Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 06/JUL/1979
Marcia Brito & Marcio Ehrlich

 

Janela Publicitária
Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Tribuna da Imprensa.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Sindicato de Agências estoura prazo de eleições,
mas sua situação continua legal

Esta semana, um atuante publicitário carioca nos procurou trazendo a dúvida de um grupo de colegas indagando se as negociações entre os Sindicatos Publicitários - patronal e de empregados - teriam validade, já que a gestão da atual diretoria do Sindicato de Agências havia se expirado oficialmente no começo deste ano.
Para acabar com a dúvida, resolvemos questionar o presidente daquele sindicato, João Moacir de Medeiros, presidente também da agência JMM. Conversando com Medeiros, verificamos que a situação da entidade, apesar de esdrúxula, é perfeitamente legal.
De acordo com ele, a atual Diretoria deveria ter convocado eleições para fevereiro último. O acompanhamento deste processo, porém, estava a cargo do advogado do sindicato que, se mudando do Rio para Brasília sem comunicar nada à entidade, levou a que aquelas exigências não fossem cumpridas.
O presidente João Medeiros, que já estava exercendo seu segundo mandato de 3 anos à frente do sindicato, acreditava que as eleições deveriam ser convocadas para fevereiro de 1980. Quando verificou o erro, Medeiros dirigiu-se à Delegacia Regional do Trabalho e, sendo demonstrado que não houve má-fé, a DRT prorrogou legalmente seu mandato e o da atual Diretoria até que se fizessem as novas eleições.
Agora, Medeiros está esperando que se resolvam os assuntos pendentes das negociações entre os sindicatos para convocar as eleições, que escolherão novos dirigentes para aqueles postos, já que o próprio Medeiros afasta a hipótese de se candidatar a uma nova reeleição.
Quanto à gestão da próxima diretoria -- se tomará posse imediatamente, ou esperará o próximo mês de fevereiro para assumir, criando um novo ciclo de três anos --, só serão sabidas as atitudes a tomar após uma nova consulta à DRT, que o sindicato fará assim que convocar as eleições.
As negociações, portanto, são válidas para os dois lados. De qualquer maneira, João Medeiros lembra que todas as decisões tomadas pelo sindicato de agências têm a anuência das assembleias convocadas, que contaram com a presença de seus associados que, antes de mais nada, sabem que o Sindicato Patronal, assim como o dos empregados, está em Assembleia permanente.

JANELA DO ANUNCIANTE

••• ABA - Associação Brasileira de Anunciantes realizou uma Assembleia Geral Extraordinária semana passada, aprovando várias alterações nos seus estatutos. Pelas reformas, por exemplo, a partir da próxima diretoria o mandato passará a ser de dois anos, como nas outras associações de propaganda. Além disso, cada diretor da ABA poderá nomear vice-diretores das áreas em que a entidade atua.
••• No Rio, a ABA já conta com novos vice-diretores. Para a área de Comunicações Externas foi empossada Olga Torres Batista de Azevedo, da Nova América, e como vice-diretor-secretário está Luís Antônio Nogueira, dos Laboratórios Beccham.
••• A ABA editou, juntamente com o CBPE, o livro "Manual da Legislação Brasileira sobre Distribuição Gratuita de Prêmios", num trabalho completo sobre o assunto. Quem quiser adquirir o livro deverá encomendá-lo, no Rio, à Pulga Produções (Praia de Botafogo, 340 grupo 210 - Tels.: 226-0638 e 286-4876).
••• A Lobrás inaugurou em Osasco sua 55ª loja, no Continental Shopping Center. A nova loja tem 2.500 m2 de área.

