Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 10/AGO/1979
Marcia Brito & Marcio Ehrlich

 

Janela Publicitária
Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Tribuna da Imprensa.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Codimec poderá selecionar mais de uma agência para sua conta.

Quinze agências entregaram propostas, nesta última segunda-feira, para a concorrência da conta publicitária do Codimec - Comitê de Divulgação do Mercado de Capitais: Esquire, Denison, Salles, SGB, GFM/Propeg, Novagência (através da MM&C), Standard, DPZ, Norton. Lintas, Artplan, Caio, MPM, CBBA e Premium. Apenas 10, portanto, entre as 25 convidadas pelo Codimec através de carta enviada à ABAP, não compareceram.
Ainda não está previsto prazo para a resposta da concorrência, já que terão que ser estudadas as quinze sugestões de trabalho apresentadas. Segundo Ascânio Cavalcante, coordenador de divulgação do CVM, e que participou da feitura do Edital de Convocação, esta concorrência servirá para cadastrar no Codimec de 2 a 4 agências que demonstrarem ter condições de prestar serviços à entidade. Apesar de não estar prevista a formação de consórcios, não está afastada, de todo, a hipótese de o Codimec escolher uma agência para atender sua conta regularmente, e selecionar outras duas que lhe prestem serviços em áreas especificas como pesquisa, mídia etc.

Comunicação de Marketing terá Ciclo de palestras na ABA.

A ABA vai realizar, de 14 a 30 de agosto, em sua sede em São Paulo (Av. paulista, 352/6° andar), um ciclo de palestras e debates sobre a Comunicação de Marketing no Brasil.
Por seu conteúdo e enfoque, o ciclo estará aberto somente a profissionais das áreas de produto, propaganda, marketing e comunicação de anunciantes associados ou não à ABA. O número de vagas é limitado a 50, para obter um melhor aproveitamento dos debates. Será cobrada uma taxa de 4 mil cruzeiros a cada participante, sendo que profissionais de empresas associadas à ABA terão 30 por cento de desconto.
Serão dez noites de trabalhos, das 1h30m às 23 horas, durante as quais serão proferidas 29 palestras e debates. Os interessados deverão procurar a sede da Associação, à Avenida Paulista (veja o endereço lá em cima), ou ligar para os telefones 285-3645 - 284-9840 - 259-3933.

Sindicatos enviam ao Ministério do Trabalho proposta de abono salarial de até 20%.

O Sindicato das Agências de Propaganda e dos Publicitários do Município do Rio de Janeiro conseguiram chegar a um acordo sobre a concessão de um abono salarial, após vários meses de negociação que chegaram até a incluir ameaças de greves.
No dia 31 de julho, os dois Sindicatos assinaram solicitação à Delegacia Regional do Trabalho pedindo homologação do Acordo, e publicação no Diário Oficial do Rio de Janeiro, o que ainda não aconteceu. Em absoluta primeira mão, publicamos o texto do acordo, que teve as seguintes cláusulas:
1ª Cláusula: Será concedido um abono salarial de 20% aos empregados que ganharem de um salário mínimo até três (3) salários mínimos; de 15 para os que percebem de mais de três (3) até seis (6) salários mínimos e, finalmente, de 10% para os que percebem de mais de seis (6) até dez (10) salários-mínimos.
2ª Cláusula: O presente Abono terá validade retroativa a 1º de julho do corrente, devendo incidir sobre os salários de 13 de novembro de 1978, compensando-se os aumentos espontâneos posteriores àquela data.
3ª Cláusula: Somente em novembro próximo vindouro, por ocasião do Acordo ou Dissídio Coletivo da Categoria Profissional, os Sindicatos signatários do presente Acordo discutirão a compensação ou não do benefício ora concedido, face à situação econômico-financeira das Agências e à conjuntura do mercado em que operam.
4ª Cláusula: "Horas Extras" ­ Serão pagas, independentemente da função exercida pelo empregado, as horas extras que excederem a 44 (Quarenta e quatro) horas semanais trabalhadas, sem nenhuma exceção, ficando, entretanto, vedado o trabalho aos domingos, a não ser em casos excepcionais e mediante prévia autorização da Delegacia Regional do Trabalho, nos termos da Legislação vigente.
5ª Cláusula: O Sindicato dos Publicitários e o Sindicato das Agências de Propaganda do Município do Rio de Janeiro promoverão reuniões no sentido de fazer elaborar a Codificação das Funções exercidas pelos publicitários, comprometendo-se, ambas as entidades, a facilitar o intercâmbio de informações junto a seus filiados, concordando em que o referido trabalho deverá estar elaborado, definitivamente, em 30 (trinta) de outubro do corrente ano.
6ª Cláusula: O Sindicato dos Publicitários do Município do Rio de Janeiro e o Sindicato das Agências de Propaganda do Município do Rio de Janeiro comprometem-se a envidar esforços junto ao Ministério do Trabalho, no sentido de conseguir a reabertura do prazo estabelecido pelo Decreto nº 60.745/67, para o Registro Profissional de Publicitários e Agenciadores de Propaganda.
Assinaram Murilo Coutinho, presidente do Sindicato de Publicitários e João Moacir de Medeiros, presidente do Sindicato das Agências, com a data de 30 de julho.
Com a solução dos acordos profissionais estabelecida, Moacir de Medeiros deverá convocar, nos próximos dias, as inscrições de chapas para as eleições do Sindicato de Agências, conforme ele afirmou em entrevista prestada a esta coluna recentemente.
Para estas eleições, Medeiros adiantou que não pretende se recandidatar. Até o momento, conhece-se apenas o nome de Paulo Roberto Lavrille de Carvalho (Salles) como provável candidato.

