Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 13/JUL/1979
Marcia Brito & Marcio Ehrlich

 

Janela Publicitária
Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Tribuna da Imprensa.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Foi eleita, esta semana, a chapa encabeçada por Edeson Coelho para a Associação Brasileira de Propaganda. A nova diretoria, que sucede a liderada por Paulo Roberto Lavrille de Carvalho, tomará posse oficial na próxima segunda-feira, dia 16 de julho, data do aniversário da ABP.

Proposta em SP uma nova Associação de Agências.

Começou a ser estruturada em São Paulo, e com data de fundação já marcada para setembro, uma ANAP - Associação Nacional de Agências de Propaganda. A proposta de criação, apresentada por Carlos Alberto dos Santos, diretor da Santos & Santos, teve os seguintes termos:
1 - Motivos da Criação:
As entidades publicitárias existentes no País não realizaram condições para uma efetiva representatividade do setor.
Umas porque apenas reúnem sub-setores. Outras são somente estaduais. E outras, ainda, porque, por força de seus dispositivos internos estabelecem disparidades entre seus sócios, impedindo a manifestação do pensamento, da necessidade e da vontade da maioria.
Posto o problema, surge a conveniência de se constituir uma associação que tenha e garanta a continuidade das seguintes características básicas:
a) Seja efetivamente uma associação nacional, pela participação de agências de vários Estados.
b) Associe democraticamente agências de publicidade de todos os portes, origens e tendências.
c) Permita, democraticamente, a livre manifestação de cada agência, de suas opiniões e de suas necessidades, por meio de voto igualitário.
d) Que, exatamente em consequência dessas características básicas, associe um número expressivo de empresas, para adquirir reconhecida representatividade do setor.
e) Permita a revelação de novas lideranças regionais e nacionais, qualquer que seja o tamanho e o poderio dos mercados publicitários em que operem.
2 - Objetivos:
A criação da ANAP não constitui movimento contra ninguém, contra nenhuma entidade, nem visa discriminar agências ou profissionais.
É um movimento de arregimentação de esforços a favor da maioria das empresas.
A proposta de criação da Associação Nacional de Agências de Propaganda ­ ANAP visa, pois, reunir número expressivo de agências numa entidade em que todos, grandes, médios e pequenos sejam ouvidos e vejam atendidas suas legítimas aspirações.
De uma associação que complemente seu esforço de defesa dos interesses da classe, com atividades técnico-culturais que valorizem e aprimorem as técnicas de comunicação social, como a criação de bibliotecas especializadas e de mostras permanentes de trabalho publicitário que, surpreendentemente, até hoje não existem no País.
Sabemos que é um objetivo difícil, trabalhoso, que outros já tentaram. Para realizá-la é preciso apenas o apoio de todos, de cada um, o seu apoio.
No Rio de Janeiro, ainda nenhuma atitude foi tomada a favor ou contra a ANAP. Sinceramente, gostaríamos de saber a opinião das agências cariocas. Cartas para a Janela.

Fichário dos anunciantes Cariocas - 6

NOVA AMÉRICA

Companhia Nacional de Tecidos Nova América
Rua Dom Gerardo, 35 - s/lj, 5º e 6º andares. - Tel.: 233-7322 - CEP 20090 - Rio - RJ
- Diretor Industrial: Adhemar Alves Bebiano
- Diretor Técnico: Marcello Bebiano Simões
- Diretor Administrativo: Manoel Garcia
- Diretor Comercial: Antônio Gualano Cosentino
- Assessor de Planejamento e Controle Mercadológico: Alberto Roriz de Cerqueira Lima
- Assessor de Promoções e Merchandising: Olga Torres Batista de Azevedo
- Assistente de Promoções e Merchandising: Sônia Baptista.
A Nova América tem uma produção anual de 72 milhões de metros de tecidos e mais de 4 milhões de metros quadrados em carpetes. Na linha de tecidos, produzem para vestuário, para fins industriais (filtros, silos infláveis, mangueiras etc.), e para roupas profissionais (Brim Campeão e Tergal Nova América, por exemplo). Na linha de carpetes e forrações, produzem as marcas Milacron e Tapessa. A produção de fios é para uso interno, unicamente.
Na área de propaganda, os contatos com a agência são responsabilidades da Assessoria de Planejamento e Controle Mercadológico - APCM. A APCM se reporta à Diretoria Comercial na área de Produtos e Comercialização e à Diretoria Administrativa na área institucional.
A Nova América é associada à ABA.
Sua verba de comunicação (propaganda, balanços, promoções etc.), em 1978, foi de cerca 5,4 milhões de cruzeiros.
Agências que atendem a Nova América:
Toda publicidade, institucional, de tecidos e de carpetes, assim como a realização de peças promocionais, está sob a responsabilidade da Denison Propaganda, do Rio.
Pesquisas são realizadas normalmente pela IPP e Demanda.
Assessoria de Imprensa e Relações Públicas estão com a ACI.