Fichário dos Anunciantes Cariocas - 5

FINIVEST

Fininvest S.A. Crédito Financiamento e Investimentos
Rua da Assembleia, 58/6º andar. - CEP 20011. Tel.: 263-7337
Presidente: Oswaldo Antunes Maciel
Diretor Comercial: Roberto Josuá
Gerente de Marketing: Sílvia Eisenstein
Gerentes de Produtos: Lígia Diegues e Marco Plonski
Assistente de Promoções e Propaganda: Lídia Dedesk
Assistente de Pesquisa: está sendo contratado
Coordenador de Comunicação Social: Roberto Ferreira
A Fininvest atua nas áreas de Crédito, com as carteiras de credito Pessoal, Crédito Direto e Crédito para Automóveis; e de Captação, com Letras de Câmbio, de Renda Mensal, Renda Trimestral e Renda Final.
Existindo há 18 anos, alcança 52 cidades no Brasil, tendo 600 mil clientes atuantes e cerca de 2 milhões cadastrados. É considerada a primeira financeira independente do país, e a 16ª do Ranking geral.
Empresas que atendem a Fininvest:
Toda a propaganda da empresa está a cargo da Standard Ogilvy & Mather, do Rio. As pesquisas normalmente são realizadas pela LPM Burke.
A Fininvest ainda produz um house-organ interno, coordenado pelo Departamento do Pessoal.
Assessoria de Imprensa e Relações Públicas é realizada pela própria Coordenação de Comunicação Social.

Seis agências vão atender Chagas

Foi decidida ontem a concorrência que definiu as agências que atenderão a conta publicitária do Governo do Estado do Rio de Janeiro.
Seis agências foram escolhidas: MPM, SGB, Artplan, Caio, Premium e Esquire, todas sediadas no Rio de Janeiro e, coincidentemente, as de maior faturamento deste Estado.
As seis agências deverão imediatamente formar um consórcio para dar início ao atendimento da conta. Apesar de não estar confirmado, comenta-se que também seria responsabilidade deste consórcio o atendimento da conta publicitária da Prefeitura do Rio de Janeiro.
Estas agências concorreram juntamente com outras 20: Rossi, Aroldo Araújo, Publinews, JMM, JVS, Ferrari, Jotaé Kastrup, CBP, Propeg, Labor, Luz, Denison, Focus, DPZ, Lotus, CBBA, Salles, Norton, Superpublicidade e Ritto. A Sino, que havia se inscrito, foi eliminada por não cumprir as exigências do Edital.

O Sindicato dos Publicitários do Município do Rio de Janeiro está convocando seus associados para a Assembleia que fará na próxima terça-feira, dia 10, na sede do Sindicato dos Jornalistas Profissionais (Rua Evaristo da Veiga nº 16/17º andar), às 20:00h em primeira convocação, ou às 20:30h com os presentes, para tratarem, entre outras coisas, da discussão dos problemas da classe nos seus vários setores, visando o próximo Acordo Salarial (Dissidio Coletivo) abrangendo o pessoal de atendimento, planejamento de marketing, criação, RTV, mídia, pesquisa, estúdio, produção gráfica, tráfego, RP, contabilidade, administração, biblioteca, agenciadores autônomos, contatos de veículos, free-lancers, estagiários etc.
Além disso, será analisada a resposta patronal à posição adotada pela classe na última assembleia de 26 de junho.