Rápidas pinceladas críticas e desabafos sobre recentes comerciais.

Em vez em quando, a gente assiste um pouco mais de televisão, e começa a reparar que tem muito filme merecendo comentários, sejam bons ou ruins. E tira logo, como hoje, para ser cruel e dizer o que pensa de alguns deles.
INPS: Num dos comerciais, o texto que passa escrito no vídeo é lido pelo locutor. Só que, enquanto a tela exibe "cobrar estes empregadores", o locutor diz "cobrar desses empregadores". Responda, leitor, houve erro? Em qual?
Zorba: Enquanto tira a roupa, o ator diz que não troca a cueca há dez anos. Não sabemos se terá sido bobeada do redator sugerir a enorme falta de higiene. Provavelmente tenha sido proposital. Mas até que ponto é válido usar ideias que gerem associações negativas? No nosso ver, o resultado poderá ser bastante prejudicial à imagem da marca e do produto.
Mesbla: Falando em mau-gosto, desta vez a Mesbla se excedeu ao máximo, mostrando a imagem de um menino sentado no banheiro com a expressão de estar "fazendo força" e assistindo televisão. Depois, não nos assustemos quando Lindosos ou Camatas quiserem censurar comerciais. Mas, e o Código de Ética? Ora, como a Mesbla não foi signatária do Código de Ética, continuará a seguir nesta sua linha.
Technos: Muito simpática e até chapliniana a ideia do bem dirigido desfile de mãos, com os dedos fazendo pose. Aliás, um seguimento digno à linha de humor simples e puro dos filmes da Technos.
Coca-Cola: Alguma coisa mudou neste último filme. Ficou meio americano, meio hippie, meio antigo, com imagens não tão identificáveis como nossas, como nos outros comerciais mais recentes. A cena dos garotos atravessando a rua com uma garrafa gigante de Coca-Cola, por exemplo, é absolutamente irreal em pleno 1979.
Minister: Também mudou. E perdeu-se da realidade. O filme do mercado de ações só convence a quem entrou algum dia e entendeu o pregão da Bolsa. Será apenas este o público do cigarro? Sinceramente, estranhamos que, daqueles filmes do Pescador, e da recauchutagem do carro, utilizando figuras humanas e sensíveis, Minister tenha passado a usar elementos estranhos de sorrisos dúbios e olhares falsos como o frio pianista e sua mulher pedante, e pior, absolutamente desligados da mensagem contida no slogan da marca. Sinceramente, não é o que esperávamos de uma agência com a capacidade da MPM. Mas, temos certeza que, no segundo trabalho, o entrosamento estará bastante resolvido, e Minister retorne a seu lugar.
Ella: Boa música e ótima montagem. Mas achamos que sugere muito ser o cigarro fumável só quando a mulher está sozinha. Pelo menos, não vimos homem no comercial.

Fichário dos anunciantes cariocas – 10

CBPE

Centro de Produtividade e Expansão do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo.
Av. Nilo Peçanha, 151/17° andar
Tels.: 222-0645 e 222-6545.
CEP 20020 - Rio de Janeiro.
Diretor Superintendente: Antônio Carlos Mendes Barbosa
Diretor de Desenvolvimento: Paulo Dias
Diretor de Comunicação: Luiz Lobo
Chefe do Serviço de Comunicação: Ari Lima - assessora o diretor, supervisiona os serviços, planeja, analisa e controla a veiculação, faz as negociações de mídia.
Assistente de Criatividade: Marcos de Castro - Assessora a Diretoria, planeja e desenvolve os projetos especiais, de relações públicas, promoções e divulgação.
O Departamento de Comunicação do CBPE compreende, os seguintes serviços e setores:
Serviço de Marketing: vago
Serviço de Divulgação: Ricardo Gontijo - edita o Boletim Interno, o Jornal da Poupança, e coordena contatos com imprensa, clipping etc.
Setor de Planejamento e Análise: Luís Fernando Felipe de Lima - responsável pelas pesquisas de mercado, perfil e comportamento do consumidor, estudos de dados de audiência etc.
Serviço de Publicidade: vago ­ faz a análise e planejamento de mídia.
Setor de Controle de Mídia: João Amilton Martins.
Setor de Controle de Faturamento: Messias Pereira Gomes.
O CBPE destina-se a promover a utilização do sistema de poupança e empréstimo. Sua verba de comunicação (propaganda, promoções, etc.), em 1979 será de cerca de 180 milhões. Em 1979, a verba foi de 105 milhões, e em 1977 de 90 milhões. A mídia básica do CBPE é televisão. Com a evolução dos custos de veiculação, o CBPE passou a selecionar cada vez mala a sua mídia, veiculando menos, segundo informações de Luiz Lobo, que há dois anos.
Agência que atende o CBPE.
A Alcântara Machado, Periscinoto - Almap é a atual responsável pela propaganda do CBPE.

