Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 06/JUN/1980
Marcia Brito & Marcio Ehrlich

 

Janela Publicitária
Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Tribuna da Imprensa.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.


Amanhã, no programa "Propaganda e Mercado" (que vai ao ar todos os sábados, às 14h30min na TV Bandeirantes, Canal 7), Murilo Coutinho, presidente do Sindicato dos Publicitários do Rio de Janeiro, vai falar sobre o registro de publicitários e o golpe do diploma na propaganda. Brigitta Anders, gerente de produtos da Reynolds falará sobre a mulher em cargos de decisão, aqui e em outros países e Nélson Salles, diretor de Criação da Salles-Rio e Fábio Siqueira, redator da mesma agência, explicarão a trucagem dos filmes "Castelo de Areia" e o óleo Texaco. Não percam!!!

Agências recebem hoje, em Bruxelas, a deusa Clio.

Até ontem, quinta-feira, dia do fechamento de nossas colunas, ficamos tentando conseguir o resultado das premiações do Clio. Tentativa que fracassou pois, por culpa do destino arrebatador, que sempre interrompe o processo funcional dos acontecimentos, a Cecilinha Silveira, responsável pelo Clio no Brasil, teve de viajar em lua-de-mel por este mundo afora e, é claro, mandou tudo o que se refere ao Clio para um outro lugar. Mesmo assim, cava daqui, cava dali, conseguimos descobrir algumas das agências vencedoras que estarão hoje, em Bruxelas, recebendo suas estatuetas de ouro da Deusa Clio:
CBBA Categoria: filme (pecuária)
Produto: Neguvon
Cliente: Bayer
ALMAP Categoria: imprensa
Produto: Companhia Telefônica da Borda do Campo
Cliente: Companhia Telefônica da Borda do Campo
PREMIUM Categoria: imprensa
Produto: Sorvetes Hébon
Cliente: Hébon

Propaganda em táxis: um veículo alternativo.

Em defesa da propaganda em táxis, o vereador Raul Casa, de Porto Alegre, RS, está iniciando um levantamento para sugerir a permissão de propagandas em veículos daquele Estado. Segundo o vereador Casa, a medida, se aprovada, viria a beneficiar a própria população, além dos motoristas autônomos que estão atravessando um período muito difícil por causa do crescente aumento do custo da gasolina. Diz ele que tantos os motoristas autônomos como as empresas do ramo não estão aguentando a crise e que o desemprego já foi denunciado pelos sindicatos da classe.
Se esta medida do vereador gaúcho for aprovada, é bom que se fique de olho se realmente a população, o passageiro, vai ser beneficiado, por exemplo, com um congelamento das tarifas. Aqui no Rio, quando as empresas de ônibus se abriram para a propaganda, alegando que a situação estava péssima por causa do aumento dos derivados da gasolina e que a população também seria beneficiada, na semana seguinte ao aumento do petróleo, as passagens também aumentaram, e as promessas esquecidas. E danou-se o povo, mais uma vez.

Será restringida a propaganda de fumo e bebidas alcoólicas?

A Comissão de Agricultura do Senado aprovou, em forma de substitutivo do senador Leite Chaves (PR), projeto do atual governador do Amazonas, José Lindoso (ex-senador da Arena­AM), que regula a propaganda comercial dos produtos industrializados do fumo.
Pelo substitutivo de Leite Chaves, fica proibida a propaganda de bebidas alcóolicas e de produtos do fumo, principalmente a de cigarro, através de telecomunicações, no período entre 6 e 22 horas.
A matéria aprovada pela Comissão de Agricultura do Senado proíbe também a propaganda daqueles produtos em painéis, letreiros luminosos, outdoors e qualquer cartaz fixado em local público.
O substitutivo prevê, para os casos de infração, a pena de 20 vezes o maior salário-mínimo vigente, e no caso de reincidência, a penalidade se eleva a 50 vezes o maior salário-mínimo. Entende-se por infrator o produtor, o comerciante ou a agência que autorizar a propaganda.
O Artigo 2 do substitutivo determina que os produtos industrializados do fumo terão embalagem com rótulo aprovado previamente pelo Ministério da Indústria e do Comércio, mencionando em cada unidade, sem prejuízo de outras disposições da lei, em caracteres perfeitamente visíveis e legíveis, os seguintes dizeres: a) nome do fabricante, produtor ou acondicionador; b) o endereço do local de produção e acondicionamento; c) o nome, a marca, a classe, o tipo e natureza do produto; d) o número de registro do produto; e) 8 expressão "Indústria Brasileira"; f) o conteúdo da embalagem; g) os teores de alcatrão e de nicotina; e finalmente, h) a expressão "Prejudicial à saúde" em letras brancas, escritas em faixa vermelha.
E no Artigo 4 da preposição autoriza o Executivo a criar campanha permanente com a finalidade de demonstrar à população os perigos do fumo e do abuso das bebidas alcoólicas. Essa autorização é extensiva aos governos estaduais.

