Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 05/OUT/1984
Marcia Brito & Marcio Ehrlich

 

Janela Publicitária
Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Tribuna da Imprensa.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Salles se reestrutura para crescer no Rio

A Salles/Interamericana de Publicidade quer se tornar a maior agência brasileira dentro de poucos anos e, para isso, acaba de implantar uma série de modificações em sua estrutura administrativa, com aumento de investimentos em equipamentos e pessoal, dentro da filosofia explicada por seu diretor, Luís Sales, de que “só as empresas que mantêm uma atitude agressiva durante os períodos de recessão apresentam melhores resultados”.
No Rio, onde a Salles tem o seu segundo maior escritório, as modificações foram bastante expressivas. Entre as mudanças mais importantes está a elevação de José Alberto da Fonseca ao posto de vice-presidente, tomando assento no Conselho Nacional de Administração da agência, e passando a responder por toda a operação profissional do escritório carioca da Salles. Outra grande mudança foi a transformação do Departamento de Mídia em Diretoria de Mídia e Operações, sob o comando de Edinaldo de Jesus, que passa a cuidar não só da área de Mídia e Pesquisa, como de Tráfego e Informações de Mercado. Além de Paulo Roberto Lavrille de Carvalho, vice-presidente executivo, José Alberto da Fonseca e Edinaldo de Jesus, passam a compor a Diretoria da Salles-Rio os diretores de Atendimento Paulo Maldonado e Rogério Behring e o diretor de Criação Joaquim Pêcego.
Segundo José Alberto, o escritório da Salles no Rio ainda deverá absorver vários novos profissionais nas áreas de Criação, Atendimento e Mídia, preparando-se para, este ano mesmo, partir mais agressivamente para a conquista de novas contas.

Promoção dá pouco prêmio às empresas cariocas

Este não foi um excelente ano para os cariocas no Prêmio Colunistas Promoção. O que não é de se estranhar, já que, infelizmente, os anunciantes do Rio de Janeiro ainda não estão tão sensibilizados quanto os paulistas para a importância da realização de eventos e campanhas promocionais dentro das suas estratégias de comunicação de marketing. Por conta disto, as empresas cariocas participaram pouco, ganhando também pouco. Este ano, inclusive, o único grande prêmio conquistado por uma empresa carioca foi o de Design do Ano, conseguido pelo Electronic Banking do Citibank, em trabalho da JWT-Neon. No entanto, pela forma como foram inscritos não ficou muito claro se os trabalhos da Neon (um departamento de promoções que a JWT está organizando), foram todos criados no Rio para os clientes daqui ou se houve participação dos profissionais de São Paulo.
Estas foram as premiações alcançadas pelo mercado carioca:
• Prata da Campanha Promocional Industrial: Aniak (Glaxo);
• Bronze de Campanha Promocional: Águia na Cabeça (Estrutural);
• Prata de Campanha de Incentivo a Públicos Internos: Petrofértil (VS-Escala);
• Diploma de Finalista de Evento Promocional Consumo: Petrofértil (VS-Escala);
• Prata de Evento Promocional de Vendas: Baile do Champanhe (Archi-Dijon);
• Prata de Evento Promocional Cultural: Ponte Cultural (Diler/TAP);
• Prata de Marca ou Logotipo Gráfico: Cantão.
• Bronze de Assinaturas/Selos Gráficos: Citibank (JWT/Neon);
• Prata de Assinaturas/Selos Gráficos: Rock in Rio (Artplan);
• Ouro de Assinatura/Selos Cinemáticos: Águia na Cabeça (Estrutural);
• Ouro de Anúncio ou Encarte de Marketing Direto: Passaporte (JWT-Neon/Citibank);
• Prata de Anúncio ou Encarte de Marketing Direto: Cheque (VS Escala/Citibank);
• Ouro de Comercial de Resposta Direta ou Marketing Direto: Rock (Cláudio Carvalho/Rio Gráfica);
• Ouro de Material Promocional: Binóculo (JWT-Neon/Citibank);
• Ouro de Série de Material Promocional: Texaco (Archi +);
• Bronze de Série de Material Promocional: Camisetas (Cantão);
• Diploma de Finalista de Material de Ponto de Venda: Dr Scholl (Esquire);
• Ouro de Folhetos: Xerox X-1035 (VS Escala/Xerox);
• Ouro de Catálogos/Manuais: Vulcan (DPZ);
• Prata de Peças de Incentivo a Públicos Internos e Intermediários: Coração (Archi/Wayne);
• Ouro de Relatório de Diretoria: Ericsson (Diler);
• Prata de Relatório de Diretoria: Souza Cruz (Merchand);
• Ouro de Impresso Promocional: Chocolates (JWT-Neon/De Beers);
• Ouro de Calendário: Cartuns (Archi+);
• Bronze de Calendário: Fink (Estrutural);
• Diploma de Finalista de Broadside: Gleid (DPZ/Ceras Johnson);
• Bronze de Cartazes e Posters: Memórias do Cárcere (Esquire);
• Prata de Cartazes e Posters: IBM (Merchand);
• Prata de Peças Gráficas: Ceras Johnson (DPZ);
• Prata de Embalagem de Papel, Papelão ou Similares: Gleid (DPZ/Ceras Johnson);
• Prata de Embalagem em Metal: Gleid (DPZ/Ceras Johnson);
• Prata de Conjunto de Embalagens: Gleid (DPZ/Ceras Johnson);
• Prata de Sacos, Sacolas e Caixas: Cantão.