  • Um levantamento Janela Publicitária/Tribuna da Imprensa.

Brainstorming • Brainstorming • Brainstorming

• A McCann conquistou a conta de novos produtos da Helena Rubinstein.
• Já está constituída a Comissão Julgadora do Prêmio Brahma de Administração de 1979, formada por Ézio Miguel Bonito (Universidade Mackenzie, de São Paulo), Geraldo Luciano Toledo (USP), Henrique Boschi (UFF), José Antônio Gullo (Faculdade Alvares Penteado, de São Paulo), Kleber Nabuco de Araújo Sá Rêgo (ABM), Lina Dornelles Michael (Idort), Mauro Neve Garcia (Fac. Metropolitanas Unidas, de SP) e Sávio Roux Lemos (Santa Úrsula). Os resultados deverão ser divulgados dentro de 5 meses.
• A Gessy Lever, líder do mercado brasileiro de detergentes, sabões e artigos de toucador, está entrando no setor de rações animais e na produção de insumos químicos.
• De São Paulo, via Maluf: a divisão da conta da Philips, a Standard ficou com a parte de som e iluminação, o que dá 80% da antiga verba da Promo, enquanto a Proeme recebeu os restantes 20% de verbas e produtos. Mas, como a Proeme já fazia muitos trabalhos para a Philips, no final ambas as agências terão 50% da conta.
• Paulo Roberto Lavrille recebe hoje, em sua fantástica cobertura em Ipanema, para um almoço de despedida, o presidente da Souza Cruz, Eric Bruel, que retorna a Londres para atuar na British American Tabacco. Também estará presente Alan Long, que assumirá no Brasil a presidência da empresa.
• A MPM iniciou suas operações em Pernambuco na última segunda-feira, oferecendo um coquetel no Hotel Miramar para o meio publicitário local.
• O conhecido homem da Globo, Amilcare de Carolis, que está agora em Belo Horizonte, faz 40 anos de propaganda no próximo dia 13 de dezembro.
• Já está marcado para o dia 26/9 o início do 3º Encontro Nacional de Anunciantes, que se realizará em São Paulo.
• Coluna nova: "Propaganda", assinada por David Paiva, o diretor de Criação da Setembro, às segundas-feiras no Diário da Tarde, de Belo Horizonte.
• Mais de São Paulo, via Maluf: a ABA realiza seu 2° Confronto de Ideias, dia 22 de agosto, agora, com a presença do Grupo de Mídia de São Paulo. // O CNP ­ Conselho Nacional de Propaganda, veiculará este domínio um anúncio intitulado "Pai Herói é o que vive com salário mínimo" // Está em ritmo de faroeste a concorrência, pela conta de Marlboro, duelada, digo, disputada por Novagência, McCann, Thompson e Lage Stabel & Guerreiro.
• Aurea Helena, que era trafego da Pubblicità, foi contratada agora com exclusividade pelo Clube de Criação do Rio de Janeiro. Aurea ficará full-time na sede do Clube, onde, por sinal, podem ser feitas as inscrições para o II Encontro Nacional de Criação Publicitária, em São Paulo.
• Falando em CCRJ, Lídio Ferreira e Quimigráfica Mayer vão ajudar a fazer o "Quem é quente", publicação do CCRJ que relacionará todos os profissionais cariocas na área de estúdio e produção gráfica. Quem quiser (é com "esse" e não "ze", o redator dos realeases do Clube!) deve mandar para Av. Ataulfo de Paiva, 135, sala 1405 seu nome, função, endereço e um telefone permanente.
• Mudanças: o atendimento de agência, Roberto Figueiredo, muda de cidade, indo para São Paulo; o de veículos, Adhemar Gonçalves, muda de frequência, saindo da Rádio Globo e indo para a JB.
• A Revista de Domingo, do JB, passará a ser editada por Renato Machado, tendo como sub­editor Sérgio Riff, desligando-se assim da editoria do Caderno B. A revista também deverá sofrer alterações em seu formato e tiragem.
• A Central de Outdoor realiza, no próximo dia 29, no Rio, a primeira Seleção Nacional, referente aos 2 primeiros trimestres de 1979, do II Concurso Nacional de Outdoor. Aliás, agora que vai cair o depósito compulsório para viagens ao exterior, a Central bem que poderia dar os 22 mil como ajuda de custo para a viagem dos ganhadores, não? Ou então, criar prêmios extras.
• O Grupo de Mídia do Rio está transferindo sua reunião de 14/8 para 21/8, quando será realizada a renovação do Conselho e eleição do novo Comitê Deliberativo. Local e horário, o do sempre: na ESPM, às 9 horas.
• Correspondência para a Janela: Rua Barão de Itambi. 7/605 - CEP 22231 - Rio - RJ. Tel.: 226-0638 e 286-4876.