Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 09/NOV/1979
Marcia Brito & Marcio Ehrlich

 

Janela Publicitária
Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Tribuna da Imprensa.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

ABAP terá agora Presidente no Rio.

Clementino Fraga Neto, vice-presidente da Esquire Propaganda, foi nomeado presidente do capítulo-Rio da Associação Brasileira de Agências de Propaganda, de acordo com as mudanças nos estatutos da entidade, aprovados ontem em São Paulo.
Juntamente com Fraga, comporão a diretoria da Abap-Rio Márcio Murgel, da Oliveira, Murgel como secretário e Augusto Cardoso, da Thompson, como Tesoureiro.
Na próxima semana Fraga Neto divulgará os planos de sua gestão, que incluirão, segundo ele nos afirmou, um programa de expansão do número de agências cariocas associadas à Abap.

Comercial e público são objeto de pesquisa

Há muito tempo uma problemática sobre veiculação de comerciais em TV vem inquietando o pessoal de mídia. Todos os planos têm como fundamento as audiências dos programas, e não as audiências dos comerciais.
Como é sabido, anúncio tem sua audiência sempre menor que a do programa em que está inserido, já que nos intervalos comerciais o espectador pode ausentar-se momentaneamente, iniciar uma conversação ou ler um jornal, revista etc, desviando sua atenção do vídeo. Esta porcentagem de desvio de atenção já se convencionou chamar de "índice de Afastamento". Portanto, uma programação com 400 GRPs (ou 240 TARPs), por exemplo, na realidade alcançará um pouco menos.
Com esta preocupação, a Almap solicitou ao instituto LPM Burke um estudo neste sentido, compilando todos os seus resultados desenvolvidos desde 1976, de seus testes "Day-after­Recall".
De acordo com os resultados, o índice de afastamento vem permanecendo estável no decorrer destes anos, significando o mesmo nível de permanência e atenção das pessoas em relação ao intervalo comercial. A norma geral é de 22% sobre a audiência do programa, variando de 3 a 46%.
O menor índice de afastamento (média 19%) foi encontrado no Jornal Nacional, da TV Globo, provavelmente em razão do tipo de comercialização, cujos intervalos têm apenas 1 minuto. O maior índice (média 29%) por sua vez, coube aos shows musicais ou de variedades. Curiosamente, descobriu-se também que entre as crianças, o índice de afastamento é menor observado do que nos adultos.

RELATED RECALL

A variação do Related Recall é de 0 a 66%, o que demonstra a influência do conteúdo e da qualidade da mensagem no processo da comunicação. A norma geral é de 25%, não havendo os indícios de queda na lembrança de comerciais, ao longo dos anos, como atualmente vem sendo propalado.
Por categoria de produtos, os comerciais de roupas são os que apresentam maior Related Recall, inclusive com a menor variação: de 33 a 43%. Já os inseticidas apresentaram o menor recall, com uma média de 15%.

CONCLUSÕES

Se bem que a série de testes não permita projeção dos resultados genericamente a todos os programas existentes - como seria o ideal -, ao menos possibilitou à Almap uma investigação em uma área ainda não demarcada por certezas. De qualquer maneira, a pesquisa demonstrou ser um passo a frente nos acontecimentos que precisam ser objetos de estudos mais aprofundados.
Em termos globais, algumas conclusões puderam ser destacadas:
1 - Desde que não haja alteração nos objetivos, não há necessidade de variação anual de TARP, visto que o índice de afastamento permanece estável.
2 - Quando a programação básica for o Jornal Nacional, pode-se esperar uma grande audiência do comercial, o que o torna um programa adequado para fases de lançamento.
3 - As mensagens dirigidas ao público infantil poderão alcançar os mesmos resultados em termos de comunicação, com nível de TARP cerca de 15% menor em relação ao público alvo.
4 - A colocação dos intervalos no programa não provocam alterações dos resultados.
Outra conclusão, tirada a partir do fato de que os shows têm alto índice de afastamento, e novelas e filmes têm baixo índice, é que programas que exijam do espectador um acompanhamento sequencial prendem mais sua atenção aos comerciais.
Finalmente, o trabalho da Almap lembra que, descontados os índices de afastamento, o "Custo por Milheiro", de vários programas poderão ser alterados, afetando a vantagem ou não de programa-lo.