Brainstorming • Brainstorming • Brainstorming

• Já estão definidas, para às 9:30h do dia 9 de Julho próximo, segunda-feira, no saguão da ABI, as eleições para a nova Diretoria e Conselho Fiscal da ABP - Associação Brasileira de Propaganda, para o biênio julho 1979 - julho 1981. Encerrado sábado passado o prazo para inscrição de chapas concorrentes, apenas a encabeçada por Edeson Coelho se apresentou com os documentos exigidos, ou seja, a série de declarações assinadas pelos candidatos dando as respectivas concordâncias com as candidaturas e declarando que, se eleitos, tomarão posse e exercerão o mandato. Desta maneira, a virtual futura diretoria da ABP estará assim composta: Presidente - Edeson Coelho (Time); 1º Vice-Presidente - Elysio Pires (MPM); 2º Vice-Presidente - Francisco Borghoff (Norton); 1º Secretário - Álvaro Ceciliano Filho (Abril); 2º Secretário - José Ernani Neves (Souza Cruz), 1º Tesoureiro - Carlos Alberto Campins Gonçalves (Premium), 2º Tesoureiro - Hélcio Ferreira (Rádio JB), Diretor Cultural - Marcio Ehrlich (Dinâmica de Comunicação); Diretora Social - Cecilia Dutra (Standard); Procurador - Joseph Esquenazi (Almap). E o Conselho Fiscal será composto por Celso Japiassu (Denison), Nélson Gomes (TV-Globo) e Ronald Persichetti (DPZ), tendo como suplentes Márcia Braga (Embratur), Renato Jardim Moreira (Shell) e Luís Fernando Pinto Veiga (Artplan).
• A Redinger & JG nos comunica que conquistou as contas de Bob's "fast food", Morrison-Knudsen Engenharia e Hotel Mar da Tranquilidade em Ilha Grande.
• Dia 18, em São Paulo, será realizada a segunda prévia trimestral do "Prêmio GFM/Propeg de Criatividade". Genilson Gonzaga (Rio), Celso Sabadin (SP) e Francisco Ribeiro (Fortaleza), sob a presidência de Ercílio Tranjan (presidente do Clube de Criação de São Paulo) farão o julgamento.
• Não entendemos a posição do presidente da ABAP, Petrônio, Corrêa, defendendo, no último Seminário do "Jornal do Commercio", a veiculação de comerciais estrangeiros no Brasil, "por se tratar de recursos de país subdesenvolvido". Nós, na nossa santa boa-fé, imaginávamos que aquele comercial estrangeiro da Lee, veiculado pela MPM (agência de Petrônio Corrêa) o teria sido feito por pressão do anunciante, e que a agência, por ser signatária do Conar, jamais concordaria com aquilo, por sua própria vontade. Nos enganamos?
• Raul Brunini Filho, Tereza Cristina Drumond e José Morais são os novos contatos das Rádios Nacional AM e FM e Ipanema do Rio.
• Vânia Bandeira Barros (ex-Abaeté) assumiu no departamento de mídia da Estrutural. Vânia leva junto os seus assistentes Weimar de Menezes Freitas e Sibele Prestes Lemos.
• Será no Rio, em outubro, a Reunião Anual da Diretoria e do Conselho Fiscal da Internacional Public Relations Association, que será seguida de um Seminário com a participação dos membros presentes da IPRA e vários outros profissionais brasileiros. É a primeira vez que esta reunião se realiza no Brasil, e a entidade mundial incumbiu a Nei Peixoto do Vale, presidente da ACI, de coordenar a realização dos eventos.
• Álvaro Santos (ex­Múltipla, Premium, McCann etc) foi contratado para a Supervisão de Mídia da Norton.
• A Celavi, empresa de áudio-visuais de Michel Houssemaini, está entrando na área de produção de jingles, e já montou um estúdio próprio de gravação de oito canais.
• Rosângela Soares de Faria Bello, ex­Thompson e Almap é a nova contratada da área de atendimento da Lintas-Rio.
• Nélson Sirotsky (ex-SGB) associou-se à Casa do Desenho/Marketing House.
• O Touring Club do Brasil entregou sua conta publicitária à Caio Domingues do Rio.
