Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 27/JUL/1984
Marcia Brito & Marcio Ehrlich

 

Janela Publicitária
Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Tribuna da Imprensa.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Nova copiadora da Xerox tem memória

A Xerox está colocando no mercado brasileiro o seu mais sofisticado equipamento internacional na linha de copiadoras: o modelo X-1035, com o qual a empresa pretende marcar o início de uma fase de progressiva redução da defasagem tecnológica até hoje existente entre os seus lançamentos em outros países e no Brasil.
Desenvolvida inicialmente nos laboratórios da Xerox no Japão, a X-1035 - primeira de uma série que terá o nome de "Linha Maratona" - chega ao público brasileiro depois de quase um ano de fabricação no parque industrial da Xerox em Resende, Estado do Rio, período durante o qual toda a produção esteve voltada para exportação a outros países da América Latina.
Segundo Gunnar Vikberg, diretor-superintendente da Xerox do Brasil, o projeto consumiu cerca de 10 milhões de dólares, envolvendo nada menos que 197 empresas brasileiras, que forneceram desde placas de circuito impresso até componentes de alta precisão, como os conjuntos óticos da copiadora. Como resultado destes investimentos, diz Vikberg, o equipamento brasileiro conseguiu superar as exigências de qualidade inclusive da legislação americana, o que permitiu à Xerox brasileira já garantir uma exportação inicial de cinco mil máquinas exclusivamente para o mercado dos Estados Unidos. Além desta encomenda, a Xerox do Brasil estará exportando a X-1035 também para o Oriente Médio.
AMPLIAÇÃO INÉDITA
A maior novidade que a X-1035 apresenta para o usuário brasileiro de copiadoras é a capacidade de ampliar para até 27,9 x 43,1 cm originais em duas escalas diferentes (130 ou 154 por cento), além de reduzir em quatro outras escalas (65, 74, 94 e 98 por cento). Isto possibilita uma enorme gama de resultados combinados, já que os aperfeiçoamentos tecnológicos do processo de cópias na X-1035 e mais o acesso do usuário a cinco opções de contraste - permitem um controle e uma nitidez das cópias finais superiores aos de qualquer equipamento similar no mercado.
Para controlar todas estas funções, a X-1035 dispõe de um dispositivo interno com 32 Kbytes de memória, responsável também por outra característica inédita em copiadora no Brasil: a presença de um painel digital alfanumérico, que emite para o operador da máquina mais de 100 mensagens e instruções sobre as diversas fases - e até erros - da operação, "falando" português com todos os circunflexos, tils e cedilhas. Graças ainda a este dispositivo, a X-1035 é capaz de memorizar todos os dados do trabalho que está realizando, permitindo interrupções para a feitura de cópias com outras características. e retorno posterior às informações originais, para a continuidade do serviço.
O superintendente da Xerox, Gunnar Vikberg, garante que a X-1035 vai atender às necessidades de um segmento muito amplo do mercado brasileiro. Comercializada sob a forma de aluguel ­ a mesma que a Xerox utiliza para seus demais equipamentos no Brasil - a X-1035 deve atuar em uma faixa de produção de 6.000 a 15.000 cópias por mês, o que abrange desde escritórios de médio porte a repartições governamentais.

Brainstorming • Brainstorming • Brainstorming

• CAIO RECUPERA CHANCELLER - A conta dos cigarros Chanceller, que teve a campanha de lançamento criada pela Caio Domingues e que, há quase quatro anos, estava sendo atendida pela CBB&A, acaba de voltar para a Caio. Por enquanto a Caio não sabe ainda se manterá o famoso slogan "O fino que satisfaz", criado por ela, ou se irá partir para um novo conceito criativo, pois segundo nos informou William Norman, diretor da Caio, a agência ainda não teve reunião de briefing com o cliente, pois só foi comunicada esta semana sobre o remanejamento da conta. No entanto, Norman nos adiantou que o trabalho da Caio será apresentado publicitariamente no próximo ano.
• THOMPSON LANÇA DORAL - A Reynolds está lançando, através da Thompson-RJ, os cigarros Doral, "para pessoas jovens, de 18 a 24 anos e de muita sociabilidade, conforme palavras do seu diretor de comunicação social Carlos Eduardo Jardim. Primeiramente, o lançamento está sendo feito em Porto Alegre e Santa Catarina, mercados teste de vários produtos. Só após os resultados daqueles Estados é que o produto chegará aos consumidores do Rio e de São Paulo.
• CONTA NOVA NA VS-ESCALA - A simpática, criativa e ousada agência VS-Escala conquistou a conta da Companhia Têxtil Ferreira Guimarães, uma tradicional tecelagem que completa este ano 75 anos de fundação.
• ESTRUTURAL TEM REDE DE HOTÉIS - A Estrutural, do super criativo Rogerio Steinberg, está com todo o vapor e não para de conquistar novas contas. E José Maria Nova, diretor de atendimento da agência nos conta que passaram a atender a Rede de Hotéis Othon, nacionalmente. São dezenas de hotéis espalhados por todo o País. A Estrutural, inclusive, já está preparando sua mudança para a nova sede, que é uma tremenda mansão na Rua Paissandu, em Botafogo. Os projetos arquitetônicos e de decoração da casa nova estão sendo coordenados pela arquiteta Lídia Steinberg. Mulher de peixe, peixinha é.
• GENTE NOVA NA ALMAP - Leonardo Lima. Forte, ex­MPM (SP), passou a atuar na Almap (SP) como diretor de contas, na área de atendimento.
• PESQUISA REVELA SE SOMOS TODOS IGUAIS - A ABP vai promover no próximo dia 9 de agosto, no Hotel Glória, às 19 horas, apresentação da primeira pesquisa sobre o perfil psicossocial do jovem brasileiro: "SOMOS TODOS IGUAIS?" Este trabalho, elaborado pelo departamento de pesquisa da McCann Erickson, é dirigido à estudantes, homens de marketing e publicitários em geral. Após a apresentação da pesquisa, haverá um painel de debates. Venda de ingressos com Leila, na ABP. Tels.: 233-1197 e 233-1492.