Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 08/ABR/1983
Marcia Brito & Marcio Ehrlich

 

Janela Publicitária
Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Tribuna da Imprensa.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Standard investe para crescer no mercado carioca

A Standard Ogilvy & Mather, 9ª agência do ranking brasileiro, com uma receita nacional em 1982 de Cr$ 1,86 bilhão, já está instalada em seu novo escritório no Rio de Janeiro, nos 1.400 metros quadrados do nono andar do Centro Empresarial Rio, em Botafogo, acreditando que terá, a partir de 1983, uma retomada segura de seu crescimento no mercado carioca.
A afirmação é do presidente da agência, Flávio Corrêa, que acaba de voltar de Nova York, onde apresentou para o Board of Directors da Ogilvy & Mather International, do qual também faz parte, os planos de trabalho da empresa no Brasil, que incluíram sua experiência dentro de um conceito de comunicação que foi chamado de SBU - Special Business Unit, através do qual cada cliente da agência passa a ser atendido por apenas um determinado profissional que unificará todos os seus interesses junto às quatro empresas do grupo: Ogilvy & Mather Merchandising, Ogilvy & Mather Resposta Direta, AAB Relações Públicas e a própria Standard Ogilvy & Mather Publicidade.

Investimento

Para que o profissional de atendimento possa atender às exigências de suas novas funções, diz Corrêa, a Ogilvy & Mather no Brasil foi obrigada a investir pesadamente em treinamento, chegando até a mais que 10% de suas despesas. Apesar disto, ele garante, a iniciativa se mostrou válida, não só pelo retorno em satisfação dos clientes como na receita da agência. Ao contrário do que ainda se vê acontecer em diversas agências de publicidade brasileiras, todos os serviços adicionais são cobrados do cliente, a preços reais de mercado:
- O cliente realmente profissional - afirma Flávio Correa – sabe que de graça será sempre de última qualidade. Este cliente paga o preço justo, desde que o serviço seja bom. E isto torna a operação rentável, mesmo que a verba do anunciante não vá toda para veiculação apenas.
Aproveitando a mudança de seus escritórios, a Standard também alterou sua gerência no Rio de Janeiro, O inglês John Hoyle, de 35 anos, e que já havia trabalhado na Ogilvy & Mather brasileira, assumiu a responsabilidade de ampliar a participação da sucursal carioca - que atualmente anda em torno dos 37 por cento - no faturamento nacional da empresa. Neste mercado, a Standard não só atende a Shell (o maior cliente da agência, mas cuja criação ainda é feita pelo escritório paulista da Standard), como Souza Cruz, Fininvest, Technos Relógios, Internacional de Seguros, British Caledonian, entre outros.
Neste momento, John Hoyle está reavaliando as perspectivas orçamentárias de seus clientes, para que as metas atualizadas da Standard Ogilvy & Mather de todo o Brasil possam ser apresentadas por Flávio Corrêa na próxima reunião da diretoria internacional da agência, em maio, nos Estados Unidos. Segundo Hoyle, também os clientes da Standard-Rio foram afetados pela maxi, sendo muitos deles obrigados a reavaliar suas verbas publicitárias para os meses restantes de 1983.

E. Coelho na MPM

Edeson Coelho deixou a Salles/Interamericana, onde dirigia o atendimento da conta da Souza Cruz, para ser o novo diretor de atendimento da MPM-Rio, assumindo o cargo antes ocupado por Elysio Pires, dentro da reorganização operacional da agência. Edeson, um dos mais valorizados profissionais da propaganda carioca - foi ele quem implantou a DPZ no Rio, por exemplo – passa a cuidar na MPM não só das áreas de desenvolvimento e expansão, como da alta direção do atendimento de todas as contas da agência, exceto Souza Cruz, que continua sob a responsabilidade de Abelardo Cid.
Elysio Pires, a partir deste mês, assume a direção executiva da MPM, liberando o antigo titular do cargo, João Baptista Pacheco Fernandes, para a coordenação nacional de todos os escritórios da MPM no Brasil.

Diler se separa de Ellis que abre agência nova

Depois, de funcionar por quase cinco anos, terminou este mês a associação entre Diler Trindade e George Ellis na agência Diler & Ellis. A separação, que seria realizada através de uma divisão da sociedade, transformou-se na compra, por parte de Diler Trindade, de todas as demais ações da agência, com o direito de manter 18 funcionários, o mesmo endereço, telefones, registros comerciais e créditos em veículos. Apenas o nome da empresa mudou, tornando-se Diler & Associados Propaganda.
Criada em 1979, um ano depois que George Ellis se associou à antiga ITP (de Iglesias, Trindade e Pirralho), a Diler & Ellis sempre se caracterizou por ser uma agência preocupada com a criatividade, apesar de seu porte médio (em 1983 a agência alcançou um faturamento de 700 milhões de cruzeiros) . Neste último Prêmio Colunistas-Rio, por exemplo, a Diler & Ellis se colocou entre as 10 agências mais premiadas deste mercado, com 2 medalhas de ouro e 2 de prata.
A saída de George Ellis, para abrir sua nova agência levando ainda os contatos Leonardo Goldvag e Vicente Pierotti, já gerou também a saída de contas como a do Grupo Monteiro Aranha e de Ricardo Amaral, que acompanharam o publicitário em sua iniciativa. Até o momento, no entanto, confirmaram sua decisão de não deixar a Diler & Associados clientes como O Globo, Ericcson do Brasil, Worthington, Ladeco, Jeans Chopper, e L’Oréal (divisão "coiffeur"). Estas contas, segundo Diler Trindade, mais a nova conquista da agência - de parte da conta da Santa Marina, em São Paulo - e o recém-criado departamento de promoções esportivas e musicais - que inclusive já conquistou a exclusividade do campeão de asa-delta Pepê - devem garantir para a Diler & Associados, em 1983, um faturamento de 1,2 milhões de cruzeiros.

