Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 23/FEV/1979
Marcia Brito & Marcio Ehrlich

 

Janela Publicitária
Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Tribuna da Imprensa.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Última chance para concorrer ao XII Prêmio Colunistas.

Hoje é o último dia para as empresas de propaganda do Rio inscreverem suas peças para o XII Prêmio Colunistas.
Até as 15 horas, impreterivelmente, as peças e campanhas poderão ser entregues à Pulga Produções (Praia de Botafogo, 340 - 2º andar - grupo 210 - tel.: 226-0638) da seguinte forma:
Peças Impressas - montadas em cartão, com 6 cm de margem, e a ficha de inscrição colada atrás de cada peça.
Filmes - Todos os filmes de cada empresa montados em um mesmo rolo 16 mm, com uma relação de suas fichas técnicas, e a que categoria se destina cada filme (ou seja, de que campanha faz parte, ou se está concorrendo isoladamente).
Jingles e Spots - Deverão vir gravados em fita CASSETE, não valendo rolo. Cada cassete deverá incluir uma ficha de inscrição, indicando se a gravação pertence a alguma campanha ou concorrerá isoladamente.
Peças promocionais e brindes - Dentro de caixas ou envelopes, nos quais estarão coladas as fichas de inscrição, indicando se as peças pertencem a alguma campanha ou concorrerão isoladamente.
Além das peças, a empresa deverá enviar uma carta de solicitação de inscrição em papel timbrado, e uma relação, EM DUAS VIAS, dos títulos de todas as peças enviadas, o tipo de peça (filme, anúncio, spot, broad-side, etc) e a que categoria se destinaram.
Até o momento em que esta coluna era fechada, a Pulga Produções já havia recebido as inscrições da Abaeté, Adidas, Jotaé­Kastrup, Bolsa, CIS, CosCom/Grant, Denison, Estrutural, McCann, Plug, PPP, Polícia Militar, Premíum, Redinger & JG, Revista do Domingo/JB, e Roberto Menna Barreto. Muita gente boa ainda pode concorrer. É preciso mostrar a qualidade da Propaganda carioca.
Para relembrar, ai vão as categorias em que as peças e campanhas podem ser inscritas:

    Conjunto de Comerciais para TV, inscrição de agências.
    Conjunto de Comerciais para TV, inscrição de produtoras.
    Filme Publicitário até 15 seg., de 16 a 30 seg., e acima de 30 seg.
    Conjunto de fonogramas (exclusivo de produtoras).
    Fonograma.
    Conjunto de anúncios impressos.
    Mensagem de Natal (ou Ano Novo).
    Campanha Institucional.
    Campanha Promocional.
    Campanha Comunitária.
    Campanha de Varejo.
    Campanha de Lançamento.
    Campanha Industrial.
    Campanha de menos de 60 cm.
    Anúncio do Ano.
    Anúncio de Agência.
    Anúncio veiculado na Revista Propaganda.
    Out-door.
    Material de Ponto de Vendas
    Peça Promocional.
    Calendário.
    Relatório de Diretoria.

FICHA DE INSCRIÇÃO PARA O XII PRÊMIO COLUNISTAS.

Agência:

Cliente:

Título:

Criação:

Produção:

Direção:

Produtora:

Fotografia:

Categoria:

Atenção: Esta ficha deve obrigatoriamente ser colada no verso de cada peça. Recorte ou tire cópia.

Gazeta Mercantil rodará no Rio.

A sucursal da Gazeta Mercantil no Rio recebeu ontem seu equipamento de tele­transmissão a laser, que nos próximos 15 dias estará em fase de ajuste na sede do jornal em São Paulo. Com este equipamento, a Gazeta Mercantil passará a ter sua edição diária rodada simultaneamente nos dois Estados, se tornando o primeiro jornal da América Latina a realizar tal feito. Segundo Roberto Gaida, gerente comercial da Gazeta no Rio, a previsão máxima é de que em abril a operação já esteja em seu ritmo normal, permitindo o jornal aumentar consideravelmente a circulação no Rio de Janeiro, atualmente abrangendo 10 mil exemplares.
Nos primeiros meses, os dois cadernos da Gazeta Mercantil serão impressos no Brasil Herald (Editora Mory), até que esteja completamente montado o parque gráfico do jornal nesta cidade.