• É curioso saber que para fazer aquele filme do castelo de areia, assinado pela Sul América, Domingos Utimura (o mago dos efeitos especiais) e a Salles tiveram que contratar um especialista em construção de castelos de areia que montou, para a filmagem, nada menos que 12 castelos. Segundo as pesquisas de Utimura, apenas em Ubatuba foi encontrada a areia ideal para aquele trabalho, e para derrubar o castelo, teriam que ser usados pelo menos 750 litros de água, despejados de uma comporta especialmente construída. Realmente, uma bela produção.
• Vitor Petersen (C-P) foi eleito por mais dois anos para o Conselho Superior da SAWA, e já escolheu para ser o jurado brasileiro no próximo festival Hans Damman.
• Ney Alves de Souza é o novo colunista publicitário do "Diário do Paraná", assinando uma página todos os domingos.
• Os comerciais brasileiros precisarão agora de um "Certificado do Produto Brasileiro de Filme Publicitário", criado pelo Conselho Nacional de Cinema (Concine), sem o qual não poderão ser veiculados em tevês ou cinemas. Desta forma, o governo garantirá que as produtoras paguem a contribuição obrigatória prevista pela Embrafilme. Cá pra nós, temos certeza que este custo adicional vai acabar sendo repassado para os anunciantes, de uma ou outra forma.
• O Grupo de Mídia está convocando seus sócios para a próxima reunião, dia 10/7, terça-feira, às 9 horas, na Escola de Propaganda e Marketing.
• A Siboney, de São Paulo, conquistou a conta da Norcenco - Nova Rede de Centros Comerciais S/C Ltda., empresa totalmente nacional, que deverá lançar em cinco anos 22 Centros Comerciais. O primeiro será o de São Bernardo do Campo.
• A GFM/Propeg está distribuindo a clientes e prospects uma separata da Revista Propaganda com a matéria que o colunista Marcio Ehrlich fez sobre a agência.
• A MPM está transferindo de São Paulo para o Rio, com a função de coordenar o setor de pesquisa de mídia, a Sônia Penteado, que também já trabalhou na DPZ.
• Julho é o mês dos aniversários na Janela: dia 4 foi o dia de Marcio Ehrlich, dia 15 o da própria coluna, e dia 30 o de Márcia Brito. As mensagens que começamos a receber, agradecemos com todo o carinho.
• Muito boa a ideia promocional da revista Exame (que infelizmente nos chegou às mãos tarde demais) para sua edição sobre "Agricultura". A editora Abril-Tec enviou uma panela de pressão (de verdade mesmo), aproveitando a promessa de Delfim Netto de "encher a panela do brasileiro". A edição sairá dia 13 de julho.
• O filme "Uma nova maneira de viver", criado pela Premium para a Gomes de Almeida Fernandes, se classificou como finalista do 1º Festival do Filme Publicitário, realizado em Gramado, no Rio Grande do Sul, poucas semanas depois de obter o certificado de finalista do Clio Awards, nos Estados Unidos, "Uma nova maneira de viver" concorreu com mais de 300 comerciais brasileiro e passará a integrar o rolo daquele festival, juntamente com outros finalistas do porte de Reconciliação, da Standard para Chá Lipton (único brasileiro ganhador do troféu Clio); "O padre e o sacristão", da Almap para a VW (premiado com o Jeca Tatu), "Garoto Propaganda", da DPZ para Abril (campanha do ano do Prêmio Colunistas) e "Crianças", da Norton para o Banespa.
• É incrível e bem conhecida a desconsideração do Estado de São Paulo com as agências de publicidade. O último caso daquele jornal é que programaram a edição de um suplemento sobre Brasil­Eua, que foi publicado dia 1 de Julho último. A afluência de anúncios, por qualquer que tenha sido a razão, foi baixa: apenas 7 anunciantes prepararam material especialmente para o suplemento. O que o Estado fez para não parecer que foi pouco programado? Simplesmente decidiu suspender as sete autorizações enviadas, e botou o jornal na rua sem os anúncios. Agora as agências querem saber: quem paga os custos de produção das peças que só teriam utilidade naquela edição?
• Endereço de correspondências desta coluna é Rua Barão de Itambi, 7/605 - CEP 22231 - Rio - RJ. Nossos telefones são 226-0638 e 286-4876.