Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 08/JUN/1979
Marcia Brito & Marcio Ehrlich

 

Janela Publicitária
Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Tribuna da Imprensa.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Chegaram às estatuetas do Clio!

Setembro para Peugeot; O melhor lugar para você passar suas férias e fins-de-semana Salles para Texaco: Ou você usa o óleo certo ou está frita.

Aí estão os grandes premiados brasileiros com estatuetas no Clio. Como se pode ver, cai por terra de vez o mito de que só a propaganda paulista consegue produzir peças de alto nível.
RÁDIO
• DPZ (SP) - spot "Neste Natal, dê uma Olivetti portátil de presente".
EMBALAGEM
• Persona (SP) - embalagem para meias.
CINEMA/TELEVISÃO
• Standard (SP) - "Reconciliação", para o Chá Lipton.
• Rede Globo (RJ) - Chamada "Carnaval 79"
IMPRENSA
• Setembro (MG) - "O melhor lugar para você passar suas férias e fins-de-semana", para a Peugeot, tendo como redator Arthur Eduardo, diretor de arte José Reis, fotógrafos José Reis e Jorge Campos, e atendimento de Almir Sales.
• Salles (RJ) - "Ou você usa o óleo certo ou você está frita", para o Havoline Texaco, tendo como redator e diretor de arte Carlos Studart, fotógrafo Claus Mayer, atendimento Sérgio da Matta e aprovação de Edvaldo Monteiro Florência.
• DM-9 (BA) - Empisa.
• DPZ (SP) - "Encontros imediatos do primeiro, segundo, terceiro...", para a Rastro, criação de José Zaragoza e Neil Ferreira.
- "Don't lose your day today", para a OB, da Johnson & Johnson, também de Neil & Zaragoza.
• Abaeté (RJ) - Bio Norm, para a Merck.
• GRK (SP) - campanha industrial para Amortex.

Cartas

Do Sindicato dos Publicitários do Rio de Janeiro:
Rio de Janeiro, 07 de junho de 1979.
Prezados Marcio e Márcia
Em nossa reunião primeira, do dia 04 passado, tivemos o maior comparecimento já registrado numa Assembleia Geral do Sindicato.
Entretanto, não logramos atingir o "quórum" de 2/3 dos associados, exigidos por lei, para que pudéssemos deliberar sobre o tema do Edital. Éramos 100 (cem).
Ocorre que o plenário teve oportunidade de debater amplamente os problemas da classe, chegando-se a um consenso de que o "Piso Salarial" pretendido fosse extensivo a todos aqueles que, em caráter regular e permanente, exerçam funções artísticas e técnicas através das quais estuda-se, concebe-se, executa-se e distribui­se propaganda, ampliando-se desta forma o alcance da medida à Categoria Profissional "estrito sensu".
Realizar-se-á, no próximo dia 26, a Segunda Convocação para o debate desta temática, que envolverá, inclusive, a paralização ou não, dos profissionais da propaganda, no caso de não sermos atendidos nas pretensões já amplamente divulgadas, e que voltarão a ser discutidas em mesa-redonda, já marcada, com os Sindicatos Patronais, 18 do corrente às 15:00 horas, na DRT/RJ.
Em anexo, estou mandando para os amigos, texto de uma carta pessoal que, a partir desta semana, estarei enviando a todos os associados do Sindicato, enfatizando a importância da presença do profissional da propaganda, nas reuniões que, em última análise, versam sobre a própria estabilidade do mercado e das condições de trabalho do Publicitário em nosso Estado.
Um abraço do Murilo Coutinho.
A carta-circular do Sindicato:
Rio de Janeiro, 06 de junho de 1979.
Tomo a liberdade de reportar-me a você para agradecer sua participação no movimento sindical e também levar um apelo no sentido de conscientizá-lo da importância da presença do companheiro nas Assembleias Gerais que periodicamente fazemos realizar.
Reunimo-nos no auditório do Sindicato dos Jornalistas profissionais, no dia 04 próximo passado, a fim de deliberar sobre o Abono Salarial para a Classe Publicitária e, também, discutir o problema de Horas Extras e de Piso Salarial para o pessoal de mídia, tráfego, estúdio e das demais atividades "fim", ou seja, para todos aqueles que, em caráter regular e permanente, exerçam funções artísticas e técnicas através das quais estuda-se, concebe-se, executa-se e distribui-se propaganda.
A esse respeito estamos reivindicando um teto mínimo salarial de 3 (três) salários mínimos.
Ocorre que, para a realização daquela primeira Assembleia, a Lei exigia que tivéssemos presentes 2/3 de nossos associados para que pudéssemos deliberar, o que, infelizmente não ocorreu. Éramos 100 (cem).
Faço um apelo ao ilustre companheiro, para que compareça à segunda convocação, que está marcada para o dia 26 próximo, ocasião na qual teremos que atingir "quórum" mínimo de 1/3 dos associados.
Sua presença é imprescindível.
Você, caro companheiro, é muito mais importante do que pensa. Nossa categoria Profissional necessita de sua presença para decidir sobre os desígnios da Classe.
Compareça dia 26 de junho, ao Auditório da ABI - Associação Brasileira de Imprensa, na Rua Araújo Porto Alegre, 71 - 9º andar, às 20:00 horas e, verifique "in loco" o quanto prezamos todos os Publicitários, e principalmente você.
Vejo-o lá, sem falta.
Um abraço do Murilo Coutinho.

