Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 17/FEV/1984
Marcia Brito & Marcio Ehrlich

 

Janela Publicitária
Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Tribuna da Imprensa.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Sofisticação torna criação mais dinâmica

A partir dos novos recursos técnicos de VT, a agência Pubblicità criou o comercial "Conchas", que está sendo veiculado no Rio de Janeiro, e que marca o lançamento do empreendimento Praia de São Pedro, próximo a Rio das Ostras.
A produção foi totalmente idealizada com o objetivo de integrar a criatividade à linguagem de vídeo.
Desde o cenário - uma praia com um mar ao fundo feito por um painel de pequenas lantejoulas que dão a sensação de profundidade em movimento; as conchinhas que passeiam na areia (feitas como os bonecos americanos "muppets"), até o cuidado com o sombreado especial, que só pode ser conseguido graças ao aperfeiçoamento do croma key ­ tudo foi cuidadosamente elaborado para aproveitar ao máximo os recursos do sofisticado aparelho Mult Matte.
Com esta produção a Pubblicità afirma que tem conseguido levar um grande número de pessoas ao empreendimento, atingindo, plenamente, o objetivo do cliente.

DPZ lança fogão para público jovem

DPZ para Continental: Caprice Primeiro AmorA imagem de um casal de pombos trocando bicadinhas amorosas na tampa do novo fogão Caprice introduz a fala. "Você precisa conhecer o Caprice Primeiro Amor, o jeito jovem de ter um Continental 2001. Garantia plena de um ano. Mas um amor eterno". Este é o tema da campanha criada pela equipe do Neil Ferreira, da DPZ Propaganda, para a nova linha de fogões Continental 2001 Caprice da Fundição Brasil.
"O filme extremamente romântico" diz Neil, acentuando que os cinco modelos destinam-se aos casais jovens, que preferem um fogão compacto de decoração mais descontraída. "Toda a campanha tem por símbolos os pombinhos, que representam a pureza do primeiro amor".
Além disso, Elio Russo, gerente de marketing da Fundição Brasil, esclarece que pesquisas realizadas pela companhia indicam que a frequência de casamentos vem se distribuindo mais homogeneamente ao longo do ano, não havendo mais a antiga concentração em maio: "Janeiro e fevereiro passaram a apresentar expressivo número de casamentos, provavelmente devido a maior possibilidade de o casal tirar licença ou férias. Por estes motivos a Fundição Brasil escolheu o início do ano para atingir com a linha Caprice, e crescente segmento de primeira compra do mercado de fogões".

SIR Laboratório promove prêmio de VT em Curitiba

Será realizado no dia 25 de fevereiro próximo, o II Prêmio SIR de Criação, concurso instituído pelo SIR Laboratório de Som e Imagem, com o objetivo de homenagear as agências de propaganda que produziram comerciais em vídeo-tape em seus estúdios.
A criatividade de agências paranaenses e de outros Estados valorizaram e mostraram a viabilidade do VT como excelente recurso técnico para produção eletrônica. Assim, o prêmio SIR homenageia a agência, o anunciante e a dupla responsável pelo comercial mais criativo entre os produzidos em 1983.
O alto nível apresentado pelos trabalhos impressionou os profissionais da propaganda que integraram a comissão julgadora do ano passado. Fato que deve se repetir este ano quando o número de comerciais a serem julgados aumentou sensivelmente.

Malt 90Malt 90 está sendo lançada com uma campanha publicitária de grande impacto e âmbito nacional. Integrando jornais, televisão, rádio, revistas, cartazes de rua e cartazes de ponto de venda numa ação conjugada a campanha de Malt 90 respeita e valoriza as características de cada um desses meios de comunicação, chegando, inclusive a criar um novo formato de peça publicitária, no caso da televisão.
(N.R.: Imagem do anúncio retirada do site Cervejas do Mundo).

Brainstorming • Brainstorming • Brainstorming

• TROCA-TROCA NA CRIAÇÃO - Grandes movimentações na área de criação no Rio de Janeiro: Alcides Fidalgo deixou a direção de criação da Almap-Rio, para assumir na mesma função da Salles-Rio, já que Jacob Cajaiba está retornando a São Paulo.
Enquanto isso, Ronaldo Conde, que quase foi para a Norton, recebeu uma contraproposta (fabulosa, ao que dizem) da Almap e ficou na agência, tornando-se seu diretor de criação. E Ernane Gouveia, o diretor de arte, transferiu-se para a Caio, que comemora com contratações a conquista das Lojas Americanas.
Agora, quem continua procurando uma dupla de criação do primeiro time (mas primeiro mesmo!) é a Norton, decidida que está a demonstrar, em 1984, que pode ser a mais criativa agência de propaganda do mercado carioca.
• DE SÃO PAULO - Mário Peixoto deixou a direção de Mídia da Standard Ogilvy & Mather do Rio, após 7 anos na agência. Para o seu lugar, John Hoyle trouxe da SO&M paulista Dardo de Almeida Leite, que nos últimos cinco anos vem exercendo a função de supervisor geral de mídia, reportando-se diretamente a José Alves.
• NAO SE EMENDA - Causando a maior diversão no mercado o livro "A Tragédia da Propaganda", que o ex-publicitário José Maria Campos Manzo colocou na praça, e na qual conta sua passagem meteórica e de triste lembrança pelo colunismo publicitário em "O Globo". Na festa do Prêmio JB de Propaganda, onde gente importante do mercado esteve reunida, comenta-se que o título do livro era um auto-retrato.
• OLHA O ANUÁRIO AÍ - O Clube de Criação de São Paulo abriu inscrições para o seu 9º Anuário, que deverá receber materiais até 23 de março, sem prorrogação. Informações na sede do clube paulista, pelo telefone (011)212-7772.
• NÚMERO NOVO - A Cláudio Carvalho Criação comunica que seu novo telefone é 286-6644, e que está agora na Rua Dona Mariana, 205 - casa 1, em Botafogo. Diz Cláudio que é "A menor agência do Brasil na mesma rua da maior".
• MAIS AR - A National do Brasil decidiu entrar na produção de ar condicionado e geladeiras domesticas ainda este ano, podendo-se esperar uma boa campanha publicitária. A empresa é uma das lideres mundiais em tecnologia eletrônica, e sua empresa-mãe, a Matsushita, é a fabricante dos famosos vídeo-cassetes Panasonic, lideres do sistema VHS, e contrabandeadíssimos para o Brasil.
• NA TV - Este domingo, Maria Cristina Pereira, diretora da rede de lojas de calçados Sapasso, será a entrevistada de Marcio Ehrlich no Jornal de Domingo, na TVS, às 23h45m, quando falará sobre a criatividade sempre mantida nas suas campanhas publicitárias e no marketing do setor.
• ESTAMOS PAGANDO - Estamos lançando um desafio aos publicitários por esta coluna. Um desafio no qual oferecemos o espaço que quiser dentro da coluna para o publicitário que ganhar. E a cada semana serão novos desafios:
1º desafio: Vencerá o publicitário criador de campanha para iogurte que nos provar que é possível, nos potinhos de iogurte encontráveis nos supermercados, abrir a tampa metálica inteirinha como nos comerciais, sem que ela se rasgue no meio e obrigue o consumidor a melar os dedos para tirar o resto.
Prove, e o prêmio será seu!