Carlito defende Carlitos e propõe expulsar Papai Noel das noites de Natal.

Carlito Maia, o homem das grandes promoções da TV Globo de São Paulo, nos escreveu um bilhete dizendo estar "empenhado numa causa: acabar com o 'Papai Noel', origem de todas as mentiras”. E também defender outra causa: que Charles Chaplin é o homem. Carlito está pedindo a todos: Ajude-me a eleger o nosso amigo Carlitos como o "homem de 25 de dezembro."
Pela tese de Carlito Maia, Charles Chaplin, que morreu a 25 de dezembro de 1977, "era a encarnação viva da bondade, do amor ao próximo, do desprendimento". Com Chaplin, acabariam as promessas de presentes que atingem não só os ricos como os pobres que, como diz Carlito, "nunca terão nada a não ser o malfadado Papai Noel".
A ideia não é má. Difícil é descobrir a maneira de colocá-la em prática, afastando todo o simbolismo comercial de Papai Noel.
Mas não se pode negar que Carlito Maia tem toda a razão quando afirma que Chaplin "é amado por toda a Humanidade (excetuados aqueles tempos negros do macarthismo), e era tudo quanto o Menino Jesus viria a pregar, até ser pregado na cruz". Realmente, com Chaplin, o Natal seria mais democrático, pois, como também afirmou Carlito Maia, se ele viesse a encarnar a figura do Natal, "nenhuma. criança do mundo esperaria receber senão um sorriso, ou uma flor".

A Setembro, de Belo Horizonte, foi bicampeã dos Colunistas.

Com a escolha das melhores peças publicitárias de Belo Horizonte, acabaram-se as Regionais do Prêmio Colunistas. E em Belo Horizonte tivemos a oportunidade de participar do julgamento, quando acabamos conferindo a uma só agência o maior número de prêmios que qualquer outra já recebeu durante as Regionais deste ano: a Setembro Propaganda.
A Setembro, além de ser bicampeã em Minas como Agência do Ano, teve 13 medalhas de ouro, 3 de prata e uma de bronze, conquistando a Campanha do Ano, Melhor Conjunto de Anúncios impressos, o Anúncio do Ano, Melhor Conjunto de Comerciais para TV e outras categorias importantes. Em segundo lugar, com um excelente aproveitamento também, ficou a L&F, a agência de Simão Lacerda, e representante da DPZ nas Gerais.
Minas Gerais, ou mais particularmente Belo Horizonte, é um mercado estranho. A experiência do julgamento não foi ruim, tirando a estadia do Hotel Normandy, um dos piores serviços dos hotéis de capitais. Fora isso, o que o júri, formado por Roberto Simões, Marcio Ehrlich e José Cláudio Maluf pode perceber é que, por ter um grande número de jovens de classe A/B, os melhores anunciantes daquela cidade são os cursinhos supletivos e pré-vestibulares, excetuando-se, obviamente, as contas de governo, que são boas em qualquer lugar.

Cartas

Caros Amigos,
Embora com pequeno atraso (que vocês hão de me perdoar e debitar à minha agitada carreira de aeronáutica-publicitário) quero registrar os agradecimentos de toda Diretoria da GFM/Propeg -- inclusive o meu próprio -- pela sua participação no júri do "Prêmio GFM/Propeg de Criatividade"/78.
Foram dez horas ou mais de trabalho exaustivo: avaliando, reavaliando, discutindo e, finalmente, premiando o que fizemos de melhor no ano passado.
Entretanto, o tempo que vocês nos dedicaram, o trabalho que vocês tiveram, a atenção que vocês nos dispensaram não podem ser retribuídos com um simples "muito obrigado"; mesmo que esse "muito obrigado" venha -- como é este o caso -­ por escrito, em papel timbrado e assinado embaixo.
Tudo o que vocês fizeram merece ser retribuído com algo muito maior: a certeza de haver incentivado dezenas de profissionais de criação, produção e atendimento -- e até mesmo clientes -- a verem na criatividade a maneira mais gratificante e eficaz de resolver problemas de comunicação.
Forte abraço do
Rodrigo A. Sá Menezes,
Diretor-superintendente

Seleção da Janela

Por motivos carnavalescos, fomos obrigados a acumular a Seleção da Janela, desta semana para realizá-la nas próximas.