Rio de Janeiro, 21 de maio de 1979.
A Janela Publicitária.
Perfazendo este mês o 4º aniversário do lançamento de meu livro pioneiro - "A Publicidade e a Lei", ed. da Rev. dos Tribs, de São Paulo, e cujo rosto, em xerox, enviei-lhes por carta de 24-7-78, tomo a liberdade de indagar-lhes, já que são especialistas no assunto, e não existe CRÍTICA, qual o grau de receptividade que m/obra ilustrada teve no meio publicitário, de modo a justificar, ou não, uma nova edição revista e aumentada.
Na expectativa, através de sua informativa página semanal da TRIBUNA DA IMPRENSA, subscrevo-me,
Atenciosamente, Hermano Duval.

Televisão terá propaganda além dos intervalos

Rui Agnelli, da DPZ, passará a apresentar, a partir de julho, o programa "A arte da comunicação" na TV Bandeirantes, todos os domingos às 23 horas.
O programa constará de comentários e apresentação de campanhas de caráter social, de julgamento de filmes de interesse público, por publicitários e não publicitários, demonstração dos processos de criação de um comercial e de uma campanha, e de revelações dos bastidores das agências de propaganda e das empresas produtoras de filmes.
O primeiro programa, ainda sem data oficial, será gravado no Festival Internacional do Filme Publicitário de Cannes, mostrando clima deste encontro e entrevistando publicitários brasileiros e estrangeiros. Também está previsto que os filmes premiados no festival sejam mostrados no decorrer dos programas.

Fichário dos anunciantes cariocas – 3

CIS

Companhia Internacional de Seguros
Rua Ibituruna, 81- tel.: 284-1222
Chairman of the Board: Celso da Rocha Miranda
Presidente: Prof. Antônio Dias Leite Jr.
Vice-Presidente Executivo: Plácido da Rocha Miranda
Superintendente Comercial: Nilton Alberto Ribeiro
Gerente de Propaganda e Relações Públicas: Paulo Antônio Magoulas
Subgerente de Propaganda e Relações Públicas: Jayme Souto Filho.
Na CIS, a área de comunicação é de responsabilidade da Assessoria de Propaganda e Relações Públicas, conhecida internamente como ASPRO. Na área de propaganda, a ASPRO é ligada à Superintendência Comercial, e na área de RP é ligada à Vice-presidência Executiva.
A ASPRO também presta serviços de assessoria a diversas empresas do grupo, sendo igualmente de sua responsabilidade a área de comunicação da Companhia Internacional de Capitalização.
Além disso, a ASPRO publica quinzenalmente um house-organ semi-externo intitulado "O Azulão", editado sob a supervisão do jornalista Celso Serqueira; mantém regularmente um serviço de press-release; patrocina torneios e competições esportivas e produz o projeto "Cantares Brasileiros" (homenageado já no Prêmio Colunistas e Prêmio Jeca Tatu) que pode editar discos ou promover shows de música popular brasileira.
A CIS é filiada à ABA - Associação Brasileira de Anunciantes, e foi uma das primeiras empresas a aderir ao Código de Auto-Regulamentação Publicitária.
Sua verba de propaganda, ano passado foi de cerca de 15 milhões de cruzeiros.
Agências que atendem a CIS:
As contas de propaganda, tanto a institucional como a de produtos (as várias carteiras de seguros), estão entregues, no momento, à SSC & B: Lintas e à J. Walter Thompson.

 

Janela do Anunciante

• A ABA - Associação Brasileira de Anunciantes realizará sua 3ª reunião no Rio, dia 19 de junho próximo, às 10 horas, na sede do IVC, quando tratará da mudança dos estatutos da entidade, e da nomeação de vice-diretores no Rio para desempenhar neste mercado funções que já são exercidas por diretores em São Paulo. Deverão ser escolhidos vice-diretores para as áreas de cursos e palestras, expansão, comunicação externa, promoções e eventos, pesquisas e estudos e defesa dos interesses dos anunciantes.
• Márcia Braga é a nova titular da Embratur junto à ABA.
• Oscar Santiago Lima, vice-presidente nacional da ABA, está organizando uma série de palestras para divulgar os objetivos da entidade junto à agremiação como a Associação Comercial do Rio de Janeiro, Federação das Indústrias do Rio de Janeiro, Clube dos Diretores Lojistas e outras também de âmbito regional.
• A Cica deverá lançar, ainda este ano, quatro novos produtos, sendo três deles na linha de pratos prontos, seguindo o sucesso da Feijoada Cica. Assim como a Feijoada, o lançamento publicitário deverá ser da Lintas.

