Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 03/FEV/1984
Marcia Brito & Marcio Ehrlich

 

Janela Publicitária
Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Tribuna da Imprensa.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Fischer: falta conceito na propaganda de moda

A agência paulista Fischer & Justus recebeu, no final da última semana, a comunicação da Vila Romana Confecções de que passará a atender a conta publicitária dos jeans Pierre Cardin no Brasil, além de toda a linha de roupas com marca Vila Romana, num volume de publicidade que deve ficar, em 1984, na significativa faixa dos 4 bilhões de cruzeiros.
A decisão da empresa, segundo nos declarou Eduardo Fischer, diretor da agência, é resultado da repercussão conseguida em prestígio, notícias e vendas da última campanha realizada pela Fischer & Justus para o jeans Calvin Klein, aquela que tanta polêmica gerou por colocar no ar um rapaz afirmando que preferia ser um vagabundo.
A Fischer & Justus, que também conquistou esta semana a conta da griffe Yves Saint Laurent, se torna, com isso, uma das agências de publicidade brasileiras a mais trabalhar com produtos de moda, setor que, em sua grande maioria, pouco utiliza agências de médio e grande porte para sua comunicação.
Na opinião de Eduardo Fischer, o mercado de moda estava sendo trabalhado muito profissionalmente em termo de produto, mas na comunicação faltava descobrir um novo caminho, já que os apelos da década de 70 - de "liberdade" ou de só mostrar bumbum de mulher - acabaram saturando. Ele diz:
- Para descobrir o caminho começamos a trabalhar com o consumidor, descobrindo o que ele quer, como ele pensa, qual é o seu lado escuro. Este lado escuro é que nos colocamos nas telas, sem pedir nada para o consumidor. "Compre a minha calça" coisa nenhuma!
Eduardo Fischer ainda comentou que, até há pouco tempo, os anunciantes de moda pensavam que apenas mostrar o produto num anúncio dando o endereço das lojas era suficiente para vendê-lo . "Acontece - diz ele - que atualmente o consumidor já não compra nada motivado apenas pela qualidade da roupa":
- Toda marca bem sucedida não deve ter apenas o produto. Ela tem que ter um conceito, seja ele qual for. As vezes é importado até o fabricante estabelecer junto com seus consultores de marketing ­ que pedem ser os da própria agência de propaganda - um conceito antes de fazer o produto. Este é o ponto fundamental. A partir dai, o trabalho, da agência passará a ser fazer o consumidor comprar este conceito. Porque, se ele o comprar, posso garantir que acabará indo atrás do produto no ponto de venda. E a propaganda será considerada eficiente.

Cinco disputam no Rio conta da Inega

A Inega não tem a menor intenção de entregar a sua conta publicitária a uma agência situada em São Paulo.
A afirmação é de Roberto Levacov, diretor comercial da Indústria Gofra, fabricante do Jeans de Ipanema, classificando de absurdo e improcedente o boato que foi divulgado no mercado paulista de que não seria carioca a nova agência a cuidar da publicidade da Inega este ano de 1984, em substituição à Denison, que deixou de atender a conta.
Roberto Levacov ainda informou que 5 agências ainda podem ser consideradas na disputa: DPZ. Estrutural, Thompson, Contemporânea e McCann Erickson, todas através de seus escritórios do Rio de Janeiro. O nome da vencedora será conhecido na próxima semana, após serem mantidos os últimos contatos com as finalistas.
Levacov nos adiantou que também existe a possibilidade de duas agências serem escolhidas, ficando uma delas imediatamente com a linha Inega, e a outra com um projeto de uma nova linha de produtos que a empresa está estudando.
A Inega foi responsável em 1983 por um volume publicitário na faixa dos 500 milhões de cruzeiros.