Brainstorming • Brainstorming • Brainstorming

A agência NPA, de São Paulo, acaba de se associar à Almap, desativando seu setor de propaganda "comercial". A partir de agora a NPA se dedicará às Relações Públicas, veiculando anúncios unicamente de caráter institucional.
• Paulo Roberto Lavrille de Carvalho, ex-Presidente da Associação Brasileira de Propaganda, está se candidatando a Presidente do Sindicato de Agências do Rio de Janeiro.
• Com a saída de Fernando Reis, a editoria de Meio & Mensagem passa a Nélson Blecher.
• A Jotaé-Kastrup se associou a Paulo de Tarso Mello para a formação da Link Assessoria de Comunicação Social.
• Os redatores Milton Luz e Jamil Damouz desligaram-se da UEB Publicidade. Com isso, a agência está precisando de redatores.
• Luiz Fernando Furquim, presidente da Associação Brasileira de Anunciantes, é o novo vice-presidente para a América Latina da IUAA - International Union of Advertisers Association - entidade que congrega associações de anunciantes de mais de 20 países. Furquim também foi designado membro do Conselho Pessoal da presidência da IUAA.
• A Editora Abril resolveu fechar a revista Pop juntando-a à revista Caricia, que se torna Pop-Carícia.
• Quem também deve fechar é o jornal Diário de São Paulo. Domingo sairia sua última edição.
• Eduardo Lucano da Ponte, da Bolsa de Valores, está sendo empossado Vice-Diretor de Cursos e Palestras da ABA no Rio.
• O conhecido criador Carlos Escudero transferiu-se para a Argentina.
• Contas novas na Ritto: Yang Eletrônica e Bio Kur (Cosméticos). E a Ritto já colocou no ar, na Bandeirantes, um desenho animado para o concorrente da Roto Rooter. Só que este é feito no Brasil.
• Parabéns a Antonio Carlos Caldas por seus cinco anos de coluna no Jornal do Commercio do Rio.
• A Japam Publicidade passou a representar, no Rio e em São Paulo, a Abrasil - Painéis de Propaganda Ltda., de Curitiba.
• Carlos Alberto Vizeu não está mais na sociedade da produtora Power. Sua parte foi comprada por Cláudio Chagas Freitas, que junto com Jorge do Lago dirigem agora a empresa. Vizeu, por sua vez, ficou com a Tele Tape, firma de Vídeo Tape em cassete, que era do grupo.
• Está violenta a concorrência de rádio no Rio, com a nova estrutura da Nacional competindo com a Globo e a Tupi. Aliás, não tem fundamento a noticia de que J. Silvestre tenha saído da Radiobrás.
• O redator Toni Lourenço, da Premium, lança dia 1º de agosto, às 20:30h, na sede do Clube de Criação (Av. Ataulfo de Paiva, 135 - Terraço) seu livro de poemas "Olho Aceso Fera e Flerte".
• A Associação Paulista de Propaganda está promovendo um Ciclo Profissional sobre Promoção e Merchandising, conduzido por João de Simoni Ferraciú. Este ano, o ciclo será entre os dias 22 e 27 de julho, no auditório da APP. Maiores informações com D. Yara, pelos telefones (11) 813-0639 / 813-0275 / 210-2725, em SP.
• Oriovaldo Vargas Loffler, presidente da Denison, deverá ser o próximo presidente do CNP - Conselho Nacional de Propaganda.
• Segundo José Roberto Penteado, que voltou do Festival de Sawa, os jurados estrangeiros lhe informaram que em seus países é expressamente proibida a importação de comerciais. Em alguns países, quem quiser importar, pagará às várias associações locais de modelos, de produtoras, de laboratórios etc., o custo equivalente do comercial. Boa sugestão para o Brasil.
• Criada em São Paulo, na ativa ADVB - Associação dos Dirigentes de Vendas do Brasil, a comissão setorial de Marketing no Futebol, composta por Sérgio Orciuolo (presidente da comissão), Cláudio Pacheco, Diretor de Marketing da Johnson & Johnson e Ivan Pinto - Diretor de Marketing da Proeme.
• Esta é quente: a Lage Stabel & Guerreiro, de São Paulo, conquistou a conta dos tênis Rainha, da São Paulo Alpargatas.
• Correção em informação anterior: no filme do castelo de areia, da Salles para a Sul América, a produtora foi a Jodaf, João Daniel Tikhomiroff dirigiu e fotografou, e Martha Passos produziu, sendo ela a responsável pelas pesquisas de areia e da construção do castelo. O excelente Domingos Utimura foi apenas, como é natural, o técnico em efeitos especiais.
• Correspondências para a Janela: Rua Barão de Itambi, 7/605 – Cep: 22231 ­ Rio - RJ. Tels.: 226-0638 e 286-4876.