Agenda

Dias 9, às 18:30hs, e 10, às 11:00hs da manhã, no Teatro Vannucci, últimos dias da apresentação dos Melhores Filmes Comerciais de Cinema e TV do Festival de Cannes - 79 – SAWA, promoção da ABP e da ESPM.
Dia 12 -19:00hs: no Rio, no Teatro Casa Grande. Entrega do Prêmio Colunistas-78, aos vencedores do Rio de Janeiro, e Confronto de Ideias ABA. Uma promoção da ABA, ABP e CCRJ.
Dia 13 - 09:00hs: no Rio, na Escola de Propaganda e Marketing, Milton de Oliveira Bastos, da LEDA, vai falar sobre Controle de TV. Promoção do Grupo de Mídia.
Dia 13 – 19:00hs: Maximine Castelnau, diretor do Audi TV, falará no Jornal do Commercio do Rio. A promoção é do Grupo de Mídia RJ.
Dia 13 - 19:00hs: Hélio Ramos, diretor de planejamento da Labor, abrirá o ciclo de palestras na Sociedade Universitária Augusto Mota, com o tema "Propaganda na TV".
Dia 14 - 18:30hs: no Rio, no auditório de O Globo. 1º Ciclo das Lanternas Mágicas, de David Ogilvy. Tema: "O que funciona melhor em propaganda de Turismo e Viagens".
Dias 21, 22 e 23 - horário integral: Curso de Administração e Técnica de Vendas, ministrado pelo professor Manoel Maria de Vasconcelos, na Fundação Getúlio Vargas, no Rio.
Dias 27 a 29: em São Paulo, no Clube Monte Líbano, o 3º Encontro Nacional de Anunciantes. Promoção da ABA.

Na boca da urna.

No próximo dia 14, a Associação Brasileira de Marketing realizará suas eleições, para definir a diretoria que assumirá um ano depois a entidade.
Até ai, é tudo sabido. Só que, até o momento, nenhuma chapa foi oficialmente inscrita para as eleições, e os associados da ABM estão tendo que avaliar os candidatos a partir de boatos que lhes chegam aos ouvidos, ou então terão que esperar até à véspera, quando as chapas terão que obrigatoriamente se registrar, para tomarem as decisões.
O que chega aos ouvidos é que Ruy Schneider realmente estará disputando as eleições, como candidato da situação. Mas, de repente, surgem os comentários que Paulo Protássio novamente se candidataria ao posto que, tanto ele quanto Ruy, já ocuparam anteriormente.
Se todos os comentários forem verdade, a eleição promete emoções. Nada como dois ex-presidentes em disputa para animar até eleições de associação de classe.

Boicote materno.

Um grupo de mulheres americanas apoiadas por Ralph Nader, Dr. Benjamin Spock, e a líder feminista Gloria Steinem, está fazendo uma cruzada nos EUA para se boicotar a Nestlé, por fabricar leite em pó e incentivar as mães a não amamentar os bebês com seu próprio leite.
O grupo protesta pela forma de promoção que a Nestlé usa para o produto, distribuindo, gratuitamente, latas de leite em pó para mães assim que saem do hospital.
A Organização Mundial de Saúde acabou sendo mobilizada, e após uma reunião em Genebra recomendou à Nestlé que ela interrompa toda a sua promoção e publicidade de leite em pó a nível do consumidor, restringindo-se apenas a publicações médicas especializadas.
Segundo a revista Newsweek de 22-10, a Nestlé afirmou que nos países do 3º mundo, antes mesmo da Conferência de Genebra, ela já não mais anunciava em rádio ou em outdoor, e sequer realizava campanhas promocionais do produto.
No Brasil, pelo menos, em vários de seus leites em pó, a Nestlé lembra, do rótulo, que o leite materno é o mais apropriado para as crianças.

Fichário dos anunciantes cariocas - 21

LETRA

Letra S/A
Rua Uruguaiana, 39, 15º andar
CEP 20050 - Rio-RJ
Te!.: 244-7557
Presidente: Luís Felipe de Oliveira Pena
Diretor de Marketing: Armando K'Furi - responsável pelo marketing e propaganda.
Assistente de Captação: Jorge Espinar Costa e Silva
Assistentes Operacionais: Fernando César Soares e Ednar Vianna
Gerente de Vendas e Capitalização: Odmar Azevedo.
Divisão de Planejamento: Suely Barbosa
Assistente da Presidência: José Carlos da Silva - responsável pela divulgação e relações públicas.
A Letra S/A tem como produtos Caderneta de Poupança e Títulos de Capitalização. É associada da ABA, e sua verba em 1979 deverá chegar a Cr$ 20 milhões, divididos em 55% para TVs, 30% para rádios e 15% para jornais.
Agência que atende a Letra:
A publicidade da Letra está a cargo da Propaganda Professa ­ União dos Profissionais de Propaganda S/A.