Brainstorming • Brainstorming • Brainstorming

• CAIO LEVANTA - A Caio Domingues acaba de conquistar a conta das Lojas Americanas, uma das principais redes de lojas de departamentos do Rio de Janeiro, e que pretende se tornar um grande anunciante em 1984. A Caio passa a operar a conta em março, pois até lá a CBBA ainda tem a realizar duas campanhas para as Americanas.
• EM MAR PARA PEIXE - Deu Assessor no resultado da concorrência realizada em Brasília para escolher a agência que atenderá a conta da Sudepe - Superintendência de Desenvolvimento da Pesca, em 1984.
• NA CBBA - A agencia de Jomar Pereira da Silva lança este fim-de-semana um empreendimento imobiliário para Mauro Magalhães, e comemora também a conquista da conta da sofware­house Victory, que fará campanha para divulgar seu programa Easy Ware.
Falando em CBBA, acabou não se confirmando a contratação que a agência faria de um profissional de mídia para trabalhar com Orlando Batista, e que noticiamos aqui.
• LEVI'S DECIDE - Foi para a Proeme Campbell-Ewald a conta da Levi's Strauss do Brasil, dois meses depois da DPZ ter aberto mão de conta informando que deixava a empresa à vontade para seguir a orientação internacional da empresa, de unificar o estilo de sua publicidade em todo o mundo. A Proeme concorreu com outras duas agências multinacionais: a McCann Erickson e a Standard Ogilvy & Mather.
• RECICLANDO - A Sociedade Brasileira de pesquisas de Mercado realizará de 8 a 16 de fevereiro próximo, um curso de Reciclagem de Pesquisa de Mídia destinado a profissionais de propaganda e marketing. O curso custará Cr$ 10 mil e terá 7 aulas de duas horas, tendo como professores diversos supervisores de pesquisa de mídia de agências, como Jaime Troiano (Lage Stabel/BBDO); Beatriz Medina (Y&R), Célia Maria Ladeira (Lintas) Luiz Sumida (McCann), Mercedes Saad (Thompson) e Daina Maria Godinho (DPZ).
Maiores informações no Rio com Almir Tolentino, do Banco Lar Brasileiro, pelo telefone 286-5232 r. 3296 ou com Jussara Nova Raris, da Sérgio Dourado, pelo telefone 521-0232 r. 123.
• AGORA É DE VEZ - A Philco decidiu encerrar este ano no Brasil toda a sua produção de ar condicionado e rádios portáteis, alegando que as vendas gerais destes produtos têm apresentado acentuada queda desde 1978.
Mais uma vez o consumidor é quem acaba sofrendo. Se a assistência técnica da Philco já não era lá grande coisa, agora mesmo é que aqueles que um dia acreditaram na marca vão ficar sem pai nem mãe.
• GLOBOTEC INVESTE - A produtora de VT Globotec inaugurou esta semana um novo estúdio em São Paulo, com 90m2, pé direito de 6 metros e fundo infinito. Com este estúdio ela passa a ter na capital paulistas dois estúdios e dois centros de pós-produção.
A Globotec, aliás, iniciou uma série de encontros com grandes agências para discutir o tema "Técnicas operacionais de Produção em VT". O 1º encontro começou esta semana, com a MPM-RIO, encerrando-se sábado com a produção de um "comercial simulado".
• OUTRA AGÊNCIA - Uma nova agência está nascendo no Rio: a S.S. Publicidade e Promoções, tendo capital de 2 milhões de cruzeiros dos diretores Solange Sangenito, Sueli Bocai e Luiz Antônio Alvarenga da Silva. A S.S. fica na Rua Álvaro Alvim, 48/405.
• RUM ENVELHECIDO - Esta sexta-feira, a Bacardi comemora o 122º aniversário de fundação da empresa no mundo, e o 27º da Bacardi no Brasil. Hoje, Bacardi é a marca de rum mais vendida em todo o mundo.
• NA TV - Esta semana, o entrevistado de Marcio Ehrlich no Jornal de Domingo, que a TVS apresenta a partir das 23h15m de domingo, é Axel Chaves, diretor de marketing do Brasilshopping, administrador do São Conrado Fashion Mall.
• CB, UAI - A Brasil América Publicidade, agência de propaganda ligada ao grupo CB, deve abrir uma filial em Belo Horizonte, para disputar o mercado local. Albano Alves Filho, diretor da BAP no Rio, já esteve na capital mineira tratando do assunto.