Brainstorming • Brainstorming • Brainstorming

Novas contas sempre do boas noticias. E desta vez elas vêm em quantidade:
- A ITP é a nova responsável pela conta dos Classificados de O Globo.
- A Thompson de São Paulo passou a atender a linha Technics, dos equipamentos de som National Panasonic.
- As roupas de tênis Olímpia, e o plano de assistência médica Clam, das empresas Silvio Santos, são os novos clientes da Pubblicità.
- A Disk conquistou as contas da Rádio Mauá, para o planejamento da programação de sua futura TV, de concessão já conseguida, e da Abepec (Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa da Comunicação) para a realização de seu boletim.
• • •
Algumas modificações na Thompson-Rio: José Roberto Orsi já se transferiu para São Paulo, assumindo suas novas funções, enquanto a Vice-Presidência da agência no Rio passou para João Luís Faria. E, na criação, Inocêncio Perez e Lielzo Azambuja desligaram-se da agência.
• • •
O colunista e redator mineiro Carlos Alenquer desligou-se da direção de criação da ASA.
• • •
O redator Luís Fernando Favilla e o diretor de arte João Carlos Olivieri, ambos ex-L&M, acabam de ser contratados para a agência que atenderá exclusivamente o Banco Nacional, formada a partir de uma sociedade entre a Esquire e a JMM.
• • •
A CBBA esta distribuindo, em 17 países, um folheto redigido em inglês, contendo informações objetivas sobre o mercado brasileiro, a filosofia e os serviços daquela agência.
• • •
A Premium Propaganda completou 8 anos de intensos serviços prestados no Mercado Publicitário Brasileiro, e aumentou o seu capital social de 7 milhões e 700 mil para 10 milhões e 800 mil cruzeiros. A Premium atende, entre outros 30 importantes clientes, ao Banco do Brasil, a Caixa Econômica Federal, Ishibras-Ishikawajima do Brasil Estaleiros, CCPL, Golden Cross, Casas Sendas, Gomes de Almeida Fernandes, Moore McComarck, White Indústrias Químicas, Rodepe Rodoviário Equipamentos Pesados, Leite de Rosas e Terasaki do Brasil
• • •
Distribuidores de jornais de todo o mundo estarão reunidos a partir de 30/4 no Hotel Nacional­Rio, para o Congresso Distripress, patrocinado pela Distripress-Association for the Promotíon for the International Circulation of the Press.
• • •
Apenas dois filmes brasileiros foram escolhidos como finalistas do Festival de Cinema Publicitário de Hollywood. Um deles foi "Gafe", da Martins de Andrade para a Decorit, numa produção da Jodaf, e o outro foi um trabalho da DPZ.
• • •
A Informa Som Sistemas de Pesquisa e Controle S/C Ltda., empresa controladora da programação radiofônica (anúncio e músicas), acaba de absorver uma de suas principais concorrentes na área publicitária: a Cruzeiro Controladora de Publicidade Ltda., do Rio de Janeiro. Nilson Barbosa, passa atuar como Gerente Geral da Informa Som, na praça do Rio de Janeiro, atendendo as agências de publicidade, anunciantes, gravadora e em cidades ligada ao direito autoral.
Foi fundada a Associação Profissional de Agências de Propaganda do Estado de Minas Gerais, que já tem marcada eleição e posse da sua 1ª diretoria, assim constituída: Presidente - Álvaro Costa Resende, da R & C; Secretário - Roberto Brandão, da Randrade, e como Tesoureiro, Augusto Brito Conde, da Hoje. A Associação pretende se transformar "em Sindicato, com vista a se unir aos Sindicatos congêneres de outros Estados na formação de uma Federação Nacional".
São os empregadores se organizando. E os empregados de propaganda, o que estão fazendo?