•Um levantamento Janela Publicitária/TRIBUNA DA IMPRENSA.

Brainstorming • Brainstorming • Brainstorming

• Todas as palestras do Seminário de Propaganda 79 e do encontro Latino-Americano de Publicidade, realizados em Gramado, foram publicadas em "Comunicação", boletim da ABAP, no seu número de setembro. Os interessados poderão pedir seus exemplares ao Sindicato das Agências de Propaganda do Estado do Rio Grande do Sul, à Rua Dr. Barros Cassal, 367 2° andar. Tel.: 21-8942 - Porto Alegre.
• José Alberto Alvares deixou a gerência de marketing da Fabrimar e assumiu a direção de desenvolvimento e novos negócios da Casa do Desenho.
• A Jodaf está comunicando que, após vir produzindo regularmente filmes publicitários para agências como Lintas, McCann, Salles e Standard, começou agora a atender também outras duas importantes agências brasileiras: a Almap e a MPM. Além disso, o filme "Bonecas", que já havia ganhado o Leão de Prata no último Festival SAWA, recebeu o prêmio de ''Menção Especial" da categoria "Institucionais", no FlAP-79, o Festival Íbero Americano de Publicidade que acabou de se realizar em São Paulo.
• A Gravadora Sonora, de Paulo Perez (RTV da Denison) lança na próxima segunda o disco de Pepê Castro Neves, à Av. Ataulfo de Paiva 135 cobertura.
• A publicidade de cigarros em jornais e outdoors foi proibida na República do Eire onde também se restringiu a participação desse tipo de anúncio em eventos desportivos. A medida entrará em vigor a partir de 31 de janeiro de 1980, quando obrigatoriamente os fabricantes de cigarros deverão incluir nas embalagens uma dessas seguintes frases: "O cigarro pode provocar câncer; os fumantes morrem mais cedo ou fumar prejudica a saúde". No Eire morrem anualmente duas mil pessoas devido ao tabagismo, onerando o Estado em 25 milhões de libras esterlinas (1,5 milhões de cruzeiros).
• A Revista do Domingo está aprontando um roteiro completo de compras de Natal para a sua edição de 09-12-79, a cargo de Gisela Porto. Avisa que o fechamento será no dia 28-11-79.
• A XIV Conferência Interamericana de Relações Públicas acontecerá entre os dias 11 e 14 de novembro próximo, em S. Paulo. O patrocínio será da Federação Interamericana de Associações de Relações Públicas, promovida pela Associação Brasileira de Relações. O tema central do encontro será: "Uma análise das relações públicas nas Américas no contexto do acordo do México" - entre outros assuntos importantes relacionados com as atividades de relações públicas. 16 países americanos estarão representados nos debates, todos com suas associações filiadas à Fiarp.
• McCann e Estrutural trocaram entre si diretores de arte, por coincidência: Luís Carlos Fragoso foi para a McCann e Marcos Guedes para a Estrutural.
• Deve estar entrando no ar este fim de semana, por colaboração das emissoras de TV, o VT o Confronto de Ideias ABA e Entrega do Prêmio Colunistas 78, cuja ficha técnica de agradecimentos pela cortesia dos trabalhos é a seguinte: Criação - José Monserrat; Direção - Marcio Ehrlich; produtora: Lidervídeo; Atores - Jayme Souto Filho (da Internacional de Seguros) e Carlos Alberto (da Embratur); Locução - Otávio César.
• Como resultado do XV Congresso Latino-americano de comercialização, realizado recentemente na cidade de Rosário - Argentina, foi criada a Confederação Latino-americana de Dirigentes de Marketing. Na ocasião também marcou-se para 1980, em Porto Rico, o Congresso Mundial de Marketing.
• A Rego Monteiro & Associados conquistou as contas da Plancop - Planejamento e Coordenação de Projetos Habitacionais, da Associação Brasileira de Irrigação e da Embraz - Empreendimentos Imobiliários.
• A revista Petro & Química comunica que seu número de dezembro será sobre "Álcool e Acoolquimica", e sobre o 20º aniversário da Sudene, sendo sua data de fechamento 26 de novembro.
• Alô Roberto Medina: Já há um desafio maior que trazer o Frank Sinatra para cantar no Brasil. Esse foi mole. Queremos ver é a Artplan Promoções conseguir apresentar no Brasil um show com João Gilberto.
• Correspondências: Rua Barão de Itambi, 7/605 - CEP 22231 - Rio - RJ.