Brainstorming • Brainstorming • Brainstorming

• DIJON VAI NO POPULAR – Depois de 20 anos trabalhando a marca Dijon para torná-la uma grife conhecida, Humberto Saad, diretor de empresa, passará a adotar uma nova estratégia de marketing que, segundo ele, será a responsável para que o faturamento do grupo chegue a até 25 milhões de cruzeiros até dezembro deste ano. Saad vai negociar o uso da grife para outras empresas (inicialmente para a Teka, fabricante de produtos de cama e mesa), além de, na área de moda, lançar novos produtos ajustados para as classes B e C.
• ROMPENDO AS MURALHAS – Depois que os chineses passaram a tomar refrigerantes, nenhum outro membro do capitalismo se sentiu impedido de tentar o mercado chinês. Agora é a vez dos relações públicas: pela primeira vez, a China vai ter um escritório de relações públicas, graças à Hill & Knowlton (segundo o release, a maior empresa da RP do mundo), cujo escritório em Pequim começa a operar a partir do dia 15 de outubro.
• RP NO MARKETING – No próximo dia 9, às 14:45 horas, no Centro Empresarial de São Paulo, William F. Noonan, presidente para as Américas do Burson-Marsteller (segundo o release, a maior empresa de RP do mundo!!), fará uma palestra sobre “Relações Públicas no Marketing Mix: Negligência ou Liderança?”. A promoção é do escritório paulista da Câmara Americana de Comércio para o Brasil, que fica à rua Formosa, 367/29º andar, onde podem ser feitas as inscrições.
• ASSUSTANDO O MERCADO – Este episódio do trabalho feito para as Casas Pernambucanas pela Brasil América Publicidade é o assunto do momento no mercado carioca (aliás, Casas Pernambucanas vem sendo assunto até há mais tempo). Seja como for, a BAP está de parabéns por conseguir colocar o pé dentro de uma das contas mais cobiçadas da publicidade carioca. Nós sempre fomos contra house-agencies, mas não temos nada contra a tentativa de que elas se tornem independentes de suas empresas-mães, criando para outros clientes e abrindo o mercado de trabalho. O Rio, aliás, tem os exemplos da Estrutural e da Pubblicità, que já foram ligadas fortemente a um só cliente, e hoje são respeitadas profissionalmente por todos os publicitários.
Mas ainda sobre a BAP, a agência está levando mesmo à sério a sua vontade de entrar na disputa das contas cariocas. Tanto que, soubemos, esta semana a diretoria da agência aprovou um plano de expansão que incluirá a transferência dos escritórios para Botafogo (na rua Pinheiro Guimarães) e a abertura de estruturas em São Paulo e Brasília, antes mesmo de dezembro de 1984.