Seleção da Janela.

A seleção da Janela cedeu lugar esta semana, com muita honra, para a publicação dos resultados do Clio. Mas semana que vem volta triunfante. Enquanto isso, damos a ficha técnica do anúncio "Faça o coração de sua datilografa bater mais rápido", selecionado semana passada. A agência foi a Norton, para a IBM e a peça teve Gilberto Namura como redator, João Carlos Marchesi como diretor de arte, Paulo Serpa na produção gráfica, Mário Vidigal no atendimento e foi aprovada por José Roberto Franklin, da IBM.

(Clique no anúncio para ver em tamanho maior)
Norton para IBM: "Faça o coração da sua datilógrafa bater mais rápido"

 

Brainstorming • Brainstorming • Brainstorming

A Light está mudando de agência, deixando de ser responsabilidade da Denison Propaganda. Segundo leitura da cigana que bota cartas para a Janela, agora a Light passaria a ser atendida publicitariamente pela SGB.
• Comprovando a disposição de não perder tempo do Ministro Said Farhat, a SECOM já emitiu pedidos a todos os anunciantes da área federal para que enviem à Secretaria de Comunicação a relação das agências de propaganda com quem trabalham e os planos de marketing e de propaganda aprovados para este ano. Para que será?
• A ex-colunista paranaense Silvia Dias de Souza retornou dos Estados Unidos com muita disposição de passar a atuar no mercado do Rio ou no de São Paulo.
• A Associação dos Veículos de Comunicação do Rio de Janeiro continua firme se reunindo para defender os interesses da classe. O próximo encontro será dia 3 de Julho na nova sede da Sitral, à Av. N. S. Copacabana, 664 - bloco A - 6.° andar - cj. 601.
• José Lagreca Neto está assumindo a Gerência de Propaganda da Superpublicidade, empresa Integrante do Grupo Supergasbrás. Esta agência, inclusive, acaba de conquistar a conta da empresa de aviação British Caledonian, e também está levando, para cuidar de seu departamento de mídia, Mônica Peixoto, que até então estava na ITP.
• O conhecido ex-colunista Isnard Manso Vieira desativou sua agência de propaganda ABC, passando para o setor de atendimento na Oliveira, Murgel.
• Mário Pimentel, ex-Rio Gráfica, assume como contato da revista Placar, no Rio de Janeiro.
• Como todo ano acontece, a ADVB está promovendo o concurso "Gerente do Ano", que visa premiar e homenagear o executivo das áreas de Marketing e Vendas. Os interessados podem entrar em contato com Marlene ou Arlete, junto ao setor de promoções da entidade na Av. Rebouças, 2259 - São Paulo. Fones: 853-8044 - 853-4001 e 282-2634.
• A pedido do Ministro Delfim Netto, a ADVB está constituindo uma Comissão Setorial de Marketing Agrícola, visando à formação de especialistas brasileiros naquela área.
• Afrânio de Faro, ex-jornal O Globo, Jornal do Brasil e Artplan, é o novo contato da revista Nova no Rio de Janeiro.
• José Roberto Whitaker Filho, diretor da Escola de Propaganda e Marketing, foi eleito e empossado esta semana diretor da ADVB, entidade presidida por Armando Ferrentini.
• Ernani Buckmann, de Curitiba, saiu da Múltipla e foi para a Fundação Cultural do Estado do Paraná.
• Carlos Verçosa, colunista publicitário do jornal A Tarde, de Salvador, é o novo redator da Publivendas, agência dirigida pelo presidente da ABAP-BA, Fernando de Carvalho.
• Foram prorrogadas até hoje as Inscrições para o Festival de Filmes Publicitários que se realizará de 19 a 22 de junho em Gramado - RS. As inscrições devem ser feitas no Sindicato das Agências de Propaganda do Rio Grande do Sul, à Av. Cristóvão Colombo, 222 ­ Porto Alegre, ou pelo telefone (0512) 21-7602.
• No próximo dia 19 a J.W. Thompson realizará no Iate Clube do Rio, um jantar comemorativo de seus 50 anos de Brasil, contando com a presença de Don Johnston, Chairman of the Board e Chief Executive Officer, e os membros do Board of Directors da J. Walter Thompson Company.