Cartas & Telegramas

* Desejamos sucesso novo canal aberto para publicidade do Rio pt Propaganda e Mercado era uma iniciativa que faltava pt ABAP - Rio - Clementino Fraga Neto.
* Nessa nova escalada, e cada vez maior, apresento os meus votos de sucesso. Realmente fico satisfeito em vê-los, já agora na televisão, com um programa de alto nível que multo engrandece a publicidade brasileira e, em especial, a nossa Comunicação.
E nós, do Iarpex, tão certos do poder da Comunicação e tão dependente dele, associamo-nos às inúmeras mensagens que neste momento estão recebendo. Parabéns e bola para frente... O abraço do Sérgio Costa e Silva.
* Parabéns por mais uma iniciativa no jornalismo publicitário pt. Sucesso para Propaganda e Mercado PT. Esquire - Lindoval de Oliveira.

Brainstorming • Brainstorming • Brainstorming

Carlos Roberto Chueiri está de volta à sua terra natal, o Paraná, onde assumiu, na Exclam, o departamento de planejamento da agência. O "Chuchu" (como é chamado carinhosamente petos amigos) todos já conhecem, foi diretor de marketing do Banco Real e presidente da Associação Brasileira de Anunciantes, antes do Furquim e depois do Gilberto Camargo de Barros.
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A ADVB - Associação dos Dirigentes de Vendas do Brasil – está comemorando este ano seu 24º aniversário. A entidade, fundada por James Pepper em 1956, e atualmente presidida pelo dinâmico Armando Ferrentini, vem se desenvolvendo e conceituando o marketing entre nós, responsabilizando-se cada vez mais em aperfeiçoar as tecnologias e conhecimentos da comunidade mercadológicas do pais. A ADVB além de atuar nas áreas do ensino, também promove eventos de desta que, tais como Campeões de Vendas, Top de Marketing, Gerentes do Ano, Noite de Gala e 10 Melhores do Ano.
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A comentada conta da Hawaiian Tropic já tem uma agência: a Professa após ter sido atendida, por breve tempo, pela Artplan.
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A Gang, de São Paulo, conquistou uma conta do tipo "Romeu e Julieta": Açúcar União e Café Caboclo.
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E a conta do Le Buffet, que já havia sido atendida pela Caio e pela Professa, está agora com a Publinews, a mesma agência que atende também a Praianinha, o Conhaque de Alcatrão de São João da Barra, a Vodka Nikov, etc.
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A Central Globo de Comercialização, da Rede Globo, lançou o BIP-Boletim de Informação Publicitária - uma publicação quinzenal destinada à divulgação de noticias e material informativo da emissora.
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A agência do Nei Lima Figueiredo, em São Paulo, mudou de nome. De NPA passou a ser RPV, ainda ligada à Almap.
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Renato Castelo Branco, que também é presidente do Museu da Propaganda, acaba de enviar uma carta a Austregésilo Athayde, presidente da Academia Brasileira de Letras, propondo o nome de Orígenes Lessa à vaga da Academia. Nós, daqui da Janela, achamos bastante oportuna a sugestão de Renato, pois Orígenes Lessa, além de ser um grande talento literário, foi também um dos mais brilhantes criadores de reclames publicitários de sua época. Nada mais justo que ele receba um reconhecimento da Academia de Letras.
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Do Informativo “Flashes Econômicos" editado pela McCann: segundo pesquisa realizada nos EUA, uma família norte-americana de classe média está exposta a 1 500 mensagens publicitárias por dia. Esse número impressionante explica a importância decisiva que assume a criatividade na propaganda. Nos EUA, dos gastos totais de propaganda, 57% se destinam a imprensa escrita e os restantes 43% são aplicados em outros veículos. O mesmo fenômeno ocorre na Alemanha, França, Inglaterra e Itália.
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A Casa do Desenho/Marketing House está promovendo o I Salão dos Novos da Tijuca, que será realizado pela Administração Regional daquele bairro carioca. Para concorrer, basta que o artista seja completamente virgem de premiações. Mas só de premiações, pois a organização do evento não faz qualquer restrição a aspectos técnicos, ideológico ou de tendências.
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Nádia Maria Rebouças de Carvalho (ex-Lintas, Thompson e Almap de São Paulo) que era supervisora de atendimento da SGB foi promovida a Diretora de atendimento daquela Sirotstyana agência.
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Quem está agora na Revista Bolsa é o contato Ewaldo Patrocínio, que se desligou da Novo Grupo.
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José Marques Neto está assumindo o departamento de RTV da JMM.
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A Sitral passou a representar comercialmente o Jornal de Santa Catarina, o principal jornal daquele Estado, segundo ela.
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A julgar pelo número de revistas especializadas em culinária que as editoras vem lançando mensalmente nas bancas, cabe interrogar: como pode? Como se explica que num país onde a metade da população passa fome, e os preços dos alimentos aumentam diáriamente, e falta feijão, e falta carne, leite etc, ainda exista mercado (e ao que tudo Indica ascendente) para este tipo de publicação? Atualmente, em exposição nas bancas, as revistas de culinária só perdem espaços mesmo para as publicações pornográficas - que se multiplicam como coelhos e vendem mais que banana em liquidação. No próximo mês, por exemplo, até a Bloch vai lançar a Revista Desfile em edição extra de culinária, totalmente ilustrada e com receitas exclusivas de Sônia Guajará, editora de culinária da revista.
De uma coisa nós temos certeza: já que não estão conseguindo encher a panela do povo, pelo menos conseguem encher os olhos.