Brainstorming • Brainstorming • Brainstorming

• O JURI DAS LÂMPADAS - Já estão confirmados os nomes dos 15 jurados que escolherão as Lâmpadas de Ouro, Prata e Bronze do V Festival Brasileiro do Filme Publicitário, que a ABP realiza de 13 a 16 de abril no Othon Palace Hotel. O presidente convidado do júri será Armando Ferrentini (diretor comercial do Jornal Diário Popular) e os demais membros serão Álvaro Gabriel de Almeida (MPM e Clube de Criação do Rio), Caio Domingues (Caio), Carlos Manga (Arte­Rio), Erik Nice (Salles) , Hiran Castelo Branco (CBBA), José Fontoura (Standard), Laerte Martins, Márcio Moreira (McCann), Nelson Gomes (TV-Globo), Sérgio Andrade Arapuã (Almap) , Sérgio Graciotti (MPM), Simão Lacerda (L&F), Tácio Feitosa (jornal A Tarde) e Washington Olivetto (DPZ).
• MÍDIA MUDA NA MPM - A MPM, aliás, também está se expandindo no mercado carioca fisicamente: a agência acaba de instalar seus departamentos de mídia, promoções, finanças e administração em 4 andares de um novo prédio na Rua Mena Barreto, em Botafogo.
• REESTRUTURAÇÃO NO IBOPE - O IBOPE promoveu Sérgio Viriato a gerente nacional de atendimento, responsável pela coordenação do novo sistema de gerências regionais adotado pelo instituto. Dentro da nova estrutura do IBOPE, assumiram gerências regionais Bruno Ricardo Souza Lopes (Curitiba e Florianópolis), João Batista de Mattos (Norte e Nordeste), José da Costa Freitas (Centro Oeste) e Ormi dos Santos (São Paulo - interior).
• HOMENAGEM CONCORRIDA - Estão praticamente esgotados os convites para o almoço de hoje, no Rio Palace, no qual a ABP estará entregando os troféus do Prêmio Comunicação à CBBA (Agência) , Rádio Cidade (Veículo), Coca-Cola (Anunciante) e Mauricio Sirotsky (Personalidade). Há promessa de comparecimento de ministros e governadores para prestigiarem a cerimônia.
• BANDEIRANTES PROMOVE - Passado o prazo de transição da estrutura de comercialização da Rede Bandeirantes de Rádio no Rio, Haroldo de Andrade volta a se dedicar prioritariamente a seu programa, enquanto se torna Diretor Adjunto da emissora. A partir deste mês, assume a gerência comercial da Rede no Rio Humberto Neves, que vinha atuando como contato daquele veículo. E na gerência comercial da Rádio Bandeirantes, passa a atuar Jessé Rocha. A Bandeirantes, conta Paulo Saad, seu diretor, pretende voltar a investir em programação também no Rio. A emissora, aliás, acaba de contratar J. Silvestre, que transferirá para a rede dos Saad o programa que vinha realizando na rede do Abravanel.
• PESQUISA FAZ SEMINÀRIO - O Audi-TV promoverá, dias 28 e 29 de abril, um Seminário sobre Painel Domiciliar, com inscrições pagas a Cr$ 25 mil. O seminário abordará desde metodologia e aplicações até estudos de casos.
• OS MELHORES DE MINAS - Dia 12 de abril o jornal O Estado de Minas promove a entrega dos prêmios Os Melhores de 82, com um coquetel no Palácio das Artes, em Belo Horizonte, que contará com a presença do governador do Estado Tancredo Neves.
• AGORA É A VEZ DO NACIONAL - Este sábado e domingo os colunistas Armando Ferrentini, A. P. Rossini, Jomar Pereira da Silva, José Roberto Penteado, Francisco Alberto Madia, Elói Simões, Roberto Simões, Marcio Ehrlich, Rafael Sampaio e Fernando Vasconcelos estarão reunidos em São Paulo para o julgamento da versão nacional do Prêmio Colunistas. Na próxima semana, divulgaremos nesta coluna os principais resultados dos trabalhos cariocas.
• É O MEU GAROTO - Temos certeza que Chico Anísio, quando criou o personagem Cascatinha, caracterizando-o como um filho de palhaço e deficiente mental, jamais imaginaria que, algum dia, um comercial pudesse usar o personagem como exemplo a ser seguido. Para falar a verdade, nem nós acreditávamos nisso. Mas está ai na televisão: os Laboratórios Multicolor recomendando "Faça como o Cascatinha...".
• MÍDIA BARATA - O redator César Oliveira, que havia montado a agência QuatroCom, desativou a empresa depois de enfrentar grandes dificuldades econômicas ao assumir a feitura da revista da Riotur. Segundo César, 80% dos anunciantes tradicionais da publicação há muitos anos que não pagam suas faturas, aumentando a cada mês o déficit da Riotur nessa área. César agora está na Garden Publicidade contratado como redator.