• Módulo, a revista de Arquitetura, Arte e Cultura, dirigida pelo arquiteto Oscar Niemeyer, ganhou um novo formato, de 21 x 28 cm, abrindo espaço para publicidade. Com periodicidade bimestral, a revista tem na supervisão Maria Luiza de Carvalho, e na coordenação Nelson Werneck Sodré, além de contar com colaboradores como Ferreira Gullar, Carlos Drummond de Andrade, João Saldanha, Alceu de Amoroso Lima e outros.
• lvan Alves (ex-coordenador da revista Módulo) está assumindo hoje as Relações Públicas da Norton-Rio, cargo anteriormente ocupado pelos saudosos Darwin Brandão e Ivan Curvelo. E no atendimento da Norton regressa Cláudia Brütt, após passar pela Pubblicità.
• Evandro Barreto está deixando a vice-presidência executiva da Artplan, após atuar por mais de 8 anos naquela agência. Evandro pretende agora se ocupar de seu próprio negócio e já está montando a Evandro Barreto Comunicação Ltda., com escritório em Copacabana, no qual se dedicará a prestar assessorias de planejamento de comunicação e projetos especiais a empresas anunciantes e inclusive outras agências.
• Dia 15 de junho próximo encerra-se inexoravelmente o prazo para entrega dos trabalhos que concorrerão ao símbolo gráfico da Associação de Fotógrafos Profissionais de Propaganda. As inscrições devem ser feitas na sede do Clube de Criação do Rio de Janeiro.
• A Premium está procurando um profissional de tráfego de alto nível. Se você tem experiência, procure já a Premium, na Praça Pio X, nº 15/8º andar, ou pelo telefone 283-9711.
• Foi eleita a nova diretoria do Grupo de Mídia de São Paulo. O Comitê Deliberativo será composto por Abel S. Prado e Márcio Razzo da Salles, Emilio I. Ulrich e Télio P. Abud da Denison, Luis Roberto Grottera representando a Siboney, Waldemar Lachtenfels da DPZ e Maria de Fátima P. Jordão da Lintas. A Coordenação ficará com Paulo Augusto Onccen e Flávio Rezende. Os Conselheiros são os seguintes: Hilda Wickerhauser (DPZ), Wellington A. Barros (Thompson), Wilson Andrade Nogueira (SGB), Paulo Chueiri Gabriel (CBBA), Altino Flávio Nara, Alberto Betinassi, Angelo Franzão Neto, Rayneldo Wilka e Willy Kautz (McCann) , Célia Maria F. Ladeira, Edson Benetti, Geraldo e Otávio Florisbal (Lintas), Antônio Flávio Nara, Luiz Carlos Gonçalves e Mário Eugênio da Costa (Salles), Flávio Ferlin Lopes (Lage), Haroldo Ribeiro (MPM), Lidice Salgot (Denison), Otto Barros Vidal Júnior e Wagner Yoshihara (Almap), e Carlos Spanzeria, Dalma Rutull, José B. Alves (Standard).
• Já está sendo distribuída a edição 1979 da Lista Telefônica de Assinantes da Cidade do Rio de Janeiro, produzida pela Editora de Guias LTB.
• A DPZ criou para seu cliente Cia. Cacique de Alimentos, uma campanha de promoção do Café Pelé, que traz agora em cada embalagem, uma peça de pano de utilidade na cozinha. Após resultados positivos em Curitiba e Londrina a campanha está sendo lançada no Rio e em São Paulo.
• A Rádio Itaí, de Porto Alegre, está ampliando suas instalações, adquirindo novos transmissores para aperfeiçoar seu sistema irradiante. Maiores informações com Fernando Miranda pelo telefone 223-4642.
• João Pecegueiro do Amaral, diretor de Relações Públicas da JMM Publicidade, foi convidado pela Associação Brasileira dos Diplomados em Comunicação Social, para atuar como moderador durante uma conferência que Mauro Salles vai pronunciar durante o II Painel de Comunicação, dia 20 de junho, às 20:00 h., no auditório da Delegacia da Escola Superior de Guerra. O tema da tradicional palestra de Mauro, este ano, será "A Comunicação e o Processo de Abertura".
• A JMM está coordenando a assessoria de comunicação do I Congresso Brasileiro de Administração, que ocorrerá de 27 a 29 de junho no Hotel Nacional - Rio. Os interessados em participar podem pedir maiores informações à Seres Treinamento Executivo (tel. 221-9190).
• A edição de 1º de Julho da Revista do Domingo apresentará cobertura total ao VIII Jogos Pan-americanos, que se realizam de 1 a 15 de julho próximo, em Porto Rico.
• Esta coluna é publicada todas as sextas-feiras, e seu endereço de correspondência é Rua Barão de ltambi, 7/605 - CEP 22231 - Rio - RJ, e seus telefones são 226-0638 e 286-4876.