, a Lintas foi obrigada a abrir mão da Bacardi - que está no momento sem agência - para não conflitar com a Heublein, herdada da Proeme. Apesar de tentadora, a Bacardi é hoje uma conta que vem levando diversos executivos de agência a pensarem duas vezes se devem ou não se candidatar a atendê-la, já que o responsável pelo relacionamento com as agências de propaganda é Alírio Goes (ex-Skol), profissional já famoso no mercado por sua interferência e procedimentos que normalmente não tornam o atendimento da conta algo rentável.
Enfim, há quem se sujeite a tudo, e o telefone da Bacardi seguramente não parará de tocar nem no carnaval.

Brainstorming • Brainstorming • Brainstorming

• GANHANDO O PÃO - A Salles-Rio acaba de conquistar a conta da Plus-Vita que, segundo agência, deverá mudar radicalmente a sua estratégia de comunicação em 1985, tornando-se uma grande anunciante.
• NAO MERECE CÓPIA - A Nashua, que estava sendo atendida pela Esquire, decidiu que não vai mais trabalhar com agência, passando a realizar os seus trabalhos interna e diretamente.
• CAMINHO DE MINAS - O redator carioca Luís Fernando Favilla está deixando a Contemporânea para ser diretor da criação da agência mineira R&C, de Álvaro Resende. As agências de Minas estão com a corda toda.
• LOLÔ GANHA PROMOÇÃO ­ Heloisa Amaral Peixoto, a "Lolô do JB" está deixando aquela empresa, para assumir a gerência da SM Merchandising e Promoções de Vendas, empresa que está se instalando no Rio de Janeiro. No seu lugar, como assistente de publicidade dos veículos do Jornal do Brasil, fica Elena Cabral, que já trabalhava no departamento.
• MUDANÇAS EM SÃO PAULO - Na área de agência: Paulo Penteado, que já foi da Lintas­Rio, está deixando o escritório da agência em São Paulo para ser diretor de atendimento do Fischer & Justus, aquela agência que tem a conta da Calvin Klein. E em cliente: Mário Lacerda (não é o da ESPM, é outro) assumiu a gerência de propaganda da área de vídeo da Phillips, no lugar de Milton Bonano, que foi para outra área da empresa.
• VAMOS DEVAGAR - Está passando dos limites o volume de propaganda estrangeira sendo exibida na televisão brasileira, principalmente na área de cigarros e bebidas. Será que as produtoras brasileiras não se dão conta de que assumir o dinheiro imediato que traz assinar uma fictícia "co-produção" não vai compensar, a longo prazo, para o seu próprio mercado?
• BOA OPORTUNIDADE - Para o lançamento da Revista Oficial do Rock in Rio, a agência Cláudio Carvalho teve saque incrível de oportunidade e aproveitou a presença da cantora internacional que mais brilhou no Rock in Rio para produzir um VT de 30 segundos estrelados por Nina Hagen. Segundo Cláudio, diretor da agência, a Nina amou fazer o comercial que, inclusive, foi o primeiro de sua carreira. A equipe de criação foi a seguinte: o próprio Cláudio, o Nilo de Paula e o Dudu Lima. A aprovação foi dos clientes Alberto Pecegueiro e Mauro Costa Santos.
• JODAF DEBUTANTE - A produtora Jodaf, dirigida por João Daniel e Hugo Tikhomiroff está comemorando este mês o 15º aniversário. Aliás, a última edição da revista Propaganda apresenta uma ampla matéria sobre a Jodaf, enfocando a empresa desde a sua criação, método de trabalho, expansão, pessoal etc. No Rio de Janeiro, a Jodaf é coordenada por Inês Barbosa da Silva, competente profissional responsável pelo posicionamento da Jodaf no Rio como uma das principais produtoras do mercado.
• MARINS DA PPM - Antomar Marins e Silva, assumiu a Diretoria Executiva da PPM - Promoção, Publicidade e Marketing.
• CAIO COM FERRARI - Carlos Eduardo Ferrari, que tinha 18 anos de Proeme e exercia a função de vice-presidente de Operações na recém-extinta agência, acaba de ser contratado pela Caio de São Paulo para assumir a direção geral da agência.