Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 07/OUT/1983
Marcia Brito & Marcio Ehrlich

 

Janela Publicitária
Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Tribuna da Imprensa.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Estrutural muda seu organograma

A agência de propaganda Estrutural, eleita pelos colunistas publicitários como "Agência do Ano" do Rio de Janeiro em 1982, está implantando, esta semana, uma nova estrutura de operações.
A partir de agora, para possibilitar uma maior integração de atividades, não só o setor de criação como agora o de planejamento passam a estar subordinados ao diretor Rogerio Steinberg, que já vinha tendo uma grande participação nesta área nos últimos tempos, juntamente com Armando Strozenberg, que deixou a agência.
Na Estrutural, ainda, José Maria Nova (ex-Artplan) está assumindo a Direção de Atendimento, enquanto Alberto Moskowicz passa a supervisionar todas as áreas, de operação da agência. A Estrutural tem sido responsável pelas criativas campanhas de empresas como Servenco, BarraShopping, Sapasso, Adonis e Losango.

Governo quer mudar consumo por decreto

A primeira página dos jornais desta última terça-feira noticiou que o Governo tabelou o preço do óleo de soja, e criou o "minipão", um pão francês que pesará menos de 50 gramas.
Realmente fica muito difícil para qualquer empresa aplicar as técnicas de marketing no Brasil, quando todas as regras de mercado de oferta ou demanda de consumo modificam-se com os fenômenos naturais ou endógenos, mas exclusivamente por determinação do Governo, que agora, inclusive, está agindo como gerente de produto e lançando novos formatos de pães sem levar em conta os anseios da população.
Não acreditamos que lançamentos de miniprodutos solucionem as carências do consumidor. O que ele precisa é de uma politica econômica que aumente o seu poder de consumo, ou que permita às empresas baratearem os produtos, para satisfazer as necessidades mínimas, que continuam as mesmas.
Não vai ser um minipão que resolverá os problemas de fome da população brasileira.
Nem mesmo, se amanhã, para complementar o desvario do seu marketing, o governo resolva decretar a obrigatoriedade do miniestômago.

Leitor acusa Tijuca Off-Shopping de "chupar" campanha francesa

Esta coluna recebeu, durante a semana, um envelope de um leitor acusando a campanha de lançamento do Tijuca Off-Shopping, de autoria da agência de propaganda Dobermann, de ter baseado sua principal identidade visual - O desenho de uma moça nua com a mão no ombro - numa peça da campanha da loja francesa de moda Presunic, campanha, aliás, que foi publicada numa Modern Publicity de 1972.
Sinceramente, não podemos acreditar que isso seja possível. Afinal, quem leu alguma vez a coluna que o Diretor da Dobermann, Antônio Carlos Caldas, escreve no Jornal do Commercio, já viu o próprio Caldas afirmar o quanto sua agência é criativa, ética, profissional, eficiente para os clientes, e incapaz de qualquer ação criticável ou leviana como tantas que existem neste mercado e que ele, com toda a isenção que lhe é peculiar, denuncia corajosamente.
Só podemos, portanto, considerar que a leve semelhança entre os trabalhos se deva a uma infeliz coincidência. De qualquer maneira, para não sermos acusados de parciais, ou tendenciosos, em favor do Caldas, publicamos as duas ilustrações, e deixamos que cada leitor chegue à sua conclusão.

Brainstorming • Brainstorming • Brainstorming

• É DELA - A Garden nos informa que - apesar das noticias que saíram em outras colunas ­ está com ela a conta do Consórcio Sateplan, um dos líderes do setor de consórcios do Rio de Janeiro. Também é dela a conta da Fomar, a maior revendedora de material fotográfico do Estado.
• AÇÃO HUMANITÁRIA - Mais de 500 mil crianças foram vacinadas contra a pólio no Nordeste com a colaboração da Souza Cruz, dentro da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite. A ação da Souza Cruz é mais do que elogiável, mas é triste ver que nem uma vacinação contra a pólio este Governo consegue fazer por conta própria. Enquanto isso, em Brasília...
• NOEL ELETRÔNICO - Apesar de lenta, continua a evolução da tecnologia do videotexto no Brasil, que agora começa, inclusive, a mobilizar a participação da população. Em São Paulo onde o videotexto é uma realidade, a Transbrasil, a Faculdade Anhembi e o Univideo - Sistema Corporativo de Videotexto estão lançando o 1º Concurso de Criação de Cartão de Natal Eletrônico para videotexto, aberto a profissionais de criação e estudantes do setor. Quem quiser a planilha de desenho e maiores informações pode ligar para São Paulo, pelo tel. (011) 241-8126.
• COLUNISTAS - Dezenove colunas sobre propaganda e marketing são publicadas regularmente na imprensa brasileira, segundo levantamento publicado na edição de setembro da revista "Propaganda", que começou a ser distribuída esta semana. A matéria pretende responder às inúmeras questões que a revista diz receber regularmente sobre este assunto. Ainda de acordo com o levantamento, apenas nove Estados brasileiros leem colunas publicitárias: SP, RJ, MG, RS, PR, BA, DF, PE e SE. Na matéria, o redator esqueceu-se do quadro que este colunista apresenta no programa da TVS, Jornal de Domingo.
Este domingo, aliás, quem estará sendo entrevistado é Clementino Fraga Neto, presidente da Esquire, que falará sobre as diferenças entre os mercados paulista e carioca, e do caso de marketing de Duracell, cliente da agência.
• CONTATOS DE VEÍCULOS - A Rio Gráfica contratou Manoel Telles de Souza (ex-Jornal do Brasil) para a gerência do grupo Moda. Lá, também, Alberto Pecegueiro assumiu a direção do Grupo de Revistas, respondendo pelas áreas comercial e editorial das revistas femininas, especiais e Vela & Motor. E ainda Mauricio Magalhães foi contratado para a gerência comercial das revistas femininas e especiais.