Alberto Hudson (ex-Labor, ex­Franco, ex-UEB) está na Pubblicítá, como Produtor Gráfico.
• • •
O Clube de Criação do Rio de Janeiro e o Centro da Mulher Brasileira vão realizar no dia 9 de março, às 20 horas, no Centro Cultural Cândido Mendes de Ipanema, uma palestra abordando o tema "Mulher como objeto sexual na Propaganda". A artista plástica Lígia Pape falará sobre mais recente estudo "Mulher na Iconografia de Massa". Após as exposições, todos os presentes poderão debater o assunto.
• • •
De setembro a dezembro do ano passado, mais 54 empresas entraram para o CIEE - Centro de Integração Empresa-Escola do Estado do Rio de Janeiro, unindo-se na tarefa de profissionalização do estudante.
• • •
A Embratur e a AGGS - Indústrias Gráficas S/A estão lançando, em co-edição, uma série de roteiros turístico-culturais. Litoral do Rio de Janeiro, Cidades Históricas de Minas Gerais, Porto Alegre e Cidades Vizinhas são os três volumes já editados. O próximo lançamento será Rio Antigo, que como os outros volumes estará nas bancas ao preço de 65 cruzeiros.
• • •
A Embraer transmitiu em carta à Cofrelar, a sua grande satisfação de ver divulgada a sua aeronave Bandeirante/EMB-111 para recortar e montar em cartolina. A campanha é da Redinger, que atende aquele agente de poupança.
• • •
A Abaeté Propaganda ganhou título de Destaque do Ano, e com quatro medalhas de ouro e uma de bronze, conferido pelo júri do Prêmio Colunistas Regionais de Pernambuco. Julgaram: Fernando Vasconcelos (Jornal de Brasília), José Maluf (Revista Propaganda) e Albuquerque Pereira (Jornal do Comércio/PE). As campanhas premiadas foram criadas e produzidas pela Abaeté para os clientes Banorte, Cooperativa dos Produtores de Álcool de Pernambuco e Leon Heimer.
Semana. passada, no almoço que os publicitários paulistas ofereceram a Said Farhat, o futuro Ministro da Secretaria de Comunicações do Governo Figueiredo foi saudado com um discurso vibrante de Geraldo Alonso, presidente da Norton.
Chegada a sua vez de agradecer, o Ministro Farhat, entre outras coisas, lembrou-se de homenagear a nova geração de publicitários, citando como exemplo, "o nosso Geraldinho", apontando para Geraldo Alonso Filho, sentado no meio do salão.
Estavam retribuídas as gentilezas.
Mas nos ficaram os cochichos de uma velha raposa publicitária: será que elas pararam ali?

A Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo, fará realizar, de 24/3 à 23/6/79, o Curso de Administração em Propaganda e Marketing, ministrado apenas aos sábados. Informações e inscrições com a Ix Assessoria Profissional Ltda., à Av. Paulista 2001 - 19º/conj. 1903. O tel. é: (011) 289-9468.
• • •
A Promovep ficou responsável por toda a Publicidade Comercial em painéis e luminosos, que a Paulistur encomendou para decorar a Av. Tiradentes, em São Paulo, durante os dias de folia. Informações com o Sr. Nazareth pelo tel.: (011) 259-5048.
• • •
Shirley Young, Vice-Presidente de Pesquisa e Marketing da Grey Advertising, veio ao Brasil trazida pela SGB, através de um acordo operacional. Shirley Young, considerada um das mais bem sucedidas profissionais da publicidade nos EUA, veio trocar ideias, discutir técnicas e analisar conceitos com os profissionais de Pesquisa, Mídia e Atendimento, tomando contato com a direção e os executivos da SGB no Rio e em São Paulo.
• • •
Há algumas semanas recebemos um farto material de divulgação da Norton-SP com recortes de jornais paulistas falando sobre o filme do Banespa utilizando-se de crianças como modelos. Não publicamos nada porque o filme não havia entrada em veiculação no Rio. Agora que já o vimos no ar, damos a mão à palmatória: está realmente muito bom, numa produção impecável para uma ideia primorosa. É dos tais filmes que nos dá prazer de assistir os espaços comerciais da televisão.
• • •
Endereço de correspondência para esta coluna: Rua Barão de Itambi, 7/605. Botafogo. – CEP: 22231. Rio de Janeiro.